Tornando o ORCID mais fácil – e mais valioso – para novos usuários com orientação sobre o registro

A orientação oportuna e relevante para os usuários do ORCID enquanto eles acessam seus registros pode ser um verdadeiro desafio. Frequentemente, descobrimos que eles gostariam de ajuda no ponto de serviço, seja para orientá-los na conclusão de sua tarefa atual, para ajudá-los a se preparar para algo que estão prestes a fazer ou para dar uma ideia de onde ir ou o que fazer a seguir.

O feedback regular da comunidade ORCID, em particular de nossos usuários mais novos, sugere que muitos se sentem sobrecarregados quando são jogados em seu novo e vazio registro ORCID e deixados para se defenderem sozinhos. O desafio ao procurar melhorar essa experiência é como fornecer assistência a quem precisa e, ao mesmo tempo, ser discreto para quem não precisa.

ORCID ajuda os usuários enquanto eles atualizam seus registros

Temos o prazer de compartilhar que lançamos recentemente a capacidade de fornecer mensagens discretas, ajuda e orientação a novos usuários enquanto eles editam seus registros ORCID. Essas mensagens incluem sinalizar lembretes para tarefas incompletas, destacar novos recursos e benefícios, fornecer ajuda sob demanda, orientação e confirmação ou simplesmente aumentar o envolvimento do usuário “tocando a base” de vez em quando.

Estamos fazendo isso por meio de uma espécie de plataforma chamada In-Product Messaging (IPM), e a empresa com a qual escolhemos trabalhar se chama HelpHero ( helphero.co ). Como a ORCID é uma organização sem fins lucrativos, nossos requisitos eram para um conjunto abrangente de recursos e controles robustos de segurança e privacidade por um custo razoável que nos permitisse alcançar nossos usuários sem desviar preciosos recursos de desenvolvimento da tarefa interminável de fazer o registro ORCID melhor.

Ajudar novos usuários ORCID a adicionar dados úteis, o mais rápido possível 

Gráfico de duas pessoas em frente a uma representação de um registro ORCID com uma marca de seleção verde.

Nosso objetivo com a introdução desta orientação no registro é incentivar novos usuários a adicionar informações verificadas ao seu registro ORCID o mais rápido possível. Especificamente, queremos aumentar o número de novos usuários adicionando dados de afiliação (como onde trabalham ou onde receberam sua educação) e/ou dados de trabalho (como publicações) em seu registro e aumentar o número de novos usuários verificando um ou mais endereços de e-mail – ambos dentro de 30 dias após o registro. Isso ajudará os pesquisadores com capacidade de descoberta e pode fornecer um meio fácil para eles manterem acesso consistente a seus registros, caso seu e-mail profissional mude.

Inicialmente, decidimos segmentar novos usuários do ORCID com um idioma padrão do navegador/SO definido como inglês (EN). Os usuários do idioma inglês representam pouco menos da metade de todos os novos registrantes do ORCID, cerca de 25.000 por semana. Também introduzimos recentemente versões de componentes existentes em espanhol e português brasileiro (o segundo e o terceiro idiomas mais populares no registro).

Melhorando a experiência para novos detentores de registros ORCID

Começamos criando dois tours passo a passo simples que mostram aos novos usuários como adicionar essas informações importantes ao registro ORCID. Para novos usuários, a maneira mais rápida de agregar valor ao registro é adicionar uma afiliação de emprego validada e começar a importar seus trabalhos.

Em construindo seu registro ORCID, disponível também em português, é possível aprender e ensinar rapidamente tudo sobre o registro e a melhor forma de preencher as informações. Há também passeios tais como Adicionar uma afiliação e começar a importar seus trabalhos — foram agrupados em uma lista de verificação “Primeiros passos” que foi lançada em outubro de 2022. A lista de verificação foi exibida para novos usuários que ainda não adicionaram nenhum desses marcadores de confiança a seus registros.

Para facilitar a jornada do novo usuário, projetamos dois painéis de boas-vindas que foram lançados em dezembro de 2022 para serem exibidos nos principais pontos do processo de integração. Esses painéis são amigáveis, sucintos e facilmente descartáveis. O primeiro painel aparece imediatamente após o registro e mostra o novo ORCID ID do usuário. Ele também os incentiva a verificar seu endereço de e-mail para que possam obter acesso de edição completo ao registro. O segundo painel é exibido depois que o usuário verifica com êxito um endereço de e-mail. O painel confirma que seu registro é totalmente editável e dá sugestões sobre o que fazer a seguir.

Criando valor para os pesquisadores

O IPM pode ser usado para sinalizar coisas, apontar coisas, orientar, apresentar e destacar. Agora que as listas de verificação e os painéis de boas-vindas estão funcionando há alguns meses, podemos começar a medir o engajamento e a eficácia do IPM.

Já podemos ver um aumento mensurável de cerca de 20% no número de novos usuários adicionando um trabalho ou uma afiliação ao seu registro em 30 dias. Embora pareça um aumento modesto, isso se traduz em cerca de 3.000 usuários por mês que agora estão preenchendo seus registros antes de implementarmos o IPM.

Isso sugere que estamos indo na direção certa com essa abordagem e está de acordo com as expectativas, especialmente considerando que muitos novos usuários se inscrevem no ORCID com um objetivo imediato em mente (como solicitar financiamento, enviar um artigo ou relatar seus resultados ). Esses usuários podem não estar cientes imediatamente do outro valor que podem derivar de ter um ORCID, e ter esses dados adicionados aos seus registros pode ajudá-los a perceber isso mais rapidamente.

A seguir: conclusão de tarefas e muito mais

Na ORCID, desenvolvemos recursos de forma iterativa. Começamos pequenos, projetando soluções que podemos rapidamente prototipar e liberar para o público.

As próximas etapas do IPM no registro se concentrarão em como podemos vincular a conclusão do tour mais estreitamente à conclusão real da tarefa, o que nos ajudará a continuar a refinar nosso conteúdo IPM existente à medida que entendermos mais sobre como nossos usuários estão interagindo com ele.

Por fim, trabalharemos em estreita colaboração com o HelpHero para implementar melhorias na acessibilidade dos componentes do IPM. Eventualmente, planejamos lançar o IPM para todos os nossos usuários, independentemente de quão novos sejam, para solicitar que adicionem conexões ou dados que possam estar faltando.

Nesse ínterim, se você for um detentor de registro ORCID existente, não verá o IPM, mas nós o encorajamos a reservar alguns momentos para aprimorar seu registro de qualquer maneira. Você pode verificar suas preferências de visibilidade, certificar-se de que permitiu atualizações automáticas ou adicionar sua biografia para ajudar os visualizadores a identificar seu registro nos resultados da pesquisa e ajudar a garantir que seu registro seja mais descoberto por seus colegas e colegas