Onde estão localizadas as universidades mais bem classificadas no Ranking SCImago 2022

O SCImago Institutions Rankings (SIR) é uma classificação de instituições acadêmicas e relacionadas à pesquisa classificadas por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medidos por sua visibilidade na web.

Ele fornece uma interface amigável que permite a visualização de qualquer classificação personalizada a partir da combinação desses três conjuntos de indicadores. Adicionalmente, é possível comparar as tendências de indicadores individuais de até seis instituições. Para cada grande setor também é possível obter gráficos de distribuição dos diferentes indicadores.

A representação geográfica das instituições elaborada pelo SCImago é uma classificação extremamente útil para conhecer o esforço no desenvolvimento científico dos países e regiões, e a presença e impacto de diferentes setores na produção científica.

 

 
Clique sobre a imagem para melhor visualização ou confira no link: https://www.scimagoir.com/institutionsmap.php
 
O número de universidades e instituições de pesquisa por país ajuda a reconhecer a diferença na capacidade de geração de conhecimento científico, considerando que esta é uma dimensão de análise, assim como o desempenho obtido.
 
Por exemplo, os Estados Unidos estão representados por 1.028 instituições, enquanto o Brasil está representado por 205 instituições apenas. No mundo, SCImago classificou 7.945 instituições. A Universidade de São Paulo encontra-se em 43º no âmbito geral da classificação.

 

SCImago Institutions Rankings

Evolução da instituição
Os dados a seguir dão uma visão rápida sobre o desempenho científico nos últimos anos. O ranking de pesquisa refere-se ao volume, impacto e qualidade da produção de pesquisa da instituição. O ranking de inovação é calculado sobre o número de pedidos de patente da instituição e as citações que sua produção de pesquisa recebe de patentes. Por fim, o ranking societal é baseado no número de páginas do site da instituição e no número de backlinks e menções nas redes sociais.

 

 

Clique sobre a imagem para melhor visualização ou confira no link: https://www.scimagoir.com/institution.php?idp=773

Comparação de desempenho com universidades selecionadas
Os dados a seguir dão uma visão comparativa sobre o desempenho científico nos últimos anos entre quatro instituições: Harvard University, Stanford University, University of Whashington e Universidade de São Paulo. O ranking de pesquisa refere-se ao volume, impacto e qualidade da produção de pesquisa da instituição. O ranking de inovação é calculado sobre o número de pedidos de patente da instituição e as citações que sua produção de pesquisa recebe de patentes. Por fim, o ranking societal é baseado no número de páginas do site da instituição e no número de backlinks e menções nas redes sociais.

 

 

 

 

Clique sobre a imagem para melhor visualização ou confira no link: https://www.scimagoir.com/compare.php?idps[]=13590&idps[]=15199&idps[]=15488&idps[]=773

 

Perfil de publicação
Essas são as revistas utilizadas pelos pesquisadores da instituição para publicar seus trabalhos no último ano. O tamanho de cada círculo representa o valor do SJR da publicação, e sua posição espacial representa seu assunto. Esta visualização permite identificar as áreas de conhecimento onde a instituição publicou, reconhecer o prestígio das revistas científicas nas quais o conhecimento da instituição foi publicado e identificar as comunidades científicas predominantes.

 

 

Clique sobre a imagem para melhor visualização ou confira no link: https://www.scimagoir.com/institution.php?idp=773

 

 

== METODOLOGIA ==

Para fins comparativos, o valor do indicador composto foi definido em uma escala de 0 a 100. No entanto, os gráficos de linha e os gráficos de barra sempre representam classificações (menor é melhor, portanto os valores mais altos são os piores).

Padronização do SCImago: Para alcançar o maior nível de precisão para os diferentes indicadores, foi realizado um extenso processo manual de desambiguação dos nomes das instituições. O desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação para análise bibliométrica destinada a caracterizar as instituições de pesquisa envolve uma enorme tarefa de processamento de dados relacionados à identificação e desambiguação das instituições por meio da filiação institucional dos documentos incluídos no Scopus. O objetivo do SCImago, a este respeito, é duplo:

  1. Definição e identificação única de instituições: A elaboração de uma lista de instituições de pesquisa onde cada instituição é corretamente identificada e definida. Problemas típicos nesta tarefa incluem fusão ou segregação de instituições e mudanças de denominação.
  2. Atribuição de publicações e citações a cada instituição. Levamos em consideração a afiliação institucional de cada autor no campo ‘afiliação’ da base de dados. Desenvolvemos um sistema misto (manual e automático) para atribuição de filiações a uma ou mais instituições, conforme o caso. Assim como a identificação de vários documentos com o mesmo DOI e/ou título.

O rigor na identificação das filiações institucionais é um dos valores fundamentais do processo de normalização garantido, em qualquer caso, os mais elevados níveis de desambiguação possíveis. As instituições podem ser agrupadas pelos países aos quais pertencem. Instituições multinacionais (MUL) que não podem ser atribuídas a nenhum país também foram incluídas. As instituições marcadas com um asterisco consistem em um grupo de sub-instituições, identificadas por com o nome abreviado da instituição-mãe. As instituições-mãe apresentam os resultados de todas as suas sub-instituições. As instituições também podem ser agrupadas por setores (Universidades, Saúde, Governo,… ).

Para efeito do ranking, o cálculo é gerado anualmente a partir dos resultados obtidos em um período de cinco anos encerrado dois anos antes da edição do ranking. Por exemplo, se o ano de publicação selecionado for 2021, os resultados utilizados são os do período de cinco anos 2015-2019. A única exceção é o caso dos indicadores web que foram calculados apenas para o último ano.

O critério de inclusão é que as instituições tenham publicado pelo menos 100 trabalhos incluídos na base de dados SCOPUS durante o último ano do período selecionado. A fonte de informação utilizada para os indicadores de inovação é a base de dados PATSTAT. As fontes de informação utilizadas para os indicadores de visibilidade na web são Google e Ahrefs. O banco de dados Unpaywall é usado para identificar documentos de acesso aberto. Altmetrics de métricas PlumX e Mendeley são usadas para DETERMINAR O Fator Social.

A SIR é a partir de agora uma LEAGUE TABLE. O objetivo do SIR é fornecer uma ferramenta métrica útil para instituições, formuladores de políticas e gerentes de pesquisa para análise, avaliação e melhoria de suas atividades, produtos e resultados. O Melhor Quartil é obtido pela instituição em seu país comparando os quartis com base no indicador geral, fator de pesquisa, fator de inovação e fator societal.

== Indicadores ==

Os indicadores são divididos em três grupos destinados a refletir as características científicas, econômicas e sociais das instituições. O SIR inclui indicadores dependentes e independentes do tamanho; ou seja, indicadores influenciados e não influenciados pelo tamanho das instituições. Dessa forma, o SIR fornece estatísticas gerais da publicação científica e demais produções das instituições, ao mesmo tempo em que permite comparações entre instituições de diferentes portes. Deve-se ter em mente que, uma vez calculado o indicador final a partir da combinação dos diferentes indicadores (aos quais foi atribuído um peso diferente), os valores resultantes foram normalizados em uma escala de 0 a 100.

Pesquisa:

  1. Impacto Normalizado (Saída de Liderança) (NI) : O Impacto Normalizado é calculado sobre a saída de liderança da instituição usando a metodologia estabelecida pelo Karolinska Institutet na Suécia, onde é denominado “Média de pontuação de citação normalizada de campo orientado por item”. A normalização dos valores de citação é feita em nível de artigo individual. Os valores (em números decimais) mostram a relação entre o impacto científico médio de uma instituição e a média mundial definida com uma pontuação de 1, –ou seja, uma pontuação NI de 0,8 significa que a instituição é citada 20% abaixo da média mundial e 1,3 significa que a instituição é citado 30% acima da média (Rehn e Kronman, 2008; González-Pereira, Guerrero-Bote e Moya-Anegón, 2011; Guerrero-Bote e Moya-Anegón, 2012). Indicador independente de tamanho.
  2. Excelência com Liderança EwL ) : Excelência com Liderança indica a quantidade de documentos em Excelência em que a instituição é o principal contribuidor (Moya-Anegón, et al., 2013). Indicador dependente do tamanho.
  3. Output (O) : número total de documentos publicados em revistas científicas indexadas no Scopus (Romo-Fernández, et al., 2011; OCDE, 2016). Indicador dependente do tamanho.
  4. Saída de Periódicos Não Próprios (NotOJ) : número de documentos não publicados em periódicos próprios (publicados pela instituição). Indicador dependente do tamanho. Adicionado na edição de 2019.
  5. Periódicos Próprios (JO) : número de periódicos publicados pela instituição (serviços de edição). Indicador dependente do tamanho. Adicionado na edição de 2019.
  6. Colaboração Internacional IC ) : Produção da instituição produzida em colaboração com instituições estrangeiras. Os valores são calculados analisando a produção de uma instituição cujas afiliações incluem mais de um endereço de país (Guerrero-Bote, Olmeda-Gómez e Moya-Anegón, 2013; Lancho-Barrantes, Guerrero-Bote e Moya-Anegón, 2013; Lancho-Barrantes, et al., 2013; Chinchilla-Rodríguez, et al., 2010; 2012). Indicador dependente do tamanho.
  7. Publicações de alta qualidade (Q1) : o número de publicações que uma instituição publica nas revistas acadêmicas mais influentes do mundo. Estes são aqueles classificados no primeiro quartil (25%) em suas categorias, conforme ordenado pelo indicador SCImago Journal Rank (SJRII) (Miguel, Chinchilla-Rodríguez e Moya-Anegón, 2011; Chinchilla-Rodríguez, Miguel e Moya-Anegón, 2015 ). Indicador dependente do tamanho.
  8. Excelência Exc ) : Excelência indica a quantidade de produção científica de uma instituição que está incluída entre os 10% dos artigos mais citados em suas respectivas áreas científicas. É uma medida da produção de alta qualidade das instituições de pesquisa (SCImago Lab, 2011; Bornmann, Moya-Anegón e Leydesdorff, 2012; Bornmann e Moya-Anegón, 2014a; Bornmann et al., 2014b). Indicador dependente do tamanho.
  9. Liderança Científica (L) : Liderança indica a quantidade de produção de uma instituição como contribuinte principal, ou seja, a quantidade de artigos em que o autor correspondente pertence à instituição (Moya-Anegón, 2012; Moya-Anegón et. al, 2013; Moya-Anegón, et al.,). Indicador dependente do tamanho.
  10. Open Access (OA) : porcentagem de documentos publicados em periódicos Open Access ou indexados no banco de dados Unpaywall. Indicador independente de tamanho. Adicionado na edição de 2019.
  11. Scientific Talent Pool (STP) : número total de diferentes autores de uma instituição na produção total de publicações dessa instituição durante um determinado período de tempo. Indicador dependente do tamanho.

Inovação:

  1. Conhecimento Inovador (IK) : saída de publicação científica de uma instituição citada em patentes. Baseado em PATSTAT (http://www.epo.org) (Moya-Anegón e Chinchilla-Rodríguez, 2015). Dependente do tamanho.
  2. Impacto Tecnológico (TI) : percentual da produção de publicações científicas citadas em patentes. Esse percentual é calculado considerando a produção total nas áreas citadas em patentes, que são as seguintes: Ciências Agrárias e Biológicas; Bioquímica, Genética e Biologia Molecular; Engenheiro químico; Química; Ciência da Computação; Ciências da Terra e Planetárias; Energia; Engenharia; Ciência ambiental; Profissões de Saúde; Imunologia e Microbiologia; Ciência de materiais; Matemática; Medicamento; Multidisciplinar; Neurociência; Enfermagem; Farmacologia, Toxicologia e Farmacêutica; Física e Astronomia; Ciências Sociais; Veterinária . Baseado em PATSTAT (http://www.epo.org) (Moya-Anegón e Chinchilla-Rodríguez, 2015). Independente de tamanho.
  3. Patentes (PT) : número de pedidos de patente (famílias simples). Baseado em PATSTAT (http://www.epo.org). Dependente do tamanho.

Impacto social:

  1. Altmetrics (AM) : O indicador Altmetrics foi calculado sobre os 10% dos documentos das instituições (melhores documentos em relação ao valor de impacto normalizado). Este indicador tem dois componentes:
    • PlumX Metrics (peso: 70%): número de documentos que possuem mais de uma menção no PlumX Metrics (https://plumanalytics.com). Consideramos menções no Twitter, Facebook, blogs, notícias e comentários (Reddit, Slideshare, Vimeo ou YouTube)
    • Mendeley (peso: 30%): número de documentos que possuem mais de um leitor no Mendeley (https://www.mendeley.com).

    Este indicador depende do tamanho. Adicionado na edição de 2019.

  2. Número de Backlinks (BN) : número de redes (sub-redes) de onde vieram os links de entrada para o site da instituição. Dados extraídos do banco de dados Ahrefs (https://ahrefs.com). Dependente do tamanho.
  3. Tamanho da Web (WS) : número de páginas associadas ao URL da instituição de acordo com o Google (https://www.google.com) (Aguillo et al., 2010). Dependente do tamanho.

== REFERÊNCIA ==

SCIMAGO INSTITUTIONS RANKING. 2022. Disponível em: https://www.scimagoir.com/ Acesso em 29 dez. 2022.