07/06 – 14h | Slides do webinar Usando o Dimensions Analytics para o desenvolvimento de coleções

 

Descubra como os bibliotecários usam o Dimensions Analytics ao tomar decisões estratégicas de desenvolvimento de coleções.

O desenvolvimento de coleções é uma atividade essencial para as Bibliotecas e é uma ação que exige estratégia e o trabalho conjunto com a comunidade universitária.

Com a solução Dimensions Analyticsque acaba de ser assinada pela Universidade de São Paulo (USP), os Bibliotecários tem acesso a informações privilegiadas sobre os itens publicados, incluindo e-books, revistas científicos a partir dos DOIs (Digital Object Identifiers) ativados. Além disso, têm acesso a dados de Publishers (Editoras) nacionais e internacionais como Elsevier, Springer Nature, Taylor & Francis, Cengage, dentre outras, bem como é possível ter acesso aos registros dos títulos e coleções publicadas.

Webinar Usando o Dimensions Analytics para o desenvolvimento de coleções
Data: 07 de junho de 2022
Horário: 14h-16h

Gravação: 
Código de acceso: J7W+JW@z

Slides: https://www.aguia.usp.br/wp-content/uploads/2022/06/June-7-USP-Dimensions-Desarrollo-de-Colecciones-USP.pdf

É possível aplicar Filtros por data, local, editora, tipo de publicação, título de revista, organização de pesquisa, local da organização de pesquisa, financiador, acesso aberto, entre outros.

A vinculação de todos esses dados permite que o(a) bibliotecário(a), técnicos, docentes e mesmo os autores dos itens publicados visualizem os textos completos, sempre que disponíveis. As informações encontram-se no contexto e, dessa forma, permitem obter novos insights de análises complexas, rastreando as relações entre seus resultados.

A solução Dimensions Analytics congrega também altmetria, permitindo aferir o impacto das menções das publicações nas redes sociais como Facebook, Twitter, Blogs, entre outros. Nessa interface é possível visualizar os resultados em formato de tabela, gráfico ou visualizador VOSviewer.

O acesso à Plataforma Dimensions Analytics é feito pelo link https://app.dimensions.ai/discover/publication, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.

Ministrantes: Antonio Alba e Patrick Dougherty

  • A solução Dimensions cobre revistas, artigos de revistas, citações e menções, editoras, subsídios de apoio, conjuntos de dados, ensaios clínicos, financiadores, patentes e documentos de políticas.
  • Com apenas um clique, você pode acessar o texto completo de milhões de artigos do Open Access. Se sua universidade se inscrever no Dimensions, as publicações que licenciam também podem ser acessadas com um único clique
  • Hospeda milhões de patentes com links para outras patentes de citação, bem como para publicações e subsídios de apoio.
  • Dados de atenção on-line atualizados por meio do Altmetric, mostrando a frequência com que publicações e ensaios clínicos são discutidos em todo o mundo.
  • A pesquisa de texto completo do Dimensions oferece uma variedade de resultados de pesquisa em periódicos e livros. As opções de filtragem fornecem uma maneira poderosa de selecionar rapidamente os resultados da pesquisa para atender às suas necessidades específicas.
  • As páginas de pesquisadores, agregadas usando técnicas avançadas de aprendizado de máquina, exibem os resultados de pesquisadores individuais, de publicações a patentes.

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com Digital Science Dimensions.