14/06 – 14h | Gravação e slides do webinar Rankings e o impacto da pesquisa com Dimensions Analytics

Na atualidade, as análises bibliométricas e cientométricas da produção científica (publicações, dados de pesquisa, ensaios clínicos, patentes, etc.) são subsídios fundamentais ao desenvolvimento, qualidade e reputação das Universidades de Pesquisa e Agências de financiamento em âmbito internacional, nacional e local.

Com a solução Dimensions Analyticsque acaba de ser assinada pela Universidade de São Paulo (USP), dirigentes e gestores, coordenadores de pesquisa e de programas de pós-graduação, docentes, bibliotecários e demais interessados têm acesso a informações privilegiadas sobre todos os conteúdos indexados com base nos DOIs (Digital Object Identifiers) ativados dos documentos.

Webinar Webinar Rankings e o impacto da pesquisa com Dimensions Analytics
Data: 14 de junho de 2022
Horário: 14h-16h

Gravação: https://digital-science.zoom.us/rec/share/NkHoxsmApa5hQn-V0Epkt84OnfPwT986O2Ea8n2qa3Ihuas21vBKecAo_XNigWKv.zWtNRn7m0qCZNVph

Access Passcode: ib?0$Bi6

Slides: https://www.aguia.usp.br/wp-content/uploads/2022/06/USP-Brazilian-and-USP-Research-Ranking-Dimensions-Training.pdf

É possível aplicar Filtros por data, local, editora, tipo de publicação, título de revista, organização de pesquisa, local da organização de pesquisa, financiador, acesso aberto, entre outros. Além disso, têm acesso a dados das organizações de pesquisa e país, bem como dados de financiadores e valores monetários de finaciamentos aplicados a áreas de pesquisa, permitindo ainda o cruzamento de dados entre distintas entidades.

A vinculação de todos esses dados permite que dirigentes, docentes, bibliotecários, técnicos, editores e mesmo os autores descubram novos temas de pesquisa que estão em alta, encontrem parceiros, façam comparações, encontrem itens publicados e visualizem os conteúdos completos, sempre que disponíveis. As informações encontram-se no contexto e, dessa forma, permitem obter novos insights de análises complexas, rastreando as relações entre seus resultados. Os dados podem ser exportados a partir de planilhas mas também por API.

A solução Dimensions Analytics congrega também altmetria, permitindo aferir o impacto das menções das publicações nas redes sociais como Facebook, Twitter, Blogs, entre outros. Nessa interface é possível visualizar os resultados em formato de tabela, gráfico ou visualizador VOSviewer.

O acesso à Plataforma Dimensions Analytics é feito pelo link https://app.dimensions.ai/discover/publication, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.

Ministrantes: Antonio Alba e Patrick Dougherty

  • A solução Dimensions cobre organizações e grupos de pesquisa, áreas de pesquisa, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), revistas, artigos de revistas, e-books, citações e menções, editoras, financiadores, valores monetários de financiamento, conjuntos de dados científicos, ensaios clínicos, patentes e documentos de políticas governamentais.
  • Com apenas um clique, você pode acessar o texto completo de milhões de artigos do Open Access. Se sua universidade se inscrever no Dimensions Analytics, as publicações que licenciam também podem ser acessadas com um único clique
  • Hospeda milhões de patentes com links para outras patentes de citação, bem como para publicações e subsídios de apoio.
  • Dados de atenção on-line atualizados por meio do Altmetric, mostrando a frequência com que publicações e ensaios clínicos são discutidos em todo o mundo. Badgets do Altmetrics podem ser incluídos ao lado de suas publicações,
  • A pesquisa de texto completo do Dimensions oferece uma variedade de resultados de pesquisa em periódicos e livros. As opções de filtragem fornecem uma maneira poderosa de selecionar rapidamente os resultados da pesquisa para atender às suas necessidades específicas.
  • As páginas de pesquisadores, agregadas usando técnicas avançadas de aprendizado de máquina, exibem os resultados de pesquisadores individuais, de publicações a patentes.

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com Digital Science Dimensions.