12/12 – 14h | Webinar USP – SciVal – Como uma produção científica pode contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, a Assembleia Geral da ONU estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) projetado para preparar o caminho para um futuro mais sustentável, onde ninguém será deixado para trás.

Esse é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil.

Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.

As instituições de pesquisa e financiamento desempenham um papel vital no apoio a este empreendimento histórico.

Uma compreensão clara do panorama da pesquisa que apoia os ODS pode revelar lacunas que requerem financiamento e apoio adicionais – e informa o Impact Rankings do Times Higher Education que avalia as instituições pelas suas contribuições para os ODS.

Entre  2019 e 2021, a Iniciativa de Mapeamento de Pesquisa dos ODS pela Elsevier foi estabelecida como uma parceria entre diversas universidades para reunir amplo conhecimento e compartilhar melhores práticas. Dessa forma, a equipe de cientistas de dados da Elsevier Data Science estruturou um sistema e uma metodologia de palavras-chave para reunir uma base de conhecimento de publicações relacionadas aos ODS junto com a comunidade de pesquisa.

Esses mapeamentos foram carregados no SciVal e podem ajudar pesquisadores e instituições a acompanhar e demonstrar o progresso em direção às metas dos ODS.

Para obter uma melhor compreensão de sua contribuição de pesquisa, o  Projeto de Dicionário de Palavras-chave SDG da Universidade de Auckland procura aproveitar os processos desenvolvidos pelas Nações Unidas e pelo Times Higher Education, a fim de criar uma lista ampliada de palavras-chave que podem ser usadas para identificar pesquisas relevantes para os ODS.

O site inclui um dicionário de palavras-chave dos ODS, juntamente com diagramas de relacionamento e o impacto relativo de cada ODS. O projeto baseia-se em trabalhos anteriores, como consultas SciVal e SDSN, e promove a compreensão das aplicações dos ODS no contexto global e local.

Saiba mais: https://scival.com/sdg

Hoje, é possível realizar análises cientométricas utilizando as plataformas de pesquisa e análise Scopus e SciVal para identificar o cenário da produção científica mundial, nacional ou institucional em relação aos ODS e, dessa forma, poder estabelecer metas de pesquisa e publicação na direção desejada.

Este é o objetivo deste Webinar.

Webinar USP – Como uma produção científica pode contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Data: 12 de dezembro de 2023
Horário: 14h-16h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_RYW4zJSmS0uptRp0sxTIfA