Turnitin: ferramenta de prevenção de plágio na USP
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, em fevereiro de 2017 a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes serviços de identificação de similaridade de textos da Plataforma Turnitin
Com a ferramenta Turnitin é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional.
O serviço gera um relatório personalizado de originalidade que destaca por cores os trechos similares e fornece links para coincidências textuais encontradas na Internet, rastreando também um banco de dados de documentos depositados anteriormente e em bases de dados proprietárias de material de publicação baseados em assinatura de agregadores de conteúdo com quem a Turnitin tem parceria.
DOCENTES
A partir do início de 2017, a Universidade de São Paulo passou a disponibilizar serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância da Plataforma Turnitin, como parte das ações de apoio à integridade e ética na produção de textos científicos e acadêmicos da comunidade universitária. Os serviços são oferecidos e gerenciados pela Equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Originality Check) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio). O cadastro de Docentes dos Programas de Pós-Graduação foi realizado previamente pela equipe da ABCD-USP. Hoje, são realizadas atualizações de registros para acesso à plataforma Turnitin mediante solicitação. O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos os docentes orientadores credenciados nos Programas de Pós-Graduação da USP (PPGs USP) e destina-se também aos alunos de pós-graduação incluídos por docentes e orientadores. Para mais informações, encaminhe mensagem ao e-mail: integridade.academica@abcd.
BIBLIOTECAS
A partir de 2019, o suporte aos estudantes na prevenção do plágio foi ampliado a partir das Estações de Autochecagem Turnitin das Bibliotecas da USP, gerenciadas pelas equipes das próprias bibliotecas. Dessa forma, os alunos matriculados podem acessar de modo autônomo a ferramenta Turnitin para submeter seus trabalhos à verificação de similaridade de textos, gerando seus próprios relatórios. Contando com o suporte dos bibliotecários, os estudantes são instruídos a adotar as melhores práticas de citações, referências e a identificar situações que merecem atenção na redação de seus textos acadêmicos e científicos. Para mais informações, consulte a pessoa responsável por esse serviço na Biblioteca.
TUTORIAIS DISPONÍVEIS
A Equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e as Equipes das Bibliotecas permanecem à disposição dos usuários da USP, sempre que necessário.