Slides do Webinar sobre Turnitin já disponíveis

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibiliza os serviços Turnitin de identificação de similaridade de textos. Os serviços são oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP.

No dia 22 de março de 2024 foi realizado mais um Webinar com orientações de uso da Plataforma Turnitin.

Confira os slides: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/03/Ppt-22MARCO2024-Originality.pdf

Professores, alunos e outros colaboradores podem ter acesso à plataforma Turnitin. Para os docentes, é necessário estar vinculado a um Programa de Pós-Graduação. Já o acesso pelos alunos de graduação e pós-graduação pode ser realizado através de uma disciplina ou por meio das Estações de Autochecagem Turnitin das Bibliotecas, mediante cadastro e login realizados previamente.

Nesta sessão online foi apresentado o significado do conceito de originalidade nos trabalhos acadêmicos, como os professores podem apoiar seus alunos com os dados disponíveis no relatório de similaridade, e como os alunos podem utilizar a plataforma Turnitin para melhorar a qualidade das citações e fontes em seus textos, ampliando o impacto de seus trabalhos, bem como a qualidade.

A Plataforma Turnitin permite realizar o carregamento de documentos para depois gerar relatórios que apresentam similaridade com outros textos já publicados. Isso ajuda a prevenir a ocorrência de plágio.

Mantenha-se bem informado sobre este e outros recursos que apoiam a ética, integridade e originalidade das produções acadêmicas e científicas.

Mesmo que não possa participar, inscreva-se para receber os slides. Assim, você poderá conferir com calma as informações apresentadas durante o Webinar.

Público-alvo: estudantes, docentes, equipes de bibliotecas e demais interessados.

Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Turnitin.