Critérios de seleção de revistas Web of Science para Revistas USP

Quando se trata da indexação de revistas científicas e acadêmicas, um dos indexadores que mais se destaca no mundo editorial é a Web of Science, uma base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas de conhecimento. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de 9.000 periódicos indexados e é mantida pela Clarivate.

Nesta matéria, apresentamos o processo e os critérios de seleção de títulos de revistas para que sejam indexadas pela Web of Science [1], [2].

O propósito é incentivar as Revistas USP a buscarem alcançar todos os 28 critérios apresentados para que possamos submetê-las à análise da equipe editorial interna da Base Web of Science, visando à indexação da revista. Convidamos as Revistas USP a participar desta Campanha.

A curadoria da Web of Science Core Collection™ é única: as decisões editoriais são conduzidas por editores internos especializados que não têm afiliações com editoras ou institutos de pesquisa, removendo assim qualquer possível viés ou conflito de interesses.

Cada editor interno da Web of Science (Clarivate) está focado em categorias específicas de assuntos, permitindo-lhes ter um conhecimento profundo e diferenciado dos periódicos desse campo. Esse nível de curadoria editorial interna contrasta com os métodos usados ​​em outros bancos de dados disponíveis comercialmente, que dependem de abordagens predominantemente algorítmicas e/ou delegam aspectos da tomada de decisões editoriais à comunidade de pesquisa.

Os princípios básicos do processo de seleção permanecem os mesmos. É utilizado um único conjunto de 28 critérios para avaliar os periódicos, divididos em 24 critérios de qualidade projetados para selecionar o rigor editorial e as melhores práticas no nível do periódico, e quatro critérios de impacto projetados para selecionar os periódicos mais impactantes em seus respectivos campos usando a atividade de citação como o principal indicador de impacto.

Os periódicos que atendem aos critérios de qualidade entram no Emerging Sources Citation Index™ (ESCI). Os periódicos que atendem aos critérios adicionais de impacto entram no Science Citation Index Expanded™ (SCIE), no Social Sciences Citation Index™ (SSCI) ou no Arts & Humanities Citation Index (AHCI), dependendo de sua área de conhecimento.

== Dinâmica da Coleção ==

As coleções selecionadas e indexadas na Base Web of Science estão sujeitas a reavaliações periódicas para garantir que os periódicos estejam na coleção apropriada.

Os periódicos ESCI que ganham impacto passam para SCIE, SSCI ou AHCI. Da mesma forma, os periódicos SCIE, SSCI e AHCI que diminuem em impacto passam para ESCI. Qualquer periódico que não atender aos 24 critérios de qualidade será removido da Web of Science Core Collection.

Periódicos no ESCI são reavaliados para possível inclusão no SCIE, SSCI ou AHCI quando sua atividade de citação indica que os critérios de impacto podem ser atendidos, independentemente do tempo desde sua última avaliação. Nesse processo, os periódicos são reavaliados quanto à qualidade primeiro e a avaliação do impacto está sujeita ao atendimento da qualidade. Se os critérios de qualidade e impacto forem atendidos, a revista passa a ser uma coleção emblemática. Nos últimos anos, a estratégia da equipe de avaliadores da Web of Science (Clarivate) tem sido reavaliar os periódicos ESCI que possuem um Journal Impact Factor™ (JIF) estimado que os coloca no Q1 ou Q2 no ranking JIF de sua categoria principal relevante.

Essas reavaliações foram suspensas em 2022, pois o foco atual é avaliar os periódicos quanto à qualidade e não ao impacto. A prioridade será dada aos novos periódicos enviados para avaliação, em paralelo com a remoção de qualquer conteúdo do Web of Science que não atenda mais aos critérios de qualidade adotados.

Todos os novos periódicos selecionados para cobertura serão adicionados ao ESCI e não haverá avaliações de impacto para periódicos novos ou existentes em 2023.

Caso preocupações válidas forem levantadas em relação a um periódico indexado, seja por usuários ou por meio do monitoramento de nossos editores internos, o periódico será reavaliado de acordo com os critérios de seleção. Quando forem levantadas preocupações válidas sobre a qualidade do conteúdo publicado pela revista, o novo conteúdo não será indexado durante a reavaliação. Quando a avaliação estiver concluída, o editor será informado do resultado e a revista:

  • será removida da cobertura, se não atender mais aos critérios de qualidade
  • ou permanecerá coberta, se continuar a atender aos critérios de qualidade

Se a revista atender aos critérios de qualidade, qualquer conteúdo ausente será indexado. Se o periódico for removido da cobertura, o conteúdo não será preenchido. Nos casos mais graves de violação dos padrões editoriais da revista, conforme determinado por nossos critérios de seleção, o conteúdo publicado poderá ser removido da Base Web of Science™. Os prazos para concluir uma reavaliação dependerão das circunstâncias particulares de cada caso.

DESCRIÇÃO DAS ETAPAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA INDEXAÇÃO DE UMA REVISTA NA WEB OF SCIENCE

== Triagem inicial ==

O principal objetivo desta etapa de triagem é garantir a identificação inequívoca do periódico submetido à avaliação e saber quem contatar em caso de dúvidas ou preocupações. Não há período de embargo para reapresentação se um periódico não passar na triagem inicial.

ISSN

A revista deve ter um ISSN registrado que seja verificável no banco de dados ISSN (https://portal.issn.org/) e seja exibido de forma clara e consistente em todas as plataformas da revista (eletrônica e/ou impressa). Se os ISSNs impressos e eletrônicos estiverem presentes, ambos devem ser exibidos no website da revista e fornecidos na avaliação pelos editores internos especializados da Web of Science.

Título da revista

A revista deve ter um título distinto que esteja alinhado com o ISSN registrado, o escopo declarado da revista, o conteúdo publicado e a demografia da comunidade (conselho editorial e autores). O título deve ser exibido consistentemente no nível do artigo, número (se houver), periódico e site.

Editora da revista

O nome do editor deve ser claramente definido e um endereço físico verificável (não caixa postal) dos escritórios do editor deve ser fornecido. Se houver afiliação ou propriedade de uma sociedade, isso deve ser declarado e informações de contato verificáveis ​​devem ser fornecidas.

URL da revista

Onde as edições on-line e impressa estiverem disponíveis, é obrigatório fornecer o URL do periódico e os detalhes de acesso ao texto completo do conteúdo atual.

Acesso ao conteúdo

A equipe editorial da Web of Science deve ter acesso total ao conteúdo publicado com todas as permissões necessárias para visualizar esse conteúdo. Para assinaturas ou revistas híbridas, a Web of Science fornecerá faixas de IP como a rota preferencial de acesso, alternativamente, os editores podem fornecer um nome de usuário e senha que não expiram.

Política de Presença de Revisão por Pares

A revista deve fornecer uma declaração clara e prontamente acessível de seu compromisso com a revisão por pares e/ou supervisão editorial de todo o conteúdo publicado. Artigos de pesquisa primária devem estar sujeitos a revisão externa por pares. Tipos de revisão que são específicos para certas comunidades acadêmicas, onde são amplamente aceitos (por exemplo, artes ou revistas jurídicas), serão levados em consideração.

Detalhes do contato

Detalhes de contato para as principais funções editoriais e de produção do periódico submetido devem ser fornecidos para permitir a comunicação direta entre o Web of Science e a equipe do periódico.

== Triagem Editorial ==

Nesta etapa, os editores internos da Web of Science revisam o periódico para determinar se uma avaliação editorial completa é merecida. Não há período de embargo para reapresentação se um periódico não passar na triagem editorial em sua primeira avaliação. Se um periódico for subsequentemente reenviado e falhar na triagem editorial pela segunda vez consecutiva, o reenvio está sujeito a um período de embargo de um ano.

Conteúdo Acadêmico

A revista deve conter principalmente material acadêmico original. O nível acadêmico da pesquisa relatada deve ser apropriado para uma audiência de pós-graduação, pós-doutorado e/ou pesquisa profissional.

Títulos e resumos de artigos em inglês

Independentemente do idioma do corpo principal do conteúdo publicado, a revista deve fornecer uma tradução precisa e compreensível para o inglês de todos os títulos dos artigos. Artigos acadêmicos devem ter resumos, e esses resumos devem ser traduzidos para o inglês, bem como as palavras-chave.

Informações Bibliográficas em Escrita Romana

Referências, nomes e afiliações citados devem ser publicados em alfabeto romano para permitir uma indexação rápida, precisa e de fácil compreensão pelos usuários globais.

Clareza de Linguagem

Para títulos, resumos e todos os outros textos publicados apresentados em inglês, o idioma deve ser claro e compreensível para um público global.

Pontualidade e/ou Volume de Publicação

A revista deve informar se tem periodicidade de publicação definida ou se opera em regime de publicação irregular ou contínua. A revista deve estar de acordo com o cronograma estabelecido. O volume de artigos acadêmicos publicados anualmente deve demonstrar que a revista está atraindo interesse suficiente da comunidade acadêmica relevante para ser sustentável. A revista também deve ter publicado conteúdo suficiente em toda a amplitude de seu escopo para permitir uma avaliação abrangente.

Funcionalidade do site/formato da revista

As informações do site devem ser precisas, a arquitetura da informação e o sistema de navegação devem garantir fácil acesso ao conteúdo publicado e a todas as outras características que definem a revista (como Conselho Editorial, instruções aos autores, revisão por pares, modelo de acesso e assim por diante). O site da revista deve ter um link claro para o site da editora e vice-versa.

Presença de Declarações de Ética

A revista deve ser transparente sobre seus requisitos éticos para autores e trabalhos publicados. Se a revista apoiar e usar um ou mais princípios de organizações terceirizadas (WAME, COPE, Declaração de Helsinki, etc.), o texto completo das diretrizes deve ser apresentado e devidamente creditado à fonte ou um link funcional para o o texto completo da diretriz deve ser fornecido.

Detalhes da afiliação editorial

Os membros do Conselho Editorial devem ser identificáveis ​​e disponíveis para contato. Nomes e afiliações institucionais – incluindo país/região – de todos os membros da equipe editorial são obrigatórios (como Editor-Chefe, Membros do Conselho Editorial, Editores Associados, Editores Regionais etc.). Esses detalhes também devem ser fornecidos aos Editores Convidados de edições especiais. Identificadores digitais persistentes (como ResearcherID ou ORCID) ou links para perfis institucionais podem ser fornecidos para especificar a identidade e afiliação dos membros do Conselho Editorial.

Detalhes de afiliação do autor

Os autores de todos os trabalhos acadêmicos devem ser identificados com precisão. Nomes e afiliações institucionais – incluindo país/região – de todos os autores contribuintes são obrigatórios. Identificadores digitais persistentes (como ResearcherID ou ORCID) ou links para perfis institucionais podem ser fornecidos para especificar a identidade e afiliação dos autores.

== Avaliação Editorial (qualidade) ==

Nesta etapa, os editores do Web of Science verificam o alinhamento entre o título da revista, o escopo declarado, a composição de seu corpo editorial e autoria, bem como seu conteúdo publicado. Eles também estão procurando evidências de rigor editorial e adesão aos padrões da comunidade. A responsabilidade pela qualidade de todo o conteúdo publicado, incluindo qualquer conteúdo de edição especial, é do editor e do conselho editorial da revista. Caso um periódico não passe nessa etapa, a resubmissão está sujeita a um período de embargo de pelo menos dois anos.

Composição do Conselho Editorial

As afiliações dos editores e membros do conselho editorial, diversidade geográfica e registros de publicação devem ser consistentes com o escopo declarado e o conteúdo publicado da revista. O tamanho e a composição do Conselho Editorial devem ser consistentes com o volume e a amplitude da produção das publicações. A devida consideração será dada aos periódicos que empregam editores profissionais em tempo integral.

Validade das Declarações

O conteúdo publicado deve demonstrar adesão às políticas declaradas pela revista. Todas as informações exibidas no site da revista devem ser precisas e atualizadas. Não é intenção impor padrões éticos e de plágio. No entanto, conforme exigido, será realizada uma investigação de conteúdo questionável ou falsas alegações.

Revisão por pares

O conteúdo publicado deve refletir uma revisão por pares adequada e eficaz e/ou supervisão editorial. Sinais de revisão por pares deficiente incluem, mas não estão limitados a, artigos que demonstram falta de rigor acadêmico ou validade científica, presença de artigos fora do escopo da revista ou citações irrelevantes.

Relevância do conteúdo

A revista deve ter um escopo bem definido e uma declaração de propósito que mostre foco e coerência. O conteúdo publicado deve ser consistente com o título e o escopo declarado da revista e, quando relevante, com qualquer edição especial publicada.

Detalhes do suporte de concessão de financiamento

Em áreas temáticas em que o apoio financeiro é comum ou necessário, recomenda-se o reconhecimento apropriado em relação à fonte de financiamento.

Aderência aos Padrões da Comunidade Editorial

As políticas editoriais devem ser consistentes com as melhores práticas reconhecidas, como COPE Core Practices e/ou organizações nacionais e internacionais, bem como sociedades acadêmicas que promovem princípios de integridade de pesquisa em suas comunidades. Os artigos da revista são consistentes com as melhores práticas aceitas em sua área de conhecimento (por exemplo, padrões aceitos em organismos ou nomenclatura química).

Distribuição do autor

Os autores devem ter afiliações, diversidade geográfica e registros de publicação que validem sua participação na comunidade acadêmica associada ao escopo declarado da revista.

Citações Apropriadas à Literatura

Espera-se que os artigos reconheçam adequadamente a literatura sobre o assunto.

== Avaliação Editorial (impacto) ==

Os critérios nesta etapa são projetados para selecionar os periódicos mais influentes em um determinado campo de pesquisa, usando a atividade de citação como um indicador primário de impacto. Se um periódico não passar nesta etapa, seu desempenho será monitorado. A revista será reavaliada quando a atividade de citação indicar que os critérios de impacto podem ser atendidos.

Análise comparativa de citações

Os índices mais seletivos (SCIE, SSCI e AHCI) contêm os periódicos mais impactantes em sua disciplina. Na análise comparativa de citações são levados em consideração tanto o número quanto as fontes das citações ao periódico. A estabilidade da atividade de citação também é considerada, pois estamos analisando não apenas a influência de um periódico em um determinado ano, mas também a sustentabilidade dessa influência.

Análise de Citação de Autor

A maioria dos autores deve ter um histórico de publicação discernível na Web of Science. As redes de citações dos autores devem ser adequadas à categoria e a periódicos de escopo comparável.

Análise de Citação do Conselho Editorial

A maioria dos membros do Conselho Editorial deve ter um histórico de publicação discernível na Web of Science. As redes de citações dos membros do Conselho Editorial devem ser adequadas à categoria e aos periódicos de escopo comparável.

Significado do Conteúdo

O conteúdo da revista deve ser de interesse, importância e valor para os leitores pretendidos e para os assinantes da Web of Science. A importância do conteúdo pode ser evidenciada como uma especialização única, nova perspectiva, foco regional, conteúdo incomum ou conteúdo que enriquece a abrangência da cobertura do Web of Science. Esses atributos não são refletidos exclusivamente na atividade de citação no nível do periódico.

———

Bem, os 28 critérios foram apresentados acima. Diante dessas informações, incentivamos as Revistas USP a buscarem contemplar e aderir a todos os 28 critérios apresentados para que possamos submetê-las à análise da equipe editorial interna da Base Web of Science, visando à indexação da revista.

== Como enviar uma Revista para que seja analisada pela Web of Science ==

Para enviar periódicos para avaliação, entre em contato com a Editora que abriga seu periódico e o publica. Na Universidade de São Paulo, a Editora (Publisher) responsável pela publicação das revistas hospedadas no Portal de Revistas USP é a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) . Para contato conosco, utilize o e-mail: atendimento@abcd.usp.br A/C Elisabeth Dudziak, da Coordenação Executiva do Portal de Revistas USP.

Observação: somente as Editoras de periódicos têm acesso ao Portal da Editora (Publisher) e somente as Editoras de periódicos podem enviar solicitações de avaliação por meio do Web of Science Publisher Portal .O Portal da Editora só deve ser usado para enviar solicitações de avaliação para periódicos não indexados atualmente na Web of Science Core Collection e não deve ser usado para enviar solicitações de reavaliação para periódicos indexados no ESCI. As reavaliações de impacto para os periódicos atualmente indexados na ESCI serão realizadas com base no monitoramento interno e não em resposta a solicitações enviadas pelos editores.

== Relação entre a coleção principal do Web of Science e os relatórios de citações de periódicos ==

Journal Citation Reports™ (JCR) é atualizado anualmente.

Periódicos que são aceitos no SCIE, SSCI, AHCI ou ESCI antes de 1º de janeiro e que permanecem cobertos em uma dessas coleções quando a produção do JCR é iniciada em março, são elegíveis para aparecer no lançamento de junho dos dados do JCR e receber um Web of Indicador de Citação de Periódicos Científicos (JCI).

Anteriormente, apenas os periódicos SCIE e SSCI que atendiam a esses requisitos também eram elegíveis para receber um Journal Impact Factor™ (JIF). A partir do lançamento do JCR de junho de 2023, todos os periódicos que atendem a esses requisitos também são elegíveis para receber um Journal Impact Factor™ (JIF). Mais informações estão disponíveis aqui.

== REFERÊNCIAS ==

[1] CLARIVATE. Web of Science Journal Evaluation Process and Selection Criteria. Disponível em:  https://clarivate.com/products/scientific-and-academic-research/research-discovery-and-workflow-solutions/webofscience-platform/web-of-science-core-collection/editorial-selection-process/editorial-selection-process/ Acesso em: 03 agosto 2023.

[2] CLARIVATE. Slides do Webinar “Conheça os critérios de indexação dos periódicos na Web of Science” já disponíveis. https://www.abcd.usp.br/noticias/webinar-criterios-wos-17maio2023/ Acesso em: 03 agosto 2023.

Sobre a Clarivate

Clarivate™ é um provedor líder global de serviços de informação. Conecta pessoas e organizações à inteligência em que podem confiar para transformar sua perspectiva, seu trabalho e nosso mundo. As soluções de assinatura e baseadas em tecnologia são combinadas com profundo conhecimento de domínio e abrangem as áreas de Academia e Governo, Propriedade Intelectual e Ciências da Vida e Saúde.