Dimensions Analytics: o futuro da pesquisa

A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP assina atualmente, além das plataformas analíticas SciVal (Elsevier) e InCites (Clarivate), a solução Dimension Analytics mantida pela Digital Science.

A Digital Science apresenta um banco de dados integrado que abrange o processo de pesquisa, do financiamento à pesquisa e, em seguida, a publicação, considerando sua disseminação, visibilidade e impacto, elementos que podem resultar em aplicações comerciais e formulação de políticas públicas governamentais.

Dimension Analytics é uma plataforma de dados vinculados lançada em janeiro de 2018 pela Digital Science que reúne dados para criar uma ferramenta de Descoberta de Pesquisa. Dimensions é uma plataforma inclusiva resultante de um conjunto de produtos da Digital Science reunido a partir de parcerias com outros provedores de informações e dados tais como Altmetric , Consultancy , Figshare , ReadCube , Crossref, Symplectic, UnPayWall e UberResearch, além de um grande número de parceiros externos e publishers (editores), incluindo o Publisher da ABCD-USP.

O Dimensions Analytics inclui dados de citação, recursos de análise de pesquisa e uma maneira de filtrar conteúdos científicos, como publicações, ensaios clínicos, patentes e financiamentos relativos a bolsas e concessões, além de menções e impacto nas redes sociais. Esta plataforma para avaliação de pesquisas ainda está evoluindo.

Somente usuários da Universidade de São Paulo têm acesso a essa plataforma. Ao acessar o endereço Dimension Analytics na rede da Universidade (por meio dos computadores localizados nos campi ou via VPN – acesso remoto), o sistema já identifica que o IP do computador pertence à USP.

Saiba mais sobre o Dimensions Analytics consultando o Espaço do Pesquisador USP: https://www.abcd.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/dimensions-analytics/

Você também pode consultar o Guia a seguir:

Fonte: DimensionsDataGuide_v6

Dúvidas? envie sua mensagem à Central de Chamados da ABCD: atendimento@abcd.usp.br