Conteúdo do site

Dimensions Analytics

A Plataforma Dimensions Analytics está disponível a toda a comunidade da Universidade de São Paulo. Para acessar e utilizar é necessário utilizar uma conexão de IP de computador autorizado USP e registrar-se. Dessa forma, terá acesso a todas as funcionalidades do Dimensions Analytics (https://app.dimensions.ai/discover/publication) que são muito mais específicas e detalhadas que a versão gratuita da plataforma (https://www.dimensions.ai/products/free/).

Uma vez que se baseia em Digital Object Identifiers (DOIs) atribuídos a conteúdos digitais em geral, o Dimensions Analytics contempla itens de publicação de modo bem mais abrangente, além de conteúdos distintos e adicionais que as outras plataformas analíticas de publicações científicas. Bases de dados de publicações científicas como Scopus e Web of Science (assinadas pelo pelo Portal de Periódicos da Capes) e respectivas plataformas analíticas SciVal e InCites (Assinadas pela USP) são igualmente úteis e complementares ao Dimensions, pois apresentam dados e indicadores de publicações científicas, baseando seus dados e análises em um conjunto selecionado de coleções indexadas a partir de critérios estruturados e apoio de organizações internacionais de inteligência de dados e análises de publicações. Nesse sentido, é independente da indexação de conteúdos selecionados e, portanto, é ferramenta complementar às demais Bases mencionadas, uma vez que inclui em suas tipologias artigos, e-books, financiadores e financiamentos, conjuntos de dados científicos, ensaios clínicos, patentes, bem como documentos de políticas governamentais, além de citações em geral e menções em redes sociais.

No momento, o Dimensions abrange milhões de publicações de pesquisa conectadas por mais de 1,5 bilhão de citações, subsídios de apoio, conjuntos de dados, ensaios clínicos, patentes e documentos de políticas. São 126 milhões de publicações de 93 mil periódicos, 64 servidores de pré-impressão e mais de 1 milhão de livros. Links de Documentos: 1,5 bilhão de citações, 19 milhões de financiamentos, 2,2 milhões de links para conjuntos de dados, 1,8 milhão de links para ensaios clínicos, 10 milhões de links para patentes, 2,2 milhões de links para documentos de políticas. Em termos de links, o Dimensions congrega 13 milhões de links para Organizações e Pesquisadores, 100 milhões de links para organizações, 286 milhões de links para pesquisadores, 26 milhões de links para financiadores. Os dados são atualizados a cada 24 horas, em média.

 

Além disso, fornece links para os websites onde os conteúdos digitais podem ser efetivamente consultados, muitos deles na íntegra. Trata-se de um metabuscador estruturado pela Digital Science que congrega recursos sobre produção científica e acadêmica diversos fornecedores e organizações associadas ao provimento de informações e dados analíticos de publicações científicas, acadêmicas, de financiamento e políticas governamentais. Organizações envolvidas: AltmetricReadCubeFigshareSimplecticDigital Science ConsultancyÜberResearchUnpaywallCrossrefGRIDOverleafIFI ClaimsPubMedSpringer Nature, para acesso ao Nature Indexe mais de 100 financiadores de pesquisa e universidades. A imagem a seguir apresenta a interface do Dimensions Analytics.

Fonte: https://app.dimensions.ai/discover/publication

Na lateral esquerda da plataforma, apresenta os FILTROS por Grupos (Groups), Ano de Publicação (Publication Year), Pesquisador (Researcher), Financiador (Funder), País do Financiador (Country of Funder), Organização de Pesquisa (Research Organization), Localização da Organização de Pesquisa (Location – Research Organization), Categorias de Pesquisa (Research Categories), Tipo de Publicação (Publication Type), Título da Fonte (Source Type), Editora (Publisher), Lista de Revistas (Journal List) e Acesso Aberto (Open Access).

Na BARRA SUPERIOR CENTRAL, apresenta uma caixa de BUSCA para pesquisa livre e, principalmente, os TIPOS GERAIS de Publicação (Publications), Conjuntos de Dados (Datasets), Bolsas/Financiamentos (Grants), Patentes (Patents), Ensaios Clínicos (Clinical Trials), e Documentos de Políticas (Policy Documents). Mais abaixo, permite ainda selecionar os conteúdos por meio das opções Sort by Relevance, Publication Date, RCR, FCR, Citations or Altmetric Attention Score. Nessa última opção, é possível visualizar a classificação a partir de indicadores de menções nas redes sociais (Facebook, Twitter, Blogs, etc.).

Na BARRA SUPERIOR LATERAL DIREITA, apresenta a opção de VISUALIZAÇÕES ANALÍTICAS (ANALYTICAL VIEWS), conforme imagem a seguir:

Fonte: https://app.dimensions.ai/analytics/publication/sdg/aggregated

 

Em ANALYTICAL VIEWS, é possível visualizar elementos específicos a partir dos Filtros escolhidos, incluindo as Categorias de Pesquisa referentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS (em inglês Sustainable Development Goals – SDG), conforme exemplo acima.

De pesquisadores a administradores de pesquisa, financiadores de P & D e editores corporativos – cada um tem suas próprias ferramentas e conjuntos de dados, lentes nas quais visualizavam suas informações e fluxos de trabalho estruturados e exclusivos. Proporciona a realização de estudos e análises bibliométricas por pesquisador, por universidade, por localização, por agência de financiamento (inclusive permite visualizar os recursos financeiros aplicados) e por Editora (Publisher). Além disso, a Plataforma Dimensions permite verificar e contabilizar citações e impacto da publicação científica e acadêmica da própria Universidade de São Paulo – USP (denominada Universidade de Sao Paulo na Plataforma, pelo seu Nº GRID. Tais características favorecem as análises e permitem promover a visibilidade e potencial impacto da produção de autores da universidade, como demonstra a imagem a seguir:

Fonte: https://app.dimensions.ai/discover/publication?or_facet_research_org=grid.11899.38

 

== USP como Publisher ==

Na atualidade, as instituições que mantém portais de publicação acadêmica e científica próprias, precisam de dados claros de fontes em que possam confiar para tomar as decisões corretas sobre planejamento de atividades editoriais, gestão da produção científica e acadêmica, financiamento, distribuição de recursos e estruturas organizacionais.

É o caso da Universidade de São Paulo que, além de instituição de ensino, pesquisa e extensão é também um uma Editora Acadêmica que mantém um Portal de Revistas USP – http://www.revistas.usp.br – que permite o desenvolvimento do fluxo editorial e publica digitalmente 149 revistas correntes, editadas por Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas, no âmbito do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo. Além disso, o Portal de Revistas USP também abriga coleções de títulos de revistas descontinuadas, com o propósito de promover o acesso aberto e preservar digitalmente as coleções, totalizando entre títulos correntes e não correntes 200 periódicos. No momento, possui mais de 7.752 Fascículos e 112.159 Artigos publicados (dados de 30 março de 2022).

A Universidade de São Paulo também mantém o Portal de Livros Abertos da USP – http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP , que atualmente conta com quase 590 títulos e publica livros eletrônicos editados por Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares da Universidade de São Paulo. A gestão dos fluxos editoriais, curadoria e desenvolvimento de coleções, políticas e repasse de recursos financeiros exige um conjunto diversificado de informações analíticas de produtividade, periodicidade, citações, impacto, entre outros indicadores e métricas, não apenas para a alta gestão da Universidade e gestores de publicações acadêmicas, mas também para editores de revistas, autores de artigos de revistas e autores de livros, sem mencionar as Unidades, que também são constituintes do processo de publicação acadêmica. A atualização constante de tecnologias digitais e a cuidadosa gestão desses conjuntos de publicações inclui aprimorar o fluxo editorial e aumentar a visibilidade das publicações. Para tanto, é importante reunir informações e fornecer dados analíticos de acesso, visualizações, citações e impacto em âmbito internacional, tanto a leitores quanto a editores, autores e à própria universidade sobre as áreas de conhecimento com maior visibilidade e produção. É importante também utilizar ferramentas analíticas para avaliar tendências de publicação, que podem nortear a destinação de recursos financeiros e humanos.

Dessa forma, o Dimensions permite também verificar as publicações e citações de conteúdos produzidos pela Universidade de São Paulo e disponibilizados no Portal de Revistas USP e no Portal de Livros Abertos da USP . Nesse caso, a busca deve ser realizada por meio do Filtro Publishers, por meio da denominação Universidade de São Paulo. Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, hoje denominada Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) , como demonstra a imagem a seguir. Por meio desse Filtro, é possível visualizar todos os e-books e artigos de revistas que possuem prefixo DOI-USP: 10.11606 e que, portanto, estão hospedadas e com DOI ativado respectivamente no no Portal de Livros Abertos da USP e no Portal de Revistas USP.

Clique na imagem para acessar o link

 

== História da Plataforma Dimensions ==

Em setembro de 2017, a empresa de tecnologia global Digital Science – https://www.digital-science.com/ anunciou o lançamento da Dimensions – https://www.dimensions.ai/, uma nova plataforma que visa democratizar o acesso e tornar a pesquisa acadêmica mais abrangente e inclusiva que outras bases de dados. A Digital Science é uma empresa britânica, com sede em Londres, fundada em 2010, que se concentra em investimentos estratégicos em empresas e ferramentas que suportam o ciclo de vida da pesquisa. A ferramenta Dimensions surge a partir de um esforço cooperativo entre seis empresas do portfólio de ciências digitais (Altmetric, Unpaywall, Digital Science Consultancy, Figshare, Readcube, Symplectic e ÜberResearch) e mais de 100 financiadores de pesquisa e universidades, além da parceria com a Crossref, agência que atribui identificação a objetos digitais (DOI), bem como a Springer Nature, para acesso ao Nature Index.

Ao longo dos anos, a plataforma Dimensions desenvolveu novas parcerias e agregou produtos, serviços e ferramentas, para oferecer uma forma mais abrangente e mais rápida de descobrir, compreender e analisar o cenário global de pesquisa, sem perder tempo procurando informações em várias ferramentas muitas vezes mal integradas.

Índices como Crossref e PubMed Central servem como uma “espinha dorsal” para dados de publicação. A essa espinha dorsal são enxertados dados derivados do acesso de texto completo a mais de 75 milhões dos mais de 120 milhões de livros e artigos. Essas publicações de texto completo são exploradas para aprimorar metadados, citações, apoios de agências de financiamento e assim por diante. Por fim, empresas de ciências digitais, como Altmetric e IFI Claims contribuem com mais dados para criar a Base de dados Dimensions. Milhões de registros são conectados e “harmonizados” usando padrões abertos, para tornar os dados interoperáveis. Construído a partir de casos de uso do mundo real, a plataforma Dimensions combina extração de conceito avançado, processamento de linguagem natural, categorização e aprendizado de máquina complexo para criar uma ferramenta flexível e robusta que atende às mais exigentes necessidades de pesquisa de conteúdo científico. A figura a seguir apresenta o fluxo de análise das principais fontes de dados da plataforma.

Dessa forma foi criado o Dimensions, um banco de dados que oferece a coleção mais abrangente de dados vinculados em uma única plataforma; de subsídios, publicações, conjuntos de dados e ensaios clínicos a patentes e documentos de políticas. Como o Dimensions mapeia todo o ciclo de vida da pesquisa, você pode acompanhar a pesquisa desde o financiamento até o resultado e o impacto. Ele transformou a maneira como a pesquisa é descoberta, acessada e avaliada. Em caso de dúvida ou dificuldades de uso da Plataforma Dimensions Analytics, envie mensagem ao atendimento@aguia.usp.br aos cuidados de Elisabeth Dudziak.

 

== Materiais de Suporte e Recursos sobre o Dimensions ==

DIMENSIONS SUPPORT CENTER. Disponível em: https://dimensions.freshdesk.com/support/home Acesso em 30 março 2022. (Inclui FAQs, artigos, como utilizar a plataforma e metodologia adotada).

DIMENSIONS RESOURCES. Disponível em: https://www.dimensions.ai/resources/ Acesso em: 30 de março 2022. (inclui vídeos, matérias, estudos de caso, biblioteca de ferramentas, etc.).

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05.508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br

Siga-nos nas redes sociais

© 2015 - 2022 ABCD - Todos os direitos reservados | Apoio: Apoio Fapesp