Relatório de tendências da IFLA 2022

No ambiente de informação global, o tempo passa rapidamente e há uma abundância de comentaristas tentando acompanhá-lo. A cada novo desenvolvimento tecnológico, surge um novo relatório avaliando seu impacto em diferentes setores da sociedade.

Esta é uma tradução  livre da matéria publicada pela IFLA sobre o Relatório de Tendências da IFLA  2022 [1]. O Relatório adota uma abordagem mais ampla e identifica cinco tendências de alto nível que moldam a sociedade da informação, abrangendo acesso à educação, privacidade, engajamento cívico e transformação. Suas conclusões refletem um ano de consultas com uma série de especialistas e partes interessadas de diferentes disciplinas para mapear as mudanças sociais mais amplas que estão ocorrendo ou que provavelmente ocorrerão no ambiente da informação.

O Relatório de Tendências da IFLA identifica cinco tendências de alto nível que desempenharão um papel fundamental na formação de nosso futuro ecossistema de informações:

  • TENDÊNCIA 1As novas tecnologias irão expandir e limitar quem tem acesso à informação.
  • TENDÊNCIA 2 – A educação on-line irá democratizar e interromper o aprendizado global.
  • TENDÊNCIA 3 – Os limites da privacidade e proteção de dados serão redefinidos.
  • TENDÊNCIA 4 – Sociedades hiperconectadas ouvirão e capacitarão novas vozes e grupos.
  • TENDÊNCIA 5 – O ambiente de informação global será transformado por novas tecnologias.

O Relatório de Tendências da IFLA é mais do que um único documento – é uma seleção de recursos para ajudá-lo a entender onde as bibliotecas se encaixam em uma sociedade em mudança.

== REFERÊNCIA ==

[1] INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS. IFLA Library Trends 2022. Disponível em: https://trends.ifla.org/  Acesso em: 03 fev. 2023.