O que é ISBN e como obter?

O que é o ISBN?

De acordo com a Câmara Brasileira do Livro, “o ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação. Clique aqui para saber quais publicações pedem ou não o ISBN.

A sequência é criada a partir de um sistema de registro utilizado pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo. A estrutura do ISBN é composta de 13 números que indicam o título, o autor, o país, a editora e a edição de uma obra.

Ainda de acordo com a Câmara Brasileira do Livro, “graças a essa combinação, é possível individualizar e catalogar as informações particulares e específicas de cada uma das diversas publicações produzidas ao redor do planeta. Essa série numérica reconhecida em mais de 200 países permite o compartilhamento de metadados das obras em diferentes sistemas. Não é à toa que criação deste padrão representou um marco no mercado editorial, melhorando os processos de produção, distribuição, análise de vendas e armazenamento dos dados bibliográficos.”

Busca de Obras com ISBN

https://www.cblservicos.org.br/isbn/pesquisa/

Como solicitar um ISBN

A partir de 1º de março de 2020, a Câmara Brasileira do Livro passou a realizar os serviços de ISBN no Brasil no lugar da Biblioteca Nacional. Os registros de empresas, órgãos e indivíduos realizados anteriormente junto à Biblioteca Nacional não foram repassados à Câmara Brasileira do Livro (CBL). Dessa maneira, é necessário efetuar novo cadastro gratuitamente. De qualquer modo, os ISBNs antigos continuam válidos. Para atribuir o ISBN a novas publicações, é necessário:

1 – Realizar o seu cadastro como pessoa física (CPF) ou pessoa jurídica (com CNPJ válido) no site https://www.cblservicos.org.br/isbn/ . É gratis. Cada Unidade da USP deve ter seu CNPJ cadastrado na CBL, se ainda não o fez. Muitas Bibliotecas da USP já fizeram isso e estão aptas a realizar tal serviço.

2 – Acessar seu perfil para dar início à solicitação do ISBN.

3 – Inserir no sistema os dados que dizem respeito às características da sua publicação para que você receba o ISBN indicado. O prazo desse processo é de até quatro dias úteis. Confira o preço. Confirme se sua obra pode receber ISBN clicando AQUI.

Onde obter na USP o ISBN para sua obra: 

Cada Unidade, mediante CNPJ, pode registrar-se junto à CBL. Da mesma forma, é possível um indivíduo registrar-se para obter ISBN para suas publicações.

Quem na minha Unidade USP pode me ajudar a obter o ISBN para a minha publicação?

Consulte a lista ISBN – Contatos nas Unidades USP  nas Unidades, Institutos, Centros, etc. na USP.

Em caso de dúvida, encaminhe mensagem ao e-mail atendimento@abcd.usp.br

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. O que é ISBN e como obter? Notícias, 27 Jul. 2021. Disponível em: https://www.abcd.usp.br/noticias/o-que-e-isbn-e-como-obter/ Acesso em: [informar a data de acesso]