Palavras-chave são estratégicas para as publicações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Todos os anos, mais de um milhão de publicações científicas são adicionadas ao conjunto existente de artigos de pesquisa, tornando cada vez mais difícil identificar as publicações mais relevantes por meio de uma simples pesquisa. Portanto, mesmo quando seu trabalho duro leva a uma publicação bem-sucedida, você pode sentir que ela não está sendo notada ou citada tanto quanto você esperava. Mas não se preocupe, existem maneiras de fazer sua pesquisa se destacar entre os milhões. Uma delas é fazer uso do conceito de Search Engine Optimization (SEO) e escolher as palavras-chave certas para sua publicação.

Esta é uma tradução livre e adaptações a partir das orientações aos autores fornecidas pela Editora Elsevier em seu espaço de “Serviços para Autores” [1].

O que é SEO e as palavras-chave são realmente importantes?

De modo simplificado, SEO – Search Engine Optimization – é um meio de fazer com que seu artigo tenha uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, como Google Scholar ou PubMed, que dependem de algoritmos específicos para recuperar e listar os resultados da pesquisa. Isso é importante, considerando que apenas algumas pessoas tendem a ir além da primeira página dos resultados da pesquisa. Portanto, quanto maior a classificação, maiores são as chances de seu artigo ser notado. E você pode garantir que seu artigo esteja entre os principais resultados de pesquisa escolhendo palavras-chave estratégicas!

Palavraschave são termos ou expressões que identificam o assunto de seu artigo geralmente mencionadas após o Resumo/Abstract do conteúdo publicado e que um leitor em potencial pode usar para pesquisar publicações relevantes . As palavras-chave também desempenham um papel significativo na publicação do seu artigo. Muitas vezes, os editores de periódicos podem selecionar sua submissão com base em palavras-chave para julgar se está dentro do escopo do periódico. Palavras-chave também podem ajudá-los a identificar revisores adequados . Assim, as palavras-chave desempenham vários papéis importantes e devem ser escolhidas com cuidado.

Como escolher as melhores palavras-chave?

1. Considere seu público-alvo

Isso incluirá em grande parte indivíduos no mesmo campo que você. Portanto, as chances são altas de que seu público-alvo esteja usando os mesmos termos que você normalmente usaria ao fazer uma pesquisa de literatura.

Saiba mais: Descubra o público-alvo do seu trabalho de pesquisa

2. Siga as instruções do periódico que escolheu para publicar

Periódicos diferentes podem ter regras diferentes em relação às palavras-chave. Por exemplo, a maioria dos periódicos relacionados à medicina exige que as palavras-chave sejam do Medical Subject Headings (MeSH) da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Alguns periódicos pedem para evitar termos que apareçam no título porque as palavras já estão codificadas para serem pesquisáveis. Assim, as palavras-chave que complementam o título são preferidas. Portanto, sempre faça uma verificação cruzada para garantir que você atenda aos requisitos da revista!

3. Mantenha um bom equilíbrio entre ser geral e específico

Intuitivamente, palavras-chave específicas para seu tópico de pesquisa são sempre preferidas porque termos amplos ou inespecíficos podem levar seu artigo a ser afogado entre vários artigos irrelevantes. Mas também é importante não ser muito específico. Tenha em mente o conceito de volume de pesquisa de palavras-chave, definido como o número de vezes que uma determinada palavra-chave é pesquisada em um período de tempo específico. Em outras palavras, se ninguém (exceto talvez um punhado de especialistas em nichos) estiver procurando por um termo, otimizar para ele não ajudará! Nesses casos, em vez de ser muito específico, é melhor usar termos alternativos ou sinônimos que as pessoas possam realmente pesquisar.

4. Palavras simples versus frases

Atualmente, frases de 2 a 3 palavras em vez de palavras simples são comumente usadas como consultas de pesquisa para ajudar a obter resultados mais relevantes. Observe que palavras-chave longas normalmente estariam associadas a volumes de pesquisa mais baixos. No entanto, eles atrairão um público mais relevante, serão menos competitivos e podem levar a uma classificação mais alta.

5. Use termos relevantes – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS

A relevância da palavra-chave é extremamente importante. Tente usar termos que reflitam com precisão suas ideias principais e sejam comuns ao seu campo. Você pode fazer isso descrevendo a importância do seu estudo em 2-3 linhas e, em seguida, simplesmente escolher palavras dessas linhas.

Referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS (em inglês Sustainable Development Objectives – SDG), a escolha das palavras-chaves pode ser crucial, bem como o título, tanto que as Bases Indexadoras como Web of Science [2], Scopus [3] e Dimensions [4] possuem metodologias e algoritmos especialmente estruturados para identificar trabalhos e artigos voltados ao cumprimento desses objetivos, criando uma nova classificação de pesquisa, que pode influenciar a própria pesquisa, as citações e o impacto. Os resultados serão sempre distintos devido às publicações indexadas, que diferem entre as Bases de Dados e as diferentes metodologias de classificação e indexação dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável.

Uma tendência emergente é empregar aprendizado de máquina para enriquecer conjuntos de dados relacionados aos ODS nas publicações. Neste modelo, palavras-chave selecionadas manualmente são usadas para identificar um conjunto de artigos seminais -semente de uma fonte de dados bibliográficos. Um algoritmo de IA então aprende com esses papéis iniciais para reconhecer outras publicações relevantes.

METODOLOGIA SCOPUS PARA OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ODS

Em um esforço para identificar pesquisas que apoiem os ODS da ONU, a Elsevier gerou um conjunto de consultas Scopus relacionadas a cada um dos ODS. Neste conjunto de dados, você encontrará a documentação que descreve como cada uma das consultas do Scopus foi criada junto com uma lista agrupada das consultas. Saiba mais em: https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/87txkw7khs/1

METODOLOGIA WEB OF SCIENCE PARA OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ODS

O método Clarivate identifica qualquer artigo na Web of Science que usou o termo “objetivo de desenvolvimento sustentável” (em inglês Sustainable Development Objectives) no título, resumo, ou palavras-chave e os define como artigos ‘principais’. Eles então adicionam a estes qualquer artigo  que citou um ou mais artigos básicos. Os documentos de citação mais os documentos principais compõem o conjunto de dados relacionados aos ODS. sAIBA MAIS EM: https://incites.help.clarivate.com/Content/Research-Areas/sustainable-development-goals.htm Consulte a Tabela de Termos: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2022/12/SDG2022-Web_of_Science_Table.xlsx

METODOLOGIA DIMENSIONS PARA OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ODS

Em associação com a Springer Nature, as equipes de Digital Science Consultancy e Dimensions trabalharam juntas para construir um sistema de classificação de pesquisa associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas a partir do banco de dados de publicações Dimensions. Esse trabalho contínuo usa aprendizado de máquina e dados de treinamento gerados de forma semiautomática. Na primeira fase do projeto, uma abordagem automatizada foi usada para categorizar artigos acadêmicos em cinco dos ODS, empregando aprendizado de máquina supervisionado, por meio do qual dados de treinamento curados alimentaram algoritmos de aprendizado de máquina para construir automaticamente um modelo de classificação que foi então usado para categorizar novos artigos sem intervenção humana. envolvimento.

O Dimensions utiliza apenas 45 termos de pesquisa, a maioria deles gerais. No entanto, estes foram pesquisados contra um banco de dados maior. O método Dimensions também empregou a busca por proximidade em quase todos os termos de pesquisa para que frases que incluam certas palavras próximas ser encontrado. Por exemplo, ‘Perigos relacionados ao clima’~3 também encontrará artigos que contêm ‘perigos relacionadas com as alterações climáticas” nos seus títulos ou resumos. A vantagem é que as publicações que incluir frases usadas no contexto da ação climática podem ser retornadas em vez de apenas encontrar uma frase exata.

A segunda fase viu o projeto ser ampliado para incluir todos os 17 ODS. A Springer Nature e as equipes de Digital Science Consultancy e Dimensions colaboraram nesta fase e os especialistas da Springer Nature ajudaram avaliando manualmente as palavras-chave para os conjuntos de treinamento e identificando quaisquer falsos positivos. A mesma abordagem automatizada foi usada para a classificação da pesquisa no Dimensions, cujos resultados levarão à próxima iteração no Dimensions, atribuindo automaticamente uma categoria SDG a publicações e bolsas, etc., quando forem adicionados ao banco de dados do Dimensions. Saiba mais em: https://digitalscience.figshare.com/articles/report/Contextualizing_Sustainable_Development_Research/12200081

6. Cuidado ao usar siglas/abreviações/termos impopulares

As abreviaturas/siglas podem ter mais de um significado com base no campo de pesquisa. Portanto, os resultados da pesquisa usando tais termos podem gerar artigos irrelevantes e devem ser usados ​​com cautela.

7. Teste e refine

Depois de gerar uma lista potencial de palavras-chave, teste-a usando bancos de dados como o Google Acadêmico. Se o seu termo de pesquisa não gerar artigos suficientes semelhantes ao seu, convém revisar ou omitir o termo. Dessa forma, você pode classificar a relevância das palavras-chave selecionadas e gerar uma lista refinada que você pode finalmente usar.

As palavras-chave desempenham um papel crítico na publicação e divulgação de sua pesquisa e podem levar a todas as citações que você esperava! Portanto, mesmo que pareça muito trabalhoso, vale a pena investir tempo e esforço para gerar as melhores palavras-chave.

Para obter mais orientações sobre como escolher as palavras-chave mais relevantes que reflitam com precisão sua pesquisa, acesse o [1] Elsevier Author Services agora!

[1] ELSEVIER. Author Services. Disponível em: https://scientific-publishing.webshop.elsevier.com/publication-recognition/importance-strategic-keywords-in-research-papers/

[2] NAKAMURA, Masafumi; PENDLEBURY, David; SCHNELL, Joshua; SZMOMSZOR, Martin. Navigating the Structure of Research on Sustainable Development Goals. Clarivate, 2019. Disponível em: https://clarivate.com/wp-content/uploads/dlm_uploads/2022/09/Navigating-the-Structure-of-Research-on-Sustainable-Development-Goals.pdf

[3] McULLOUGH, Rachel. Sustainable Development Goals (SDGs) on Scopus. Blog SCOPUS, Sept. 2020. Disponível em: https://blog.scopus.com/posts/sustainable-development-goals-sdgs-on-scopus Acesso em: 25 nov. 2022

[4] GUEST, Natalie. Demonstrating real impact: SDG Reporting for Institutions. Digital Science Blog, 9th Nov. 2022. Disponível em: https://www.digital-science.com/blog/2022/11/demonstrating-real-impact-sdg-reporting-for-institutions/ Acesso em: 25 nov. 2022.