Revistas USP se destacam por sua qualidade

As Revistas editadas pela Universidade de São Paulo abrangem diversas áreas de conhecimento e seus conteúdos são diversificados. Grande parte dos periódicos oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da universidade está credenciada no Programa de Publicações Científicas Periódicas da USP, que apoia tanto revistas editadas por docentes quanto revistas estudantis, editadas por alunos de pós-graduação.

O objetivo do Programa consiste em fornecer suporte às Revistas USP nas seguintes frentes: (a) complementar dotações orçamentárias destinadas às referidas publicações; (b) oferecer oportunidades e meios de capacitação; (c) ativar identificadores digitais dos itens publicados (DOIs); (d) cuidar da preservação digital; (e) incentivar a ética em publicação e a prevenção de plágio; (f) fornecer infraestrutura tecnológica, por meio da manutenção do Portal de Revistas da USP e hospedagem das revistas; e (g) oferecer outras linhas de apoio definidas pelo Comitê Científico.

Por meio do Programa, o Portal de Periódicos USP abriga as revistas credenciadas ativas (correntes) e uma ampla coleção histórica de periódicos não correntes, cujas edições foram digitalizadas a partir de formatos impressos. Apoiado na filosofia do Acesso Aberto, o Portal foi criado em 2008 com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo, ampliando sua visibilidade em âmbito nacional e internacional. O Portal de Revistas é gerenciado pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e tem alcançado níveis expressivos de acessos e downloads de itens e artigos publicados (Consultar Estatísticas). 

Editais anuais são publicados por meio do Programa com o propósito de complementar dotações orçamentárias às revistas editadas por docentes. O objetivo é apoiar as revistas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP. Os editais proporcionam o remanejamento de recursos aos setores financeiros das unidades, por meio de grupo orçamentário específico, tendo em vista fornecer suporte às Revistas selecionadas no que tange à execução dos serviços necessários à publicação das edições, entre eles a editoração, tradução, diagramação, contratação de estagiários e monitores, entre outros.

Dessa maneira, as Revistas USP estão inseridas no mercado editorial como revistas de Acesso Aberto “Diamante”, assim denominadas por serem subsidiadas pelas instituições e universidades às quais estão vinculadas.

Ainda que haja esse apoio consolidado há anos, as Revistas USP têm enfrentado diversos desafios para alavancar sua qualidade, visibilidade e impacto, mantendo sua periodicidade e um grupo de leitores fiéis, além da busca constante pelo aumento das citações. Isso porque, embora pareça fácil manter uma revista, de fato, não é, principalmente porque os editores são docentes e alunos de pós-graduação que não se dedicam somente a esta atividade na universidade. Ademais, a gestão de uma revista é bastante complexa, envolvendo diversas atividades e funções.

Atuar como editor/a de uma revista traz bastante responsabilidade na definição de políticas, padrões, procedimentos e relações a estabelecer com editores associados e convidados, avaliadores, prestadores de serviços editoriais, autores e leitores. O estabelecimento e ampliação das redes de colaboradores e leitores é de fundamental importância, tanto em termos de quantidade quanto em termos de reputação e impacto de autores, avaliadores e dos próprios editores. Além das rotinas, persiste a preocupação com a constante atualização e prospecção de temas na área de conhecimento que constitui o escopo da revista e a necessidade de alcançar metas de qualidade, profissionalização e impacto.

Nesse sentido, um dos aspectos mais importantes da atividade editorial de editores e revistas que almejam alcançar reputação e expressivo reconhecimento nacional e internacional, é buscar adequar-se a critérios demandados por indexadores nacionais como o Qualis Capes e bases de dados indexadoras internacionais.

Em tal contexto, ganham destaque fornecedores de bases multidisciplinares de citações e referências como a Clarivate, na qual esta matéria se concentra.

A Clarivate é uma empresa provedora de soluções de informações bibliográficas e analíticas. Congrega as Bases de Dados como a Web of Science Core Collection, Biological Abstracts, Derwent Innovation Index, Preprint Citation Index, Proquest Dissertations and Theses Citation Index, SciELO Citation Index, Zoological Record, além de outras Plataformas e Bases. Reúne dados enriquecidos, insights, análises e soluções de fluxo de trabalho, fundamentados em todo o espectro de conhecimento, pesquisa e inovação, indexando apenas fontes de informação de alta qualidade e impacto.

Neste momento em que se destaca a adoção de critérios de qualidade em revistas, lançamos a Campanha de apoio à indexação das Revistas USP na Web of Science por meio da matéria recentemente publicada e intitulada Critérios de seleção de revistas Web of Science para Revistas USP .

Nesse sentido, apresentamos a seguir a lista de revistas editadas na Universidade de São Paulo e credenciadas no Programa de Apoio às Publicações Científicas da USP que já se encontram indexadas nas bases de dados da Clarivate, conforme a imagem a seguir. (Para melhor visualização, clique sobre a imagem). 

Esta lista de Revistas USP pressupõe o atendimento aos critérios de seleção adotados pelos editores internos especializados da equipe da Clarivate, principalmente no que se refere às revistas indexadas na Web of Science e em seus indexadores específicos ESCI, SCIE e SSCI.

Observamos certa predominância de revistas dos campos de Biológicas e Ciências da Saúde, áreas que se baseiam em protocolos e técnicas recentes e inovadoras, centradas em critérios de qualidade internacionalmente adotados. Por outro lado, a seleção e indexação de revistas da área de Humanas revela o fato de que os conteúdos dessas revistas são únicos e atendem aos critérios de seleção.

Nesse contexto, as revistas aqui apresentadas são exemplos bem sucedidos de trabalho editorial que congrega a apresentação de informações  necessárias, adequadas e claras em seus websites, uma seleção criteriosa de submissões, autores e avaliadores que se encaixam dentro do escopo da revista, além de acompanhamento diligente de cada serviço de editoração demandado e entregue. Além disso, as revistas ativas USP também estão indexadas em outras bases de dados como Latindex, Redalyc, SciELO, Scopus, além do Qualis Capes.

Tal nível de dedicação e empenho não é trivial e depende do editor/a que, tal qual maestro ou maestrina, rege uma orquestra: a cada edição publicada, a cada artigo citado, uma obra prima composta por muitas pessoas é apresentada e cumpre seu papel na construção e disseminação da pesquisa e do conhecimento.

Nesse sentido, editores/as de Revistas USP contam com o apoio inequívoco do Comitê Científico do Programa e da equipe executiva que coordena as atividades do Portal de Revistas USP. Caso haja necessidade de auxílio e/ou esclarecimento de dúvidas, solicitamos efetuar o contato pelo e-mail atendimento@abcd.usp.br

== MATÉRIAS RELACIONADAS ==

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Revistas da USP são integradas a importante base de periódicos. Jornal da USP, São Paulo, 22 agosto 2017. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=109818 Acesso em: 03 agosto 2023.

CLARIVATE. Critérios de seleção de revistas Web of Science para Revistas USP (tradução livre e adaptação de Elisabeth Dudziak). São Paulo: USP/ABCD, agosto de 2023. Disponível em: https://www.abcd.usp.br/noticias/criterios-de-selecao-web-of-science-revistas/ Acesso em: 04 ago. 2023.