Gravações e Slides do Simpósio “Ciência Aberta além do Acesso Aberto” já estão disponíveis

Evento realizado nos dias 24 e 25 de outubro marcou as comemorações da XXVI Semana do Livro e da Biblioteca na USP e Semana Internacional do Acesso Aberto 2023

Sempre presente na perspectiva de atuação de bibliotecários, docentes e pesquisadores, o Acesso Aberto ao conhecimento foi e continua sendo uma premissa de trabalho. Nas últimas décadas, essa visão tem congregado mais e mais defensores, incluindo os cientistas.

A própria Ciência tem sido considerada cada vez mais como um bem público, que deve estar ao alcance da sociedade e contar com sua participação.

Nesse momento repleto de inovações, mudanças, questionamentos e iniciativas que conduzem à abertura da Ciência para além do Acesso Aberto, o Simpósio “Ciência Aberta além do Acesso Aberto: conhecimento acessível, global e democrático” foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2023 na Faculdade de Medicina da USP.

Organizado e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina (FMUSP), pela Biblioteca da Faculdade de Medicina (FMUSP), pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) e com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP (PRPIUSP), o evento contou com a participação de especialistas, docentes, bibliotecários, pesquisadores e estudantes.

O Simpósio foi uma iniciativa muito relevante ao proporcionar a troca de conhecimentos e experiências reais, fortalecendo a importância das parcerias acadêmicas e bibliotecárias na orientação e promoção de boas práticas relacionadas à Ciência Aberta e ao Acesso Aberto nas universidades.

 

A seguir, apresentamos o Programa e os respectivos slides apresentados pelos palestrantes convidados. Ao final do Programa, encontra-se o link para as gravações do evento.

PROGRAMA

= 24 de outubro de 2023 =

Abertura com a presença do Prof. Paulo Martins, Presidente da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP)

Bibliotecas acadêmicas: aliadas estratégicas da Ciência Aberta – Adriana Ferrari – (ABCD/USP & FEBAB) [SLIDES]

Definição de Ciência Aberta e diferenciação com Open Access: Situação atual no Brasil – Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo (IBICT) [SLIDES]

Importância da Ciência Aberta e os Princípios FAIR – Luana Farias Sales (IBICT) [SLIDES]

Direitos Autorais, Licenciamento e a Ciência Aberta – Walter Eler do Couto (CBDA/FEBAB) [SLIDES]

Iniciativas e políticas de ciência aberta – Anderson Santana (IGcUSP) [SLIDES]

Repositórios institucionais de acesso aberto: a experiência da FMUSP – Eidi Abdalla (FMUSP) [SLIDES]

Estratégias de ciência a serviço da sociedade – Mariana Minatel Braga Fraga (FOUSP) [SLIDES]

= 25 de outubro de 2023 =

Pre-prints – Maria Pastor-Vallero (Universidad Miguel Hernández de Elche) [SLIDES]

Planos de gestão de dados em conformidade com dados FAIR – Alicia Matijasevich (FMUSP) [SLIDES]

Plano de gestão de dados para pesquisas: a experiência do HC/FM/USP com a Covid-19 – Geraldo Busatto (HCFMUSP) e Ana Paula Ritto (HCFMUSP) [SLIDES]

GRAVAÇÕES NO CANAL DA BIBLIOTECA DA FMUSP: https://www.youtube.com/@bibliotecafmuspoficial387

== FOTOS DOS PALESTRANTES ==

Clique nas imagens para ampliá-las.