14/06 – 10h | Webinar Embase, sua aliada na busca de literatura biomédica e da saúde

Embase é considerada referência na área de respostas biomédicas e farmacológicas. Ferramenta de pesquisa biomédica, a Embase apresenta informações sobre drogas e tratamento de doenças, por meio de conteúdo confiável e autorizado que permite às áreas biomédica e farmacêutica, o desenvolvimento de novos medicamentos e a descoberta de novas aplicações para drogas existentes. Participe deste Webinar e saiba mais sobre a Base de Dados Embase.

Webinar Embase, sua aliada na busca de literatura biomédica e da saúde
Data: 14 de junho de 2023
Horário: 10h – 12h
Inscrições e link de transmissão: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_ATo48WH0R4W3gkczcY1HsA

Embase permite aos usuários recuperar artigos relevantes que muitas vezes não podem ser encontrados em outras ferramentas de busca. Esse conteúdo pode ser encontrado porque o Embase combina um trabalho de indexação com uma poderosa ferramenta de busca. Em seu website são apresentados os benefícios que a utilização da ferramenta traz nas áreas de: medicina baseada em evidências, onde contribui para a tomada de decisões clínicas baseadas em evidências, melhorando os resultados dos pacientes, aumentando a descoberta de evidências biomédicas e fornecendo informações biomédicas abrangentes e atualizadas; na área de farmacovigilância, onde contribui no monitoramento da literatura da área; na área de desenvolvimento de dispositivos médicos e vigilância pós-comercialização, onde contribui nas etapas de desenvolvimento de dispositivos médicos com informações biomédicas de alta qualidade, que vai do conceito e design até a vigilância pós comercialização; no desenvolvimento de medicamentos, onde contribui na descoberta de relações entre drogas, doenças e interações medicamentosas, fornecendo informações biomédicas críticas para o desenvolvimento, reposicionamento e segurança de medicamentos.

A base proporciona estudos de revisão sistemática e integrativa, diretrizes e protocolos clínicos, avaliação de tecnologias em saúde. Todo o processo de revisões sistemáticas e integrativas é delineado por diretrizes reconhecidas internacionalmente. Inclui também mais de 2,3 milhões de resumos de artigos de conferências desde 2009, com atualização diária e a inclusão anual de mais de 1,5 milhão de artigos. Um recurso diferenciado da Embase é a PICO Search, que permite a busca com base nos aspectos da estratégia PICO (Paciente, Intervenção, Comparação e Outcome [desfecho]), metodologia utilizada na prática baseada em evidências (PBE).

O acesso está disponível pelo Portal de Periódicos da Capes.

Ministrante: Maria José Dávilla-Rodriguez

Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Elsevier