Gravação e materiais do Webinar Integridade Acadêmica na Era da Inteligência Artificial

Em 4 de abril de 2023, a Turnitin , fornecedora de soluções de Integridade Acadêmica – anunciou a ativação de seus recursos de detecção de escrita por IA. A tecnologia identifica o uso de ferramentas de escrita por IA, incluindo o ChatGPT, com 98% de assertividade, permitindo que os professores e estudantes analisem e revisem a autenticidade do trabalho acadêmico. Isso porque, a todo momento, a Integridade Acadêmica é igualmente apoiada e testada pela tecnologia.

Por 25 anos, a Turnitin tem sido um parceiro confiável de professores, fornecendo informações sobre a redação dos alunos e ajudando a manter os padrões de Integridade Acadêmica para mais de 16.000 instituições, em 140 países em todo o mundo. A evolução das plataformas e softwares baseados em Inteligência Artificial trouxeram novos desafios em relação à verificação de textos e documentos publicados.

Nesse contexto, surgem as questões: Como garantir a Integridade Acadêmica na era da escrita por IA? Como o plágio se apresenta em um mundo com inteligência artificial?

Para ajudar a comunidade educacional a navegar e gerenciar essa nova tecnologia na sala de aula, estamos promovendo um Webinar para explicar aos usuários da Plataforma Turnitin como a verificação de similaridade de textos inclui agora a detecção de textos gerados por Inteligência Artificial. Participe deste Webinar para saber mais sobre a Plataforma Turnitin e a escrita por IA.

Webinar Integridade Acadêmica na Era da Inteligência Artificial
Realizado no dia 27 de junho de 2023 às 10h
Link da Gravação: https://turnitin.zoom.us/rec/share/S1Z6eWmPR5vswmIuhj7mdc4XmJ8mErsi8vCDulk5rl4G0AdnFJNEroUXLBPgbFmF.phGjGvwsWSUVnbwN?startTime=1687870522000
Senha: $XRt8wsn

Perguntas: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/06/101385-TII_GL_AI-GPT-4_BR_PT_0323.pdf

Postagens e matérias: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/06/Postagens_Escrita-por-IA_Turnitin.pdf

Política de Integridade: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/06/tli_ai_updatingacademicintegritypolicy_guide_br_pt_0323-1.pdf

Palestrante: Rafael Carpanez (Customer Onboarding Integrity)

Desde 2017 a ferramenta Turnitin – https://www.turnitin.com/ é utilizada na Universidade de São Paulo para a prevenção do plágio por meio da verificação de similaridade de textos possibilitada pela plataforma.

O principal objetivo é fortalecer a ética e a integridade nas pesquisas e publicações geradas por autores USP. A conduta ética deve nortear todas as atividades acadêmicas e científicas. Os princípios éticos relativos à ciência e à pesquisa expressam-se primordialmente a partir de duas vertentes: a integridade em pesquisa e o respeito aos direitos autorais.

  • Todos os Docentes credenciados em Programas de Pós-Graduação stricto sensu encontram-se registrados na Conta Turnitin da USP. Os serviços são oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalityCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio).
  • As Bibliotecas da universidade têm também disponibilizado aos estudantes e demais usuários Estações de Autochecagem Turnitin, possibilitando a verificação de documentos e a geração de relatórios de similaridade de textos. O estudante tem autonomia de verificar seus próprios trabalhos sem depender do Orientador/Supervisor. Para saber mais, consulte a equipe da Biblioteca para mais informações sobre as Estações de Autochecagem Turnitin ou envie mensagem ao e-mail integridade.acadêmica@abcd.usp.br
  • iThenticate: é uma ferramenta científica destinada a editores de Revistas do Portal da USP para análise de similaridade de documentos na Internet que possuem um identificador digital DOI. Essa ferramenta é gerenciada pela empresa Crossref, fornecedora do número de identificação DOI, em parceria com a Turnitin. O Editor deve solicitar o acesso após declarar no site da revista a política de prevenção de plágio. Em caso de dúvida, envie mensagem ao e-mail integridade.acadêmica@abcd.usp.br

Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) em parceria com a Turnitin.