23/04 – 10h | Webinar Onde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas

Escolher a melhor revista para publicar seu artigo não é tarefa fácil. É necessário primeiramente realizar uma pesquisa de qualidade baseada na originalidade e que tenha potencial de ser reconhecida pelos pares como pesquisa relevante.

É preciso também estruturar seu texto de acordo com os preceitos da comunicação científica.

Além disso, é importante pesquisar bastante e ler muito para conseguir estabelecer quais revistas publicam artigos sobre o tema de sua pesquisa.

Este webinar tem como objetivo auxiliar os/as autores/as a encontrar as melhores revistas para publicar seus artigos.

Webinar Onde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas
Data: 23 de abril de 2024
Horário: 10h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_1wrT_nIrT6CfsoZ-Vh54Wg#/registration

== Agenda ==

Conheça as melhores estratégias combinando as ferramentas Elsevier:

• Journal Finder
  • Scopus
  • SciVal
  • Researcher Academy

1. Encontre uma Revista
Descubra os periódicos mais adequados e qualificados para publicar sua pesquisa. Para obter uma lista abrangente de periódicos consulte a Base Scopus https://www.scopus.com/sources.uri (Elsevier).

Dicas

• Leia os objetivos e o escopo da revista para ter certeza de que é compatível
  • Verifique se você pode enviar — alguns periódicos são apenas para convidados
  • Use métricas de diário para entender o impacto de um diário
  • Se disponível, verifique o periódico em Journal Insights( abre em nova aba/janela )para obter informações adicionais sobre impacto, velocidade e alcance

2. Prepare seu artigo para submissão
Consulte as orientações e guias para a submissão de seu artigo. Observe a formatação e as etapas essenciais na preparação de um artigo. É muito importante que você siga o “guia para autores” específico da revista para a qual está submetendo. Isso pode ser encontrado na página inicial da revista.

3. Prepare seus dados de pesquisa
Se você tiver dados de pesquisa para compartilhar, leia o guia para autores para descobrir quais opções a revista oferece para compartilhar dados de pesquisa com seu artigo.

4. Faça a submissão de seu trabalho
Você pode enviar artigos para a maioria dos periódicos usando sistemas online de submissão. O sistema que você usará dependerá do periódico para o qual você envia.

Dicas

• Confira as opções de acesso aberto na página inicial da revista
  • Considere as opções para compartilhar seus dados de pesquisa
  • Seja preciso e claro ao verificar suas provas
  • Informe-se sobre direitos autorais e licenciamento

5. Acompanhe seu trabalho
Rastreie seu artigo enviado. Você pode acompanhar o status do seu trabalho enviado online. O sistema que você usa para rastrear seu envio será o mesmo sistema para o qual você enviou. Use o número de referência que você recebeu após o envio para rastrear seu envio. Caso tenha dúvidas, entre em contato com os editores da revista.

6. Compartilhe e promova seu trabalho
Quando seu artigo for publicado, você pode promovê-lo para obter um impacto maior em sua pesquisa. Compartilhar pesquisas, realizações e ambições com um público mais amplo torna você mais visível em sua área. Isso ajuda você a ser mais citado, permitindo que você cultive uma reputação mais forte, promova sua pesquisa e avance em sua carreira.

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.

Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Elsevier