28/05 – 15h | Treinamento Online de Uso da Plataforma de Métodos Sage

Você sabe dizer o que são métodos de pesquisa?

Métodos de pesquisa são os processos, técnicas ou estratégias utilizadas na coleta de dados ou evidências para análise, a fim de descobrir novas informações ou compreender melhor um tópico ou fenômeno. Há diferentes tipos de métodos (pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa ou pesquisa de métodos múltiplos), que usam diferentes ferramentas de coleta de dados (análise de documentos, entrevistas, questionários, experimentos, estatísticas, etc.)

O que é a Plataforma de Métodos Sage e para que serve?

A plataforma Métodos de Pesquisa SAGE é uma ferramenta online que fornece informações e instruções sobre métodos de pesquisa nas ciências sociais e da saúde, a partir de casos reais de estudos, tipos de métodos e fontes de informação, incluindo a maior coleção de livros de métodos disponíveis online de qualquer editora acadêmica.

A plataforma foi concebida para responder questões metodológicas que surgem durante as várias etapas do processo de trabalho científico ou acadêmico e auxilia na estruturação das atividades, incluindo a pesquisa bibliográfica, revisão, desenho da pesquisa, coleta de dados, análise e redação.

A quem se destina a Plataforma?

Destina-se a estudantes universitários, pesquisadores, bibliotecários e docentes.

Participe deste Webinar e saiba mais sobre a Plataforma para poder orientar seus trabalhos, os estudantes e os usuários em geral:

Treinamento Online de Uso da Plataforma de Métodos Sage
Data: 28 de maio de 2024
Horário: 15h
Link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZAlceiorD4uE91UgfXh2D2J58UkY-lKZDXn#/registration

Quem atua em bibliotecas deve saber mais sobre os tipos de métodos de pesquisa mais adequados à área de conhecimento à qual estão vinculados.

A plataforma Métodos de Pesquisa SAGE apoia pesquisas em todos os níveis, fornecendo material para orientar os usuários em cada etapa do processo de pesquisa em todas as áreas de conhecimento.

Há respostas sobre métodos e ferramentas de acordo com a necessidade de cada usuário, a partir de uma definição rápida de dicionário, um exemplo de estudo de caso de um pesquisador da área, um conjunto de dados de ensino para download, um título de texto completo da série Aplicações Quantitativas nas Ciências Sociais, por exemplo, ou um vídeo tutorial mostrando a pesquisa em ação.

Embora existam milhares de livros e artigos de periódicos sobre métodos de pesquisa, o SRMO é a única ferramenta desse tipo que reúne esse material em um local bem organizado e pesquisável. Este produto é altamente recomendado para instituições que realizam e ensinam pesquisa, dependendo da quantidade de material coletado que a instituição já possui.

Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP em parceria com a Sage Research Methods