Gravação e Slides do Webinar Recursos de Informação Elsevier – como escolher e tirar proveito em atividades acadêmicas e de pesquisa

 

Sessão adicional com o objetivo de apresentar as principais características e aplicações das soluções de informação Elsevier – Bases de dados: Scopus, ScienceDirect, Compendex, Embase, e recursos gratuitos como Researcher Academy, JournalFinder e Mendeley.

Webinar Recursos de Informação Elsevier – como escolher e tirar proveito em atividades acadêmicas e pesquisa
Data: 11 de novembro de 2022
Horário: 14h – 15h

Gravação: https://elsevier.zoom.us/rec/share/XVqlLn9OVw2TOoOWLl_bs8HcYlJ6QNJTyU-ZaZsJXqxwGVcdy9vXz-mEFzhIQsi4.rZIsLaDC0CpANp2t

Senha: USP-Compendex2022Nov11

Slideshttps://researcheracademy.elsevier.com/system/files/workshop/13399/presentation-files/usp-elsevier-recinformacao-2022nov11s.pdf

  • SCOPUS: banco de dados de resumos e citações da Elsevier lançado em 2004. Scopus abrange cerca de 36.377 títulos (22.794 títulos ativos e 13.583 títulos inativos) de aproximadamente 11.678 editores, dos quais 34.346 são periódicos revisados ​​por pares em áreas temáticas de alto nível: ciências da vida , ciências sociais , ciências físicas e ciências da saúde . Abrange três tipos de fontes: livros e capítulos de livros, periódicos e trabalhos de conferências.
  • SCIENCEDIRECT: site que fornece acesso a um grande banco de dados bibliográfico de publicações científicas e médicas da editora holandesa Elsevier . Abriga mais de 18 milhões de conteúdos de mais de 4.000 periódicos acadêmicos e 30.000 e-books da editora Elsevier lançado em 1997. O acesso ao texto completo requer assinatura, enquanto os metadados bibliográficos são de livre leitura.
  • COMPENDEX: o Engineering Village abrange conteúdo de alta qualidade, relevante e interdisciplinar proveniente de uma série de bancos de dados mantidos regularmente e selecionados para as necessidades dos engenheiros.
  • EMBASE: reúne milhões de registros de periódicos, conferências, publicações não inglesas indexadas por vocabulário controlado e inclui todos os periódicos no MEDLINE e mais 2.900 títulos e abrangendo mais de 11.500 conferências.
  • RESEARCH ACADEMY: ferramenta gratuita de apoio educativo às atividades de pesquisa. Navegue em sua jornada de pesquisa com os módulos de e-learning gratuitos desenvolvidos por especialistas globais. Orientação e aconselhamento de carreira e notícias estão disponíveis no Researcher Academy.
  • JOURNALFINDER: ajuda você a encontrar periódicos que podem ser mais adequados para publicar seu artigo científico. Insira o título e o resumo do seu artigo para encontrar facilmente os periódicos mais adequados para publicação. O JournalFinder usa tecnologia de pesquisa inteligente e vocabulários específicos do campo de pesquisa para combinar seu artigo com revistas científicas. Consulte também os objetivos e escopo da revista para obter mais orientações. Em última análise, o Editor decidirá se o seu artigo corresponde à revista.
  • MENDELEY: gerenciador de referências gratuito que pode ajudá-lo(a) a armazenar, organizar, anotar, compartilhar e citar referências e dados de pesquisa e permite gerar bibliografias automaticamente, colaborar facilmente com outros pesquisadores online, importar facilmente documentos de outros softwares de pesquisa, encontrar artigos relevantes com base no que você está lendo e acessar seus documentos online de qualquer lugar.

Ministrante: Luiz Baginski

Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Elsevier