Dados estatísticos mundiais da ORCiD

Aqui apresentamos uma série de informações e dados estatísticos relativos à organização ORCID e à adesão dos pesquisadores ao identificador ORCiD. A ORCID fornece um identificador digital persistente (um ORCID iD) que você possui e controla, e que o diferencia de todos os outros pesquisadores. Você pode conectar seu iD com suas informações profissionais — afiliações, bolsas, publicações, revisões por pares e muito mais.

Você pode usar seu iD para compartilhar suas informações com outros sistemas, garantindo que obterá o reconhecimento de todas as suas contribuições, economizando tempo e trabalho, além de reduzir o risco de erros.

Esses dois gráficos descrevem o número de pesquisadores que estão ativamente envolvidos com seus registros ORCID com dados de março de 2023 (Fonte: https://info.orcid.org/orcid-statistics/).

Pesquisadores Ativos Anuais são aqueles que assinaram ou atualizaram seus próprios registros, ou usaram seus registros para entrar em outro sistema nos últimos 365 dias. Brasil aparece na 3ª posição.

A imagem a seguir mostra os pesquisadores que adicionaram um código de país aos seus registros ou são afiliados a uma organização em um país. Embora nem todos os pesquisadores adicionem um código de país ou afiliação aos seus registros, esta é uma boa indicação de como o ORCID é distribuído em todo o mundo.

Esta imagem mostra o número de países diferentes que possuem organizações membros da ORCID e como elas estão distribuídas pelo mundo.

A associação organizacional da ORCID abrange todo o ecossistema de pesquisa: universidades e instituições de pesquisa, editores, associações, financiadores, formuladores de políticas e governo, serviços e fornecedores.

As visualizações de páginas públicas mostram quantas pessoas visitam o registro ORCID para visualizar os dados que foram definidos pelo detentor do registro para serem visíveis por “Todos”. Esse número descreve o uso por indivíduos em oposição a sistemas externos que reutilizam dados ORCID por meio de integrações. Esses números mostram que muitas pessoas visitam os registros ORCID, portanto, se você deseja que seu trabalho seja descoberto, certifique-se de que seus dados possam ser vistos por todos!

O Gráfico a seguir mostra quantas vezes os pesquisadores usaram sua conta ORCID para entrar em um sistema externo, como um editor, financiador ou sua instituição. Se você for um pesquisador, entrar com seu ORCID economizará seu tempo e não precisará mais se lembrar de outra senha. Se você for uma organização, oferecer login único para seus usuários facilitará o uso de suas contas e permitirá fluxos de trabalho automatizados.

Confira as outras matérias sobre a ORCID e sua importância

DINEEN, Dan. Tornando o ORCID mais fácil – e mais valioso – para novos usuários com orientação sobre o registro (Trad. livre). ORCID Blog, Feb. 27, 2023. Disponível em: https://www.abcd.usp.br/noticias/tornando-o-orcid-mais-facil-e-mais-valioso-para-novos-usuarios-com-orientacao-sobre-o-registro/ Acesso em: março 2023.

MARÍN-ARRAIZA, Paloma; KSIBI, Nabil. Sou um Membro, e agora? Integrações com ORCID (trad. livre). ORCID Blog, Feb. 16, 2023 Disponível em: https://www.abcd.usp.br/noticias/sou-um-membro-e-agora-integracoes-com-orcid/ Acesso em: março 2023.

ORCID: Recursos de engajamento e divulgação. ORCID Blog, s.d. (trad. livre). Disponível em: https://www.abcd.usp.br/noticias/orcid-recursos-de-engajamento-e-divulgacao Acesso em: março 2023.

ORCID Statistics. March 2023. Disponível em: https://info.orcid.org/orcid-statistics/