ACRL apresenta Kit de ferramentas de defesa da Biblioteca Universitária
Representando quase 9.000 indivíduos e bibliotecas, a Association of College and Research Libraries (ACRL), a maior divisão da American Library Association (ALA), desenvolve programas, produtos e serviços para ajudar aqueles que trabalham em bibliotecas acadêmicas e de pesquisa a aprender, inovar e liderar dentro a comunidade acadêmica. Fundada em 1940, a ACRL está comprometida em promover o aprendizado, transformar a academia e criar comunidades diversas e inclusivas.
Este kit de ferramentas é uma coleção selecionada de recursos elaborados pela equipe da ACRL para equipar administradores de bibliotecas acadêmicas e profissionais de bibliotecas com os recursos de que precisam para defender o valor, as funções e as contribuições das bibliotecas universitárias para as comunidades de seus campi.
O kit de ferramentas foi criado em resposta às pressões atuais e concretas que muitas bibliotecas acadêmicas estão enfrentando, incluindo desafios relacionados a orçamentos, desafios da força de trabalho, funções profissionais e muito mais. Esta é uma tradução livre e compilação de informações de Elisabeth Dudziak, da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) da Universidade de São Paulo.
Cada página do kit de ferramentas está associada a um único tópico e inclui uma variedade de recursos, incluindo relatórios ACRL, livros, normas e declarações, ferramentas e kits de ferramentas, workshops e roadshows e muito mais.
O kit de ferramentas foi projetado em torno de seis tópicos principais:
== Sucesso do Aluno ==
Os recursos abaixo fornecem informações que irão ajudar a::
- Demonstrar o papel da biblioteca no sucesso acadêmico do aluno, na conclusão do curso e no sucesso da pós-graduação, a fim de persuadir os tomadores de decisões financeiras a manter e aumentar os orçamentos para serviços, recursos, pessoal e espaços da biblioteca.
- Defender a inclusão de bibliotecas e serviços de biblioteca no Planejamento Integrado e Aconselhamento para o Sucesso do Aluno (iPass) ou plataformas de análise de aprendizagem de sua instituição, a fim de contribuir totalmente para atender os alunos e comunicar o valor do papel da biblioteca nessa missão.
- Confira os recursos informacionais adicionais sobre o tema: livros, relatórios, padrões, declarações, ferramentas e kits, wokshops e outros recursos.
== Apoio Docente ==
Os recursos abaixo fornecem informações que o ajudarão a demonstrar o papel da biblioteca no apoio ao corpo docente de ensino e pesquisa, a fim de manter e aumentar os orçamentos para serviços, recursos, pessoal e espaços da biblioteca que atendem diretamente ao corpo docente. O suporte para o corpo docente pode incluir, mas não está limitado a:
- Colaboração e apoio à pesquisa,
- Apoio à publicação,
- Identificar ou fornecer métricas de impacto de posse e promoção,
- Co-design de currículo ou tarefa,
- Instrução de alfabetização em biblioteca e informação
- Integração de recursos educacionais abertos (OERs) em cursos ou criação,
- Apoio à pesquisa (e dados de pesquisa), e
- Conceder apoio.
- Confira os recursos informacionais adicionais sobre o tema: livros, relatórios, padrões, declarações, ferramentas e kits, wokshops e outros recursos.
== Empregabilidade ==
Os recursos abaixo fornecem informações que o ajudarão a demonstrar a liderança, as competências e o envolvimento acadêmico dos funcionários da biblioteca para garantir que eles sejam capazes de:
- Manter estabilidade e/ou ter acesso a segurança no trabalho,
- Ter acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional e
- Apoiar plenamente as agendas de ensino, aprendizagem e pesquisa de suas instituições.
- Confira os recursos informacionais adicionais sobre o tema: livros, relatórios, padrões, declarações, ferramentas e kits, wokshops e outros recursos.
== Equidade, Diversidade e Inclusão ==
Os recursos abaixo fornecem informações que o ajudarão a demonstrar as contribuições da biblioteca para as metas e iniciativas estratégicas de equidade, diversidade e inclusão (EDI) do campus, a fim de garantir recursos para mais trabalhos de EDI em bibliotecas que podem incluir, mas não estão limitados a:
- Criação de espaços acolhedores,
- Desenvolvimento de diversas coleções, e
- Treinamento de desenvolvimento profissional para bibliotecários ou pessoal de ponto de serviço.
- Confira recursos informacionais adicionais sobre o tema: livros, relatórios, padrões, declarações, ferramentas e kits, wokshops e outros recursos.
== Acessibilidade ==
Os recursos abaixo fornecem informações que o ajudarão a demonstrar o impacto da biblioteca na acessibilidade dos alunos, a fim de reter ou aumentar os orçamentos para ajudar mais alunos, melhorar a retenção e aumentar os sentimentos de pertencimento e envolvimento dos alunos. As bibliotecas acadêmicas apoiam e promovem soluções acessíveis para estudantes que incluem, mas não estão limitadas a:
- Recursos educacionais abertos (OERs),
- Disponibilidade de livros didáticos,
- Alternativas de livros didáticos,
- Identificar recursos sem custo,
- Fornecer materiais de curso licenciados pela biblioteca e
- Oferecer espaços e tecnologia propícios ao aprendizado.
- Confira recursos informacionais adicionais aqui: livros, relatórios, padrões, declarações, ferramentas e kits, wokshops e outros recursos
== Objetivos estratégicos ==
Os recursos abaixo fornecem informações que o ajudarão a demonstrar uma boa gestão financeira, bem como as consequências da diminuição do financiamento, a fim de:
- Garanta o acesso contínuo a recursos, espaços e serviços de que alunos e professores precisam para aprender, ensinar e realizar pesquisas.
- Ir além dos esforços para manter e recuperar o financiamento e mudar para a eficácia de custos, impacto e alinhamento com as novas metas e programações institucionais.
- Confira os recursos informacionais adicionais sobre o tema: livros, relatórios, padrões, declarações, ferramentas e kits, wokshops e outros recursos.
== REFERÊNCIA ==
Association of College and Research Libraries (ACRL). Academic Library Advocacy Toolkit. 02 Fev. 2022. Disponível em: https://acrl.libguides.com/advocacytoolkit/home Acesso em: 13 fev. 2023.