ACRL apresenta Kit de ferramentas de defesa da Biblioteca Universitária

Representando quase 9.000 indivíduos e bibliotecas, a Association of College and Research Libraries (ACRL), a maior divisão da American Library Association (ALA), desenvolve programas, produtos e serviços para ajudar aqueles que trabalham em bibliotecas acadêmicas e de pesquisa a aprender, inovar e liderar dentro a comunidade acadêmica. Fundada em 1940, a ACRL está comprometida em promover o aprendizado, transformar a academia e criar comunidades diversas e inclusivas.

Este kit de ferramentas é uma coleção selecionada de recursos elaborados pela equipe da ACRL para equipar administradores de bibliotecas acadêmicas e profissionais de bibliotecas com os recursos de que precisam para defender o valor, as funções e as contribuições das bibliotecas universitárias para as comunidades de seus campi.

O kit de ferramentas foi criado em resposta às pressões atuais e concretas que muitas bibliotecas acadêmicas estão enfrentando, incluindo desafios relacionados a orçamentos, desafios da força de trabalho, funções profissionais e muito mais. Esta é uma tradução livre e compilação de informações de Elisabeth Dudziak, da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) da Universidade de São Paulo.

Cada página do kit de ferramentas está associada a um único tópico e inclui uma variedade de recursos, incluindo relatórios ACRL, livros, normas e declarações, ferramentas e kits de ferramentas, workshops e roadshows e muito mais.

O kit de ferramentas foi projetado em torno de seis tópicos principais:

== Sucesso do Aluno ==

Os recursos abaixo fornecem informações que irão ajudar a::

• Demonstrar o papel da biblioteca no sucesso acadêmico do aluno, na conclusão do curso e no sucesso da pós-graduação, a fim de persuadir os tomadores de decisões financeiras a manter e aumentar os orçamentos para serviços, recursos, pessoal e espaços da biblioteca.
  • Defender a inclusão de bibliotecas e serviços de biblioteca no Planejamento Integrado e Aconselhamento para o Sucesso do Aluno (iPass) ou plataformas de análise de aprendizagem de sua instituição, a fim de contribuir totalmente para atender os alunos e comunicar o valor do papel da biblioteca nessa missão.
  • Confira os recursos informacionais adicionais sobre o tema: livros, relatórios, padrões, declarações, ferramentas e kits, wokshops e outros recursos.

== Apoio Docente ==

Os recursos abaixo fornecem informações que o ajudarão a demonstrar o papel da biblioteca no apoio ao corpo docente de ensino e pesquisa, a fim de manter e aumentar os orçamentos para serviços, recursos, pessoal e espaços da biblioteca que atendem diretamente ao corpo docente. O suporte para o corpo docente pode incluir, mas não está limitado a:

• Colaboração e apoio à pesquisa,
  • Apoio à publicação,
  • Identificar ou fornecer métricas de impacto de posse e promoção,
  • Co-design de currículo ou tarefa,
  • Instrução de alfabetização em biblioteca e informação
  • Integração de recursos educacionais abertos (OERs) em cursos ou criação,
  • Apoio à pesquisa (e dados de pesquisa), e
  • Conceder apoio.

== Empregabilidade ==

Os recursos abaixo fornecem informações que o ajudarão a demonstrar a liderança, as competências e o envolvimento acadêmico dos funcionários da biblioteca para garantir que eles sejam capazes de:

== Equidade, Diversidade e Inclusão ==

Os recursos abaixo fornecem informações que o ajudarão a demonstrar as contribuições da biblioteca para as metas e iniciativas estratégicas de equidade, diversidade e inclusão (EDI) do campus, a fim de garantir recursos para mais trabalhos de EDI em bibliotecas que podem incluir, mas não estão limitados a:

== Acessibilidade ==

Os recursos abaixo fornecem informações que o ajudarão a demonstrar o impacto da biblioteca na acessibilidade dos alunos, a fim de reter ou aumentar os orçamentos para ajudar mais alunos, melhorar a retenção e aumentar os sentimentos de pertencimento e envolvimento dos alunos. As bibliotecas acadêmicas apoiam e promovem soluções acessíveis para estudantes que incluem, mas não estão limitadas a:

== Objetivos estratégicos ==

Os recursos abaixo fornecem informações que o ajudarão a demonstrar uma boa gestão financeira, bem como as consequências da diminuição do financiamento, a fim de:

• Garanta o acesso contínuo a recursos, espaços e serviços de que alunos e professores precisam para aprender, ensinar e realizar pesquisas.
  • Ir além dos esforços para manter e recuperar o financiamento e mudar para a eficácia de custos, impacto e alinhamento com as novas metas e programações institucionais.

== REFERÊNCIA ==

Association of College and Research Libraries (ACRL). Academic Library Advocacy Toolkit. 02  Fev. 2022. Disponível em: https://acrl.libguides.com/advocacytoolkit/home Acesso em: 13 fev. 2023.