Conteúdo do site

Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP

Acesso: www.obrasraras.usp.br

A Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP abriga a versão digital de diversos tipos de materiais raros e especiais (livros, revistas, mapas, desenhos, folhetos e outros) disponíveis fisicamente em uma das bibliotecas da USP ou na Coordenadoria da ABCD, cobrindo do século XV ao XX. A digitalização de tais documentos visa a favorecer a consulta pública e gratuita online de pesquisadores, docentes e alunos, e da sociedade em geral.

Em 2000, o Governo Federal lançou o edital denominado Tecnologias para Desenvolvimento e Pesquisa em Conteúdos Digitais e uma equipe composta pela Comissão Central de Informática (CCI) e pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi), liderada pelo Prof. Paulo César Masiero (ICMC-USP) que submeteu o projeto de criação desta biblioteca, tendo recebido o apoio do CNPq (Processo CNPq 55.1717/01-3).

Os recursos do CNPq foram usados exclusivamente para digitalização dos 38 livros selecionados, num total de 20.300 páginas digitalizadas. Os demais livros, num total de 1224 títulos (1983 volumes), 236 tiveram apenas as capas disponibilizadas eletronicamente.

A mesma equipe que desenvolveu a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações foi mobilizada para utilizar seus conhecimentos e adaptar aquele software para implantar esta nova Biblioteca Digital.

Por outro lado, o SIBi já possuía uma base de dados contendo as referências bibliográficas do acervo de obras raras e especiais da USP, que deu origem a duas publicações – Bibliotheca Universitatis: Livros Impressos dos Século XV, XVI e XVII do Acervo Bibliográfico da Universidade de São Paulo Volume 1 (2000) e Volume 2 (2002), um catálogo que descreve livros impressos nos séculos XV, XVI e XVII que pertencem à Universidade de São Paulo. Ele detalha obras raras e antigas, fornecendo informações bibliográficas e importância de cada livro. – e este repertório foi usado como base para a Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP.

Então, em trabalho coordenado pela Profa. Laura de Mello e Souza (FFCLH-USP), dentre esses livros e outros publicados em períodos mais recentes, foram priorizadas 38 obras que foram digitalizadas na primeira etapa do projeto.

Em 2009, como parte do Projeto Fapesp denominado “Infraestrutura para a Pesquisa de Coleções Raras e Especiais da USP/Unesp/Unicamp: Recolhimento, Preservação, Organização e Disponibilização para Acesso à Comunidade Científica Nacional e Internacional” (Processo nº 09/54784-7), foi possível não apenas implementar a Biblioteca Digital, como também possibilitou a consolidação de um Laboratório de Conservação e Higienização, bem como um substancial incremento do Laboratório de Digitalização do então SIBiUSP, depois incorporado à ABCD/USP.

Atualmente, a BORE abrange diversas áreas do conhecimento, bem como se abre para outras tipologias documentais como revistas, jornais e plantas de engenharia de valor histórico imensurável para a própria Universidade.

A seleção para a digitalização das obras do acervo USP segue parâmetros que buscam identificar características como raridade e preciosidade, mas também leva em conta a existência de exemplar único, inédito, participação em edição especial e, certamente, também a importância histórica, literária, cultural e patrimonial.

ARQUITETURA

A Biblioteca Digital das Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP utiliza o software DSpace, versão 3.01, XMLUI, como sua base de dados e sistema de gestão da coleção e o sistema Corisco, desenvolvido pela equipe do Projeto Brasiliana USP, como interface de acesso e busca.

Sua arquitetura foi construída de modo a possibilitar a navegação e recuperação de dados com diversos recursos como autor, título, ano de publicação, tipo de documentos (livros, imagens, revistas, etc.). A principal funcionalidade implementada é o suporte do fluxo de trabalho do próprio DSpace e a estrutura de comunidades e coleções especiais, de modo a haver a possibilidade de as distintas equipes bibliotecárias da USP poderem trabalhar simultaneamente na entrada e indexação de seus arquivos, sem dificuldades.

A Biblioteca Digital também busca sua interoperabilidade com os demais sistemas e bibliotecas digitais da USP; desse modo, já está integrada e recebe metadados diretamente do Dedalus (catálogo bibliográfico da ABCD), dialoga com o Portal de Revistas por conta das revistas históricas de interesse de ambos os sistemas e com o Portal de Busca Integrada, inserindo-se, assim, na interface única de acesso disponível na USP.

Já está participando de projetos especiais nacionais e internacionais visando gerar políticas de backup e preservação digital de seus conteúdos, bem como forte estrutura de tecnologias e armazenagem em nuvem.

CONTEÚDO

COLEÇÃO DE LIVROS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Tal coleção se refere a cerca de 2.500 obras (séculos XVI a XX) digitalizadas como parte do Projeto Fapesp.

COLEÇÃO CERVANTINA PUBLIO DIAS
Trata-se de uma coleção de, aproximadamente, 700 itens, contendo exemplares ilustrado do livro Dom Quixote publicado em diversos países, em mais de 60 idiomas. A digitalização se iniciou com os títulos mais antigos e raros.

COLEÇÃO DE REVISTAS CENTENÁRIAS PUBLICADAS PELA USP
Coleção digital completa das revistas publicadas por unidades USP em função de seu valor histórico e em comemoração aos respectivos aniversários. São elas:

  • O BISTURI – revista completando 100 anos, publicada pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP.
  • REVISTA DE MEDICINA – também com 100 anos e originada da mesma Faculdade mencionada anteriormente, cobrindo as atividades de pesquisa docente.
  • REVISTA DE DIREITO – completando 120 anos em 2013, publicada pela Faculdade de Direito da USP, possibilita a construção histórica do Direito no país.

COLEÇÃO DE JORNAIS CENTENÁRIOS DE IMENSO VALOR HISTÓRICO PARA O PAÍS
Coleção de jornais da época da República, publicados na cidade paulista de Itu e parte do acervo do Museu Republicano Convenção de Itu e Museu Paulista, apresentando relatos impostantes da história, período de 1873 a 1926. São eles:

  • IMPRENSA YTHUANA (1876-1891)
  • O ITUANO (1873-1875)
  • REPÚBLICA  (1890-1926)
Rodapé do site

Universidade de São Paulo
Agência de Bibliotecas e Coleçẽos Digitais
Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-050 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br

Agência parceira da Agenda 2030
Siga-nos nas redes sociais

© 2015 - 2025 ABCD - Todos os direitos reservados | Apoio: Apoio Fapesp