Acesso: www.teses.usp.br
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (BDTD) foi criada em 2001 por iniciativa do SIBiUSP, hoje incorporrado à AGUIA, para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter, em mãos, a versão digital completa das teses e dissertações defendidas em qualquer um dos programas de mestrados e doutorados aqui existentes.
A BDTD USP é mantida pelo CISC em São Carlos, desde o início, contou com uma equipe multidisciplinar para seu desenvolvimento e implantação, com a portaria do SIBiUSP, incorporado pela AGUIA. Atualmente, está associada a uma iniciativa global reconhecida pela Unesco, a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), o que lhe garante maior confiabilidade e abrangência como membro daquela rede. A USP utiliza o pacote desenvolvido pela Virginia Tech (Virginia Polytechnic Institute and State University) para o gerenciamento e armazenamento de Teses e Dissertações Eletrônicas (TDE), com uso de softwares abertos de domínio público.
O pacote foi adaptado para o contexto da Universidade, integrando-se com o sistema administrativo da Pós-Graduação e com o sistema DEDALUS (Banco de Dados Bibliográficos da USP). Essa adaptação também envolve uma atualização tecnológica do banco de dados e da linguagem utilizados.
Desde 2003, a USP faz parte da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações, mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), do Ministério da Ciência e Tecnologia, exportando as informações de suas teses e dissertações.
Também se encontra integrada ao Portal de Busca Integrada, de modo a permitir uma interface única de acesso a todo o conteúdo produzido na Universidade.