Conteúdo do site

Portal de Revistas USP

URL: www.revistas.usp.br

O Portal de Revistas USP é a biblioteca digital das revistas publicadas por unidades de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisas de docentes e alunos da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas.

Trata-se de mais um dos serviços do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP instituído em 1988, mantido pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, que incorporou as atividades do Sistema Integrado de Bibliotecas.

Apoiado na filosofia do acesso aberto, esse Portal nasce em 2008 com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo, ampliando sua visibilidade em âmbito nacional e internacional.

Em 2012 é remodelado, alterando-se, inclusive, sua tecnologia inicial, de modo a preparar tanto as revistas como seus editores para mais um salto qualitativo rumo à internacionalização e modernização exigidas na contemporaneidade. Com isso passa a integrar uma rede de portais de revistas científicas que utilizam o Open Journal Systems como plataforma tecnológica.

Assim, hoje, além de ações de capacitação periódicas, suporte de pessoal qualificado e apoio financeiro, os editores também passam a contar com serviços de editoração eletrônica centralizados, aplicação de controle universal por meio do DOI (Digital Object Identifier), serviços de revisão e tradução e, a partir de 2013, edição de arquivos em XML padrão internacional.

O Portal está construído de forma a ser interoperável com sistemas similares nacional e internacionalmente, tais como Google Acadêmico, OASIS do Ibict/MCT, Public Knowledge Project e outros.

No âmbito interno, encontra-se indexado pelo Portal de Busca Integrada do USP e ainda está interligado com o Repositório da Produção Intelectual da USP, de modo a transferir os metadados e o arquivo completo de todos os documentos de autores USP, publicados em qualquer uma de suas revistas, observando-se o prazo de 48 horas e protocolo SWORD.

COMO PARTICIPAR

A participação de revistas da USP implica no atendimento a uma série de critérios de qualidade definidos e aplicados com apoio de uma Comissão de Credenciamento, composta por representantes docentes e bibliotecários das diversas áreas de conhecimento.

Encontra-se em fase de revisão o Regimento do Programa, para atualizar a versão de 2008, visando incorporar as mudanças evidenciadas na área de editoração científica, no Brasil e no exterior, as quais demandam novas linhas de ação e políticas institucionais. As atualizações propiciam, ao conjunto dos periódicos editados pela USP, as condições necessárias ao seu aperfeiçoamento contínuo, profissionalização e internacionalização.

As principais mudanças em estudo referem-se à necessidade de readequação da estrutura do Comitê Científico que terá como principais responsabilidades definir e gerir a política editorial do Programa em sintonia com a política da Universidade; definir as linhas de apoio a serem oferecidas; emitir parecer sobre processos/contratos/convênios envolvendo periódicos científicos da USP, credenciados pelo Programa, e qualquer instituição externa ou editora.

Tais mudanças têm como principal objetivo fortalecer o Programa e renovar sua missão, migrando, de um modelo focado na pura distribuição de recursos financeiros, para o comprometimento fundamental com a excelência científica sempre preconizada pela Universidade de São Paulo.

Para maiores informações visite o Programa de Apoio às Revistas e respectivo Comitê Científico. O Portal de Revistas participa de uma série de projetos de pesquisas em parceria com outras instituições estaduais, nacionais e internacionais.

Maiores detalhes sobre como e quando os editais de apoio às revistas são lançados, visite o Portal de Revistas da USP.

SERVIÇOS OFERECIDOS

A equipe gestora do Portal de Revistas USP mantém constante oferta de atendimento personalizado aos editores e equipes bibliotecárias atuantes em revistas parceiras, visando orientar, de maneira ágil e rápida, as dúvidas e sugestões de todos.

A oferta de workshop sobre o OJS ocorre tanto sob demanda de grupos de editores USP como por iniciativa da própria equipe, em intervalos regulares durante o ano.

O Encontro dos Editores de Revistas USP já é um acontecimento anual e busca reunir todos os membros das equipes editoriais das mais de 100 revistas USP, de modo a possibilitar trocas de experiências, ampliar relações e atualizar conhecimentos.

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05.508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br

Siga-nos nas redes sociais

© 2015 - 2022 ABCD - Todos os direitos reservados | Apoio: Apoio Fapesp