O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
- Março 2025
- Fevereiro 2025
- Janeiro 2025
- Dezembro 2024
- Novembro 2024
- Outubro 2024
- Setembro 2024
- Agosto 2024
- Julho 2024
- Junho 2024
- Maio 2024
- Abril 2024
- Março 2024
- Fevereiro 2024
- Janeiro 2024
- Dezembro 2023
- Novembro 2023
- Outubro 2023
- Setembro 2023
- Agosto 2023
- Julho 2023
- Junho 2023
- Maio 2023
- Abril 2023
- Março 2023
- Fevereiro 2023
- Janeiro 2023
-
Qualis-periódicos será substituído por classificação com foco nos artigos
Qualis-periódicos, sistema de classificação de revistas científicas criado nos anos 2000 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), não será mais usado para avaliar a produção de estudantes e de docentes dos programas de pós-graduação do Brasil no quadriênio de 2025 a 2028, a ser concluída em 2029.
BASE DOCUMENTAL: BRASIL. Novo Qualis 2025-2028: foco na classificação de artigos – apresentação. Ofício Circular nº 46/2024, CAPES, 3 out. 2024. [1]
Este texto é uma republicação da matéria publicada na Pesquisa Fapesp, de 26 de outubro de 2024 [2]
“É uma mudança conceitual. A avaliação passa a se concentrar na qualidade e na classificação do artigo e não somente no desempenho bibliométrico da revista científica em que ele foi publicado”, explica o diretor de Avaliação da Capes, Antonio Gomes de Souza Filho.
A notícia tem circulado em grupos de pesquisadores na internet e gerado dúvidas sobre seu funcionamento. A proposta, aprovada no início de outubro pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da instituição, prevê três novos procedimentos de classificação de artigos, que poderão ser combinados, a depender do que definirem os representantes de cada área do conhecimento da Capes.
No primeiro, ainda serão levados em conta os indicadores bibliométricos da revista em que o artigo é publicado, como suas citações. Segundo ele, a principal mudança nesse procedimento é que a classificação recairá sobre os artigos e não mais sobre as revistas, mas eles ainda receberão uma avaliação com base no desempenho do periódico em que foram publicados. “Alguns preceitos do Qualis continuam, mas não teremos mais aquela lista de periódicos”, diz Souza Filho.
No segundo e no terceiro procedimentos de classificação é que de fato se abrem possibilidades para a observação de parâmetros individuais dos artigos científicos.
No segundo deles, será possível combinar elementos quantitativos do artigo, como índices de citação e indicadores alternativos, ou “altimétricos”, como menções em sites e redes sociais e número de downloads, com critérios qualitativos do periódico em que ele foi publicado, valorizando, por exemplo, revistas de acesso aberto de boa qualidade ou de relevância nacional, como as indexadas na coleção SciELO.
Já o terceiro procedimento tem foco não em métricas, mas na avaliação qualitativa de cada artigo, observando, por exemplo, sua contribuição científica e impacto teórico. “Com a ampliação de procedimentos, essa nova metodologia permite avaliar de forma mais precisa diferentes artigos publicados em uma mesma revista”, pondera Souza Filho. “Em vez de atribuir a eles uma mesma classificação baseada no impacto do periódico, é possível identificar contribuições específicas que cada um deles promoveu. Vemos isso como um avanço importante”, complementa. De acordo com o diretor, nos procedimentos 1 e 2, os artigos serão classificados em oito níveis. No procedimento 3, eles receberão conceitos em uma escala de muito bom, bom, regular, fraco e insuficiente.
Alguns questionamentos têm surgido por parte da comunidade acadêmica, como o receio de que as metodologias de classificação que têm o artigo como foco prejudiquem o desempenho de papers recentes, que ainda não tiveram tempo de receber muitas citações. “Essa é uma preocupação que vale de forma mais forte para os artigos do último ano do período de avaliação, e é por isso que há os outros procedimentos”, diz Souza Filho.
Na análise do editor de periódicos na área de odontologia Sigmar de Mello Rode, presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec-Brasil), incluir novas possibilidades de classificação dos artigos pode favorecer as publicações nacionais. Isso porque, no sistema atual, muitos pesquisadores procuram publicar seus papers mais relevantes em revistas internacionais de grande prestígio, muitas vezes de editoras comerciais, que têm uma média de citações maior e, portanto, estão mais bem avaliadas pelo Qualis.
“Se o artigo for bom, ele será citado, com menor importância sobre em qual revista ele foi publicado”, avalia Rode, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele sugere que as publicações de referência do Brasil poderão passar a ser mais atraentes para os pesquisadores do país, por não cobrar ou oferecer taxas de publicação menores do que boas revistas do exterior E ganharão mais prestígio à medida que receberem trabalhos de impacto de pesquisadores brasileiros, criando um círculo virtuoso. “Com artigos de impacto sendo publicados, essas revistas passariam a ser mais bem avaliadas e visualizadas. Com isso, podemos valorizar nossos periódicos, muito importantes para a divulgação da ciência brasileira”, vislumbra.
Outras implicações, em sua visão, também podem ocorrer: os editores científicos podem vir a ter mais trabalho para selecionar manuscritos, caso a demanda por publicação nessas revistas nacionais aumente. Provavelmente, os responsáveis pelas revistas precisarão fazer um trabalho maior de divulgação dos artigos publicados, seja na imprensa ou em redes sociais, para que seus indicadores altimétricos melhorem. “Sempre fui crítico do Qualis, porque esse sistema prejudicava as revistas científicas do Brasil. Agora, nossos periódicos de qualidade poderão ter a visibilidade que merecem por receberem pesquisas relevantes que temos publicado em periódicos de fora do Brasil”, diz Rode.
Os documentos orientadores, com o detalhamento de cada procedimento, devem ser publicados pela Capes em março de 2025.
REFERÊNCIAS
[1] BRASIL. Novo Qualis 2025-2028: foco na classificação de artigos – apresentação. Ofício Circular nº 46/2024, CAPES, 3 out. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/14102024SEI_2470019_Oficio_Circular_46_resumoCTC_232.pdf Acessp em: 28 out. 2024.
[2] SMITH, Sarah. Qualis-periódicos será substituído por classificação com foco nos artigos. Pesquisa Fapesp, São Paulo, 26 de outubro de 2024. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/qualis-periodicos-sera-substituido-por-classificacao-com-foco-nos-artigos/ Acesso em 28 out. 2024.
-
29/10 – 10h | Como escrever um artigo de qualidade? Dicas para autores
Introdução à Publicação Acadêmica – Entenda os seus caminhos
Participe conosco deste Webinar para saber mais:
Como escrever um artigo de qualidade? Dicas para autores
Data: 29 de outubro de 2024
Horário: 10h-12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_8SrCS8wnSxuBRHia8DUp0wConteúdo programático:
1. Processo Editorial – Responsabilidades e Processo de Revisão por Pares;
2. Desenvolvendo o Manuscrito – Preparação até a Finalização do Manuscrito;
3. Submetendo o Manuscrito – A Carta de Apresentação
Saiba mais: https://researcheracademy.elsevier.com/uploads/2017-11/Get%20Published_BrazillianPT.PDF
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP em parceria com a Elsevier
-
27ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP 2024 Atividades nas Bibliotecas
De 21 a 25 de outubro de 2024, estamos promovendo a XXVII Semana do Livro e da Biblioteca na USP e a Semana Internacional do Acesso Aberto com a temática “Bibliotecas: desafios e oportunidades em um mundo em transformação“.
São diversas atividades gratuitas e abertas ao público que estão sendo realizadas em vários locais do campus da USP em São Paulo e também nos campi do interior.
Programação de atividades nas Bibliotecas da USP
Biblioteca do CQ
SP 90 anos: impactos para a sociedade : Com este título, a Biblioteca do Conjunto das Químicas preparou a projeção de um vídeo em seu espaço com a divulgação de alguns célebres nomes que passaram pela USP e seus feitos para a sociedade.
Conheça-os! A projeção será exibida de segunda a sexta, durante o horário de funcionamento da biblioteca (8h00 às 22h00) de 21/10 a 01/11.
Biblioteca da EESC
15 de outubro – premiação do usuário que mais retirou livro no período de 01/08/2024 à 31/08/2024, na Biblioteca da EESC https://www.instagram.com/p/DBKGQczvpGv/
21 de outubro a 31 de outubro – exposição de livros danificados pelos usuários para conscientização de bom uso e preservação do acervo. https://www.instagram.com/p/DBZiwMbvUYG/?img_index=1
Biblioteca da FFLCH
Exposição “Histórias no Papel”
Neste evento, será apresentada uma exposição que explora a importância do papel ao longo da história. A exibição aborda sua chegada à Europa, circulação no Ocidente a partir do século XIV, e sua importância como suporte de ideias, artes, memórias e muito mais, especialmente em tempos onde as mídias digitais dominam. A organização da exposição e das mesas é do grupo Embira.
- Local: Biblioteca Florestan Fernandes
- Data: De 03 a 31/10/2024.
- Objetivo: Demonstrar a trajetória e relevância do papel como suporte histórico e cultural.
- Atividade complementar: 31/10 Profa. Marisa Deaecto (ECA) mesa de discussão e palestra, com início às 15h00
.
Exposição: “L’italiano fra le righe”
De 14 a 31 de outubro, a exposição organizada pela Biblioteca Florestan Fernandes e pelo Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP, traz uma mostra de livros traduzidos por professores da FFLCH e uma seleção de livros em italiano de autores consagrados, como Umberto Eco e Ítalo Calvino.
Biblioteca da FM
24 de outubro de 2024
Palestra “Bibliotecas: desafios e oportunidades em um mundo em transformação“
Palestrante: Prof. Dr. Prof. Aluisio Augusto Cotrim Segurado
Pró-Reitor de Graduação da USP
Horário: das 10h às 10h30Canal do youtube da Biblioteca: https://youtube.com/live/himsljEoARs?feature=share
25 de outubro de 2024
Palestra “Bibliotecas: desafios e oportunidades em um mundo em transformação“
Profa. Dra. Iolanda Calvo Tibério
Presidente da Comissão de Graduação
Docente do Depto de Clínica Médica da FMUSPHorário: das 10h30 às 11h
Canal do youtube da Biblioteca: https://www.youtube.com/watch?v=p4o2BlP3qecBiblioteca da FO
“Durante a semana, nossa Biblioteca irá expor livros e revistas que foram restaurados em nossa Oficina de Conservação e Preservação. Esta iniciativa visa não apenas preservar a memória científica, mas também demonstrar nosso compromisso com a manutenção da informação impressa, tanto em livros quanto em periódicos científicos”.
Biblioteca da FOB
Encontro com Editores: Ciência Aberta Desafios e Perspectivas da Publicação Científica na Área de Odontologia
Data: 23/10/2024
Horário: 9h às 17 horas (ver programação)
Local: Teatro Universitário da FOB-USP
Programação:Manhã 9h-11h30 (para editores e equipes editoriais)
Mesa de discussão com os editores científicos das revistas Brazilian Journal of Oral Sciences, Brazilian Dental Journal, Brazilian Dental Science, Brazilian Oral Research e Journal of Applied Oral Science. Mediação de Sigmar de Mello Rode (Presidente ABEC).Tarde 14h-17h (para todos os pesquisadores e comunidade interessada)
Abel Packer (Diretor SciELO Brasil) e Alex Mendonça (Supervisor SciELO Brasil) abordarão o tema de ciência aberta e as principais práticas e recomendações atuais.Biblioteca da FZEA
22/10 – “ABNT em foco: como citar e referenciar corretamente”13h – Sala de Reuniões da Biblioteca23/10 – “Citações e Referências: descomplicando com o Mendeley”13h – Sala de Reuniões da Biblioteca24/10 – “Desvendando recursos informacionais: navegando em bases de dados”13h – Sala de Reuniões da Biblioteca25/10 – “Turnitin: garantindo a integridade acadêmica na era digital”13h – Sala de Reuniões da BibliotecaBiblioteca do IF
Lançamento e Distribuição de Marcadores de Livro
Durante toda a semana, novos marcadores da biblioteca estarão disponíveis no balcão de atendimento. Não perca a oportunidade de garantir o seu!Campanha de Conscientização sobre Acessibilidade e Inclusão
Venha visitar a exposição de cartazes na biblioteca, com foco na diversidade, acessibilidade nos espaços públicos, igualdade de oportunidades e direitos das pessoas com deficiência. Um momento importante de reflexão e aprendizado!Coleta de Doações de Livros
Doe revistas e livros de literatura, artes ou de outros gêneros de interesse geral. As doações serão destinadas a instituições beneficentes. Sua contribuição faz a diferença!Biblioteca do IP
Exposição: “Nossa História: Memória da Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da USP.” De 18 a 30 de outubro de 2024.
Biblioteca do IRI
Exposição com a temática “A biblioteca como espaço de diálogo intercultural” Link: https://www.iri.usp.br/br/biblioteca e redes sociais
-
24/10 – 14h30 | Webinar Plataforma Dimensions: análises complexas, rápidas e precisas ao seu alcance
Na atualidade, as análises bibliométricas e cientométricas da produção científica (publicações, dados de pesquisa, ensaios clínicos, patentes, etc.) são subsídios fundamentais ao desenvolvimento, qualidade e reputação das Universidades de Pesquisa e Agências de financiamento em âmbito internacional, nacional e local.
Com a solução Dimensions Analytics assinada pela Universidade de São Paulo (USP), dirigentes e gestores, coordenadores de pesquisa e de programas de pós-graduação, docentes, bibliotecários e demais interessados têm acesso a informações privilegiadas sobre todos os conteúdos indexados com base nos DOIs (Digital Object Identifiers) ativados dos documentos.
Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta. Registre-se para participar.
Plataforma Dimensions: análises complexas, rápidas e precisas ao seu alcance
Data: 24 de outubro de 2024
Horário: 14h30 – 16h30
Inscrições: tinyurl.com/USP-DimensionsDimensions é um sistema interligado de conhecimento de pesquisa que reimagina a descoberta e o acesso à pesquisa, fornecendo um conjunto de produtos e soluções que economizam tempo e conectam os pontos em todo o ecossistema de pesquisa.
== PROGRAMAÇÃO ==
Nessa sessão, iremos apresentar:
- A plataforma Dimensions e sua importância para uma visão analítica da pesquisa como um todo;
- Introdução às ferramentas e recursos básicos disponíveis;
- Diferentes estratégias de pesquisa e suas aplicações;
- Integração de resultados de pesquisa em aplicativo; e
- Gestão de desempenho de revistas acadêmicas e científicas.
É possível aplicar Filtros por data, local, editora, tipo de publicação, título de revista, organização de pesquisa, local da organização de pesquisa, financiador, acesso aberto, entre outros. Além disso, têm acesso a dados das organizações de pesquisa e país, bem como dados de financiadores e valores monetários de finaciamentos aplicados a áreas de pesquisa, permitindo ainda o cruzamento de dados entre distintas entidades.
Confira o Guia rápido Dimensions: https://dotlib.com/dotlib-tv/guia-rapido-em-portugues-dimensions-digital-science
A vinculação de todos esses dados permite que dirigentes, docentes, bibliotecários, técnicos, editores e mesmo os autores descubram novos temas de pesquisa que estão em alta, encontrem parceiros, façam comparações, encontrem itens publicados e visualizem os conteúdos completos, sempre que disponíveis. As informações encontram-se no contexto e, dessa forma, permitem obter novos insights de análises complexas, rastreando as relações entre seus resultados. Os dados podem ser exportados a partir de planilhas mas também por API.
A solução Dimensions Analytics congrega também altmetria, permitindo aferir o impacto das menções das publicações nas redes sociais como Facebook, Twitter, Blogs, entre outros. Nessa interface é possível visualizar os resultados em formato de tabela, gráfico ou visualizador VOSviewer.
O acesso à Plataforma Dimensions Analytics é feito pelo link https://app.dimensions.ai/discover/publication, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.
- A solução Dimensions cobre organizações e grupos de pesquisa, áreas de pesquisa, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), revistas, artigos de revistas, e-books, citações e menções, editoras, financiadores, valores monetários de financiamento, conjuntos de dados científicos, ensaios clínicos, patentes e documentos de políticas governamentais.
- Com apenas um clique, você pode acessar o texto completo de milhões de artigos do Open Access. Se sua universidade se inscrever no Dimensions Analytics, as publicações que licenciam também podem ser acessadas com um único clique
- Hospeda milhões de patentes com links para outras patentes de citação, bem como para publicações e subsídios de apoio.
- Dados de atenção on-line atualizados por meio do Altmetric, mostrando a frequência com que publicações e ensaios clínicos são discutidos em todo o mundo. Badgets do Altmetrics podem ser incluídos ao lado de suas publicações,
- A pesquisa de texto completo do Dimensions oferece uma variedade de resultados de pesquisa em periódicos e livros. As opções de filtragem fornecem uma maneira poderosa de selecionar rapidamente os resultados da pesquisa para atender às suas necessidades específicas.
- As páginas de pesquisadores, agregadas usando técnicas avançadas de aprendizado de máquina, exibem os resultados de pesquisadores individuais, de publicações a patentes.
Priscila Oliveira
Customer Success Content & Training @Dot.Lib
Responsável por treinamentos das bases de dados científicas. Formação em área biológica, tecnológica e humanas. Atualmente atua em Customer Success, treinamento e relacionamento; análise e inteligência em marketing direcionado ao setor acadêmico.Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Dot.Lib
-
22/10 – 10h | Treinamento Online Mendeley e ScienceDirect
Este Treinamento é direcionado a usuários do ScienceDirect e do Mendeley que desejam aprimorar suas habilidades de pesquisa, análise e gerenciamento de informações acadêmicas.
De estudantes de pós-graduação a pesquisadores experientes, esta sessão está aberta a todos os níveis de experiência.
Durante esta sessão, exploraremos os recursos básicos e avançados e as práticas recomendadas dessas plataformas líderes do setor, com foco na maximização da eficiência e da eficácia na busca de informações acadêmicas relevantes.
Treinamento Online Mendeley e ScienceDirect
Data: 22 de outubro de 2024
Horário: 10h – 12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_5NHt08VnRae-wDUulp6XWA———————
Mendeley é uma ferramenta de gerenciamento de referências que permite organizar e pesquisar facilmente sua biblioteca pessoal, anotar documentos e citar enquanto escreve.
Por que devo usar o novo Mendeley?
Com o Mendeley, você pode importar artigos e outros documentos de seu desktop, de suas bibliotecas ou sites da Web com facilidade. O Mendeley captura automaticamente informações como autores, título e editora, o que facilita a organização e a navegação.
Mendeley é um gerenciador de referências que ajudará a organizar a sua pesquisa, colaborar através de grupos privados e descobrir as publicações mais recentes.
O novo Mendeley Reference Manager foi construído usando o feedback dos pesquisadores para fornecer o que você precisa para gerenciar suas referências de forma ainda mais rápida e eficaz.
- Armazene todas as suas referências em um só lugar: Construa sua biblioteca pessoal do Mendeley para organizar, pesquisar e ler todas as suas referências
- Mantenha todos os seus pensamentos juntos: O Mendeley Notebook ajuda você a reunir todos os seus destaques e notas de vários PDFs
- Cite sem problemas: Mendeley Cite, o novo suplemento de citação para Microsoft® Word, elimina o tempo de referência
———————
ScienceDirect é uma plataforma online que permite acesso a artigos em texto completo de diversas áreas de conhecimento mantida pela Elsevier com aproximadamente 40.000 e-books e mais de 4.000 revistas. Além de buscas sofisticadas e ferramentas para recuperação de resultados, muitas de suas publicações são aprimoradas com elementos interativos fornecidos por autores, como áudio, vídeo, gráficos, tabelas e imagens.
Cerca de 1,5 milhões de artigos no ScienceDirect são de acesso aberto. Os artigos publicados em acesso aberto são revisados por pares e disponibilizados gratuitamente para que todos possam ler, baixar e reutilizar de acordo com a licença de usuário exibida no artigo.
Os periódicos são agrupados em quatro seções principais: Ciências Físicas e Engenharia, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde , Ciências Sociais e Humanas. Os resumos dos artigos estão disponíveis livremente, enquanto que, para o acesso ao texto completo, geralmente é necessária uma assinatura. O acesso está disponível pelo Portal de Periódicos da Capes.
Palestrante: Lilian Paiva
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) e Elsevier
-
Coleção JoVE de vídeos está disponível na USP
A JoVE está disponível novamente para toda a comunidade da Universidade de São Paulo, assinada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais – ABCD USP.
A Plataforma JoVE – https://www.jove.com/ é dedicada à publicação de pesquisas científicas em formato audiovisual para ajudar os pesquisadores em alguns dos maiores desafios da comunidade científica contemporânea: a capacidade de reprodução de seus experimentos e o tempo necessário ao trabalho intensivo de aprendizagem de novas técnicas experimentais.
A JoVE proporciona acesso a milhares de vídeos publicados em várias disciplinas das áreas de Ciências da Saúde, Química, Biologia, Farmacologia e Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular, bem como de Medicina e Engenharia. Assuntos: Biologia, Biologia Molecular, Bioquímica, Ciências da Saúde, Educação, Engenharia, Experimentos, Farmacologia, Fisiologia, JoVE, Laboratório, Medicina, Métodos, Pesquisa, Química, Técnicas clínicas, Técnicas experimentais, Vídeos, vídeos de métodos de laboratório e conceitos científicos.
A plataforma também disponibiliza vídeos de capítulos de obras internacionalmente reconhecidas como referência nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Maths).
JoVE é o único recurso de vídeo do mundo que permite que seus usuários aprendam de forma rápida e sistemática novos métodos e tecnologias de pesquisa desenvolvidos nos principais laboratórios científicos.
É por isso que o JoVE é usado por mais de 7.000.000 de cientistas e estudantes em mais de 1.000 instituições em todo o mundo.
Ter acesso ao JoVE tornará seus cientistas e estudantes mais produtivos, bem-sucedidos e felizes, economizando tempo e fundos de pesquisa e aumentando a reputação de sua instituição.
O acesso à Plataforma JoVE pode ser feito por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP
Site: https://www.jove.com/
Editor/Agregador: JoVE
Assinatura: USP (11/10/2024 a 10/10/2025)
-
Semana Internacional do Acesso Aberto 2024 acontece de 21 a 27 de outubro de 2024
O tema da Semana Internacional de Acesso Aberto para 2024 continuará com o foco do ano passado em “Comunidade acima da Comercialização“.
A Open Access Week é uma semana celebrada mundialmente para promover o Acesso Aberto.
Este tema contribuiu para um crescente reconhecimento da necessidade de priorizar abordagens de bolsas abertas que atendam aos melhores interesses do público e da comunidade acadêmica.
Dar o passo sem precedentes para desenvolver esse tema pelo segundo ano destaca a importância dessa conversa e apresenta a oportunidade de transformar mais dessas deliberações em ação coletiva.
As muitas questões levantadas pelo tema no ano passado são ainda mais urgentes em 2024, dados os desenvolvimentos recentes, como a pressa em integrar a inteligência artificial em sistemas acadêmicos comerciais sem consulta à comunidade.
As questões críticas em andamento incluem:
- Quais são as consequências quando um pequeno número de corporações controla a produção de conhecimento em vez dos próprios pesquisadores? Quais são os custos ocultos dos modelos de negócios que consolidam níveis extremos de lucro enquanto exacerbam a desigualdade?
- Quando a coleta e o uso opaco de dados pessoais por plataformas comerciais começam a minar a liberdade acadêmica? Quando e de que forma a comercialização pode se alinhar com o interesse público?
- Quais infraestruturas governadas pela comunidade já existem que atendem melhor aos interesses da comunidade de pesquisa e do público (como servidores de preprints, repositórios e plataformas de publicação aberta)? Como podemos mudar o padrão para usar essas opções voltadas para a comunidade?
.
As comunidades são incentivadas a adaptar o tema ao seu contexto local e adicioná-lo para destacar conversas específicas nas quais desejam se concentrar.
Os exemplos podem incluir “Comunidade acima da Comercialização: O que é Governança Comunitária e Por que isso Importa”, “Comunidade acima da Comercialização: Recuperando a Autonomia Acadêmica” ou “Comunidade acima da Comercialização: Centralizando a Equidade na Produção de Conhecimento”.
A Open Access Week 2024 será realizada de 21 a 27 de outubro; no entanto, qualquer pessoa é incentivada a hospedar discussões e agir sempre que for mais adequado durante o ano. Para obter mais informações sobre a Semana Internacional do Acesso Aberto, visite https://openaccessweek.org. A hashtag oficial da semana é #OAWeek
Sobre a Semana Internacional do Acesso Aberto
A Semana do Acesso Aberto é uma oportunidade inestimável para conectar o impulso global em direção ao compartilhamento aberto de conhecimento com o avanço das mudanças nas políticas e a importância das questões sociais que afetam as pessoas em todo o mundo.
O evento é celebrado por indivíduos, instituições e organizações em todo o mundo, e sua organização é liderada por um comitê consultivo global, que seleciona o tema de cada ano. A hashtag oficial da Open Access Week é #OAweek.
Sobre o SPARC
A SPARC é uma organização de defesa sem fins lucrativos que apoia sistemas de pesquisa e educação abertos por padrão e equitativos por design. Acreditamos que todos devem poder acessar e contribuir para o conhecimento que molda nosso mundo. A Semana Internacional do Acesso Aberto foi criada pela SPARC e parceiros da comunidade estudantil em 2008. Saiba mais em sparcopen.org.
Fonte: https://www.openaccessweek.org/theme/en
Consulte também o website da USP sobre acesso aberto: https://www.acessoaberto.usp.br/
-
18/10 – 14h | Web of Science: garanta aqui a qualidade da sua pesquisa
Pesquisa de qualidade é o que sustenta a Ciência e a Publicação Científica que impacta. No esteio desses conceitos e práticas encontram-se as bases de dados de alta qualidade, que congregam referências e citações.
Abrangendo todas as áreas de conhecimento, a Base Web of Science é multidisciplinar.
A Web of Science se destaca por ser uma base bibliográfica de referências e citações obtidas a partir das mais conceituadas revistas científicas internacionais.
Um conjunto de indicadores e métricas contribui para que a Web of Science seja uma fonte de informação de referência para bibliotecários, docentes e estudantes.
Participe deste Webinar para saber como usar a Web of Science em sua totalidade e aproveite para fazer seu levantamento ou revisão de literatura sobre a área de conhecimento à qual se dedica.
Participe deste Treinamento Online gratuito e aberto para saber mais:
Web of Science: garanta aqui a qualidade da sua pesquisa
Data: 18 de outubro de 2024
Horário: 14h – 16h
Inscrições: https://doity.com.br/web-of-science-18out2024A Base Web of Science abrange as seguintes áreas:
– Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED): 1900 até o presente
– Social Sciences Citation Index: 1900 até o presente;
– Arts and Humanities Citation Index: 1975 até o presente.92 milhões de registros desde 1900
Mais de 22 mil periódicos revisados por pares
Mais de 308 mil conferências cobertas
Mais de 151 mil livros abordados
28 milhões de registros com dados de financiamento
21,8 milhões de registros de acesso aberto com links para texto completo
254 categorias de disciplinas nas áreas de ciências, ciências sociais, artes e humanidades
A partir de 2012 o conteúdo foi ampliado com a inclusão do Conference Proceedings Citation Index- Science (CPCI-S); Conference Proceedings Citation Index- Social Science & Humanities (CPCI-SSH).
A Web of Science é um produto e um serviço oferecido à comunidade acadêmica por meio do Portal de Periódicos da Capes e que também está disponível para a Universidade de São Paulo. Para acessar a Web of Science o usuário deverá estar logado a um computador com endereço de IP autorizado Capes ou USP, ou por meio do acesso CAFe.
Instrutora: Deborah Dias – Especialista de Treinamento a clientes – Clarivate
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate
-
23/10 – 9h00 | Bibliotecas: desafios e oportunidades em um mundo em transformação
Neste ano em que a USP completa 90 anos, as bibliotecas exerceram e continuam a exercer papel preponderante no apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
É um momento oportuno não só para celebrarmos mas pensarmos estratégias e ações para continuarmos surpreendendo a comunidade com novos serviços e produtos.
Identificar caminhos de renovação e ressignificação que contemplem temas relevantes para as bibliotecas na atualidade é muito importante: o papel e a aplicação da inteligência artificial, o atendimento às necessidades de acolhimento, inclusão, respeito à diversidade das pessoas, a importância da resiliência e da percepção pública, assim como a comunicação e o acesso à informação que se baseia em uma atuação cidadã e na ciência aberta são alguns dos pontos relevantes para bibliotecas e as comunidades que elas atendem.
Nesse contexto, os profissionais de bibliotecas podem moldar seu futuro e construir conexões fortes com especialistas e com a comunidade, buscando estabelecer caminhos mais claros em relação ao enfrentamento de desafios e oportunidades que surgem para avançar em seus objetivos.
Com a temática “Bibliotecas: desafios e oportunidades em um mundo em transformação“, será realizada de 21 a 25 de outubro de 2024, a XXVII Semana do Livro e da Biblioteca na USP e a Semana Internacional do Acesso Aberto, com atividades em vários locais do campus da USP em São Paulo e também nos campi do interior.
Dessa forma, convidamos as equipes das Bibliotecas para participarem do evento principal que será realizado no dia 23 de outubro de 2024 abordando essa mesma temática, conforme detalhes a seguir:
Bibliotecas: desafios e oportunidades em um mundo em transformação
Data: 23/10/2024
Horário: 9h00 – 16h30
Local: Sala do Conselho Universitário da USP
Rua da Reitoria, 374
05508-220 – Cidade Universitária – São Paulo, SP
Inscrições: https://doity.com.br/semana-livro- biblioteca-23out2024 Para enriquecer a troca de ideias e propostas, durante nosso evento teremos a “Dinâmica sobre os Desafios e Oportunidades: o que pensam as equipes das Bibliotecas da USP“. Dessa forma, convidamos a equipe a contribuir respondendo o formulário disponível no link: https://forms.gle/
9Tq5nCJM7KBnb6TR9 até o dia 18 de outubro p.f. == PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR ==
09h15 – 09h30 | Boas Vindas – Adriana Ferrari ( Coordenadora Executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP )
09h30 – 09h45 | Abertura – Paulo Martins ( Presidente da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP e Docente na FFLCH/USP )
09h45 – 10h00 | Saudações da Clarivate – Monica Silveira ( Gerente de Contas – Academia e Governo da Clarivate )
10h00 – 10h30 | Bibliotecas e o tempo das incertezas – Jorge Moisés Kroll Prado ( Presidente da FEBAB e Docente da FFCLRP/USP )
10h30 – 10h45 | Debates
10h45 – 11h15 | Juventude e os desafios do futuro – Daniel Abs ( Docente do IP/USP )
11h15 – 11h30 | Debates
11h30 – 12h00 | Inclusão – Mila Guedes ( Coordenadora do Curso Liderança e Empoderamento Feminino para mulheres com deficiência no Brasil )
12h00 – 12h15 | Debates
12h15 – 13h30 | Intervalo para o almoço
13h30 – 14h00 | Apresentação do Coral da USP
14h00 – 14h30 | Afetividade, acolhimento e solidariedade – Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César ( Pesquisadora colaboradora do IEA/USP )
14h30 – 15h45 | Debates
14h45 – 15h15 | O futuro das Bibliotecas com IA: Reflexões críticas e caminhos de implementação – Santiago Villegas Ceballos ( Colômbia ) – participação virtual
15h15 – 15h30 | Debates
15h30 – 16h30 | Dinâmica sobre os Desafios e Oportunidades: o que pensam as equipes das Bibliotecas da USP
16h30 – 16h40 | Encerramento
—————————————————————————————
== PALESTRANTES ==
Paulo Martins é Presidente da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP desde 2020. Professor Doutor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Pesquisador, crítico literário e classicista brasileiro. Bacharel em Letras Clássicas (Grego e Latim) pela Universidade de São Paulo em 1991, Mestre e Doutor em Letras Clássicas e Livre-Docente em Literatura Latina pela mesma Universidade em 1996, 2003, 2013 respectivamente. oi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas/USP (2009 e 2011). Foi Visiting Professor e Fellow na Yale University (2013-2014). Foi Visiting Professor no King’s College London (KCL) /University of London (2012). Foi Diretor da FFLCH/USP (2020-2024). É pesquisador do Programa de Estudos em Representações da Antiguidade (PROAERA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Grupo de Pesquisa “Retórica e Doutrinas Artísticas” do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Coordena a linha de pesquisa do PROAERA em São Paulo: “Imagens da Antiguidade Clássica – IAC/USP”. Coordena o Laboratório de Tradução de Textos e Imagens (LATTIM/USP). É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e da Organización Iberoamericana de Retórica (OIR). É membro do Institute of Classical Studies of London (ICS) da School of Advanced Studies da London University (UK).
Adriana Cybele Ferrari é Coordenadora Executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP e Chefe Técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP. Vice-Presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e Membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA. Bibliotecária, com Especialização pela PUC- Campinas em Sistemas de Informação, MBA em Gestão da Qualidade pela Escola Politécnica da USP. Diretora Técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no período de 1996 a 2002, e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), no período de 2002 a 2007, ambos da USP. Como Assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou o projeto da Biblioteca de São Paulo, inaugurada em fevereiro de 2010 e da Biblioteca Parque Villa Lobos, inaugurada em dezembro de 2014, que são consideradas referências nacionais na promoção da leitura. Foi Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura e do Prêmio São Paulo de Literatura, ambos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Assessora do Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo (2015-2018).
Monica Silveira trabalha na Clarivate há 10 anos, hoje é Gerente de Contas para academia e governo, apoiando a inovação em diversas instituições pelo Brasil. Monica é bacharel em Engenharia, possui MBA Global de Negócios, e atualmente cursa Gestão Comercial no Instituto Fundação de Administração (FIA).
Jorge Moisés Kroll Prado é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, junto ao Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP USP). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina e bacharel em Biblioteconomia pela mesma instituição. Presidente (2020-2023, 2023-2026) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e membro eleito da International Federation of Library Associations IFLA (Divisão da América Latina e Caribe de 2015 a 2023 e Seção Management of Library Associations desde 2020). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da UDESC. É editor da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação desde 2017. Presidiu e preside o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD 2022 e CBBD 2024) e o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2023). Coordenou o Censo da Biblioteconomia e Ciência da Informação Brasileira.
Daniel Abs é Psicólogo, pesquisador e professor. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP (IP/USP). Coordena o Grupo de Pesquisa em Contextos Digitais que pesquisa as implicações das tecnologias digitais no mundo do trabalho, nos processos de aprendizagem e na saúde mental da população, integrando, de forma interdisciplinar, áreas como administração, psicologia, educação e comunicação.
Mila Guedes é Mestranda no Programa de Pós-Graduação – Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Atualmente, é Coordenadora Geral no curso de formação em Liderança e Empoderamento Feminino para mulheres com deficiência no Brasil, integrando o Programa TODAS in-Rede da Secretaria de Estado de SP dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Foi contemplada com uma bolsa de pesquisa na Universidade de Maryland, no condado de Baltimore, para realizar seus estudos nos Estados Unidos.
Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César é Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados da USP. Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas com Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Artista e integrante do GT Arte e Saúde Planetária IEA USP. Pós-Doutorado no Programa Cidades Globais no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) em mobilização da sociedade civil na implementação de políticas públicas com ênfase em Advocacy. Pesquisa Atual: “Cidades Afetivas do local para o global: aplicação e elaboração de métricas para mensuração de indicadores de Cidades Afetivas na Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C).
Santiago Villegas-Ceballos é Engenheiro, Bibliotecário e Mestre em Inovação Social, fundador e diretor da empresa ‘@Medejean: Inteligência Cultural’. Co-criador e pioneiro do Design Thinking para bibliotecas, tem liderado a transformação digital em sistemas bibliotecários, integrando cultura digital e tecnologias emergentes para inovar no acesso e centrar a inovação no ser humano. Seu trabalho se destaca por promover uma alfabetização informacional crítica, aberta e inclusiva na era digital.
————————————————————————————-
Local do Evento
Sala do Conselho Universitário da USP
Rua da Reitoria, 374
05508-220 – Cidade Universitária – São Paulo, SPOrganização e promoção: Grupo de Trabalho da XXVII Semana do Livro e da Biblioteca na USP 2024
Adriana Ferrari (ABCD/FFLCH)
Analucia Recine (EACH)
Angelica Sabadini (IP)
Cybelle Fontes (FOB)
Elisabeth Dudziak (ABCD)
Glauci Elaine Damasio (FO)
Robson Araujo (PUSP-RP)Apoio: Clarivate
-
16/10 – 10h | Webinar “Como escolher a melhor revista para publicar seu artigo (Web of Science)”
Escolher a melhor revista científica para publicar seu artigo requer uma série de estratégias que podem incluir critérios como escopo, corpo editorial, periodicidade e alcance.
O periódico certo ajuda sua pesquisa a florescer. Ele coloca você na melhor posição para atingir um público relevante e engajado, e pode estender o impacto do seu artigo por meio de um processo de publicação de alta qualidade.
Encontrar o periódico certo é um ponto problemático específico para autores inexperientes e aqueles que publicam sobre tópicos interdisciplinares. O grande número de periódicos publicados hoje é um dos motivos para isso. O crescimento esmagador de periódicos deixou muitos pesquisadores lutando para encontrar o melhor lar para seus manuscritos, o que pode ser uma perspectiva assustadora após vários meses produzindo pesquisas. Enviar para o periódico errado pode prejudicar o impacto do seu manuscrito. Pode até resultar em uma série de rejeições, paralisando sua pesquisa e carreira.
Para encontrar o periódico certo para seu artigo de pesquisa, é importante considerar o que você precisa e deseja do processo de publicação.
O objetivo de muitos pesquisadores é encontrar um periódico de prestígio, revisado por pares, para publicar.
Dependendo de sua área de conhecimento, você pode querer evitar um periódico com foco multidisciplinar. E se você tiver resultados inovadores, pode querer prestar atenção em periódicos com um processo de revisão rápido e cronograma de publicação frequente. Além disso, você pode querer publicar seu artigo como acesso aberto para que seja acessível a todos — e sua instituição ou financiador também pode exigir isso.
Com tantos pontos a considerar, é uma boa prática ter um periódico em mente antes de começar a escrever.
Para além desses elementos básicos, indicadores e métricas podem ser adicionados para estabelecer o fator de impacto, meia-vida, índice de imediaticidade, etc.
Participe deste webinar para saber:
Como escolher a melhor revista para publicar seu artigo (Web of Science)
Data: 16 de outubro de 2024
Horário: 10h
Inscrições: https://doity.com.br/como-escolher-a-melhor-clarivate-16out2024== PROGRAMAÇÃO ==
– Contexto geral da publicação científica na atualidade
– Ranking internacional de revistas científicas: Journal Citation Report (JCR) e seus indicadores
– Fator de Impacto: o que é e para que serve
– Outras métricas de avaliação de revistas
– Como selecionar a melhor revista para seu artigo
– Exemplos e casos práticos das áreas de Biológicas, Exatas e HumanasInstrutora: Deborah Dias – Especialista de Treinamento a clientes – Clarivate
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate
-
15/10 – 11h | Webinar “Onde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas (Elsevier)”
Escolher a melhor revista para publicar seu artigo é uma arte mas exige estratégia.
Artigos revisados por pares são uma parte importante de da comunicação científica e fator de reconhecimento e impacto da pesquisa.
Espera-se que os pesquisadores escrevam artigos que comuniquem claramente seu tópico, incluindo o método e os resultados, e os submetam ao periódico certo.
O sucesso na publicação de pesquisas equivale a um perfil mais elevado e uma maior capacidade de atrair financiamento e colaboradores no futuro. Como pesquisador, você faz grandes avanços em relação à ciência. Suas conquistas podem salvar vidas e melhorar a maneira como vivemos.
Se você está pronto ou pronta para compartilhar seu conhecimento com o mundo, a primeira pergunta a se fazer é: ‘tenho uma história para contar?’
Em segundo lugar, pergunte a si mesmo: ‘existe um público para minhas descobertas de pesquisa?’
Quanto mais original e inovadora for sua pesquisa, mais pessoas ficarão interessadas. Considere se sua pesquisa é de interesse local, para uma audiência regional ou internacional. Identificar o seu público é fundamental na seleção da revista certa para enviar seu manuscrito. Neste Webinar você vai saber mais sobre como selecionar a melhor revista para publicar seu artigo.
Publicar em boas revistas é a chave!
Saiba como escolher a melhor revista para publicar seu artigo! Área de conhecimento que uma revista contempla, se há revisão por pares, integridade, indicador de impacto, top percentis são alguns dos critérios.
Participe deste Webinar:
Onde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas (Elsevier)
Data: 15 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_RWT61vUhTx-xeGOOHMoqNg== Programação ==
Conheça as melhores estratégias combinando as ferramentas Elsevier:
Journal Finder
Scopus
SciVal
Researcher AcademyMinistrante: Thais Vick
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com Elsevier Scopus
-
14/10 – 11h | Webinar “Analise estrategicamente a sua linha de pesquisa com a solução SciVal”
O cenário atual de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) requer que os pesquisadores e gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto de seus projetos de pesquisa.
Com o uso de uma tecnologia avançada de inteligência de pesquisa, a solução SciVal permite que você obtenha um panorama da pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, realize comparações de desempenho, analise tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, busque colaboradores e gere relatórios, em segundos.
A plataforma analítica SciVal da Elsevier oferece acesso fácil e rápido a análises baseadas em publicações e citações de milhões de autores, de mais de 14.000 instituições de pesquisa de 230 países de todo o mundo.
A Universidade de São Paulo assina a Plataforma SciVal desde 2016. Dessa forma, o acesso é aberto a toda a comunidade da USP mediante IP de computador autorizado ou acesso remoto pelo VPN/USP e deve ser realizado pelo link: https://www.scival.com/, com registro preferencialmente igual ao login e senha cadastrados na Base de Dados Scopus: http://www.scopus.com/
Participe deste Webinar para saber mais sobre a Solução SciVal:
Webinar “Analise estrategicamente a sua linha de pesquisa com a solução SciVal”
Data: 14 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_XGMq9XBPRqG6OsX6XiubIAMinistrante: Thais Vick (Elsevier)
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com Elsevier SciVal
-
CAPES disponibiliza nova atualização da Plataforma Sucupira
A CAPES lançou no dia 3 de setembro de 2024, a nova interface da Plataforma Sucupira.
O objetivo é tornar o conteúdo mais acessível aos usuários e introduzir novos serviços no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). As novidades incluem atualizações de dados e a adição de novas seções no site.
Duas das alterações estão relacionadas ao Observatório da Pós-Graduação. A primeira refere-se à consolidação dos dados de 2023. Ao final de 2023, o número de pós-graduandos matriculados nos programas foi de 319.973, enquanto o número de titulados alcançou 91.463. Houve um aumento de 11% na quantidade de títulos concedidos em comparação com 2022, com 66.293 novos mestres e 25.170 doutores. A produção científica também apresentou crescimento, totalizando 1.085.440 registros, em comparação com 1.014.382 no ano anterior. A segunda alteração está relacionada à produção científica: o conteúdo do Catálogo de Teses e Dissertações foi incorporado ao Observatório.
Outro recurso importante é o “Memória da Avaliação”, um repositório que reúne documentos como Cadernos de Avaliação, Fichas de Avaliação de Programas, itens relacionados à Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) e outros documentos avulsos. O acesso ao repositório é público e permite filtros por ano, área, instituição de ensino superior e programa de pós-graduação. Além disso, a CAPES oferece um espaço instrutivo na Plataforma Sucupira. Na seção “Minuto Sucupira”, os usuários podem encontrar vídeos do curso de Coleta, organizados em três módulos, bem como vídeos mais curtos, de até um minuto, que respondem às dúvidas mais frequentes sobre o uso da Plataforma Sucupira.
Estão sendo desenvolvidos portais específicos para o público da pós-graduação, com serviços personalizados. Atualmente, o acesso aos serviços internos da Plataforma Sucupira é restrito a coordenadores de programa, pró-reitores, coordenadores de área, consultores e gestores da CAPES. Em breve, novos serviços estarão disponíveis para professores e pós-graduandos, com o objetivo de aumentar a transparência das informações pessoais e validar as participações na pós-graduação em diversas atividades.
O conteúdo está disponível de acordo com os princípios de acessibilidade digital. O site possui telas adaptáveis para diferentes dispositivos e apresenta alto contraste de cores para atender pessoas com baixa visão ou daltonismo. É compatível com leitores de tela e audiodescrição para usuários com deficiências visuais, oferece suporte a múltiplos idiomas e está preparado para utilizar recursos de tradução. Todos os recursos podem ser acessados exclusivamente com o teclado, atendendo às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida.
Vale ressaltar que a evolução da Plataforma Sucupira ocorre no contexto do Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG). O objetivo do programa é integrar os sistemas acadêmicos e repositórios das instituições que compõem o SNPG com os sistemas da CAPES.
Até o momento, sete instituições aderiram à iniciativa: as Universidades de São Paulo (USP), Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), de Goiás (UFG), de Pelotas (UFPel), dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de São João del-Rei (UFSJ) e do Amazonas (UFAM).
A evolução da Plataforma Sucupira acontece no ano em que ela completa uma década de funcionamento. A Plataforma proporciona uma gestão integrada da pós-graduação, permitindo a execução dos processos de avaliação de entrada e permanência, além de disseminar informações para a comunidade. Gradualmente, novos serviços serão incorporados e os processos internos de gestão da CAPES e dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) serão reformulados. A Plataforma Sucupira foi nomeada em homenagem a Newton Sucupira, autor do parecer usado como base para a regulamentação da pós-graduação stricto sensu.
Confira o folder explicativo da Plataforma Sucupira.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES) Link para a matéria original: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-disponibiliza-nova-atualizacao-da-plataforma-sucupira -
Agenda de Webinars para Apoio ao Pesquisador USP – 2º Semestre 2024
Agenda de Treinamentos ABCD-USP para estudantes, docentes e equipes de bibliotecas universitárias
Apresentamos aqui nossa agenda de treinamentos e apresentações online e/ou presenciais do 2º semestre de 2024. Os eventos são organizados e promovidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABDC-USP) em conjunto com os principais fornecedores de informação científica do mundo.
Os webinars têm como objetivo apresentar e aprofundar os conhecimentos sobre plataformas, soluções, produtos e serviços de informação científica e acadêmica.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, equipes de bibliotecas universitárias e demais interessados.
Todos os webinars são gratuitos e abertos. Solicitamos ampla divulgação.
== SETEMBRO ==
Plataforma de Análise Cientométrica Dimensions (Digital Science)
Data: 12 de setembro de 2024
Horário: 10h-12h
Gravação e slides: em breveDominando Compendex da Elsevier: desde o básico até o avançado
Data: 25 de setembro de 2024
Horário: 11h – 12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_noBIx7zhQmq4D5JQXXcH2A#/registrationInCites: sua plataforma de análise da produção científica
Data: 25 de setembro de 2024
Horário: 15h – 17h
Inscrições: https://doity.com.br/incites-25set2024Embase: pesquisa nas áreas Biomédica e de Saúde
Data: 26 de setembro de 2024
Horário: 10h-12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_BwHDUopQQZG-YKsD0UYUHg== OUTUBRO ==
Scopus: banco de dados de resumos e citações multidisciplinar, abrangente e confiável
Data: 07 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_e2_47DjjSfuaHoVWqtu2DQAnalise estrategicamente a sua linha de pesquisa com a solução SciVal
Data: 14 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_XGMq9XBPRqG6OsX6XiubIAOnde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas (Elsevier)
Data: 15 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_RWT61vUhTx-xeGOOHMoqNgComo escolher a melhor revista para publicar seu artigo (Web of Science)
Data: 16 de outubro de 2024
Horário: 10h – 11h
Inscrições: https://doity.com.br/como-escolher-a-melhor-clarivate-16out2024Web of Science: garanta aqui a qualidade da sua pesquisa
Data: 18 de outubro de 2024
Horário: 14h – 16h
Inscrições: https://doity.com.br/web-of-science-18out2024Treinamento Mendeley e ScienceDirect
Data: 22 de outubro de 2024
Horário: 10h – 12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_5NHt08VnRae-wDUulp6XWAPlataforma Dimensions: análises complexas, rápidas e precisas ao seu alcance
Data: 24 de outubro de 2024
Horário: 14h30 – 16h30
Inscrições: tinyurl.com/USP-DimensionsComo escrever um artigo de qualidade? Dicas para autores
Data: 29 de outubro de 2024
Horário: 10h-12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_8SrCS8wnSxuBRHia8DUp0wOrganização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABDC-USP) em conjunto com os principais fornecedores de informação científica do mundo.
-
Biblioteca Virtual Pearson está de volta na USP
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP acaba de viabilizar o acesso ao acervo da Biblioteca Virtual da Pearson.
A Biblioteca Pearson é uma plataforma de ebooks em português que abrange temas acadêmicos, científicos, livros texto e de leitura em geral de autores conceituados e atuais.
Desde 2005, a Biblioteca Virtual Pearson trabalha para oferecer uma experiência completa de leitura, com funcionalidades e diferenciais exclusivos. Hoje, já são mais de mais de 4 milhões de usuários, contamos com mais de 80 editoras parceiras e estamos presentes em mais de 950 instituições de Ensino Superior. a BV Pearson reúne mais de 15.000 e-books de diversas áreas de conhecimento em português.
A assinatura para a comunidade USP inclui o acesso aos textos completos em computadores, tablets e celulares. O acesso é multiusuário e ilimitado mediante login e senha específicos pelo link: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20
Saiba mais consultando o Manual de Uso da BV Pearson: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/10/BV-Pearson_Manual-de-uso.pdf
É possível acessar a Biblioteca Virtual por meio de computadores e dispositivos móveis (App para Android e iOS) Basta fazer o login. Ainda, permite integração direta e fácil com sistemas LMS, intranets e outros acervos, físicos ou virtuais, das instituições.
Além disso, a Biblioteca Virtual disponibiliza a opção de download de livros e permite a leitura off-line. Assim, facilita a vida dos estudantes, que podem acessar os conteúdos mesmo quando não há a conexão com a internet.
A Biblioteca Virtual atende aos requisitos legais do Ministério da Educação (MEC) como acervo virtual. Ou seja, pode compor bibliografias obrigatórias e complementares de todos os cursos. Nesse sentido, a Biblioteca Virtual é indicada para todas as instituições de Ensino Superior do país.VÍDEOS com orientações de uso da Biblioteca Virtual PearsonBV – Sugestões de Leitura – clique aqui!BV – Acessibilidade – clique aqui!BV – Meta de leitura – clique aqui!BV – Manual da plataforma – clique aqui!BV – Página inicial – clique aqui!BV – Navegando entre as páginas – clique aqui!BV – Compra de créditos e impressão – clique aqui!BV – Marcação de páginas – clique aqui!BV – Citações – clique aqui!BV – Copiar link do livro – clique aqui!BV – Ouvir o livro (Text to speech) – clique aqui!BV – Busca dentro do livro – clique aqui!BV – Criar listas de livros – clique aqui!BV – Cartões de estudo – clique aqui!BV – Menu “Seu Acervo” – clique aqui!BV – Comprar livro – clique aqui!BV – Créditos de impressão – clique aqui!BV – Baixar livro para leitura offline no app – clique aqui!BV – Primeiro acesso – cadastro – clique aqui!BV – Como ler o livro Offline – clique aqui!BV – BV – Acervo – clique aqui!BV – Zoom na página – clique aqui!BV – Fazer destaques no texto – clique aqui!BV – Dicionário e Wikipedia no EPUB – clique aqui!BV – Impressão de páginas – clique aqui!BV – Livros por área (categoria) – clique aqui!BV – Referência bibliográfica – clique aqui!BV – Editoras do acervo – clique aqui!BV – Filtros de busca – clique aqui!.Confira o Folder da BV Pearson: https://bvirtual.pearsonhed.com/hubfs/Files/Folhetos/E-folder-biblioteca-virtual-pearson-higher-education.pdf.Site: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20
Editor/Agregador: Pearson
Assinatura: USP (07/10/2024 a 06/10/2025)
-
Streaming de livros digitais “Minha Biblioteca” está disponível na USP
Disponibilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, com acervo multidisciplinar de mais de 16 editoras acadêmicas do país e 42 selos editoriais, a “Minha Biblioteca” é uma plataforma digital com um vasto acervo de livros técnicos e científicos em formato digital, publicados pelas principais editoras do país, em língua portuguesa.
O streaming de livros gera facilidade para compor planos pedagógicos de todas as áreas do conhecimento.
Um acervo digital reduz o custo com aquisição de livros físicos e gera economia de espaços físicos para armazenamento das obras. Todos os conteúdos ficam na mesma plataforma e podem ser acessados e consultados por celulares, tablets ou computadores.
O acervo digital da Minha Biblioteca atende às bibliografias de centenas de cursos. Dessa forma, o corpo docente e os profissionais de biblioteca podem recomendar os melhores títulos aos estudantes.
Como acessar o conteúdo da “Minha Biblioteca”
O acesso à coleção “Minha Biblioteca” deve ser realizado por meio do link: https://acesso.abcd.usp.br informando seu nº de identificação e senha única USP. Clique sobre a imagem a seguir para melhor visualização.
Catálogos por Área de Conhecimento
Há livros digitais divididos em 7 catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte. O conteúdo da plataforma inclui também lançamentos e tendências que consideram as demandas de estudantes de graduação.
Editoras e Selos EditoriaisA Coleção da “Minha Biblioteca” abrange o conteúdo das seguintes editoras e selos editoriais: AC Farmacêutica, Amarilys, AMGH, Artes Médicas, ArtMed, Atlas, Autêntica Editora, Bookman, Cengage Learning Brasil, Cengage Learning Editores, Cortez, E.P.U., Editora Blucher, Editora Empreende, Editora Manole, Editora Saraiva, Editora Trevisan, Érica, Fazendo Acontecer, Forense, Forense Universitária, GEN, GEN Atlas, GEN Guanabara Koogan, GEN LTC, Grupo A, Grupo Almedina, Grupo Autêntica, Grupo GEN, Guanabara Koogan, Guanabara Koogan | Cultura Médica, IÁTRIA, LTC Editora, Método, Minha Editora, Penso, Roca, SAGAH, Santos, SER – SAGAH, Zahar, dentre outras.
Recursos da “Minha Biblioteca”
Pesquisa com IAA Inteligência Artificial já está na nossa plataforma. Um dos recursos com IA é a pesquisa inteligente, com busca por títulos, autores ou ISBN de forma mais rápida, eficaz e intuitiva.Leitura em Voz AltaFerramenta que promove a inclusão de pessoas com deficiência e uma opção para quem deseja ouvir o texto do livro digital enquanto realiza outras tarefas. Também é possível aumentar ou diminuir a velocidade da narração.Legibilidade e AcessibilidadeFontes tipográficas inclusivas, com opções acessíveis para pessoas com baixa visão ou com dislexia. Ajuste de tamanho do texto e da cor de fundo da tela.Interatividade e PersonalizaçãoAprendizagem interativa e personalizável dentro dos livros: emojis de reação, realces de texto, favoritos, cartões de estudo, anotações de leitura e marcadores de página.Facilidade de Integração para OrganizaçõesCadastro de usuários em lote por meio de importação de planilha; integração por meio de API com documentação disponível; integração por MARC21 (sistema internacional para bibliotecas digitais)..A Minha Biblioteca é uma empresa nacional, líder em tecnologia para educação acadêmica, médica e corporativa. Fundada em 2011, a Minha Biblioteca se consolidou como a melhor solução digital de e-books para mais de 800 instituições de ensino e pesquisa, sendo utilizada diariamente por 3 milhões de usuários para apoiar seus estudos e atividades profissionais. Por meio da Minha Biblioteca, estudantes, professores e profissionais de saúde têm acesso rápido, fácil e simultâneo ao texto completo de mais de 3.000 títulos em português, a qualquer hora e lugar, através de um dispositivo conectado à internet.
Site: https://acesso.abcd.usp.br/
Editor/Agregador: Minha Biblioteca
Assinatura: USP (30/07/2024 a 29/07/2025)
-
07/10 – 11h | Webinar Scopus: banco de dados de resumos e citações multidisciplinar, abrangente e confiável
Scopus – base de dados multidisciplinar referencial, internacionalmente reconhecida que reúne literatura técnica e científica revisada por pares, além de índices de citações. Apresenta uma visão abrangente de tudo que está sendo publicado cientificamente sobre um tema, tópico ou assunto, instituição ou autor, possibilitando a realização de pesquisa bibliográfica eficiente para basear desde a investigação básica, aplicada e até mesmo a inovação tecnológica. São 70 milhões de registros e 23 mil títulos.
Scopus é o maior banco de dados de resumos e citações de literatura revisada por pares – periódicos científicos, livros e anais de conferências. Oferecendo uma visão geral abrangente da produção mundial de pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e artes e humanidades, o Scopus apresenta ferramentas inteligentes para rastrear, analisar e visualizar pesquisas. De pesquisadores em busca de descobertas científicas a instituições acadêmicas e agências governamentais que avaliam pesquisas, o Scopus é o banco de dados de resumos e indexação de escolha. Em todo o mundo, o Scopus é usado por mais de 3.000 instituições acadêmicas, governamentais e corporativas. Disponível pelo Portal de Periódicos da Capes.
Participe do Webinar e saiba mais sobre a Base de Dados Scopus:
Scopus: banco de dados de resumos e citações multidisciplinar, abrangente e confiável
Data: 07 de outubro de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_e2_47DjjSfuaHoVWqtu2DQMinistrante: Lilian Paiva
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) em parceria com a Elsevier.
-
Acesso Aberto à Biblioteca Digital SENAC na USP vai até 20 de outubro. Aproveite essa oportunidade!
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP, em parceria com o SENAC, está oferecendo trial da Biblioteca Digital SENAC.
A comunidade acadêmica da USP tem acesso a todo conteúdo disponível na plataforma até 20 de outubro de 2024.
A plataforma foi desenvolvida pela Editora Senac São Paulo que, desde 1995, lança dezenas de novos títulos todos os anos, com obras vencedoras dos principais prêmios do meio literário, incluindo o Prêmio Jabuti e Gourmand Awards.
Com um vasto acervo em diversas áreas do conhecimento, a Biblioteca Digital SENAC oferece conteúdos de qualidade para enriquecer os estudos e apoiar o crescimento profissional.
Clique na imagem ao lado para conhecer as principais funcionalidades e recursos da Biblioteca Digital SENAC.
Alguns dos destaques da Biblioteca Digital Senac incluem:
• 10 áreas de conhecimento: Desde Ciências Humanas até Tecnologia da Informação, nossa biblioteca abrange uma ampla gama de áreas para atender às suas necessidades educacionais e de pesquisa.
• Experiência educacional completa: Além de oferecer acesso a materiais digitais, nosso acervo possibilita a criação de itinerários de formação personalizados.
• Suporte personalizado: Estamos aqui para ajudar nossos usuários a aproveitar ao máximo nossa biblioteca. Se aparecer alguma dúvida ou precisar de assistência, nossa equipe está pronta para ajudar.
Para que você possa experimentar pessoalmente os benefícios da Biblioteca Digital Senac, estamos oferecendo um trial de acesso gratuito:
Link de acesso durante o trial: https://bibliotecadigitalsenac.com.br/#/login
usuário: e-mail da biblioteca
Senha: #senac———————————————-Consulte a Lista de e-mails das bibliotecas da USP neste LinkConsulte também o Catálogo SENAC neste Link
———————————————-
ENVIE SUA OPINIÃO sobre a Biblioteca Digital SENAC ao e-mail atendimento@abcd.usp.br indicando no campo Assunto da mensagem a seguinte frase: “A/C Aquisição – Biblioteca Digital SENAC”