O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
-
USP recebe prêmio InCites Library Award 2023 da Clarivate
Anunciamos com alegria o Prêmio que a Universidade de São Paulo recebeu em reconhecimento por sua liderança no uso do InCites e por facilitar o acesso à informação científica internacional e fortalecer o ensino no Brasil.
InCites é uma solução online de avaliação personalizada de pesquisa baseada em publicações científicas e suas citações que permite que realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Base de Dados Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa, por meio de métricas e indicadores.
A Universidade de São Paulo assina a Plataforma InCites https://incites.clarivate.com desde 2016. Atualmente a base é gerenciada pela Clarivate, uma empresa líder em inteligência de pesquisa, incluindo análises bibliométricas de publicações científicas. Para acessar o InCites basta estar logado nos computadores dos campi da USP ou por meio do acesso remoto VPN USP. Após o primeiro acesso, é possível conectar-se por outros computadores por um certo período.
O InCites provê esse tipo de análise: relatórios personalizados de autores, organizações, regiões, áreas de pesquisa, artigos, trabalhos de eventos, agências de fomento podem ser obtidos a partir de ajustes simples de parâmetros.
Explorar dados no InCites
O InCites Explorer é uma ferramenta para analisar Pessoas, Organizações, Regiões, Áreas de Pesquisa, Periódicos, Livros, Anais de Conferências e Agências de Financiamento incluídos no conjunto de dados InCites e é alimentado pelos índices da Web of Science Core Collection. Os dados no InCites são atualizados mensalmente (geralmente no final do mês) e são baseados nos dados do Web of Science extraídos no final do mês anterior.
Uma série de questões podem ser respondidas com a solução InCites:
• Quantos artigos minha instituição/país produz? • Quais artigos são mais influentes em qual área? • Quais autores são mais citados? • O foco de pesquisa da minha instituição está mudando? • Como a minha instituição se compara a instituições parceiras – ou parceiros potenciais? • Quais são as áreas mais fortes na minha instituição? Quais precisam ser melhoradas? • Qual é a taxa de citação média na minha instituição? Ou em áreas selecionadas? • Quem está colaborando com quem? E com que frequência? Os dados são obtidos da Base de Dados Web of Science, que reúne informações de mais de 60 países.
Após o registro e o login, você será direcionado para a página principal do aplicativo, onde os dados do InCites são organizados em três caixas principais, conforme mostrado abaixo: Analyse, Report e Organize
O uso do InCites embasa decisões estratégicas a serem tomadas nas universidades como, por exemplo:
Apoio à avaliação de pesquisa com evidências confiáveis
Compare a pesquisa de sua instituição com seus pares e conduza avaliações significativas usando um amplo conjunto de indicadores com base em dados de pesquisa confiáveis e de alta qualidade.
Estabelecimento e desenvolvimento de parcerias de alto valor
Avalie os resultados de suas colaborações com grupos acadêmicos, governamentais e industriais. Identifique alvos para futuras parcerias estratégicas com base nos critérios mais importantes para você, como impacto da pesquisa, região geográfica ou tipo de organização.
Comunicação do impacto de sua pesquisa às partes interessadas
Demonstre o impacto da citação de sua pesquisa patrocinada para garantir novos fluxos de receita.
Recrutamento e retenção dos melhores talentos
Avalie os pesquisadores com responsabilidade e tome decisões de recrutamento confiantes com dados objetivos.Também permite obter análises objetivas orientadas por evidências confiáveis de desempenho orientadas por dados como, por exemplo:
Indicadores de citação confiáveis
Meça com confiança o impacto e a reputação de sua instituição e as citações de suas publicações científicas com indicadores normalizados derivados de dados usados nas principais iniciativas de avaliação de pesquisa em todo o mundo.
Indicadores de colaboração
Avalie rapidamente suas colaborações existentes ou identifique novos parceiros acadêmicos, industriais e governamentais em todo o mundo com indicadores e filtros predefinidos para colaboração internacional e industrial.
Esquema de avaliação global
Avalie sua pesquisa usando a estrutura de avaliação de sua região ou país com 15 classificações localizadas usadas em exercícios de avaliação de pesquisa nacional.
Análise de tendências
Identifique tendências emergentes de pesquisa ou realize análises retrospectivas com mais de 40 anos de conteúdo das principais publicações de pesquisa do mundo.Para esclarecimentos adicionais procure a Biblioteca da sua Unidade ou envie mensagem ao e-mail da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP): atendimento@abcd.usp.br
Tutorial do InCites: https://incites.help.clarivate.com/Content/registration-signin.htm
Slides do Webinar InCites realizado em 18 de abril de 2023: https://www.abcd.usp.br/noticias/webinar-incites-18abr2023/
Procure sua Biblioteca para saber mais sobre estes recursos e soluções de apoio à pesquisa ou entre em contato com a equipe da ABCD pelo e-mail: atendimento@abcd.usp.br
Conteúdos fornecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da Universidade de São Paulo.
-
Clarivate lança Journal Citation Reports 2023
Edição atualizada de classificação de revistas por fator de impacto acaba de ser publicada pela Clarivate. Baseada em dados da Base Web of Science de publicações indexadas e citações, a edição 2023 quer destacar a relevância dos principais periódicos do mundo – mais de 9.000 periódicos de qualidade de mais de 3.000 editores que recebem um Journal Impact Factor (JCR) pela primeira vez. Esta é uma tradução livre da matéria divulgada pela Clarivate esta semana.
Londres, Reino Unido, 28 de junho de 2023 . A Clarivate Plc (NYSE:CLVT), líder global em conectar pessoas e organizações à inteligência em que podem confiar para transformar seu mundo, lançou hoje a atualização de 2023 de seu Journal Citation Reports™ (JCR™) anual . Este lançamento anual identifica mais de 21.500 periódicos acadêmicos de alta qualidade em mais de 250 disciplinas científicas e de pesquisa. Apenas os periódicos que atenderam aos rigorosos padrões de qualidade para inclusão no índice Web of Science™ são selecionados, para garantir que os usuários possam confiar com confiança nas informações e dados fornecidos para promover e apoiar os objetivos coletivos da comunidade de aderir às normas de integridade de pesquisa.
Por quase meio século, as informações divulgadas nos Journal Citation Reports anuais têm a confiança da comunidade acadêmica global como um recurso confiável para identificar os principais periódicos em suas áreas. Ele fornece clareza das principais tendências de impacto de citações, alimentadas por uma variedade de indicadores, dados descritivos e visualizações atraentes, permitindo comparações e insights significativos.
Os relatórios anuais incorporam uma variedade de métricas, incluindo o amplamente reconhecido Journal Impact Factor™ (JIF™) e o Journal Citation Indicator. A Clarivate defende que os editores de periódicos e a comunidade acadêmica em geral façam uso das amplas informações contextuais fornecidas junto com o Journal Impact Factor para apresentar uma visão abrangente da influência de um periódico.
Este ano, pela primeira vez, todos os periódicos do Web of Science Core Collection™ que passaram pelos rigorosos critérios de qualidade do Web of Science e foram aceitos antes de 1º de janeiro de 2023 foram elegíveis para receber um Journal Impact Factor. Ao expandir o JIF para o Arts and Humanities Citation Index™ (AHCI) e o multidisciplinar Emerging Sources Citation Index™ (ESCI), mais de 9.000 periódicos de mais de 3.000 editores agora têm um JIF pela primeira vez. Esse indicador ajuda a comunidade acadêmica a identificar com mais facilidade periódicos confiáveis e de alta qualidade selecionados pela equipe editorial do Web of Science. A seleção é concedida apenas aos periódicos que atenderam aos 24 rigorosos critérios de qualidade aplicados na avaliação. Apenas 15% dos periódicos avaliados por uma equipe editorial interna passam nesse padrão de alta qualidade.
Além disso, a versão JCR 2023 apresenta o JIF com uma casa decimal, em vez de três. Essa mudança para uma casa decimal introduz mais laços, o que incentivará os usuários a considerar indicadores adicionais e dados descritivos ao comparar periódicos. O Journal Citation Indicator – uma métrica normalizada no nível do periódico – é enfatizado para fácil interpretação e comparação interdisciplinar.
A Dra. Nandita Quaderi, editora-chefe e vice-presidente da Web of Science, Clarivate, disse: “Como parte de nosso compromisso contínuo de fornecer inteligência transformadora e conteúdo confiável, todos os periódicos de qualidade da Web of Science Core Collection agora são elegíveis para um Journal Impact Factor. O JIF foi introduzido em 1975 como uma medida de impacto acadêmico e era restrito a periódicos de ciências e ciências sociais. Como o comportamento fraudulento se intensificou na publicação acadêmica, há uma necessidade crescente de marcadores de confiabilidade. No lançamento do JCR deste ano, expandimos o JIF de apenas os periódicos científicos e de ciências sociais de maior impacto para periódicos de todas as disciplinas que passaram por nossa rigorosa avaliação de qualidade. Isso significa que o JIF é agora um indicador confiável de confiabilidade, bem como uma medida de impacto acadêmico,
Emmanuel Thiveaud, vice-presidente sênior de pesquisa e análise, academia e governo da Clarivate, acrescentou: “A integridade da pesquisa é crucial para garantir a credibilidade, confiabilidade e confiabilidade do registro científico e acadêmico. É de suma importância para nós da Clarivate que nossos dados no índice de citações da Web of Science e as métricas JCR derivadas dele sejam precisos e confiáveis para fins de descoberta e avaliação de pesquisa. Este ano, demos passos adicionais significativos para promover a integridade da pesquisa na Web of Science, pois buscamos manter os mais altos padrões éticos e contribuir proativamente para a manutenção da confiança pública na pesquisa científica e acadêmica”.
Os principais destaques dos dados de 2022 incluem:
- Mais de 21.500 periódicos de alta qualidade de 254 categorias de pesquisa e 112 países são identificados e recebem um JIF. Isso inclui:
- 13.668 revistas científicas
- 7.123 periódicos de ciências sociais
- 3.248 periódicos de artes e humanidades
- Mais de 5.600 periódicos publicam todo o seu conteúdo em acesso aberto
- 9.136 periódicos recebem o Journal Impact Factor (JIF) pela primeira vez
O JCR é baseado em dados de 2022 compilados da Web of Science Core Collection, a principal coleção de periódicos, livros e anais de conferências de qualidade no maior banco de dados global de citações neutras para editores do mundo. As publicações são avaliadas por uma equipe global de editores internos da Clarivate usando critérios de seleção rigorosos. Os dados do conteúdo selecionado são cuidadosamente selecionados para garantir a precisão nas métricas JCR, juntamente com um amplo corpo de dados descritivos. Esses insights permitem que pesquisadores, editores, editores, bibliotecários e financiadores explorem os principais impulsionadores do valor de um periódico para diversos públicos.
A Clarivate se orgulha de seu compromisso de fornecer informações imparciais e neutras para editores, que não promovem ou endossam nenhum editor específico. Isso permite uma tomada de decisão segura para um amplo grupo de partes interessadas, incluindo editores, instituições acadêmicas, financiadores e pesquisadores.
Cada perfil de periódico no JCR fornece uma ampla variedade de métricas de inteligência de periódicos, permitindo que os usuários filtrem e classifiquem os periódicos por categoria. Essas métricas incluem:
- O Journal Citation Indicator, que representa o impacto médio da citação normalizada por categoria para artigos publicados no período de três anos anterior
- O Índice de Imediatismo, que mede a frequência com que o conteúdo da revista é citado no mesmo ano da publicação
- A Meia-vida de citações, que é a idade mediana, em anos, dos itens do periódico que foram citados durante o ano do JCR
- O Journal Impact Factor, que dimensiona as citações recebidas para conteúdo recente por uma medida do tamanho da produção acadêmica da revista
- Além disso, os Journal Citation Reports incluem dados descritivos, como disponibilidade de conteúdo de acesso aberto, principais instituições e regiões contribuintes
Para explorar todos os dados, métricas e análises disponíveis, visite o Journal Citation Reports . Para mais informações sobre o lançamento deste ano, consulte nossa série de blogs . As alterações na versão 2023 se aplicam a partir deste ano; nenhuma alteração será feita nos dados dos anos anteriores.
Sobre a Clarivate
A Clarivate é uma provedora líder global de serviços de informação. Conectamos pessoas e organizações à inteligência em que podem confiar para transformar sua perspectiva, seu trabalho e nosso mundo. Nossas soluções de assinatura e baseadas em tecnologia são combinadas com profundo conhecimento de domínio e abrangem as áreas de Academia e Governo, Ciências da Vida e Saúde e Propriedade Intelectual. Para mais informações, visite clarivate.com
Web of Science – disponível pelo Portal de Periódicos da Capes – https://www.periodicos.capes.gov.br e pela USP no link: https://apps.webofknowledge.com via computador autorizado USP ou acesso remoto VPN. É uma base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados e relevantes em suas respectivas áreas de conhecimento. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de 9.000 periódicos indexados. É composta por: Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED): 1945 até o presente; Social Sciences Citation Index: 1956 até o presente; Arts and Humanities Citation Index: 1975 até o presente. A partir de 2012 o conteúdo foi ampliado com a inclusão do Conference Proceedings Citation Index- Science (CPCI-S); Conference Proceedings Citation Index- Social Science & Humanities (CPCI-SSH).
InCites Journal Citation Reports – disponível pelo Portal de Periódicos da Capes – https://www.periodicos.capes.gov.br e pela USP no link: http://jcr.clarivate.com via computador autorizado USP ou acesso remoto VPN. O Journal Citation Reports (JCR) é uma publicação eletrônica anual da Clarivate Analytics que fornece informações sobre revistas acadêmicas nas ciências e ciências sociais, incluindo fatores de impacto. O JCR foi originalmente publicado como parte do Science Citation Index. O JCR oferece um método sistemático e objetivo para avaliar criticamente os principais periódicos do mundo, com informações estatísticas quantificáveis baseadas em dados de citações. Ao compilar as referências citadas dos artigos, o JCR ajuda a medir a influência e o impacto da pesquisa nos níveis da revista e da categoria e mostra a relação entre citações e revistas citadas.
InCites Analytics – Plataforma e Base de dados analítica que permite análises bibliométricas e cientométricas a partir de registros de artigos, trabalhos e outras publicações indexadas na Base Web of Science. É possível realizar análises de produção científica de organizações, países, pesquisadores, revistas e assuntos. Disponível na USP pelo link: https://incites.clarivate.com via computador autorizado USP ou acesso remoto VPN.
Procure sua Biblioteca para saber mais sobre estes recursos e soluções de apoio à pesquisa ou entre em contato com a equipe da ABCD pelo e-mail: atendimento@abcd.usp.br
Conteúdos fornecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da Universidade de São Paulo.
- Mais de 21.500 periódicos de alta qualidade de 254 categorias de pesquisa e 112 países são identificados e recebem um JIF. Isso inclui:
-
Gravação e materiais do Webinar Integridade Acadêmica na Era da Inteligência Artificial
Em 4 de abril de 2023, a Turnitin , fornecedora de soluções de Integridade Acadêmica – anunciou a ativação de seus recursos de detecção de escrita por IA. A tecnologia identifica o uso de ferramentas de escrita por IA, incluindo o ChatGPT, com 98% de assertividade, permitindo que os professores e estudantes analisem e revisem a autenticidade do trabalho acadêmico. Isso porque, a todo momento, a Integridade Acadêmica é igualmente apoiada e testada pela tecnologia.
Por 25 anos, a Turnitin tem sido um parceiro confiável de professores, fornecendo informações sobre a redação dos alunos e ajudando a manter os padrões de Integridade Acadêmica para mais de 16.000 instituições, em 140 países em todo o mundo. A evolução das plataformas e softwares baseados em Inteligência Artificial trouxeram novos desafios em relação à verificação de textos e documentos publicados.
Nesse contexto, surgem as questões: Como garantir a Integridade Acadêmica na era da escrita por IA? Como o plágio se apresenta em um mundo com inteligência artificial?
Para ajudar a comunidade educacional a navegar e gerenciar essa nova tecnologia na sala de aula, estamos promovendo um Webinar para explicar aos usuários da Plataforma Turnitin como a verificação de similaridade de textos inclui agora a detecção de textos gerados por Inteligência Artificial. Participe deste Webinar para saber mais sobre a Plataforma Turnitin e a escrita por IA.
Webinar Integridade Acadêmica na Era da Inteligência Artificial
Realizado no dia 27 de junho de 2023 às 10h
Link da Gravação: https://turnitin.zoom.us/rec/share/ S1Z6eWmPR5vswmIuhj7mdc4XmJ8mEr si8vCDulk5rl4G0AdnFJNEroUXLBPg bFmF.phGjGvwsWSUVnbwN? startTime=1687870522000
Senha: $XRt8wsnPerguntas: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/06/101385-TII_GL_AI-GPT-4_BR_PT_0323.pdf
Postagens e matérias: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/06/Postagens_Escrita-por-IA_Turnitin.pdf
Política de Integridade: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/06/tli_ai_updatingacademicintegritypolicy_guide_br_pt_0323-1.pdf
Palestrante: Rafael Carpanez (Customer Onboarding Integrity)
Desde 2017 a ferramenta Turnitin – https://www.turnitin.com/ é utilizada na Universidade de São Paulo para a prevenção do plágio por meio da verificação de similaridade de textos possibilitada pela plataforma.
O principal objetivo é fortalecer a ética e a integridade nas pesquisas e publicações geradas por autores USP. A conduta ética deve nortear todas as atividades acadêmicas e científicas. Os princípios éticos relativos à ciência e à pesquisa expressam-se primordialmente a partir de duas vertentes: a integridade em pesquisa e o respeito aos direitos autorais.
- Todos os Docentes credenciados em Programas de Pós-Graduação stricto sensu encontram-se registrados na Conta Turnitin da USP. Os serviços são oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalityCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio).
- As Bibliotecas da universidade têm também disponibilizado aos estudantes e demais usuários Estações de Autochecagem Turnitin, possibilitando a verificação de documentos e a geração de relatórios de similaridade de textos. O estudante tem autonomia de verificar seus próprios trabalhos sem depender do Orientador/Supervisor. Para saber mais, consulte a equipe da Biblioteca para mais informações sobre as Estações de Autochecagem Turnitin ou envie mensagem ao e-mail integridade.acadêmica@abcd.usp.br
- iThenticate: é uma ferramenta científica destinada a editores de Revistas do Portal da USP para análise de similaridade de documentos na Internet que possuem um identificador digital DOI. Essa ferramenta é gerenciada pela empresa Crossref, fornecedora do número de identificação DOI, em parceria com a Turnitin. O Editor deve solicitar o acesso após declarar no site da revista a política de prevenção de plágio. Em caso de dúvida, envie mensagem ao e-mail integridade.acadêmica@abcd.usp.br
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) em parceria com a Turnitin.
-
Slides e Gravação do Fórum InCites LatAm Sessão Brasil 2023. Confira!
O Fórum InCites™ é um evento anual em que os pesquisadores, avaliadores, administradores e bibliotecários se reúnem para compartilhar as melhores práticas recomendadas relativas à avaliação da pesquisa científica. Este ano, o Fórum para a América Latina, sessão para o Brasil, aconteceu online em 31 de Maio de 2023. Entre os convidados esteve a Universidade de São Paulo USP, por sua liderança no uso da Plataforma InCites http://incites.clarivate.com
Programação:
Exemplos práticos de instituições que utilizam InCites, que vão lhe ajudar a identificar como sua instituição também pode se beneficiar
Práticas mais recomendáveis para a utilização das métricas
Como os dados da Web of Science™ respaldam a avaliação da pesquisa e próximos desenvolvimentos e melhorias para o InCites.
Confira a Gravação do Fórum clicando na imagem a seguir.
Palestrantes
Dra. Joana Santa Cruz
Gerente Adjunta, Gerência de Estudos e Indicadores,
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloDr. Mauricio Reis Bogo
Pesquisador do Laboratório de Biologia Genômica e Molecular,
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulDra. Natália Araujo
Assessoria de Relações Internacionais,
Universidade Federal do ABCDra. Elisabeth Adriana Dudziak
Chefe da Divisão de Gestão de Desenvolvimento, Inovação e Coleções Digitais,
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais
Universidade de São PauloO InCites se baseia em dados seletivos, estruturados e completos originados da Web of Science™.
Confira os slides clicando na imagem ao lado.
Com dados de citações personalizados, métricas globais e perfis institucionais multidimensionais, o InCites facilita a medição de sua produtividade, a comparação com seus pares, a busca e análise das colaborações e associações, e lhe proporciona descobrir oportunidades de financiamento da pesquisa. Como cliente do InCites, fazemos o convite para que assista ao Fórum online, para compartilhar seus comentários e possa identificar como o feedback dos usuários tem ajudado à evolução da plataforma do InCites e que planos temos para continuar sua melhoria e adequação às suas necessidades.
Gravação: https://clarivate.com/webinars/incites-forum-brazil-2023
Slides: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/06/Slides-InCites_Forum_2023_pt.pdf
Para saber como usar o InCites veja os slides do Webinar do dia 18 de abril de 2023: https://www.abcd.usp.br/noticias/webinar-incites-18abr2023/
Procure sua Biblioteca para saber mais sobre estes recursos e soluções de apoio à pesquisa ou entre em contato com a equipe da ABCD pelo e-mail: atendimento@abcd.usp.br
Conteúdos fornecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da Universidade de São Paulo.
-
E-Book de destaque do mês de junho de 2023
Inventário participativo Arouche LGBTQIA+
Mariana Kimie NitoUniversidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e UrbanismoEste livro foi organizado em torno da vivência e do repertório construído pelo Coletivo Arouchianos LGBTHQIAPD+ com os conhecimentos e técnicas da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP), que desenvolveram em parceria o projeto intitulado Patrimônio Histórico e Cultural LGBTHQIAPD+: Inventário Participativo da Região do Largo do Arouche (São Paulo/SP), entre os anos de 2021 e 2022.
A obra busca dar visibilidade às narrativas da população que se encontra no Largo do Arouche e região por meio de um inventário participativo das referências culturais do território, bem como procura reconhecer sua ocupação histórica.
Assim, permite lançar outro olhar, rompendo com preconceitos e formas de discriminação à comunidade preta, pobre e LGBTQIA+. A proposta se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas: (4) Educação de qualidade; (5) Igualdade de Gênero; (10) Redução das Desigualdades; (11) Cidades e Comunidades Sustentáveis; (16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e (17) Parcerias e Meios de Implementação.
== REFERÊNCIA ==
NITO, Mariana Kimie. Inventário participativo Arouche LGBTQIA+. São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/9788575064481 Disponível em: www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1036 . Acesso em 29 junho. 2023.
Sobre o Portal de Livros Abertos da USP
O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP da Universidade de São Paulo gerenciado pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP).
Inaugurado em março de 2016, o Portal de Livros Abertos da USP utiliza o Open Monograph Press (OMP) da Public Knowledge Project (PKP). Os temas dos livros são variados, eles estão divididos em categorias como engenharia, ciências biológicas, teatro, educação, turismo, etnologia e documentação jurídica. Há ainda as séries, exemplos de títulos são Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade, Coleção Museu Aberto e Estudos da Ásia.
Todas as obras estão em acesso aberto e texto completo sob licença Creative Commons 4.0., exceto quando outra licença estiver indicada. O Portal possui um Comitê Científico Editorial formado por docentes e bibliotecários. Para publicar uma obra no Portal, consulte os critérios de submissão.
Link: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP
-
De e-books a vídeos, USP oferece base de dados de fonoaudiologia para seus alunos e professores
Base de dados MedOne ComSci, disponibilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, oferece estudos de caso e recursos multimídia e pode ser útil para as áreas de Fonoaudiologia, Medicina e Odontologia.
Estudantes, professores e pesquisadores da USP que precisam de recursos acadêmicos na área de Fonoaudiologia, Audiologia, Patologias da Fala e Linguagem podem contar agora com uma base de dados especializada chamada MedOne ComSci. Ela é desenvolvida pela Thieme Medical Publishers, editora médica e científica alemã, e é uma extensão do MedOne, uma plataforma de recursos médicos e científicos amplamente utilizada em ambientes universitários.
A assinatura foi realizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, que é responsável pela gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas na Universidade. Para acessar o conteúdo basta estar logado nos computadores dos campi da USP ou, no acesso externo à Universidade, por meio do acesso VPN, com login e senha de usuário USP (veja abaixo como acessar). Para acessar a plataforma MedOne ComSci clique aqui.
Com conteúdos provenientes de fontes renomadas e revisados por especialistas, a plataforma garante informações atualizadas e confiáveis para aprimorar a prática clínica, estudos ou pesquisas nas área de interesse. Inclui revistas científicas, livros, artigos, imagens e vídeos que podem ser base de estudo em diversas áreas, como medicina, odontologia, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional, ciências biomédicas, entre outras.
Entre os recursos oferecidos na plataforma estão 50 e-books; acesso aos últimos cinco anos de três importantes periódicos da área: Journal of The American Academy of Audiology, Seminars in Hearing e Seminars in Speech and Language; mais de 376 estudos de caso, com perguntas e respostas para cada caso; além de 9.900 imagens, 357 vídeos e 91 arquivos de áudio. O conteúdo está em inglês mas, por estar no formato HTML, pode ser traduzido para o português através do próprio browser. A impressão e o download são feitos a partir do PDF, em inglês.
Há um tutorial em português de como usar a plataforma neste link.
A ABCD vai realizar um webinar explicando sobre a plataforma nesta quarta-feira, dia 14 de junho, das 14 às 15 horas, com transmissão on-line pela ferramenta Teams da Microsoft neste link (Meeting ID: 315 978 033 999 – Passcode: tUo2ob).
Como acessar a base
Ao acessar o endereço medone-comsci.thieme.com da rede da Universidade (nos campi ou via VPN), o sistema já identifica que o usuário pertence à USP e no canto superior direito aparece a mensagem “USP Universidade de São Paulo”.
O serviço VPN USP, oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), precisa do número USP e senha única do usuário. Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações da página.
Baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links: VPN USPnet no Windows, VPN USPnet no Mac, VPN USPnet no Linux, VPN USPnet no iPhone / iPad, VPN USPnet no Android.
Em caso de dúvidas sobre a conexão VPN, é possível solicitar auxílio neste endereço.
Acesse a plataforma na página https://medone-comsci.thieme.com.
Fonte: https://jornal.usp.br/?p=648573 13/06/2023
-
Parlamento Europeu vota lei de regulamentação de IA
Membros do Parlamento Europeu votaram a Lei de Inteligência Artificial durante sessão plenária no Parlamento Europeu em Estrasburgo, França, em 14 de junho. O AI Act instila maiores padrões de privacidade, leis de transparência mais rígidas e multas mais altas para quem não cooperar.
Os legisladores do Parlamento Europeu aprovaram na quarta-feira a histórica Lei de Inteligência Artificial, colocando o bloco um passo crítico mais perto de adotar formalmente o primeiro grande conjunto de regras abrangentes do mundo que regulam a tecnologia de IA. Esta é uma tradução livre da matéria veiculada por Alexandra Sharp, redatora do World Brief em Política Externa (https://foreignpolicy.com/2023/06/14/eu-ai-act-european-union-chatgpt-regulations-transparency-privacy/), complementada pela matéria intitulada The Artificial Intelligence Act (https://artificialintelligenceact.eu/).
O que é a Lei de IA da UE?
A AI Act é uma proposta de lei europeia sobre inteligência artificial (IA) – a primeira lei sobre IA de um grande regulador em qualquer lugar . A lei atribui aplicações de IA a três categorias de risco. Em primeiro lugar, aplicativos e sistemas que criam um risco inaceitável , como pontuação social administrada pelo governo do tipo usado na China, são banidos. Em segundo lugar, os aplicativos de alto risco , como uma ferramenta de digitalização de currículos que classifica os candidatos a empregos, estão sujeitos a requisitos legais específicos. Por fim, aplicativos não explicitamente banidos ou listados como de alto risco são deixados sem regulamentação.De acordo com o AI Act, toda inteligência artificial seria classificada em distintos níveis de risco, de mínimo a inaceitável. A tecnologia considerada um risco inaceitável – como sistemas que julgam as pessoas com base no comportamento, conhecido como “pontuação social”, bem como ferramentas de policiamento preditivo – seria banida e a IA focada em crianças, outras populações vulneráveis e práticas de contratação seriam enfrentar um escrutínio mais duro. Os novos regulamentos também exigiriam maiores padrões de privacidade, leis de transparência mais rígidas e multas mais altas por não cooperar. O ônus da execução recairia sobre os estados membros da União Europeia, com infratores corporativos enfrentando multas de até US$ 33 milhões ou 6% da receita global anual da empresa, o que pode somar bilhões de dólares para gigantes da tecnologia como Google ou Microsoft.
Por que você deveria se importar?
Os aplicativos de IA influenciam as informações que você vê online, prevendo qual conteúdo é atraente para você, capturam e analisam dados de rostos para aplicar leis ou personalizar anúncios e são usados para diagnosticar e tratar o câncer. Em outras palavras, a IA afeta muitas partes da sua vida .Como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da UE em 2018, a Lei de IA da UE pode se tornar um padrão global , determinando até que ponto a IA tem um efeito positivo em vez de negativo em sua vida, onde quer que você esteja. A regulamentação da IA da UE já está causando ondas internacionalmente. No final de setembro de 2021, o Congresso do Brasil aprovou um projeto de lei que cria uma estrutura legal para inteligência artificial. Ainda precisa passar pelo Senado do país.
Confira as matérias completas em: https://foreignpolicy.com/2023/06/14/eu-ai-act-european-union-chatgpt-regulations-transparency-privacy/ e https://artificialintelligenceact.eu/ e https://es.cointelegraph.com/news/european-union-ai-act-passes-in-parliament
-
Conheça a BioOne Digital Library: ecologia, biologia e ciências ambientais
Descubra a pesquisa dos títulos do BioOne Digital Library disponível em texto completo pelo Portal de Periódicos da Capes. A coleção apresenta diversos títulos recém-digitalizados da Entomological Society of America.
A BioOne reúne periódicos com texto completo nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais publicados por associações profissionais e sociedades científicas, cobrindo temas como aquecimento global, pesquisas em células troncos, ecologia e biodiversidade.
A base foi criada em 1999 a partir da colaboração de cinco entidades: o American Institute of Biological Sciences (AIBS), o Scholarly Publishing & Academic Resources Coalition (SPARC), a Universidade do Kansas, a Greater Western Library Alliance (formada por 12 consórcios de bibliotecas) e a Allen Press, Inc.
Benefícios para bibliotecas parceiras
Acessível: reúne recursos de mais de 40 consórcios.
Eficiente: acesse uma massa crítica de conteúdo com uma única assinatura.
Apoio à pesquisa estratégica: Conteúdo confiável sobre os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas globais; pesquisas relevantes para muitos dos ODS das Nações Unidas.
Flexível: a assinatura a qualquer momento começa, além de uma nova opção de compra única.
Alinhada à missão: 33 títulos de acesso aberto estão disponíveis junto com a coleção assinada.
Recursos e ferramentas valiosos
Acesso remoto para suporte a usuários dentro e fora do campus
Acessibilidade aprimorada via Google Tradutor
Descoberta integrada via registros MARC e mais de 15 parceiros de indexação e descoberta
Ferramentas de referência perfeitas compatíveis com EndNote, RefWorks e mais
Análise de uso por meio de estatísticas compatíveis com COUNTER 5 e SUSHI harvesting
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) em parceria com o Portal de Periódicos da Capes
-
Slides “Como escolher a melhor revista para publicar seu artigo” já estão disponíveis
Escolher a melhor revista científica para publicar seu artigo requer uma série de estratégias que podem incluir critérios como escopo, corpo editorial, periodicidade e alcance. Para além desses elementos básicos, indicadores e métricas podem ser adicionados para estabelecer o fator de impacto, meia-vida, índice de imediaticidade, etc. Tais informações podem ser obtidas em índices internacionais multidisciplinares de citações como o Journal Citation Reports. Confira os slides do webinar.
Webinar Como escolher a melhor revista para publicar seu artigo
Data: 21 de junho de 2023
Horário: 14h – 16h
Slides: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/06/querevistapublicar.pdf== PROGRAMAÇÃO ==
– Contexto geral da publicação científica na atualidade
– Ranking internacional de revistas científicas: Journal Citation Report (JCR) e seus indicadores
– Fator de Impacto: o que é e para que serve
– Outras métricas de avaliação de revistas
– Como selecionar a melhor revista para seu artigo
– Exemplos e casos práticos das áreas de Biológicas, Exatas e HumanasConsulte também a ferramenta Manuscript Matcher by Master Journal List
Informações adicionais podem ser encontradas no link: https://clarivate.com/blog/how-to-find-the-right-journal-for-your-research-using-actual-data/
Instrutora: Deborah Dias – Especialista de Treinamento a clientes – Clarivate
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate
-
Slides do Webinar “Conheça os critérios de indexação dos periódicos na Web of Science” já disponíveis
Os princípios básicos do processo de seleção de periódicos na Base de Dados Web of Science (Clarivate) são objetividade, seletividade e dinâmica de cobrança. Os processos de seleção são projetados para garantir que apenas publicações confiáveis e conteúdo confiável sejam cobertos pelos índices da Web of Science.
Com curadoria de uma equipe especializada de editores internos, a plataforma Web of Science Core Collection é um banco de dados definitivo, confiável e de alta qualidade para periódicos, livros e anais de conferências. Guiados pelo legado do Dr. Eugene Garfield, inventor do primeiro índice de citações do mundo, a equipe da Web of Science permanece fiel aos seus princípios de objetividade, seletividade e dinâmica de coleta, mas também adaptados aos avanços tecnológicos e às mudanças no cenário editorial.
Webinar sobre Critérios de Indexação de Revistas na Web of Science
Data: 17 de maio de 2023
Horário: 15h-17hSLIDES: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/05/abecout2022-Journal-Eval-Process-2022port.pdf
O rigoroso processo para a Web of Science Core Collection contrasta com o de outros bancos de dados que dependem de abordagens algorítmicas e/ou delegam aspectos da tomada de decisões editoriais à comunidade de pesquisa.
Cada editor está focado em categorias específicas de assuntos, permitindo-lhes obter um conhecimento profundo e diferenciado de periódicos nesse campo. Dessa forma, as decisões editoriais são conduzidas por editores internos especializados que não têm afiliações com casas editoriais ou institutos de pesquisa – removendo qualquer possível viés ou conflito de interesses.
São utilizados um único conjunto de 28 critérios para avaliar os periódicos: 24 critérios de qualidade projetados para selecionar o rigor editorial e as melhores práticas e quatro critérios de impacto projetados para selecionar os periódicos mais influentes em seus respectivos campos.
Saiba mais participando deste Webinar sobre os critérios de indexação de revistas na Base de Dados Web of Science.
Instrutora: Deborah Dias – Especialista de Treinamento a clientes – Clarivate
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate
-
Slides do Webinar Conheça o InCites: análise bibliométrica e impacto da produção científica já disponíveis
InCites: Base de dados analítica que permite análises bibliométricas e cientométricas a partir de registros de artigos, trabalhos e outras publicações indexadas na Base Web of Science.
O InCites (Clarivate) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa.
Webinar Conheça o InCites: analise bibliométrica e impacto da produção científica
Realizado em: 18 de abril de 2023 – 14h – 16h
Slides do Webinar: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/05/InCites_Overviewportddfinal.pdfO InCites permite:
Avaliar o desempenho ao longo do tempo de um pesquisador, instituição, área de conhecimento ou revista;
Comparar o desempenho de sua universidade com outras 5.000 instituições, inclusive em determinadas áreas do conhecimento;
Identificar áreas de de pesquisa com potencial de crescimento e impacto;
Identificar áreas de conhecimento fortes e fracas, para alocar recursos de forma precisa e inteligente;
Monitorar as atividades de colaboração, para identificar parceiros atuais e potenciais;
Analisar o impacto de um artigo, revista, autor, instituição, país;
Analisar o impacto das pesquisas financiadas por agências nacionais e internacionais.O acesso à Plataforma InCites é feito pelo link https://incites.clarivate.com/, mediante cadastro de usuário, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.
Em tempos de cortes e dificuldades financeiras, nunca foi tão necessário saber como utilizar a bibliometria a favor das decisões estratégicas de investimento de sua instituição.
O InCites™ é tudo o que você precisa para obter a informação estratégica, clara e segura, para avaliação de produção científica mundial. O InCites é alimentado pela única base de dados confiável do mundo: a Web of Science™. Ela permite que as instituições gerenciem efetivamente seus recursos, podendo realizar análises assertivas através da produtividade e bechmarking. O InCites concede a visão mundial da produção científica mais impactante sejam regionais, estaduais ou globais. Esta Plataforma permite:
- Comparar a sua instituição com outras de forma quantitativa e qualitativa. Não se limite, e também compare países, estados e regiões.
- Analisar as áreas de pesquisa, disciplinas/ cursos e os pesquisadores, não só da sua instituição, mas de outras também.
- Crie estatísticas com os indicadores-chave de desempenho.
- Identifique as colaborações mais impactantes, acompanhe novas oportunidades e desenvolva parcerias estratégicas.
- Crie e salve suas pesquisas no InCites. Seus relatórios sempre prontos e atualizados, a qualquer hora.
- O InCites já possui APIs para integração de dados com o seu repositório local. Faça análises específicas com seus próprios dados.
O impacto de pesquisa é a medida em que a publicação, o trabalho de um pesquisador ou o trabalho de um grupo de pesquisa atinge, influencia e ajuda a construir novas pesquisas e resultados científicos. Identificar pesquisa de impacto pode ajudar pesquisadores e instituições a realizar investimentos mais qualificados e relevantes para a sociedade e para a própria ciência. Como resultado, torna-se possível analisar o impacto de um artigo, de um autor, de uma revista, de uma instituição ou organização, até mesmo o impacto científico de um país. Ainda que o impacto de uma pesquisa possa ser medido de várias maneiras, incluindo métodos qualitativos e quantitativos, todos os métodos têm limitações e os resultados gerados por esses métodos devem ser interpretados com ressalvas. O InCites provê esse tipo de análise: relatórios personalizados de autores, organizações, regiões, áreas de pesquisa, artigos, trabalhos de eventos e agências de fomento podem ser obtidos a partir de ajustes simples de parâmetros.
Período de cobertura: 1980-atual; Tipos de publicação: artigos de revistas, conferências, livros; Tabelas e gráficos personalizados que podem ser exportados na forma de imagens ou tabelas csv; Relatórios padrão e Relatórios personalizados: gera, armazena e exporta.
Instrutora: Deborah Dias – Especialista em Treinamento a clientes – Clarivate
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate