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Biblioteconomia e Ciência da Informação: dois campos que podem se fortalecer a partir das especificidades
Por Ricardo Queiroz*
[dropbox]V[/dropbox] ou começar dizendo o óbvio: não sou especialista no debate entre Biblioteconomia e Ciência da Informação. Meu conhecimento sobre o tema é pontual, mas suficiente para entender que ele não pode ser ignorado. E, sendo sincero, não é um tema que me mobiliza pessoalmente. Mas isso não significa que possa ser tratado com desinteresse, ainda mais quando envolve a forma como a área se apresenta, se estrutura e se compreende. Como bibliotecário com doutorado em andamento, reconheço que certos assuntos, mesmo que não despertem entusiasmo imediato, exigem atenção por tocarem em dimensões fundamentais da profissão e levantarem debates importantes para a articulação do campo de conhecimento.
Foi nesse espírito que li o artigo de Leonardo Assis, Biblioteconomia não é subcampo: é ciência, é prática, é história, publicado no Jornal da USP. O texto discute a decisão da USP de rebatizar seu curso como “Biblioteconomia e Ciência da Informação” e alerta para o risco de esvaziamento simbólico da Biblioteconomia nesse processo. Assis traz uma defesa enfática da identidade do campo e da importância de reconhecer sua trajetória, suas práticas e seu vínculo com instituições concretas como as bibliotecas. Seu argumento central é que nomes importam, pois carregam sentidos e orientam percepções.
Essa defesa tem solidez. A Biblioteconomia não é uma aplicação técnica subordinada a outro campo, mas um domínio com pensamento próprio, com produção intelectual, com história e função social específicas. Há um corpo de práticas e conhecimentos que não pode ser comprimido em categorias genéricas que soam mais modernas, mas que pouco dizem sobre os desafios reais enfrentados por quem atua em bibliotecas, arquivos e centros de informação.
Quando Assis afirma que a Biblioteconomia não é subcampo, mas campo em si, ele toca num ponto importante. Essa é uma reivindicação legítima, e faz sentido defender que a área tem história, práticas e fundamentos próprios. Mas talvez a questão não esteja apenas em definir se a Biblioteconomia ocupa ou não uma posição subordinada, e sim em como se constroem as relações entre os campos na prática. Além disso, é essencial que o próprio campo mantenha aberto o questionamento sobre sua identidade, seus limites e sua relevância hoje. A afirmação da autonomia precisa vir acompanhada de reflexão constante, abertura ao debate e disposição para se reposicionar quando necessário. Se for para dizer que a Biblioteconomia não é subcampo, que isso se sustente não apenas na oposição a outra área, mas na consistência do que ela mesma propõe. Negar vínculos por princípio pode isolar, enquanto dialogar com outros saberes pode ampliar possibilidades sem comprometer a integridade do campo.
Por outro lado, o artigo perde precisão ao reduzir a Ciência da Informação a uma ideia vaga e pouco conectada à realidade. Para não correr o risco de desandar em diatribe, a crítica poderia ser mais consistente se reconhecesse que há, dentro da Ciência da Informação, perspectivas críticas, metodologias variadas e contribuições relevantes para os problemas enfrentados hoje pela Biblioteconomia. A oposição entre os campos, nesse ponto, empobrece a análise.
Um exemplo, confesso, básico: Paul Otlet, um dos nomes centrais na origem da Ciência da Informação, já no início do século 20 propunha um projeto de organização do conhecimento com finalidade pública, articulando técnica e compromisso social. A Classificação Decimal Universal, criada por ele, é um sistema técnico, sim, mas que nasce de um projeto de mundo. Essa herança teórica não é um desvio da prática, mas parte de um modo de pensar a informação com implicações reais para políticas de acesso e mediação. Outras conexões também merecem ser lembradas. As discussões sobre competência em informação, que ganham corpo dentro da Ciência da Informação, têm sido apropriadas por bibliotecários no contexto escolar e comunitário como ferramenta para mediação crítica do conhecimento. Da mesma forma, estudos sobre desinformação, cultura algorítmica e governança de dados — hoje intensamente desenvolvidos na Ciência da Informação — oferecem insumos concretos para repensar o papel das bibliotecas como espaços de formação cidadã. Esses pontos de contato não diluem o campo da Biblioteconomia, ao contrário, ampliam suas possibilidades de atuação com mais densidade conceitual e visão estratégica.
E talvez esse seja um ponto de partida interessante. É possível pensar intersecções produtivas entre Biblioteconomia e Ciência da Informação sem que uma precise absorver ou anular a outra. As bibliotecas enfrentam questões como desinformação, algoritmos, vigilância, ataques anticiência, acesso desigual, e muitas dessas questões vêm sendo analisadas por correntes críticas da Ciência da Informação. Ao mesmo tempo, a experiência cotidiana dos bibliotecários tem muito a oferecer em termos de sensibilidade social, compreensão territorial e práticas de mediação. Esses dois campos podem se informar mutuamente. Em vez de se anularem, podem se fortalecer a partir das diferenças e das especificidades.
Por isso, vale o convite para que esse debate seja feito com mais atenção e menos caricatura. Com espaço para discordância, mas também para construção. Com menos formalismo e mais clareza sobre o que está sendo discutido. Não se trata de defender nomes por si só, mas de pensar o que está sendo afirmado ou apagado quando certas mudanças acontecem. Isso importa.
Apesar das críticas ao texto de Assis, é importante reconhecer o que ele provoca. Ele levanta uma questão que estava sendo conduzida com pressa e pouca escuta. O desconforto que ele expressa é legítimo. E mesmo que seu texto não ofereça todas as respostas, ele ajuda a fazer as perguntas certas. Esse já é um bom motivo para continuar a conversa.
Disputas em torno de nomes, classificações e campos não são apenas exercícios de vaidade acadêmica. Elas influenciam políticas, compõem currículos, reorientam verbas e redesenham os contornos do que se considera relevante. Quem define os termos, define os rumos. Fingir que essas discussões são secundárias é, no mínimo, ingenuidade. E deixar que elas sejam decididas apenas por critérios de marketing institucional ou por idiossincrasias pode ser ainda pior. A pergunta que fica é: queremos um campo com memória, presença e efetividade, ou uma etiqueta fluida, feita para caber em qualquer prateleira sem incomodar ninguém ou que satisfaça a interesses sazonais?
QUEIROZ, Ricardo. Biblioteconomia e Ciência da Informação: dois campos que podem se fortalecer a partir das especificidades. Jornal da USP, 23 abril 2025. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=880625 Acesso em: 24 abril 2025.
Ricardo Queiroz é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Política e Ação Cultural da Escola de Comunicações e Artes da USP.
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(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.) -
Cronograma de Treinamentos da Editora Elsevier aborda diversos temas
Em 2025, a editora Elsevier, parceira do Portal de Periódicos da CAPES, apresentará sessões virtuais sobre a Embase, ScienceDirect, Scopus, entre outros. O cronograma de treinamentos, disponível para a comunidade acadêmica, abrange diversos temas a serem explorados ao longo do ano.
As sessões incluirão os seguintes conteúdos: ScienceDirect e Mendeley, Scopus, Workshop de Autor, Compendex, Engineering Village e Embase.
Os treinamentos online são especialmente elaborados para usuários que desejam aprimorar suas habilidades em pesquisa, análise e gerenciamento de informações acadêmicas.
Confira a agenda abaixo:
ScienceDirect e Mendeley
Tema: Foco na exploração dos recursos básicos e avançados para busca de informações acadêmicas relevantes e gerenciamento de sua biblioteca de referência.
– 7 de maio – às 10h
– 6 de agosto – às 10h
– 8 de outubro – às 10h
Inscreva-se!Scopus
Tema: Recursos básicos e avançados com foco na pesquisa bibliográfica e exploração das ferramentas analíticas da literatura e seu ecossistema.
– 14 de maio – às 10h
– 13 de agosto – às 10h
– 15 de outubro – às 10h
Inscreva-se!
Workshop de Autor
Tema: Introdução à publicação acadêmica – Entenda os seus caminhos.
– 11 de junho – às 10h
– 12 de novembro – às 10h
Inscreva-se!Compendex
Tema: Dominando Compendex – Engineering Village da Elsevier.
– 3 de setembro – às 10h
Inscreva-se!Engineering Village
Tema: Uso avançado de Compendex da Elsevier.
– 4 de junho – às 10h
– 5 de novembro – às 10h
Inscreva-se!Embase
– Tema: Como identificar os descritores Emtree?
– 21 de maio de 2025 – às 10h
– Tema: Projetos de Sínteses de Evidências: Dicas para o desenvolvimento de estratégias de busca.
– 2 de julho – às 10h
– Tema: Aplicação da metodologia PICO.
– 20 de agosto – às 10h
– Tema: Tradução de Consultas PubMed.
– 22 de outubro – às 10h
Inscreva-se!Sobre o Portal de Periódicos
Criado em 2000, o Portal de Periódicos tem a participação de 448 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma, um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo, tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no País e para a integração da comunidade científica brasileira.Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES) -
Gravação e Slides do Webinar Lecture Notes in Mathematics na USP estão disponíveis
A comunidade acadêmica e científica da USP e de outras instituições pôde assistir ao webinar com os editores da série Lecture Notes in Mathematics, publicada pela Springer Nature, que agora está acessível na universidade por meio da plataforma Springer Nature Link.
A série de livros Lecture Notes in Mathematics relata novos desenvolvimentos em todas as áreas da matemática e suas aplicações, de forma rápida, informal e com alto nível, incluindo textos matemáticos sobre modelagem e simulação numérica, palestras sobre um novo campo ou novos ângulos de um campo clássico, além de cursos intensivos sobre tópicos de pesquisa atual.
Confira a Gravação e os Slides do Webinar realizado nesta terça-feira, dia 08 de abril de 2025:
Link para a gravação: https://bit.ly/3G1V7UQ
Link para baixar os slides: https://bit.ly/3RbOqSv
Oradores:
Ute McCrory
Editor, Mathematics·Springer Nature
Robinson Nelson dos Santos
Senior Editor, Mathematics·Springer Nature
Robinson dos Santos é Editor Senior na Springer desde 2023, tendo ingressado na empresa em 2014. É editor responsável pelas séries “Springer Proceedings in Mathematics & Statistics”, “Problem Books in Mathematics” e “Mathematics of Planet Earth”, entre outras, e também por co-publicações com sociedades científicas brasileiras como ABE, SBM e SBMAC. É graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1994) e licenciado em Matemática pelo IME-USP (2007), com Mestrado em Educação pela FEUSP (2011).
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IFLA Journal: tendências em bibliotecas acadêmicas e de pesquisa 2025
A edição mais recente da prestigiosa revista IFLA Journal Vol. 51 n. 1 (2025) apresenta 12 artigos que levam você por uma série de perspectivas sobre serviços de biblioteca e a organização de bibliotecas em instituições acadêmicas e de pesquisa.
O Editorial destaca que não há dúvida de que o mundo mudou. Tanto o clima físico quanto o geopolítico do nosso planeta foram transformados na escala de tempo de apenas algumas gerações. O impacto sobre os povos, estados-nação, comunidades e instituições está sendo sentido em todo o globo.
O feedback dessas mudanças climáticas – amplamente compreendido – é sentido em todos os setores das sociedades, na política, economia, demografia, tecnologia e assim por diante. Isso resulta em uma situação complexa, pois as tendências legais, tecnológicas, econômicas e outras estão em um estado contínuo de fluxo.
As instituições acadêmicas e de pesquisa em todo o mundo estão entre as organizações que estão se adaptando tanto estratégica quanto praticamente a essas mudanças, enquanto também trabalham para encontrar soluções para os desafios globais.
Embora as bibliotecas sejam às vezes desafiadas por serem, por um lado parte da estrutura administrativa, enquanto por outro lado prestam serviço e dão suporte à educação baseada em pesquisa e à comunidade de pesquisa em geral.
Assim, as bibliotecas acadêmicas e de pesquisa são parte integrante dos esforços das instituições acadêmicas quando se trata de lidar com as mudanças, e muitas bibliotecas estão na vanguarda quando se trata de ações que mitigam ou adotam mudanças.
Isso resulta em uma série de tendências entre as bibliotecas que são destacadas nesta Edição Especial. A Seção de Bibliotecas Acadêmicas e de Pesquisa se propôs a fornecer uma perspectiva sobre essas tendências, destacando desafios e inovações, observando distintas regiões e capturando a amplitude das tendências que vemos.
Isso inclui tendências como a mudança do papel do bibliotecário de pesquisa; apoiando o impacto e a integridade da pesquisa; apoiando o desenvolvimento sustentável; implantando novos serviços relacionados à tecnologia, como IA Generativa e Big Data; e mudanças políticas e econômicas implementadas por meio de questões relacionadas à Ciência Aberta, incluindo Acesso Aberto e Gerenciamento de Dados de Pesquisa.
Aqui no Brasil também observamos e abordamos esses temas e, nesse sentido, percebe-se o alinhamento às tendências mundiais.
Acesse o texto completo: IFLA Journal. March 2025 [Special Issue: Trends in academic and research libraries]
(SAGE, 2025-03-25) Mamtora, Jayshree; Dortch, Bertil F.; Sugihartati, Rahma; Harisanty, Dessy; Dewi, Anita; Suyanto, Bagong; Pramodha Wardhana, Arya Wijaya; Egalita, Nadia; Missingham, Roxanne; Bui, Thuy Thanh; Nguye, Lan Thi; Palma Peña, Juan Miguel; Arning, Ursula; Ezra Cruz, Luis; Viray, Mennie Ruth; Flores, Roana Marie; Igbinovia, Magnus Osahon; Segun-Adeniran, Chidi Deborah; Okuonghae, Omorodion; Chen, Xiayu Summer; Feng, Yali; Pasipamire, Notice; Lupu, Viorica; Țurcan, Nelly; Cujba, Rodica; Onyancha, Omwoyo Bosire; Rahman, Habibur; Ghazali, Asmadi Mohammed; Sawal, Mohd Zool Hilmie Mohamed; Witt, Steve..This special issue of IFLA Journal, produced in collaboration with the IFLA Academic and Research Libraries Section, explores key trends shaping academic and research libraries worldwide. As institutions respond to evolving technological, economic, and geopolitical landscapes, libraries are redefining their roles in supporting research integrity, open science, and sustainable development. Featuring a diverse selection of peer-reviewed articles and case studies, this issue examines topics such as the evolving role of research librarians, the use of generative AI in library services, big data’s impact, and global research collaborations. By highlighting these developments, this issue provides critical insights into the future of academic and research libraries..== Sobre o IFLA Journal ==
O IFLA Journal é um periódico internacional que publica artigos revisados por pares sobre serviços de biblioteca e informação e questões sociais, políticas e econômicas que impactam o acesso à informação por meio de bibliotecas. A revista publica pesquisas, estudos de caso e ensaios que refletem o amplo espectro da profissão internacionalmente.
.Cada edição do IFLA Journal é disponibilizada em Open Access mediante publicação no site da IFLA. Os autores também são encorajados a disponibilizar a versão aceita de seus manuscritos em seus repositórios pessoais ou institucionais.
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Webinars sobre a Plataforma SciVal (Elsevier) serão realizados em 2025
SciVal é uma Plataforma de análise bibliométrica e cientométrica mantida pela Elsevier com dados da Base Scopus. SciVal oferece perspectivas estratégicas para o sucesso de seus programas de pesquisa.
A solução modular da SciVal fornece acesso a dados de desempenho de pesquisa de mais de 24.000 instituições de pesquisa e seus pesquisadores em mais de 230 países em todo o mundo.
É possível adaptar a plataforma para atender às necessidades específicas da sua instituição, selecionando os módulos mais relevantes para seus objetivos de pesquisa.
Acompanhe o desempenho de pesquisa de uma organização, compare com colegas, identifique e analise tendências e temas emergentes de pesquisa, obtenha insights sobre as principais revistas de uma área de conhecimento, consulte o impacto das publicações científicas e documentos de políticas que foram baseados em publicações de autores conhecidos e/ou universidades.
A Plataforma SciVal oferece dados quantitativos que aumentam o conhecimento local e promovem o sucesso da estratégia, avaliação e financiamento da pesquisa.
Saiba mais sobre a agenda de Webinars sobre a plataforma SciVal.
1. Como saber tudo sobre a sua linha de pesquisa com SciVal
- 02 de Abril
- 27 de Agosto
Link para inscrição: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_TJK–qi5Ts2_CrGh6t1kew
Os usuários podem escolher a data que seja mais conveniente, o conteúdo será o mesmo em ambas sessões temáticas com horário fixo às 11 horas – fuso horário de Brasília.
IMPORTANTE: As sessões são abertas e gratuitas de acordo com o acesso da sua instituição.
Sessão virtual introdutória com uma visão geral do SciVal com o objetivo de avaliar a produtividade da pesquisa através de seus indicadores, colaborar internacionalmente e saber tudo sobre sua linha de pesquisa com foco em tópicos de destaque. De estudantes de pós-graduação a pesquisadores experientes, esta sessão está aberta a todos os níveis de experiência.
Durante esta sessão, exploraremos os recursos básicos e introdutórios e as práticas recomendadas dessa solução reconhecida mundialmente.
***Você pode escolher a sessão que seja mais conveniente, o conteúdo será o mesmo em ambas as sessões*** Além disso, teremos um tempo dedicado a responder perguntas que poderão ser enviadas previamente no formulário de inscrição.
2. Como analisar estrategicamente a produção científica de sua instituição e criar relatórios com SciVal
- 28 de Maio
- 26 de Novembro
Link para inscrição: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_yygGVlxjTOW1Ac7CCPGG7A
Sessão avançada com foco em conteúdo analítico e métricas para profissionais de serviço especializado com o objetivo de criar relatórios personalizados, análise de colaboração e identificação de áreas de impacto. De coordenadores, bibliotecários, pró-reitores de pesquisa, áreas administrativas a pesquisadores experientes, esta sessão está aberta a todos os níveis de experiência.
Durante esta sessão, exploraremos os recursos avançados e as práticas recomendadas dessa solução reconhecida mundialmente.
***Você pode escolher a sessão que seja mais conveniente, o conteúdo será o mesmo em ambas as sessões***
Além disso, teremos um tempo dedicado a responder perguntas que poderão ser enviadas previamente no formulário de inscrição.
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Coleções JSTOR estão abertas na USP
JSTOR é uma biblioteca digital de revistas acadêmicas, livros e fontes primárias. JSTOR” significa “Journal Storage”. Fundada em 1995, a JSTOR agora contém edições anteriores digitalizadas de aproximadamente 2.000 periódicos acadêmicos de cerca de 900 editoras padrão em cerca de 50 disciplinas.
As Coleções JSTOR abrangem diversas áreas de conhecimento. A missão da JSTOR é melhorar o acesso ao conhecimento e à educação para pessoas ao redor do mundo.
A USP possui algumas coleções, enquanto a Capes assina outras coleções.
As Coleções assinadas pela Capes são: Arts & Sciences I e III, Mathematics & Statistics.
As Coleções assinadas pela USP são: Arts and Sciences II, IV, V, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, Business and Economics, Ecology & Botany I e II, Life Sciences e Global Plants.
O acesso aos textos completos está condicionado à assinatura dos títulos das revistas e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.
Os textos completos dos títulos das revistas podem ser acessados pelo Portal de Busca Integrada PBi ou ainda por meio do link Revistas Eletrônicas (eJournals).
Link geral de acesso: https://www.jstor.org/
A coleção Arts & Sciences II da JSTOR acrescenta profundidade a muitas disciplinas introduzidas em Arts & Sciences I, como história, arqueologia, clássicos, geografia, além da ciência política. A Arts & Sciences II também oferece periódicos centrais em várias disciplinas adicionais, como estudos africanos, estudos asiáticos, latino-americanos, do Oriente Médio e eslavos. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: África, América Latina, Antropologia, Arqueologia, Artes, Ciência Política, Ciências Sociais, Economia, Estética, Estudos asiáticos, Estudos de Gênero, Estudos Eslavos, Geografia, História, JSTOR, Oriente Médio, Sociologia
A Coleção Arts ans Sciences IV tem um forte foco nas profissões de negócios, educação e direito, e também inclui 111 títulos em ciências sociais, psicologia, políticas públicas e administração. Inclui revisões jurídicas notáveis conduzidas por estudantes, apresentando mais de um século de estudos jurídicas de ponta. Saiba mais sobre esta coleção.
Assuntos: Administração, Administração pública, Ciências Sociais, Direito, Educação, Inteligência de Negócios, JSTOR, Negócios, Políticas Públicas, Psicologia.
A Coleção Arts and Sciences V se baseia em disciplinas previamente introduzidas, acrescentando importantes revisões literárias e históricas. Também amplia o âmbito das disciplinas básicas nas artes e humanidades, tais como filosofia, história, clássicos, religião, arte e história da arte, museus, literatura e idiomas. 138 títulos de periódicos integram esta Coleção. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Artes, Filosofia, História, História da Arte, Idiomas, JSTOR, Literatura, Religião, Museus
A Coleção Arts ans Sciences VI amplia a cobertura da JSTOR em disciplinas das ciências sociais, com grupos focados em economia, educação, linguística, ciência política e estudos correlatos. Esses títulos, muitas vezes interdisciplinares, ampliam o alcance da cobertura para as ciências sociais. São 141 títulos de periódicos que abrangem temas como economia com forte foco global. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Economia global, Ciência Política, Ciências Sociais, Educação, Política Internacional.
A coleção Arts & Sciences VII inclui 183 revistas em mais disciplinas do que qualquer outra coleção JSTOR. A sua gama eclética de disciplinas nas ciências humanas e sociais complementa a investigação em disciplinas fundamentais como a história, as ciências políticas, a sociologia, a história da arte e da arte, a língua e a literatura, e a coleção de títulos de políticas de saúde em JSTOR. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Arte, Ciências Políticas, Ciências Sociais, História, História da Arte, JSTOR, Literatura, Saúde, Saúde Pública, Sociologia
JSTOR – Arts and Sciences VIII
A Coleção Arts and Sciences VIII amplia a cobertura do JSTOR de disciplinas principais das humanidades incluindo história, língua e literatura, história da arte e da arte propriamente dita. Esta coleção inclui também um grupo de periódicos raros da arte americana do século 19 e do século 20, digitalizados. Esta coleção também inclui 167 revistas de filosofia, estudos clássicos e música. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Artes, História, História da Arte, JSTOR, Literatura, Música
Com 175 títulos, a Coleção Arts & Sciences IX amplia a cobertura do JSTOR nos negócios e nas ciências sociais. Revistas de mais de 25 países fornecem excelente diversidade internacional e trazem profundidade à coleção, abrangendo arqueologia, antropologia, sociologia, economia, estudos populacionais e ciência política. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Administração Financeira Pública, África, América Latina, Antropologia, Arqueologia, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Economia, Estudos Populacionais, Estudos Regionais, Geografia, História, Humanidades,
A Coleção Arts & Sciences X e Arquivos oferece 125 títulos com ampla cobertura em Negócios e Ciências Sociais. Sociologia, Educação, Políticas Públicas, Administração e História da Ciência, Tecnologia e Medicina estão todos representados nesta coleção, além de títulos nas áreas de Transporte e Desenvolvimento. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Teoria de Ciências Sociais, dados e análise, Desenvolvimento, Direito, Educação, Gestão Ambiental, História da Ciência, Recursos Naturais, Sociologia, Transporte
A Coleção Arts & Sciences XI expande a cobertura do JSTOR na área de humanas, em áreas centrais da Língua e Literatura, História e História da Arte. Composta por 138 títulos, a coleção inclui periódicos da área de Estudos afro-americanos, Arte e história da arte com estudos americanos, Estudos asiáticos, História, Língua e literatura, Retórica, Crítica e Estudos latino-americanos. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Arqueologia, Arquitetura, Arte, Biblioteconomia, Cinema, Direito, Filosofia, História da Arte, JSTOR, Linguística, Literatura, Música, Religião
A Coleção Arts & Sciences XII reúne 130 títulos. Expande a cobertura dos periódicos nas disciplinas das ciências sociais. Tendo o Direito, a Ciência Política e a Educação como âncoras, a Coleção também contempla outros títulos em Criminologia e Justiça Criminal, História, Trabalho Social, Psicologia e Sociologia. Títulos adicionais abrangem estudos africanos, asiáticos e do Oriente Médio. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: África, Antropologia, Ciência Política, Ciências Sociais, Conflitos, Criminologia, Direito, Educação, Filosofia, Geografia, História, Legislação Internacional, Leis, Psicologia, Relações Internacionais, Trabalho
JSTOR – Arts and Sciences XIII
A Coleção Arts & Sciences XIII adiciona um conjunto internacional de periódicos em disciplinas que incluem Língua e Literatura, Arte e História da Arte, Filosofia e Religião, bem como disciplinas que incluem a História da Igreja Europeia e a Literatura do Oeste Americano. A coleção contém 140 títulos e oferece um alcance global com mais de 60% de seu conteúdo publicado fora dos Estados Unidos. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Arte, Ciências Sociais, Cinema, Educação, Estudos Regionais, Filosofia, História, História da Arte, Humanidades, JSTOR, Literatura, Música, Religião, Teologia
A Coleção Arts & Sciences XIV reúne mais de 140 revistas dedicadas ao estudo da cultura e da comunicação, desde os primeiros vestígios da civilização até o crescimento e governança dos povos. A partir de um núcleo de títulos relacionados à Ciência e à Tecnologia, a Coleção inclui também aspectos da educação, implicações legais, impacto cultural e desenvolvimento histórico da ciência e tecnologia. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Antropologia, Ciência, Ciência Política, Civilização, Comunicação, Cultura, Estudos de Gênero, JSTOR, Linguística, Tecnologia
O objetivo da Coleção Arts & Sciences XV é oferecer títulos não contemplados nas outras coleções. A Coleção contém mais de 160 títulos, permitindo uma extensa cobertura na área de humanas, ciências e ciências sociais, incluindo matemática, estatística, literatura, cinema, arte, música, religião, estudos judaicos, história, educação, economia, ciência política e sociologia. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Arte, Ciência Política, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Cinema, Economia, Educação, Estatística, Estudos Judaicos, História da Medicina, Humanidades, Literatura, Matemática, Música, Psicologia, Religião,
JSTOR – Business and Economics
A Coleção Business & Economics inclui quase 250 revistas líderes em economia, finanças, marketing, gestão, administração de empresas, relações industriais e muito mais. A coleção oferece acesso a mais de 150 anos de pesquisa publicada e inclui títulos de mais de 20 países. Inclui: Gestão e comportamento organizacional, Finanças, Marketing e publicidade, Relações de trabalho e de emprego. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Administração, Administração Pública, Comportamento organizacional, consumidor, Contabilidade, Desenvolvimento Econômico, Direito, Emprego, Finanças, Gestão, Gestão de Pessoas, Políticas Públicas
A Coleção Ecology & Botany I foi criada com o apoio da Ecological Society of America. Seus títulos estão focados nos ecossistemas. Temas relacionados à ecologia variam de biodiversidade e alterações climáticas a conservação e biologia experimental. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Biodiversidade, Biologia Experimental, Botânica, Climatologia, Conservação, Ecologia, Mudanças Climáticas
A Coleção Ecology & Botany II amplia o escopo do JSTOR nas áreas de ciências biológicas e vegetais. A coleção inclui mais de 80 revistas e contém títulos chave de todo o mundo. inclusive de Instituições como o Royal Botanic Gardens, Kew, Museu Naturhistorisches, Società Italiana di Patologia Vegetale, Ecological Society of America, e Associação Internacional de Taxonomia Vegetal. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Botânica, Taxonomia vegetal, Patologia vegetal, Jardins
Esta coleção de 208 títulos oferece ampla cobertura nas ciências de campo, com grande profundidade em botânica, ecologia e ornitologia, juntamente com títulos importantes em ciências gerais, medicina, enfermagem, epidemiologia e saúde pública. Saiba mais sobre esta Coleção.
Assuntos: Botânica, Conservação, Ecologia, Ciência geral, Ciências da saúde, Ciências vegetais, Ornitologia, Zoologia
A Base de Dados Global Plants é uma coleção crescente de quase três milhões de espécimes de alta resolução e materiais relacionados de colaboradores da comunidade ao redor do mundo. Espécimes de tipos de plantas são muito procurados para estudo científico por causa de seu papel fundamental como comprovantes originais de nomenclatura. Eles também agem como um registro histórico de mudanças em várias floras. O maior de seu tipo, Global Plants consiste em 66 subcoleções , exibindo espécimes selecionados à mão que foram meticulosamente digitalizados por herbários parceiros com o generoso apoio da Mellon Foundation. Este recurso também apresenta obras de referência contribuídas por parceiros e fontes primárias, como correspondências e diários de colecionadores, ilustrações e fotografias. Link para esta Coleção: https://plants.jstor.org/
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Site: https://www.jstor.org/
Editor/Agregador: JSTOR
Assinatura: USP (01.04.2025-31.03.2026)
Ute MacCrory iniciou sua carreira na Springer em 1992, como editora assistente das séries “Lecture Notes in Mathematics” e “Lecture Notes in Computational Science and Engineering”. Posteriormente, atuou na área editorial e de produção e, em 2008, tornou-se editora de matemática. Seu foco principal são os “Lecture Notes in Mathematics”, além de supervisionar o programa de matemática atuarial na Springer, participando de conferências e desenvolvendo novos conceitos de publicação.