O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
- Março 2025
- Fevereiro 2025
- Janeiro 2025
- Dezembro 2024
- Novembro 2024
- Outubro 2024
- Setembro 2024
- Agosto 2024
- Julho 2024
- Junho 2024
- Maio 2024
- Abril 2024
- Março 2024
- Fevereiro 2024
- Janeiro 2024
- Dezembro 2023
- Novembro 2023
- Outubro 2023
- Setembro 2023
- Agosto 2023
- Julho 2023
- Junho 2023
- Maio 2023
- Abril 2023
- Março 2023
- Fevereiro 2023
- Janeiro 2023
-
Gravação e Slides do Webinar Overview of Dimensions and the SDGs
A Universidade de São Paulo (USP) renovou a assinatura para acesso e uso da Plataforma Dimensions Analytics, um sistema interligado de conhecimento de pesquisa baseado em DOIs e em Altmetrics disponível para a comunidade universitária.
O webinar, realizado no dia 29 de fevereiro de 2024, forneceu uma breve visão geral da interface do Dimensions Analytics, demonstrando como realizar pesquisas bibliográficas e fornecendo ideias para relatórios de impacto com foco especial nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – em inglês – Sustainable Development Goals (SDG).
O webinar foi apresentado por Shannon O’Reilly, líder de equipe de soluções de produtos para Dimensions & Altmetric.
A Universidade de São Paulo mantém a assinatura desta solução analítica para subsidiar estudos cientométricos e bibliométricos.
A Plataforma Dimensions Analytics (Digital Science) é um metabuscador baseado em DOI, que permite diversas formas de análise de publicações, conjunto de dados, ensaios clínicos, patentes e documentos de políticas governamentais.
Link para acesso ao Dimensions Analytics USP: (https://app.dimensions.ai/discover/publication)
Confira a gravação do Webinar Dimensions Analytics e os ODS: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/03/Recording_USP_-Dimensions-UN-SDG-Webinar-2.29.24Recording.mp4
Confira os slides apresentados sobre Dimensions Analytics e os ODS: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/03/Slides_USP_Dimensions__UN_SDG_Webinar_2024-02-29.pdf
Para acesso à Plataforma Dimensions Analytics é necessário que o usuário utilize um computador com endereço de IP autorizado USP ou que realize a conexão remota VPN USP.
Uma vez que se baseia em Digital Object Identifiers (DOIs) atribuídos a conteúdos digitais em geral, o Dimensions Analytics contempla itens de publicação de modo bem mais abrangente, além de conteúdos distintos e adicionais que as outras plataformas analíticas de publicações científicas. Bases de dados de publicações científicas como Scopus e Web of Science (assinadas pelo pelo Portal de Periódicos da Capes) e respectivas plataformas analíticas SciVal e InCites (Assinadas pela USP) são igualmente úteis e complementares ao Dimensions, pois apresentam dados e indicadores de publicações científicas, baseando seus dados e análises em um conjunto selecionado de coleções indexadas a partir de critérios estruturados e apoio de organizações internacionais de inteligência de dados e análises de publicações.
Nesse sentido, a Plataforma Dimensions é independente da indexação de conteúdos selecionados e, portanto, é ferramenta complementar às demais Bases mencionadas, uma vez que inclui em suas tipologias artigos, e-books, financiadores e financiamentos, conjuntos de dados científicos, ensaios clínicos, patentes, bem como documentos de políticas governamentais, além de citações em geral e menções em redes sociais.
Saiba mais: https://www.dimensions.ai/products/all-products/dimensions-analytics/
Organizações envolvidas: Altmetric, ReadCube, Figshare, Simplectic, Digital Science Consultancy, ÜberResearch, Unpaywall, Crossref, GRID, Overleaf, IFI Claims, PubMed, Springer Nature, para acesso ao Nature Index, e mais de 100 financiadores de pesquisa e universidades.
== Materiais de Suporte e Recursos sobre o Dimensions ==
DIMENSIONS SUPPORT CENTER. Disponível em: https://dimensions.freshdesk.com/support/home Acesso em 08 fev. 2024. (Inclui FAQs, artigos, como utilizar a plataforma e metodologia adotada).
DIMENSIONS RESOURCES. Disponível em: https://www.dimensions.ai/resources/ Acesso em: 08 fev. 2024. (inclui vídeos, matérias, estudos de caso, biblioteca de ferramentas, etc.).
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e Digital Science.
-
28/03 – 14h | Webinar ScienceDirect (textos científicos completos) e Mendeley (Gerenciador de referências)
Vá além na sua pesquisa com os textos completos da plataforma ScienceDirect e descubra também como usar o gerenciador de referências e citações Mendeley.
Desenvolva pesquisas e estudos com o principal banco de dados do mundo de literatura científica, técnica e de saúde, revisada por pares, e em texto integral. Com nossos recursos intuitivos, é mais fácil permanecer informado(a).
Durante esse Webinar também apresentaremos o Mendeley: o gerenciador de referências gratuito que pode ajudar você a armazenar, organizar, anotar, compartilhar e citar referências e dados de pesquisa.
Webinar “ScienceDirect: plataforma de textos científicos completos”
Data: 28 de março de 2024
Horário: 14h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_ppGMn-CCQ8mPF0IjUDD8JAScienceDirect facilita as pesquisas e estudos interdisciplinares a partir de sua coleção de 2.650 periódicos de alta qualidade revisados por pares. São 19 milhões de artigos e capítulos, 600 periódicos de acesso aberto, 1,4 milhão de artigos de acesso aberto, 43 mil livros, 1 milhão de autores. Saiba mais sobre nossas coleções de periódicos
Fique por dentro: saiba como o ScienceDirect ajuda estudantes, educadores e pesquisadores a atingirem seus objetivos. ScienceDirect oferece uma cobertura abrangente de toda a gama de disciplinas e em todas as áreas de conhecimento. Pesquise, leia e trabalhe alternando perfeitamente entre livros e periódicos.
Tenha uma compreensão mais profunda de mais de 363.000 tópicos importantes e termos e conceitos desconhecidos com explicações incorporadas diretamente em sua experiência de leitura de textos completos.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Elsevier
-
26/03 – 14h30 | Webinar sobre o uso da base de dados Web of Science
Pesquisa de qualidade é o que sustenta a Ciência e a Publicação Científica que impacta. No esteio desses conceitos e práticas encontram-se as bases de dados de alta qualidade, que congregam referências e citações e, portanto, fornecem a fundamentação teórica da pesquisa..
Abrangendo todas as áreas de conhecimento é, portanto, multidisciplinar. A Web of Science se destaca por ser uma base bibliográfica de referências e citações obtidas a partir das mais conceituadas revistas científicas internacionais. Um conjunto de indicadores e métricas contribui para que a Web of Science seja uma fonte de informação de referência para bibliotecários, docentes e estudantes.
Possui hoje mais de 21.000 periódicos indexados. É composta pelas áreas:
– Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED): 1900 até o presente
– Social Sciences Citation Index: 1900 até o presente;
– Arts and Humanities Citation Index: 1975 até o presente.A partir de 2012 o conteúdo foi ampliado com a inclusão do Conference Proceedings Citation Index- Science (CPCI-S); Conference Proceedings Citation Index- Social Science & Humanities (CPCI-SSH).
A Web of Science é um produto e um serviço oferecido à comunidade acadêmica por meio do Portal de Periódicos da Capes e que também está disponível para a Universidade de São Paulo. Para acessar a Web of Science o usuário deverá estar logado a um computador com endereço de IP autorizado Capes ou USP, ou por meio do acesso CAFe.
Participe deste Webinar para saber como usar a Web of Science em sua totalidade e aproveite para fazer seu levantamento ou revisão de literatura sobre a área de conhecimento à qual se dedica.
Webinar “Web of Science: garanta aqui a qualidade da sua pesquisa”
Data: 26/03/2024
Horário: 14h30 – 16h30
Inscrições: https://doity.com.br/web-of-science-26marco2024Ministrante: Deborah Dias (Especialista em treinamento da Clarivate)
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) e Clarivate
Página Brasil Materiais de Treinamento e Vídeos: https://clarivate.com/cortellis/learning/clarivate-na-capes-1103/
Suporte CAPES Help Desk
Saiba mais webofsciencegroup.com
Conte sempre com o suporte da biblioteca da sua instituição!
-
22/03 – 11h | Webinar sobre Turnitin: orientações de uso e novidades
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibiliza os serviços Turnitin de identificação de similaridade de textos. Os serviços são oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP.
Webinar “Turnitin: orientações de uso e novidades”
Data: 22 de março de 2024
Horário: 11h
Inscrições: https://doity.com.br/webinar-turnitin-22marco2024Professores, alunos e outros colaboradores podem ter acesso à plataforma Turnitin. Para os docentes, é necessário estar vinculado a um Programa de Pós-Graduação. Já o acesso pelos alunos de graduação e pós-graduação pode ser realizado através de uma disciplina ou por meio das Estações de Autochecagem Turnitin das Bibliotecas, mediante cadastro e login realizados previamente.
Nesta sessão online será apresentado o significado do conceito de originalidade nos trabalhos acadêmicos, como os professores podem apoiar seus alunos com os dados disponíveis no relatório de similaridade, e como os alunos podem utilizar a plataforma Turnitin para melhorar a qualidade das citações e fontes em seus textos, ampliando o impacto de seus trabalhos, bem como a qualidade.
A Plataforma Turnitin permite realizar o carregamento de documentos para depois gerar relatórios que apresentam similaridade com outros textos já publicados. Isso ajuda a prevenir a ocorrência de plágio.
Mantenha-se bem informado sobre este e outros recursos que apoiam a ética, integridade e originalidade das produções acadêmicas e científicas.
Mesmo que não possa participar, inscreva-se para receber o link da gravação. Assim, você poderá conferir com calma as informações apresentadas durante o Webinar.
Público-alvo: estudantes, docentes, equipes de bibliotecas e demais interessados.
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Turnitin.
-
22/03 – 10h | Webinar “Cortellis Drug Discovery Intelligence: novidades em 2024”
Temos o prazer de convidá-lo para o próximo Webinario Cortellis Drug Discovery Intelligence
Cortellis Drug Discovery Intelligence, a próxima geração de Integrity
Acesse a fonte mais ampla, profunda e precisa de inteligência de P&D que foi selecionada, validada e compartilhada manualmente usando uma solução criada por cientistas para cientistas, uma das Soluções de inteligência biofarmacêutica. Avance a inovação biofarmacêutica e acelere os resultados centrados no paciente.
Webinar “Cortellis Drug Discovery Intelligence – Novidades em 2024”
Data: 22 de março de 2024
Horário: 10h
Inscrições: clique aquiA Cortellis Drug Discovery Intelligence concentra-se exclusivamente no desenvolvimento farmacêutico e de medicamentos, harmonizando e integrando dados biológicos, químicos e farmacológicos essenciais de fontes distintas em uma única plataforma.
– Novidades em 2024, onde mostraremos alguns dos aprimoramentos mais recentes:
• Ampliação do conteúdo dos estudos clínicos, facilitando a identificação de resultados e razões para a interrupção do estudo.
• Visualizações adicionais em mapas de vias de sinalização, com sobreposições de informações sobre condições e medicamentos para melhor compreensão.
• Introdução da Base de Conhecimento, fornecendo recursos de suporte convenientes para navegar na ferramenta de forma eficaz.Dedicaremos alguns minutos às suas perguntas, por isso não deixe de trazê-las com você.
Ministrante: Sergio Delarcina
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate
-
Principais pontos das pesquisas mais recentes sobre IA
Atenção: este post foi totalmente gerado a partir do uso de ferramenta de Inteligência Artificial (exceto a imagem Freepik)Pergunta:Resuma os principais pontos das pesquisas mais recentes sobre IACopilot:Claro! Aqui estão alguns dos principais pontos das pesquisas mais recentes sobre Inteligência Artificial (IA):
- Tendências para 2024:
- A Forbes destaca cinco tendências importantes para a IA em 2024:
- Crescimento contínuo: A IA está pronta para remodelar as fronteiras convencionais e trazer inovações.
- Investimentos: A maioria dos C-Levels brasileiros planeja aumentar os investimentos em IA.
- Conexão precoce com a internet: Os desafios da crescente exposição das crianças brasileiras à internet.
- Lançamentos tecnológicos: A Apple apresentou novos Macbooks e iMacs com chips avançados.
- Leia mais1.
- A Forbes destaca cinco tendências importantes para a IA em 2024:
- Índice de IA de 2023:
- O Instituto de Inteligência Artificial Centrada no Humano da Stanford (HAI) divulgou o Índice de IA de 2023.
- Este índice apresenta 14 gráficos importantes sobre a IA, fornecendo insights sobre seu desenvolvimento e impacto.
- Saiba mais2.
- Impacto no emprego:
- Uma pesquisa revela que a maioria dos brasileiros teme perder empregos para a IA.
- No entanto, 32,1% dos entrevistados veem potenciais benefícios da IA, como a criação de novas oportunidades de trabalho.
- Detalhes aqui3.
- Crescimento explosivo da IA generativa:
- IA no mundo real:
- O Índice de IA de 2022 mostra que a IA finalmente se tornou uma tecnologia definidora de nossa era.
- Ela está causando impacto nas economias do mundo real, e questões éticas e sociais são prioridades para governos globais.
- Detalhes aqui5.
Essas pesquisas indicam que a IA continua a evoluir e impactar diversos aspectos da sociedade, desde o mercado de trabalho até a inovação tecnológica.
Saiba mais
- Tendências para 2024:
-
15/03 – 12h | Webinar new Grants Index na Web of Science
A concorrência pelo financiamento é acirrada e os investigadores precisam de ajuda para destacar os seus pedidos de subvenção.
O Web of Science™ Grants Index da Clarivate™ ajuda os pesquisadores a incorporar perfeitamente dados valiosos de subvenções concedidas por centenas de financiadores no desenvolvimento de suas propostas de subvenções.
Com o Grants Index, com dados obtidos diretamente das fontes, temos esses dados padronizados de mais de 400 agências de fomento ao redor do mundo, tornando disponível essa informação no workflow de pesquisa para milhões de usuários da Web of Science.
Ao explorar o que já foi financiado, os investigadores podem tomar decisões informadas quando se candidatam a novas subvenções.
Para aumentar as probabilidades de sucesso, os especialistas concordam que é essencial uma compreensão sólida das prioridades de um financiador.
Isso significa familiarizar-se com mais do que apenas as diretrizes de inscrição de uma única oportunidade aberta.
Navegar por todas as oportunidades de financiamento disponíveis é uma forma de saber mais sobre os tipos de estudos ou projetos nos quais um financiador está interessado.
Outra forma de fazer o seu trabalho de casa sobre uma agência de financiamento é explorar as subvenções anteriormente concedidas para identificar tendências.
O acesso a dados padronizados e globais de subvenções concedidas pode ajudar os pesquisadores a tomar decisões informadas à medida que procuram financiar a sua pesquisa.
Webinar “New Grants Index na Web of Science”
Data: 15 de março de 2024
Horário: 12h
Registre-se para participar: https://clarivatesupport.webex.com/weblink/register/r68bbd7c085f3aca96f2cda545d711d41.O novo Grants Index na Web of Science fornece acesso rápido às informações de financiamentos já concedidos no mundo inteiro para ajudar os esforços dos pesquisadores em obter novos financiamentos..Assista esse webinar para entender como você pode:
• Ter um profundo entendimento do que tem sido financiado de determinada temática
• Explorar os resultados publicados desses financiamentos previamente concedidos
• Ver essa atividade passada dos financiamentos juntamente com uma ampla gama de resultados de pesquisas em uma área, tudo em uma única plataforma
• Agilizar a sua busca por financiamento através dos links diretos entre a Web of Science e o Pivot-RPEsta nova base de dados denominada Grants Index apresenta dados padronizados provenientes de mais de 400 financiadores em todo o mundo para ajudar os investigadores a construir uma compreensão mais completa dos sucessos anteriores no seu campo por financiador. O novo Grants Index ajuda os pesquisadores a identificar e analisar facilmente projetos financiados anteriormente em um ambiente familiar de descoberta de pesquisas.
Para construir o novo índice, foram integrados os dados selecionados do Pivot-RP TM com os dados de financiamento cuidadosamente indexados da Web of Science.
O Pivot-RP é uma solução que combina oportunidades de financiamento globais selecionadas por especialistas e dados de subsídios premiados com poderosas ferramentas de fluxo de trabalho, inteligência e descoberta para ajudar os administradores universitários a obter as oportunidades de financiamento certas para os pesquisadores certos. Ao integrar nossos produtos, o Índice de Subsídios introduz registros de mais de 5,2 milhões de subsídios individuais na Web of Science.
Organização e apresentação: Deborah Dias (Especialista em treinamentos da Clarivate) -
Atividades em comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária 2024 USP, Unicamp e Unesp
Ao abraçar os atuais desafios que envolvem oferecer serviços, produtos e recursos de informação híbridos, bibliotecas e pessoas bibliotecárias ampliam sua capacidade de promover o acesso e uso da informação. Experiências e práticas já conhecidas que norteiam nossas atividades diárias, somam-se a novas ferramentas e aparatos tecnológicos que surgem e precisam ser conhecidos e aprendidos.
Esse é e tem sido o grande propulsor do desenvolvimento e protagonismo das bibliotecas e das pessoas bibliotecárias.
As equipes das Bibliotecas tiveram presença marcante no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) ocorrido em 2023. Aqui reunimos os trabalhos apresentados, alguns dos quais serão conhecidos neste 4º. Seminário de Compartilhamento, onde teremos o prazer de conhecer os(as) autores(as). Os trabalhos que serão apresentados estão sinalizados em itálico e negrito.
Além do SNBU, as equipes também participaram do 2º Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo CONPUESP.
Nós, das direções dos Sistemas de Bibliotecas, parabenizamos as equipes e manifestamos nosso orgulho. A ideia agora é que esses trabalhos sejam conhecidos e que, por meio deles, haja mais integração e aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos à comunidade.
Neste ano de 2024, o conjunto de bibliotecas das três universidades estaduais paulistas, USP, Unicamp e Unesp, promoverão duas atividades em comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária:
4º Seminário de Compartilhamento de Experiências das Bibliotecas da USP, Unicamp e Unesp
Data: 12 de março de 2024 (evento presencial)
Horário: 9h30 – 16h30
Local: Sala da Congregação da FEA
Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Atuária
Universidade de São Paulo – USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária
05508-010 – São Paulo – SP
Inscrições: https://doity.com.br/seminario-experiencias-bibliotecas-12-03-2024/inscricaoVisita Guiada à Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho
Data: 15 de março de 2024 (evento presencial)
Horário: 10h30 – 13h00
Local: Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Rua Sérgio Buarque de Holanda, nº 441 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
13083-859 – Distrito de Barão Geraldo – Campinas (SP)
Inscrições: https://doity.com.br/visita-guiada-a-biblioteca-de-obras-raras-fausto-castilho-da-universidade-estadual-de-campinas#scheduleEsteja conosco e participe. Esperamos que as atividades sejam interessantes, instrutivas e inspiradoras, com descobertas, encontros e reencontros.
4º SEMINÁRIO DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS DAS BIBLIOTECAS DA USP, UNICAMP E UNESP
12 DE MARÇO DE 2024
Sala da Congregação da FEA
Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Atuária
Universidade de São Paulo
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária
05508-010 – São Paulo – SP== Programação ==
09h30 – 10h00 | Recepção, credenciamento e café de boas vindas
10h00 – 10h30 | Apresentação musical do Coral da USP
10h30 – 10h40 | Boas vindas
10h40 – 11h30 | Palestra “BiblioGPT: inteligência artificial generativa para organizar e disseminar informação”
Palestrante: Prof. Dr. Moacir Antonelli Ponti (ICMC/USP)Síntese de Palestra: A linguagem pode ser vista como uma tecnologia cultural que permite transmitir e organizar informação. Os grandes modelos de linguagem, ou inteligência artificial generativa de texto, exemplificada pelos modelos como Transformers e GPT, podem ser vistos como uma nova forma de tecnologia cultural. Baseados em redes neurais profundas, memorizam associações em grandes volumes de dados textuais, permitindo gerar conteúdo com estrutura e o estilo da linguagem humana. Embora capaz de imitar escrita e reproduzir características linguísticas, esses modelos estão aquém da inteligência humana para inovação e resolução de problemas, além da recuperação e organização da informação com correção e precisão. Na palestra, será feita uma introdução ao funcionamento técnico dos modelos, e mencionados desafios éticos. A inteligência artificial reflete e influencia os padrões linguísticos, modificando a forma com que interagimos com o conhecimento e nos levando a uma nova revolução como humanidade.
11h30 – 13h00 | Painel Colaborativo “Gestão, Produtos e Serviços”
13h00 – 14h00 | Intervalo para o Almoço
14h00 – 14h15 | Recursos informacionais: destaques da Clarivate
14h15 – 16h15 | Painel Colaborativo “Bibliotecas e Sociedade, Inovação e Ciência Aberta
16h15 – 16h30 | Palavras finais e encerramento do evento
Organização e Promoção: ABCD-USP, SBU-Unicamp e CGB-Unesp
Conheça toda a produção gerada nos eventos SNBU e CONPUESP:
LISTA DE TRABALHOS SNBU 2023 POR EIXOS
== Gestão de Bibliotecas ==
USP. Design Thinking para serviços e produtos da Biblioteca da EESC/USP durante a pandemia de Covid-19 (Elenise Maria de Araujo, Eduardo Graziosi Silva)
== Produtos e Serviços ==
UNICAMP. Identidade visual do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU): contribuições do design da informação para a concepção e consolidação da marca (Juliano Benedito Ferreira, Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti, Michele Lebre de Marco)
UNICAMP. Estimativa de custos associados a Taxas de Processamento de Artigos (APCs) por autores correspondentes da Unicamp e iniciativas promovidas pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp com foco em acordos transformativos (Marcio Souza Martins, Oscar Eliel, Antonio Carlos Nascimento Neto, Francisco Tadeu Gonçalves de Oliveira Foz)
UNICAMP. Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL): apoio informacional ao processo de ensino-aprendizagem à comunidade acadêmica da Unicamp (Michele Lebre de Marco, Juliano Benedito Ferreira, Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti)
UNICAMP. A presença da Biblioteca Antonio Candido/IEL/Unicamp nas redes sociais: aproximando produtos e serviços ao público e potencializando ações (Crisllene Queiroz Custódio, Tiago Pereira Nocera)
UNESP. A biblioteca universitária como ambiente de ensino e aprendizagem atrativo, criativo e de acolhimento: relato de experiência (Luciane Meire Ribeiro; Karina Gimenes Fernandes)
UNESP. Serviços de bibliometria em bibliotecas universitárias: uma revisão narrativa (Raiane Silva Santos)
USP. A Biblioteca do Conjunto das Químicas e o Centro de Memória do Instituto de Química da USP: um laboratório de formação interdisciplinar dentro da Universidade de São Paulo ( lisabete Marin Ribas, Ana Caroline da Silva Rocha, Hévila Nanda Carneiro de Almeida, Luciana Braga da Costa, Maria Clara Silva Araújo Souza)
USP. BJPS – Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences: Reestruturação da revista de farmácia da USP (Armany Araújo, Marlene Aparecida Vieira, Silvya Stuchi Maria-Engler)
USP. Biblioteca do Conjunto das Químicas e a guarda do Centro de Memória do Instituto de Química da USP: espaços e saberes compartilhados (Elisabete Marin Ribas, Gabriel de Souza Berozzi, Laura Gomes Torres da Silva, Michelle Alves de Passos Araújo, Thiago Oliveira de Moraes)
USP. Orientação de iniciação científica por bibliotecários para formação omnilateral (Robson de Paula Araujo, Lilian Aguilar Teixeira, Ana Claudia Lopes de Almeida, Rogério Ferreira Marques)
USP. Redes de mapeamento da produção científica: um panorama do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP) (Cybelle de Assumpção Fontes, Jane Coelho Danuello, José Roberto Plácido Amadei)
USP. Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas – DBDCQ: Reorganização dos espaços físicos (José Francisco da Silva, Fátima Colombo Paletta)
= = Bibliotecas e Sociedade ==
UNICAMP. Literatura acessível no Vestibular da UNICAMP: promovendo a inclusão no ensino superior (Maria Solange Pereira Ribeiro, Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti, Fernanda Alves Landim, Michele Lebre de Marco, Ana Paula Postali Suzigan)
UNICAMP. O lúdico como ferramenta de comunicação e divulgação do acervo bibliográfico da Biblioteca Antonio Candido no evento Unicamp de Portas Abertas 2022 (Crisllene Queiroz Custódio)
UNICAMP. Biblioteca Comunitária da Unicamp (BIBCOM): a biblioteca universitária se reinventando em prol da sociedade (Gislaine Melo de Lima)
UNESP. A importância do “Guia prático de fontes de informação: produtos e serviços digitais das bibliotecas da UNESP” durante o isolamento social da pandemia de Covid-19
(Cláudia Inácio de Araújo, Laura Mariane de Andrade, Luciane Meire Ribeiro, Maísa Coelho França, Maria Elisa Valentim Pickler Nicolino)UNESP. Incentivo à leitura e cultura “Café cultural”: relato de experiência da Biblioteca FEG/Unesp (Ana Cristina Figueiredo Loureiro; Pamella Benevides Gonçalves)
UNESP. Storytelling aplicado ao ambiente organizacional: o uso de histórias para ampliar a empatia entre equipes colaborativas (Cláudia Inácio de Araújo, Maith Martins de Oliveira)
UNESP. Exposições temáticas para incentivo à leitura e promoção do acervo impresso e digital relato da Biblioteca da Unesp, Câmpus de Rio Claro/SP (Angela Ferraz, Jair Felix de Mendonça Filho, Renan Carvalho Ramos)
USP. A Biblioteca de arte latino-americana de Aracy Amaral: uma singular doação ao MAC USP (Lauci Bortoluci Quintana)
USP. A Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP e a contribuição para a Agenda 2030 (Thais Cristiane Campos de Moraes, Marcia Regina Migliorato Saad)
== Inovação e Tecnologias ==
UNICAMP. O serviço de indexação e resumo na “Edubase”: o uso do software DSpace como ferramenta de inovação (Gildenir Carolino Santos)
UNICAMP. A importância de usar o checklist para a configuração dos periódicos na plataforma OJS (Luciana Pietrosanto Milla)
UNESP. Sistema de verificação de trabalhos acadêmicos: experiência da Biblioteca FEG/UNESP (Pamella Benevides Gonçalves; Ana Cristina Figueiredo Loureiro)
Espaço Maker em biblioteca universitária: o caso da Biblioteca “Prof. Paulo de Carvalho Mattos”, da Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp, Botucatu (Maísa Coelho França, Messias Victor Telles de Carvalho)
USP. Inovação e documentação audiovisual: a experiência da Biblioteca Digital da Produção Artística da ECA/USP (Luma Pereira de Almeida, Alex Lourenço, Marina Marchini Macambyra)
USP. GeoFactory – Coworking: a biblioteca como espaço de interação (Anderson de Santana, Sonia Regina Yole Guerra, Celia Regina de Oliveira Rosa, Roger Keiti Kiyotani, Erickson Zanon)
USP. Potencializando a visibilidade e integração do catálogo da biblioteca com o BIBFRAME (Sarah Lorenzon Ferreira)
== Ciência Aberta ==
USP. ORCID para Autores e as Bibliotecas USP: ORCID for Authors and the USP Libraries (Ligiana Clemente do Carmo Damiano)
USP. Escritório de comunicação científica: contribuições para a atuação das bibliotecas universitárias brasileiras (Eduardo Graziosi Silva, José Augusto Chaves Guimarães)
USP. uX – Experiência do Usuário da informação: Estudo de caso – Biblioteca do Conjunto das Químicas da USP (Tânia Maria Bueno de Paulo, Francisco Carlos Paletta)
USP. Banco de Dados da Conservação BBM/USP: do desenvolvimento ao uso do software em acervos – relato de experiência (Andréia Wojcicki Ruberti)
LISTA DE TRABALHOS CONPUESP 2023 POR EIXOS
== Administração, Gestão e Liderança ==
UNICAMP. O Repositório Institucional da Unicamp e a Produção Intelectual do Instituto de Estudos da Linguagem: uma análise de 2014 A 2018 (Leandro dos Santos Nascimento, Crisllene Queiroz Custódio, Ana Aparecida Granzotto Llagostera)
UNICAMP. A atuação da Biblioteca Antonio Candido do IEl/Unicamp no enfrentamento da pandemia Covid19 na Unicamp nos Anos de 2020 A 2021 (Dionary Crispim de Araújo, Crisllene Queiroz Custódio, Cristiano Brito dos Santos, Tiago Pereira Nocera, Joyce Catarina Grego, Leandro dos Santos Nascimento)
USP. Para onde vão as bibliotecas? Para onde queremos ir? A retomada do programa de capacitação das equipes das bibliotecas da USP (Juliana Souza Moraes, Maria Aparecida Laet, Eliana Maria Garcia, Elisabeth Adriana Dudziak, Lucia Maria S. V. C. Ramos)
USP. Conclusão do edifício da Biblioteca da FZEA-USP: infraestrutura permitirá inclusão e pertencimento (Girlei Aparecido de Lima, Marcelo Roberto Dozena, Vanessa Rodrigues Pellegrini, Erica Beatriz Pinto Moreschi de Oliveira)
USP. Transformação Digital na Biblioteca Florestan Fernandes desenvolvimento de Tecnologias de Software Livre na Melhoria da Dinâmica do Acesso aos Conteúdos Digitais Produzidos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Maria Imaculada da Conceição, Thiago Verissimo)
USP. Plataforma Sucupira no IFSC USP: a participação da biblioteca no preenchimento da produção intelectual (Sabrina Di Salvo Mastrantonio, Gracielli Batista Pepe, Ana Mara Marques da Cunha Prado, Isabella Cristina Gomes da Silva, Tania Ortin de Almeida)
== Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação ==
UNICAMP. Exposição “40 Anos do acervo de Sérgio Buarque de Holanda na Unicamp” (Telma Maria Murari, Rafaela Basso, Luiza Helena de Almeida Bragion Moretti, Janaína Andiara dos Santos, Danielle Ferreira)
USP. Impacto da covid-19 no portifólio de treinamentos da biblioteca FZEA-USP: relato de caso (Vanessa Rodrigues Pellegrini, Érica Beatriz Pinto Moreschi de Oliveira, Girlei Aparecido de Lima, Marcelo Roberto Dozena)
USP. Biblioteca do CDCC: experiência bem-sucedida com a comunidade (Silvelene Pegoraro, Giuliana Carla Corrêa Soares da Silva)
USP. As “Tardes de Férias do CDCC/EIC”: uma experiência de integração dos servidores de diferentes setores (Silvelene Pegoraro, Giuliana Carla Corrêa Soares da Silva)
USP. A biblioteca universitária no universo das mídias sociais: a experiência da Seção de Referência e Circulação da Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas da USP (Eudes de Pádua Colodino, Adriana de Almeida Barreiros, Ana Paula Moreira Doraciotto, Laudivam Gonçalves dos Santos)
USP. Festa do Livros da USP de São Carlos – FLUSP: experiência das bibliotecas do campus USP São Carlos, do Centro Cultural do campus USP de São Carlos e da Editora da Universidade de São Paulo – Edusp (Ana Mara Marques da Cunha Prado, Juliana Souza Moraes, Edison Santiago de Almeida, Márcio Pelozio, Guilherme Sipahi, Rosane Aranda, Celia Maria Diegues, Natalina Ordiva Ribeiro Ziemath, Rui Sintra)
USP. Totem interativo para divulgações na Biblioteca do Instituto de Física de São Carlos IFSC/USP (Gracielli Batista Pepe, Sabrina Di Salvo Mastrantonio, Luciana Aparecida Brasil Martinez, Maria Helena Di Francisco, Ana Mara Marques da Cunha Prado)
USP. Práticas de extensão universitária na Biblioteca da PUSP-SC relato de experiência (Ana Paula Aparecida Calabrez, Marilza Aparecida Rodrigues Tognetti)
== Sustentabilidade ==
USP. A Biblioteca da ESALQ e a contribuição aos objetivos da Agenda 2030 (Thais Cristiane Campos de Moraes, Márcia Regina Migliorato Saad)
Saiba mais:
22º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2023:
https://portal.febab.org.br/snbu2023/issue/view/152º Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo CONPUESP: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/index
-
Conheça a ABCD e as Bibliotecas da USP: Boas vindas!
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) é o órgão da Universidade responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas institucionais aos objetivos da USP e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No portal da Agência é possível encontrar informações sobre todas as bibliotecas das unidades e também sobre os diversos recursos online disponíveis para a comunidade USP e o público em geral.
Saiba mais: https://www.abcd.usp.br/sobre/quem-somos/boas-vindas/