O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
- Março 2025
- Fevereiro 2025
- Janeiro 2025
- Dezembro 2024
- Novembro 2024
- Outubro 2024
- Setembro 2024
- Agosto 2024
- Julho 2024
- Junho 2024
- Maio 2024
- Abril 2024
- Março 2024
- Fevereiro 2024
- Janeiro 2024
- Dezembro 2023
- Novembro 2023
- Outubro 2023
- Setembro 2023
- Agosto 2023
- Julho 2023
- Junho 2023
- Maio 2023
- Abril 2023
- Março 2023
- Fevereiro 2023
- Janeiro 2023
-
Painel da CARL apresenta Estratégias de Metadados em Repositórios
via Ciência Aberta IBICT A comunidade de prática de repositórios canadenses Canadian Association of Research Libraries CARL promoveu um Painel no dia 07 de maio de 2024 para apresentar questões e discutir a realidade das infraestruturas e as atividades realizadas em Repositórios institucionais, gerando o que foi denominado como “Um guia prático para infraestrutura aberta para gerentes de repositórios institucionais”
Confira a Gravação do Webinar “A Practical Guide to Open Infrastructure for Institutional Repositories” no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CmtyvA2xpwo
—
O objetivo do painel foi ajudar a preencher a lacuna entre o mundo mais amplo de infraestrutura, padrões e movimentos abertos (por exemplo, OpenAIRE, CORE, COAR e mais) e o trabalho diário de um gerente de repositório.
Os painelistas ajudaram a fornecer uma abordagem prática para questões como:
- Se um dia eu perceber que tenho uma hora livre para trabalhar no sentido de alinhar melhor meu repositório com esses padrões e movimentos, qual é o primeiro passo que posso dar?
- E se eu tiver uma semana inteira?
- Ou talvez a oportunidade de realizar um projeto maior?
—
Este painel teve como objetivo começar a traçar um caminho desde onde quer que seu repositório esteja hoje até a participação em uma infraestrutura aberta mais ampla e o futuro da comunicação acadêmica.
Painelistas
Kathleen Shearer – Executive Director, Confederation of Open Access Repositories
Paul Walk – Owner and Director of Antleaf
Gabriela Mircea – Visiting Program Officer – OpenAIRE at CARL
Kyle Demes – Vice President, Research Intelligence at OurResearch (OpenAlex)
Via Ciência Aberta IBICT.
-
28/05 – 15h | Treinamento Online de Uso da Plataforma de Métodos Sage
Você sabe dizer o que são métodos de pesquisa?
Métodos de pesquisa são os processos, técnicas ou estratégias utilizadas na coleta de dados ou evidências para análise, a fim de descobrir novas informações ou compreender melhor um tópico ou fenômeno. Há diferentes tipos de métodos (pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa ou pesquisa de métodos múltiplos), que usam diferentes ferramentas de coleta de dados (análise de documentos, entrevistas, questionários, experimentos, estatísticas, etc.)
O que é a Plataforma de Métodos Sage e para que serve?
A plataforma Métodos de Pesquisa SAGE é uma ferramenta online que fornece informações e instruções sobre métodos de pesquisa nas ciências sociais e da saúde, a partir de casos reais de estudos, tipos de métodos e fontes de informação, incluindo a maior coleção de livros de métodos disponíveis online de qualquer editora acadêmica.
A plataforma foi concebida para responder questões metodológicas que surgem durante as várias etapas do processo de trabalho científico ou acadêmico e auxilia na estruturação das atividades, incluindo a pesquisa bibliográfica, revisão, desenho da pesquisa, coleta de dados, análise e redação.
A quem se destina a Plataforma?
Destina-se a estudantes universitários, pesquisadores, bibliotecários e docentes.
Participe deste Webinar e saiba mais sobre a Plataforma para poder orientar seus trabalhos, os estudantes e os usuários em geral:
Treinamento Online de Uso da Plataforma de Métodos Sage
Data: 28 de maio de 2024
Horário: 15h
Link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZAlceiorD4uE91UgfXh2D2J58UkY-lKZDXn#/registrationQuem atua em bibliotecas deve saber mais sobre os tipos de métodos de pesquisa mais adequados à área de conhecimento à qual estão vinculados.
A plataforma Métodos de Pesquisa SAGE apoia pesquisas em todos os níveis, fornecendo material para orientar os usuários em cada etapa do processo de pesquisa em todas as áreas de conhecimento.
Há respostas sobre métodos e ferramentas de acordo com a necessidade de cada usuário, a partir de uma definição rápida de dicionário, um exemplo de estudo de caso de um pesquisador da área, um conjunto de dados de ensino para download, um título de texto completo da série Aplicações Quantitativas nas Ciências Sociais, por exemplo, ou um vídeo tutorial mostrando a pesquisa em ação.
Embora existam milhares de livros e artigos de periódicos sobre métodos de pesquisa, o SRMO é a única ferramenta desse tipo que reúne esse material em um local bem organizado e pesquisável. Este produto é altamente recomendado para instituições que realizam e ensinam pesquisa, dependendo da quantidade de material coletado que a instituição já possui.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP em parceria com a Sage Research Methods
-
Slides e Gravação do Webinar Dimensions de 21 de maio 2024
Você já conhece a Plataforma Dimensions?
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP assina atualmente, além das plataformas analíticas SciVal (Elsevier) e InCites (Clarivate), a solução Dimension Analytics mantida pela Digital Science.
A Digital Science apresenta um banco de dados integrado que abrange o processo de pesquisa, do financiamento à pesquisa e, em seguida, a publicação, considerando sua disseminação, visibilidade e impacto, elementos que podem resultar em aplicações comerciais e formulação de políticas públicas governamentais.
O acesso à Plataforma Dimensions Analytics está disponível a toda a comunidade da Universidade de São Paulo.
Para acessar e utilizar é necessário utilizar uma conexão de IP de computador autorizado USP e registrar-se. Dessa forma, terá acesso a todas as funcionalidades do Dimensions Analytics (https://app.dimensions.ai/discover/publication) que são muito mais específicas e detalhadas que a versão gratuita da plataforma (https://www.dimensions.ai/products/free/).
Saiba mais conferindo os slides e a gravação da sessão de treinamento para a ferramenta “Dimensions” realizada no dia 21/05/2024
Slides: https://drive.google.com/file/d/1RbkWG-R8G0M9IFOBI9Sh_tyOUSpEQgta/view
Gravação: https://www.youtube.com/watch?v=IMB2fjaO8Bk
Dimension Analytics é uma plataforma de dados vinculados lançada em janeiro de 2018 pela Digital Science que reúne informações para criar uma ferramenta de Descoberta de Pesquisa.
————-
Confira o Guia Básico: https://www.dimensions.ai/resources/product-guide-dimensions-analytics/
Dimensions é uma plataforma inclusiva resultante de um conjunto de produtos da Digital Science reunido a partir de parcerias com outros provedores de informações e dados tais como Altmetric , Consultancy , Figshare , ReadCube , Crossref, Symplectic, UnPayWall e UberResearch, além de um grande número de parceiros externos e publishers (editores), incluindo o Publisher da Universidade de São Paulo. Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais.
O Dimensions Analytics inclui dados de citação, recursos de análise de pesquisa e uma maneira de filtrar conteúdos científicos, como publicações, ensaios clínicos, patentes e financiamentos relativos a bolsas e concessões, além de menções e impacto nas redes sociais.
Esta plataforma para avaliação de pesquisas ainda está evoluindo. Uma vez que se baseia em Digital Object Identifiers (DOIs) atribuídos a conteúdos digitais em geral, o Dimensions Analytics contempla itens de publicação de modo bem mais abrangente, além de conteúdos distintos e adicionais que as outras plataformas analíticas de publicações científicas.
Saiba mais sobre o Dimensions Analytics consultando o Espaço do Pesquisador USP: https://www.abcd.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/dimensions-analytics/
Você também pode consultar a Guide to the Dimensions Data Approach v.8.1 publicado em julho de 2023 a seguir:
https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/05/DimensionsDataGuide_v8.1.pdf
-
Gravação do Webinar Clarivate – Produtos e Serviços
A Clarivate é uma empresa que possui e opera uma coleção de serviços baseados em assinatura focados, principalmente, em análises, incluindo pesquisa científica e acadêmica, análises de patentes, padrões regulatórios, proteção de marcas comerciais.
A Clarivate também atua na área de inteligência farmacêutica e de biotecnologia, proteção de marcas de domínio e gerenciamento de propriedade intelectual.
As bases de dados, plataformas e soluções que gerencia impulsionam a produção científica e acadêmica, apoiando as estratégias das Instituições de Ensino Superior e outras organizações, incluindo empresas, agências de financiamento e governo.
Participe deste Webinar para saber mais sobre Produtos e Serviços da Clarivate:
Webinar Clarivate – Produtos e ServiçosData: 15 de maio de 2024Horário: 10h – 12h.10h – 1030: OReilly for Higher Education – Jorge Castillo
O’Reilly for Higher Education irá desbloquear um universo de conhecimento para impulsionar sua carreira em TI e negócios. Com acesso a uma vasta biblioteca de livros, vídeos e cursos, você estará na vanguarda das últimas tendências em tecnologia da informação, programação, design e estratégias de negócios digitais. Desde desenvolvimento de software até gestão de dados e liderança empresarial, a O’Reilly oferece recursos educacionais de alta qualidade, apresentados por especialistas líderes do setor. Aproveite esta oportunidade para expandir suas habilidades e se destacar em um mercado em constante evolução.”
10:30 – 11h: Plataforma eBooks Central e PQ1P – Coleção Psicologia – Jorge Castillo / Viviane Hirschbruch
Ebook Central é uma plataforma que oferece acesso a um grande acervo de e-books de diversas editoras. Consiste em dois sites: Ebook Central, onde os usuários podem pesquisar e usar e-books, e LibCentral, o módulo administrativo para bibliotecários. Este fornece uma experiência unificada para descobrir, selecionar, adquirir e gerenciar e-books para bibliotecas. Também oferece opções de assinatura com acesso ilimitado a títulos sem DRM. Além disso, o Ebook Central oferece recursos como uma ferramenta de correspondência de títulos para evitar a compra de conteúdo duplicado e um aplicativo móvel para download e leitura de e-books.
ProQuest One Psychology: PQ Psychology é um recurso abrangente para pesquisa, ensino e aprendizagem em psicologia e aconselhamento. Ele oferece uma ampla variedade de conteúdo, incluindo periódicos acadêmicos, vídeos de terapia, transcrições de aconselhamento, notícias, dissertações, livros e muito mais. A interface foi projetada para atender às necessidades dos usuários de psicologia, com conteúdo organizado para se alinhar com tarefas comuns e questões de pesquisa. Ele também se integra aos produtos da American Psychological Association (APA), fornecendo acesso contínuo ao conteúdo da APA.
11h- 11:30h: Academic Video onLine ( AVON) – Ana Remor
Academic Video Online é uma assinatura de vídeo abrangente e multidisciplinar que oferece suporte a toda a gama curricular, da antropologia à zoologia. Inclui uma variedade de material de vídeo disponível com relevância curricular: documentários, entrevistas, longas-metragens, performances, noticiários e cinejornais e demonstrações. Os visitantes encontrarão milhares de filmes premiados, incluindo os vencedores da Academy®, Emmy® e Peabody®. As instituições acadêmicas encontrarão filmes frequentemente usados para ensino em sala de aula, além de filmes recém-lançados e material de arquivo anteriormente indisponível.
11:30 – 12h: Plataforma Web of Science – Conteúdos acessíveis na Plataforma – Deborah Dias
Web of Science (WoS): Vamos apresentar as diferentes bases que fazem parte da plataforma da Web of Science, que permitem que sejam feitas pesquisas e análises de forma mais abrangente, trazendo visão mais completa do panorama da pesquisa. Análises do inter-relacionamento das diferentes fontes utilizando a mesma interface, o que facilita aos usuários passar de um recurso para o outro, além de trazer ferramentas que fazem a monitoração em todo o conteúdo de uma única vez.
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate
-
Quais são os desafios das bibliotecas nos dias de hoje e qual é seu futuro?
17 MAIO 2024 | 13min de leitura – Link: https://leiaisso.net/
wc8xo/ A Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, completa 100 anos em 2025 e passa por uma reforma na sua programação — Foto: Ana Paula Paiva/Valor
Não faz mais sentido avaliar o papel e a importância das bibliotecas pelo número de visitantes que vão até elas ou pelos dados sobre livros e revistas retirados pelos frequentadores. Essas métricas são coisa do passado, argumentam diretores de bibliotecas e especialistas.
Hoje, os critérios são outros porque muitas bibliotecas mudaram de perfil e outras tantas estão se reformulando.
Essas transformações são, claramente, uma resposta à revolução digital, em especial na forma como nos informamos e no nosso relacionamento com os livros.
As bibliotecas que já não se adaptaram aos novos tempos ou não estão procurando opções nesse sentido correm o risco de desaparecer – como já vem acontecendo.
No Brasil, o número de bibliotecas públicas diminuiu de 6.057 para 5.293 em apenas cinco anos, entre 2015 e 2020, de acordo com dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Dados do Censo Escolar mostram que apenas 39% das escolas municipais no país mantém bibliotecas.
Há, além disso, pressão de grupos que defendem a ideia de que não é preciso mais destinar recursos financeiros ou de pessoal para bibliotecas, assim como cresce a ameaça de censura a livros e cancelamento de autores, que acabam prejudicando o funcionamento ou ao menos a imagem das bibliotecas.
Recentemente, para citar apenas um caso, a Prefeitura de Goiânia provocou enorme polêmica ao anunciar que transformaria salas de leitura de escolas – substitutos mais simples de bibliotecas – em salas de aulas, iniciativa que foi barrada pela Justiça e pelo Tribunal de Contas do estado.
O caso mais recente atingiu “O avesso da pele”, do escritor Jeferson Tenório, censurado em pelo menos três estados.
O problema não ocorre apenas no Brasil – segundo a Associação Americana de Bibliotecas, o número de livros alvos de censura aumentou 65% de 2022 para o ano passado.
Zoara Failla, coordenadora do Instituto Pró-Livro, cita a falta de biblioteca em muitos municípios — Foto: Divulgação
Em uma tendência que se observa em muitos países, em alguns casos já há décadas, como na Dinamarca e nos Estados Unidos, bibliotecas no Brasil passam por alterações profundas ao ampliar sua área de atuação, com programas e eventos que buscam atrair as pessoas. Hoje, muitas delas podem ser consideradas centros culturais, com projetos nas áreas de educação, aperfeiçoamento e recreação, além de informação, e não apenas depósitos de livros em papel.
É o que informa, por exemplo, Adriana Ferrari, coordenadora técnica da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo (ABCD/USP), órgão que organiza o trabalho de 64 bibliotecas da universidade. Para ela, é empobrecer o papel das bibliotecas usar métricas que diz serem ultrapassadas para avaliar seu papel. Passaram a ter prioridade conceitos como inclusão e acolhimento.
Um exemplo disso foi o que aconteceu durante a pandemia de covid. Com o ingresso maior de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, aumentou o número dos estudantes com dificuldades para encontrar um lugar onde estudar e às vezes até sem acesso de qualidade à internet, carências que foram suprimidas, em parte, pelas bibliotecas, com a extensão dos horários de funcionamento. Para Ferrari, as bibliotecas da USP estão se tornando, cada vez mais, ambientes de estudo e convivência.
Uma tarefa das bibliotecas da USP é tentar mostrar os detalhes dos seus acervos para o maior número de pessoas. A universidade mantém, por exemplo, o portal de livros abertos, com reunião e divulgação dos livros digitais, com downloads gratuitos, acadêmicos e científicos publicados pelas unidades, institutos, centros e demais órgãos de todas as áreas do conhecimento – e os repositórios digitais de teses e dissertações, baseados em pesquisas científicas.
Bibliotecas da USP tornam-se cada vez mais ambientes de convivência, diz Adriana Ferrari — Foto: Gabriel Reis/Valor
A transformação em centros culturais não é, claramente, um processo homogêneo, até porque muitas bibliotecas públicas, não vinculadas a universidades, mas sim a governos estaduais e municipais, não dispõem de amplos recursos financeiros e humanos para tocar essas mudanças.
São frequentes os casos de bibliotecas sem bibliotecários ou professores que possam auxiliar os frequentadores – um indicativo importante de carência de estrutura. Uma pesquisa de 2015 tocada pelo Instituto Pró-Livro mostrou que 74% dos responsáveis pelas bibliotecas consultadas tinham pessoas com formação universitária no comando; apenas 12%, porém, tinham formação de bibliotecário.
Além disso, um problema ainda maior no Brasil é a falta pura e simples de bibliotecas em muitos municípios, como lembra Zoara Failla, coordenadora do Instituto Pró-Livro (uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, mantida por entidades ligadas ao setor livreiro). Segundo o Ministério da Cultura, em 2022, 82,6% das cidades tinham ao menos uma biblioteca pública em funcionamento – ou seja, quase mil municípios não contavam com biblioteca pública.
As bibliotecas nas escolas melhoram o desempenho dos alunos, mostram estudos. Failla cita uma pesquisa que mostra que o aprendizado dos estudantes em colégios onde existem bibliotecas é mais adiantado em 1,5 ano em comparação com alunos sem acesso às bibliotecas nas escolas tanto em português como em matemática. E mais: 60% dos estudantes entrevistados num levantamento do Instituto Pró-Livro dependem das bibliotecas das suas escolas para ter acesso aos livros recomendados pelos professores.
Outro empecilho para a ampliação do modelo de bibliotecas é a falta de recursos tecnológicos. A maioria das bibliotecas no Brasil tem algum tipo de contato digital com os usuários, embora apenas um terço tenha redes sociais. De acordo com a pesquisa TIC Cultura de 2020, 33% das bibliotecas públicas possuíam redes sociais, 3% tinham site próprio, 14% usavam site de terceiros e 3% tinham aplicativos para celulares e tablets. É possível que tenha ocorrido uma ampliação desses recursos por causa da pandemia, que acelerou investimentos em tecnologia em alguns estados.
Não é apenas o desafio tecnológico da digitalização da vida pública, profissional e pessoal que se impõe ao papel das bibliotecas. Um estudo da Gerência de Bibliotecas de Barcelona, de 2021, lista outras questões, como as mudanças na educação – “aprende-se fazendo. Torna-se mais necessário do que nunca ser formado ao longo da vida”.
Além disso, hoje por meio de produtos e serviços de comunicação digital, o usuário passa a ser gerador e disseminador de opinião e informação (às vezes de notícias falsas). Um terceiro aspecto é a dificuldade de encontrar financiamento público: “a diminuição das dotações orçamentárias torna necessário que os serviços públicos aumentem sua eficiência e justifiquem o retorno dos investimentos”.
Apesar desse cenário adverso, são muitos os relatos de como mesmo em cidades menores, longe das metrópoles, bibliotecas menores estão tocando projetos que ampliam suas ações. A meta em muitos casos é transformar o espaço antes só dedicado a livros e revistas em centros que abranjam atividades culturais e/ou artísticas de outras áreas, que envolvam a comunidade.
É o caso, por exemplo, de Limeira, uma cidade de 308 mil habitantes (segundo o último censo), no interior de São Paulo. Todas as semanas, cerca de 800 crianças passam horas na biblioteca pedagógica municipal, no período em que não estão nas escolas. A intenção é que a biblioteca funcione como uma extensão da escola, complementando o trabalho dos professores, em especial incentivando os estudantes a lerem livros que não sejam os didáticos.
Para isso, sem grandes dotações orçamentárias, busca-se fórmulas criativas para atrair e entreter as crianças – dos 4 ou 5 anos até 10 anos – de forma que se tornem leitores de livros. Encontros virtuais com os autores de livros infantis, como o best-seller Pedro Bandeira, parcerias com empresas da região que podem financiar atividades, conversas com pessoas que contam sobre livros e escritores são exemplos dessas atividades, como conta sua bibliotecária, Taciana Lefcadito Alvares.
Muito distante do eixo Rio-São Paulo, a Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, em Macapá, no Amapá, possui uma sala de literatura infantil, com uma coleção muito variada de gêneros textuais, como quadrinhos, clássicos infantis, educação sexual, histórias infantis, lendas e histórias de autores locais e nacionais, conforme apurado pelo estudo, muito detalhado, feito pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), sobre o valor social das bibliotecas públicas no Brasil, divulgado em janeiro deste ano.
A programação da biblioteca envolve também um espaço da estação de rádio Macapá. Trata-se de um programa de entrevistas com artistas e escritores locais, além da editora, que aborda temas de interesse dentro do segmento de arte, cultura e literatura, veicula informações sobre as ações e projetos da Secretaria de Estado.
O levantamento do SNBP traz muitos outros exemplos no mesmo sentido. As bibliotecas mineiras organizam sessões de contação de histórias para crianças, clubes de leitura, recitais de poesia, exposições temáticas do acervo, sacos de leitura, encontro com escritores, oficinas literárias, apresentações de livros (principalmente de escritores locais), noites literárias, leitura de quadrinhos, cinema comentado, performances teatrais, um festival literário com feira de livros etc.
Nesse processo de transformação em centros culturais, bibliotecas estão atraindo adolescentes e jovens adultos e não apenas crianças e idosos – grupos que tradicionalmente frequentam as bibliotecas, no caso das crianças preferencialmente as bibliotecas das suas escolas, quando elas existem. Muitos levantamentos mostram que tradicionalmente as crianças em idade escolar formam o grupo que mais lê livros e que mais vai a bibliotecas, mas esse cenário começa a mudar. É uma tendência que se observa nos Estados Unidos, por exemplo, como mostra um estudo divulgado recentemente.
Americanos nascidos entre 1980 e 2010 estão usando as bibliotecas públicas americanas, seja presencialmente seja por vias digitais, mais do que as gerações mais velhas, de acordo com uma pesquisa publicada em novembro de 2023 pela Associação Americana de Bibliotecas. O levantamento mostra que 54% dos entrevistados da chamada geração Z (nascidos entre 1997 e 2010, ou seja, com idades entre 27 e 14 anos) e dos millennials (com nascimento entre 1980 e 1996 e idades entre 44 e 28 anos) visitaram uma biblioteca pessoalmente nos 12 meses anteriores à pesquisa.
Além disso, mais de 50% dos que disseram ter ido fisicamente a uma biblioteca informaram que também consultaram livros virtuais do acervo de bibliotecas, indicou a mesma pesquisa. E, adicionalmente, os adolescentes e os jovens adultos mostraram preferência pelos livros em papel – compraram e leram, em média, o dobro de livros impressos por mês do que qualquer outra faixa etária.
No ano passado, foram vendidos 659 milhões de livros em papel no Reino Unido, um recorde. Também nesse caso, uma pesquisa da Nielsen BookData destaca que são os livros impressos que são preferidos pela geração Z – 80% das suas compras de livros foram de publicações em papel, no período de um ano entre novembro de 2021 e novembro de 2022. No Reino Unido, as visitas presenciais a bibliotecas aumentaram 71% nos últimos anos. Na Escócia, especificamente, registram-se mais de 43 milhões de visitas a bibliotecas em um ano – o que significa que cada escocês vai quase mensalmente a uma biblioteca. É o mais popular serviço fornecido pelos governos locais.
Isso não quer dizer que a ida em pessoa a bibliotecas não diminuiu nos últimos anos, tendência reforçada pela pandemia da covid, mas, em contrapartida, aumentou exponencialmente a busca de textos (não apenas de livros) digitais. Dados detalhados sobre essa movimentação são raros, porém, estatísticas coletadas nos Estados Unidos, embora não tão recentes, servem como exemplo.
Em 2020, as cerca de 9 mil bibliotecas públicas americanas receberam aproximadamente 732 milhões de visitas presenciais (incluindo-se as participações em eventos e programas das bibliotecas). Por causa da pandemia, esse número representou uma redução de 41,6% em relação ao 1,25 bilhão de visitas de 2019. Mesmo assim, é como se cada um dos 331 milhões de habitantes dos EUA fossem, pelo menos, duas vezes ao ano em uma biblioteca.
No mesmo ano de 2020, os acessos aos websites dessas bibliotecas somaram 1,16 bilhão, um número muito expressivo, que revelou, porém, uma queda de 20% em comparação com o ano anterior, também atribuída aos efeitos colaterais da pandemia, com a suspensão de aulas ou o funcionamento das escolas apenas online. Antes da pandemia, a demanda por livros e outros textos digitais vinha crescendo substancialmente ano após ano – em 2019, por exemplo, tinha aumentado pouco mais de 30%, de acordo com dados coletados pelas próprias bibliotecas públicas dos Estados Unidos.
Apostar nos livros em papel pode parecer obsoleto para muitos, mas começam a ser divulgados estudos acadêmicos que mostram sua importância para, por exemplo, crianças. Um estudo realizado por neurocientistas do Teachers College da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que para compreensão de um texto a partir de uma leitura mais aprofundada há vantagem clara em ler um texto em papel e não numa tela, como antecipou o jornal “The Guardian” na sua edição de 17 de janeiro.
A pesquisa envolveu 59 crianças com idades entre 10 e 12 anos – pediu-se que elas lessem textos diferentes entre si nos dois formatos enquanto usavam redes de eletrodos na cabeça que permitiam que os cientistas acompanhassem as variações nas respostas celebrais. O estudo utilizou um método inteiramente novo de associação de palavras, no qual as crianças “realizavam tarefas de julgamento semântico de uma única palavra” depois de lerem as passagens. É nessa fase de idade que ocorre, em geral, uma mudança crucial para o entendimento da leitura: passa-se do “aprender a ler” para “lendo para aprender”.
Esse e outros achados poderiam ajudar a brecar um movimento bastante forte que tenta, em variados países, diminuir a importância dos livros e, em última instância, das bibliotecas – ou que busca eliminar gradualmente os livros impressos em favor apenas dos textos digitais.
Curiosamente para instituições que muitos consideram ultrapassada, bibliotecas ao redor do mundo têm sido alvos de ataques cibernéticos em que os bandidos pedem dinheiro para que não derrubem ou corrompam os sistemas de informática que viabilizam o acesso aos livros e outros textos. Texto recente do “Financial Times” listou três desses ataques desde 2021 em grandes bibliotecas públicas, de Londres, Toronto e Boston. Suas diretorias se recusaram a pagar os resgates pedidos e, com isso, o acesso aos seus acervos ficou prejudicado por meses.
-
Gravação do Webinar Wolters Kluwer – Soluções UpToDate / Lexidrug – Área de Saúde e Medicina
A Wolters Kluwer é uma fornecedora global de informações profissionais, soluções de software e serviços em saúde e outros produtos.
Na área médica e de saúde, a Wolters Kluwer se destaca pela solução UpToDate e pelo Lexidrug. Como fornecedor global de informações profissionais, soluções de software e serviços, o trabalho na Wolters Kluwer ajuda a proteger a saúde e a prosperidade das pessoas e a contribuir para uma sociedade segura e justa, ao mesmo tempo em que desenvolve melhores profissionais.
Na área de saúde, oferece tecnologia clínica confiável e soluções baseadas em evidências que impulsionam a tomada de decisões e resultados eficazes na área da saúde, especializada em eficácia clínica, aprendizagem, pesquisa e segurança.
O UpToDate® é uma ferramenta de suporte à decisão clínica baseada em evidências associada a melhores resultados de saúde que ajuda os profissionais de saúde a responder a perguntas clínicas no ponto de atendimento (das mais simples as mais complexas) e, diminuindo a variabilidade indesejada no cuidado praticados por estes profissionais, ajudando-os a se manterem atualizados.
Já o Lexidrug™ (anteriormente Lexicomp®) oferece soluções referenciais de medicamentos baseadas em evidências. Obtenha as informações sobre medicamentos que você precisa com a assinatura do UpToDate Lexidrug. Com a confiança de farmacêuticos, médicos e outros profissionais de saúde, Lexidrug é a solução preferida de referência de medicamentos que fornece acesso conveniente às informações necessárias para responder às suas perguntas relacionadas a medicamentos, tudo em um único recurso. Onde outras soluções podem fornecer o básico, o Lexidrug tem um compromisso incomparável em apoiar os médicos na tomada de decisões não apenas em casos simples, mas também nos mais complexos.
Confira a Gravação do Webinar de Apresentação de Produtos e Serviços de Fornecedores de Informação para saber mais sobre a Wolters Kluwer e as Soluções UpToDate / Lexidrug.
Webinar Wolters Kluwer – Soluções UpToDate / Lexidrug – Área de Saúde e Medicina
Data: 16 de maio de 2024
Horário: 9h – 10h
Gravação: https://share.vidyard.com/watch/q2uBGV2Qs3pAxPN6AjHs6kCom o conhecimento médico e medicamentoso expandindo-se todos os dias, como podem os profissionais de saúde, os médicos e os pacientes sentirem-se confiantes de que estão a tomar decisões com base nas informações mais atuais disponíveis?
Há mais de 30 anos, médicos de todo o mundo confiam no conteúdo clínico baseado em evidências do UpToDate® para tomar as melhores decisões possíveis para seus pacientes – mesmo quando as evidências não são claras. No centro do conteúdo do conjunto de soluções UpToDate estão mais de 7.400 autores e editores clínicos especializados, apaixonados por fornecer as informações mais recentes para apoiar melhores resultados para os pacientes em todo o ecossistema de saúde.
Ministrante: Amanda Fagundes
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Wolters Kluwer
-
Slides do Webinar BMJ Evidência e Impacto na Saúde
A BMJ apoia os profissionais de saúde para que melhorem suas práticas e prestem os melhores cuidados por meio de medicina baseada em evidências.
BMJ é um fornecedor global de conhecimento em saúde com uma visão para um mundo mais saudável. Compartilhamos conhecimento e experiência para melhorar os resultados de saúde.
A experiência BMJ se estende desde a publicação e educação médica até o suporte à decisão clínica e eventos para aprimorar a tomada de decisões e a prestação de cuidados de saúde no dia a dia. Embora o nosso foco permaneça inalterado, adaptamo-nos continuamente ao cenário de investigação em mudança, permanecendo inovadores e competitivos.
O principal periódico editado pela British M, The BMJ , é o 4º entre 167 periódicos na categoria JCR Medicine, General & Internal quando classificado por Fator de Impacto e por número total de citações. Tem ajudado os médicos a tomar melhores decisões desde 1840.
Confira os Slides do Webinar para saber mais sobre os serviços e produtos BMJ:
Webinar BMJ Evidência e Impacto na Saúde
Dia: 15 de maio de 2024
Horário: 14h – 15h30
Slides: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/05/USP_-BMJ-Evidencia-e-Impacto-em-Saude.pdfBMJ Best Practice é uma fonte única de respostas baseadas em evidências para questões clínicas essenciais.
Seu conteúdo é estruturado com base na consulta ao paciente e apresentado em uma abordagem passo a passo, abrangendo prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico.
Professores e alunos muitas vezes o usam como uma fonte universal de recomendações sobre avaliações de sintomas, pedidos de exames, opções de tratamento, vídeos de procedimentos e muito mais.
BMJ Case Reports é a maior seleção online disponível de relatórios de casos clínicos.
Este periódico revisado por pares fornece mais de 25 mil casos de mais de 70 países, cobrindo condições comuns e raras em todas as especialidades médicas.
O suporte ao autor e a possibilidade de submissão de casos clínicos também oferecem uma oportunidade inestimável de publicação.
BMJ Impact Analytics é a ferramenta mais atualizada e abrangente para monitorar e compartilhar o impacto real das pesquisas médicas e de saúde.
Se você financia, publica ou produz pesquisas ou políticas, o BMJ Impact Analytics rastreia onde elas são citadas em Orientações Clínicas e Políticas de Saúde em todo o mundo.
Ministrante: Julia Rebuzzi (Gerente BMJ para a América Latina)
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a BMJ
-
Slides e Gravação do Webinar Apresentando Scopus AI para USP
Scopus AI é a ferramenta da Elsevier que combina inteligência artificial generativa com a confiável base de literatura científica Scopus.
Scopus AI entrega respostas rápidas e embasadas em conhecimento científico revisado por pares.
Não importa se você pretende se atualizar rapidamente em um novo campo ou encontrar colaboradores interdisciplinares para levar sua pesquisa adiante, a Scopus AI pode ajudar.
Atenção: a partir do dia 7 de maio de 2024 será oferecido um período de acesso aberto à Plataforma Scopus AI na USP até junho de 2024.
Webinar Apresentando Scopus AI para USP
Data: 07 Maio 2024
Horário: 14:30h
Slides: Scopus AI_Webinar USPGravação: https://elsevier.zoom.us/rec/share/N1qRmHq9kuBzSZGX2ysyhMPtheaFAK-kwu4wugCTMAntmSXcdjsKf1BeEa3tbnio.YknT7jA0ulS0N_Gl Senha: q7PD$u!n
O modelo piloto de pesquisa com base em GenAI ajuda a encontrar artigos de pesquisa por consulta e sintetiza as descobertas de décadas de pesquisa em resumos claros e fáceis de compreender, em segundos.
Saiba mais consultando o Scopus AI – Scopus LibGuide – LibGuides at Elsevier – https://elsevier.libguides.com/Scopus/ScopusAI
Em especial, nossa engenharia avançada limita o risco de “alucinações” (ou seja, informações falsas geradas pela IA) e aproveita o conhecimento confiável e validado do maior banco de dados do mundo de literatura científica com curadoria.
Quando você digita sua consulta no Scopus AI, ele sintetiza os resumos de documentos relevantes em um resumo claro, digerível e referenciado em segundos.
A Scopus AI sempre fornece as referências usadas para construir seu resumo – proporcionando transparência para que você possa confiar na integridade de suas respostas.
Desenvolva novos conhecimentos com recursos exclusivos que oferecem uma maior profundidade. Além dos resumos expandidos, a Scopus AI também sugere perguntas de aprofundamento. Ao selecionar uma delas, novas perguntas serão feitas, ajudando você a aprofundar e ampliar sua compreensão.
Tem interesse em ouvir as pessoas mais influentes do setor? A opção Artigos fundamentais lista os artigos de maior impacto no Scopus sobre qualquer tema, encaminhando você para o conhecimento fundamental de um assunto.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Elsevier
-
13/05 – 9h30 | Webinar EBSCO Ferramentas de Decisões Clínicas e Outros Recursos
A EBSCO é líder no fornecimento de bases de dados de pesquisa, desenvolvimento de coleções de livros e gerenciamento de aquisições, além de ser um importante fornecedor de tecnologia de bibliotecas, e-books e soluções de decisão clínica para universidades, faculdades, hospitais, corporações, governo, escolas e bibliotecas públicas em todo o mundo.
A EBSCO atua em diversas frentes. Uma delas é relativa a Ferramentas de Decisões Clínicas e recursos informacionais.
Confira a gravação deste Webinar de Apresentação de Produtos e Serviços de Fornecedores de Informação para saber mais sobre a Dynamed, o Dinamic Health e as versões Ultimate:
Webinar EBSCO – Ferramentas de Decisões Clínicas e outros Recursos
Data: 13 de maio de 2024
Horário: 9h30 – 11hUma das primeiras ferramentas que serão abordadas é a DynaMed é uma ferramenta de práticas clínicas que segue o modelo de medicina baseado em evidências.
A ideia central é proporcionar ao corpo médico atualização constante e confiável ao combinar informações baseadas em evidências da mais alta qualidade, orientação especializada e uma experiência personalizada e fácil de usar para fornecer respostas precisas rapidamente no ponto de atendimento.
Com a DynaMed, os médicos podem facilmente pesquisar, navegar e seguir os tópicos e especialidades mais importantes para eles e obter respostas rápidas e práticas para suas perguntas clínicas ao receberem as principais conclusões, sinopses direcionadas e recomendações claramente definidas, ajudando a reduzir o tempo de resposta.
A DynaMed oferece ampla cobertura para 28 especialidades, incluindo medicina de emergência, medicina hospitalar, pediatria, cirurgia e muito mais.
O conteúdo é criado por especialistas de algumas das instituições referência em saúde do mundo! Os usuários podem facilmente navegar por especialidade e ainda pesquisar por tópicos específicos. DynaMed | EBSCO
O Dynamic Health é outra ferramenta que é muito importante para apoio à tomada de decisão clínica baseada em evidências projetada para ajudar enfermeiros e profissionais de saúde aliados.
A ideia da solução é apoiar aos profissionais da saúde durante a tomada de decisão, os ajudando a dominar habilidades, obter respostas rápidas a perguntas e promover uma cultura de prática baseada em evidências e pensamento crítico que leva a melhores resultados para os pacientes.
Dynamic Health foi projetada para fornecer respostas rápidas, precisas e acionáveis às perguntas que surgem no local de atendimento.
A plataforma e seu conteúdo são projetados para serem fáceis de usar, intuitivos e personalizados, ajudando enfermeiros e profissionais de saúde aliados a obter as informações de que precisam mais rápido do que nunca.
Todo o conteúdo do Dynamic Health é baseado em uma metodologia rigorosa baseada em evidências, o que significa que os usuários podem confiar que as informações correspondem às melhores práticas atuais. EBSCO | Dynamic Health
O último tema deste Webinar é dedicado às versões Ultimate que são bases de dados da EBSCO que oferecem ainda mais publicações, sobretudo periódicos e revistas ativos, em texto completo e revisados por pares, incluindo muitos periódicos indexados nos principais índices de citação.
Além disso, apresentam conteúdo exclusivo, não disponível em outras versões destas bases de dados.
Desenvolvidas para atenderem às crescentes demandas da pesquisa acadêmica, as bases de dados Ultimate oferecem aos estudantes e pesquisadores um amplo escopo para pesquisa em texto completo! EBSCO | Ultimate Databases
Ministrante: Leticia Pereira (Executiva de Contas EBSCO Information Services)
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a EBSCO
-
Gravação do Webinar eLivro – Biblioteca Digital
A Plataforma eLivro Biblioteca Digital reúne obras de uma série de editores. A eLivro chega ao Brasil para revolucionar o conceito de biblioteca digital do mercado educacional e editorial.
Bibliotecas, IES, Municípios e Editoras do país podem oferecer agora um acervo completo de livros digitais, tecnologia de ponta e inúmeros recursos a seus alunos, leitores e parceiros.
A eLivro desenvolveu uma plataforma exclusiva e moderna, que é referência internacional em Bibliotecas Digitais, com livros, obras e documentos acadêmicos e multidisciplinares para graduações e especializações nas mais diversas áreas.
A missão da eLivros Biblioteca Digital é aprimorar a educação no Brasil com tecnologia e conteúdo de excelência; Elevar o conhecimento a partir do acesso simplificado a um acervo bibliográfico digital completo e de qualidade; e Tornar o aprendizado uma experiência única com recursos interativos e dinâmicos. Integrar conteúdo atualizado com leitores das mais diversas áreas.
Confira a gravação do Webinar de Apresentação de Produtos e Serviços de Fornecedores de Informação para saber mais.
Webinar eLivro – Biblioteca Digital
Data: 13 de maio de 2024
Horário: 15h – 15h30
Gravação: https://bit.ly/3QQCiXkTransparência, Segurança, Facilidade, Experiência do Usuário, Qualidade, Parceria, Tecnologia e Confiabilidade são seus valores.
eLivro: as melhores soluções para Instituições de Ensino:
- Funcionalidade e acessibilidade completa com adequação integral às novas Normas do MEC
- Acervo multidisciplinar e conteúdo de qualidade: Mais de 180 mil títulos que atende às ementa dos cursos.
- Compatibilidade com todos os sistemas de gerenciamento de Bibliotecas Universitárias. Todos os direitos reservados.
- Atualização constante: Mais de 700 novos títulos adicionados à biblioteca virtual por semana.
- Os conteúdos da eLivro podem ser indexados e disponibilizados dentro do ambiente LMS (Learning Management System) da Instituição de Ensino Superior (IES).
- Opção de tradução integrada e simultânea das obras, direto no leitor online, além de leitura (no formato text to speech), em três idiomas – Espanhol, Inglês e Português, dando mais suporte aos usuários.
- Plataforma completa com acessibilidade, contingenciamento e disponibilidade para autorização de cursos e acervos organizados por coleções, possibilitamos a adequação do tipo e tamanho da biblioteca que a instituição desejar.
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a eLivros
-
21/05 – 10h | Webinar sobre a Plataforma Dimensions Analytics (Digital Science)
Dimensions é um sistema interligado de conhecimento de pesquisa que reimagina a descoberta e o acesso à pesquisa, fornecendo um conjunto de produtos e soluções que economizam tempo e conectam os pontos em todo o ecossistema de pesquisa.
O acesso à Plataforma Dimensions Analytics está disponível a toda a comunidade da Universidade de São Paulo.
Para acessar e utilizar é necessário utilizar uma conexão de IP de computador autorizado USP e registrar-se.
Dessa forma, terá acesso a todas as funcionalidades do Dimensions Analytics (https://app.dimensions.ai/discover/publication) que são muito mais específicas e detalhadas que a versão gratuita da plataforma (https://www.dimensions.ai/products/free/).
Uma vez que se baseia em Digital Object Identifiers (DOIs) atribuídos a conteúdos digitais em geral, o Dimensions Analytics contempla itens de publicação de modo bem mais abrangente, além de conteúdos distintos e adicionais que as outras plataformas analíticas de publicações científicas.
Bases de dados de publicações científicas como Scopus e Web of Science (assinadas pelo pelo Portal de Periódicos da Capes) e respectivas plataformas analíticas SciVal e InCites (Assinadas pela USP) são igualmente úteis e complementares ao Dimensions, pois apresentam dados e indicadores de publicações científicas, baseando seus dados e análises em um conjunto selecionado de coleções indexadas a partir de critérios estruturados e apoio de organizações internacionais de inteligência de dados e análises de publicações.
Nesse sentido, é independente da indexação de conteúdos selecionados e, portanto, é ferramenta complementar às demais Bases mencionadas, uma vez que inclui em suas tipologias artigos, e-books, financiadores e financiamentos, conjuntos de dados científicos, ensaios clínicos, patentes, bem como documentos de políticas governamentais, além de citações em geral e menções em redes sociais.
Participe deste Webinar para saber mais sobre a Plataforma Dimensions:
Webinar sobre a Plataforma Dimensions Analytics (Digital Science)
Data: 21 de maio de 2024
Horário: 10h
Inscrições: https://bit.ly/usp-dimensionsOradora: Priscila Oliveira ( Dot.Lib Customer Success Content & Training)
Responsável por treinamentos das bases de dados científicas. Formação em área biológica, tecnológica e humanas. Atualmente atua em Customer Success, treinamento e relacionamento; análise e inteligência em marketing direcionado ao setor acadêmico.
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Dot.Lib
-
Agenda de Apresentações de Produtos e Serviços de Fornecedores de Informação
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) realiza esta semana, de 13 a 17 de maio de 2024, uma série de Apresentações de Produtos e Serviços de Fornecedores de Informação nacionais e internacionais.
A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade e aprofundar os conhecimentos sobre Bases de Dados, Soluções, Serviços, Ferramentas, Plataformas, Coleções de Periódicos e eBooks oferecidos pelos principais fornecedores de informação científica e acadêmica.
A finalidade é disseminar informações sobre as opções de busca, pesquisa e acesso a artigos, livros, trabalhos e outros recursos de diversas fontes de informação.
A expectativa é alcançar o maior número de interessados entre docentes, bibliotecários, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e especialistas que atuam nas mais diversas áreas de conhecimento.
== AGENDA DE WEBINARS DE APRESENTAÇÃO DOS FORNECEDORES ==
Webinar EBSCO – Ferramentas de Decisões Clínicas e outros Recursos
Data: 13 de maio de 2024
Horário: 9h30 – 11h
Gravação: https://bit.ly/3ynLBYxWebinar Accucoms – Coleções, Recursos e Serviços de Informação
Data: 13 de maio de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://tinyurl.com/25t2uj8r
(ou https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_IOQYQ8MlT_u_HRj0sci2rg)Webinar EBSCO – Plataformas e Serviços de Pesquisa
Data: 13 de maio de 2024
Horário: 14h – 15h
Inscrições: https://bit.ly/3ylUOQK Passcode: rZEKYaWebinar eLivro – Plataforma de Biblioteca Digital
Data: 13 de maio de 2024
Horário: 15h – 15h30
Gravação: https://bit.ly/3QQCiXkWebinar Dot.Lib – Produtos e Serviços nas Áreas de Saúde, Medicina e Farmácia
Data: 14 de maio de 2024
Horário: 9h – 11h
Inscrições: bit.ly/usp_saude.Webinar NewsBank – Recursos Online Multidisciplinares
Data: 14 de maio de 2024
Horário: 13h – 14h
Inscrições: https://bit.ly/4b5qWqD Access Code: jCHWczWebinar Dot.Lib – Produtos e Serviços nas Áreas de Engenharia, Ciências Sociais Aplicadas e Pesquisa.
Data: 14 de maio de 2024
Horário: 14h – 16h
Inscrições: bit.ly/usp_engenharia .Webinar Clarivate – Produtos e ServiçosData: 15 de maio de 2024Horário: 10h – 12h.Webinar BMJ Evidência e Impacto na Saúde
Dia: 15 de maio de 2024
Horário: 14h – 15h30
Gravação: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/05/USP_-BMJ-Evidencia-e-Impacto-em-Saude.pdfWebinar Wolters Kluwer – Soluções UpToDate / Lexidrug – Área de Saúde e Medicina
Data: 16 de maio de 2024
Horário: 9h00 – 10h
Gravação: https://share.vidyard.com/watch/q2uBGV2Qs3pAxPN6AjHs6kWebinar Mintel Inteligência de Mercado e Produtos Globais
Data: 16 de maio de 2024
Horário: 14h – 15h
Inscrições: https://mintel.zoom.us/j/3257773829Webinar Solucto – Coleções e Recursos de Informação – Áreas de Medicina e Saúde
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 9h – 10h
Inscrições: https://forms.gle/3Y5yD46pnvve9KB48Webinar Solucto – Thieme MedOne Education – Áreas de Medicina e Saúde
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 10h – 10h30
Inscrições: https://forms.gle/3Y5yD46pnvve9KB48Webinar Solucto – IET Library, Ferramentas e eBooks – Áreas de Engenharia, Tecnologia e eBooks
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 11h – 12h
Inscrições: https://forms.gle/3Y5yD46pnvve9KB48Webinar Solucto – Emerald e De Gruyter – Áreas de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 14h – 15h
Inscrições: https://forms.gle/3Y5yD46pnvve9KB48Webinar Dot.Lib – Produtos e Serviços nas Áreas de Medicina e Ciências Básicas
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 15h – 16h
Inscrições: bit.ly/usp_ciencias-basicas Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD USP -
17/05 – 15h | Webinar Dot.Lib – Produtos e Serviços nas Áreas de Medicina e Ciências Básicas
A Dot.Lib representa diversos provedores de informação científica e acadêmica. Seu objetivo é disseminar conhecimento científico através do fornecimento de acesso online a livros digitais (eBooks), periódicos eletrônicos (eJournals) e bases de dados (databases) nas mais diversas áreas do conhecimento. Desde 1991 a Dot.Lib atua como distribuidor das principais editoras científicas nacionais e internacionais em toda a América Latina e Caribe, e recentemente também em Portugal e Espanha.
A Dot.Lib oferece o melhor conteúdo científico mundial nos mais variados formatos de publicações eletrônicas.
Periódicos Eletrônicos
Conteúdo de excelência, constantemente atualizado, publicado pelas mais conceituadas editoras e sociedades científicas em todos os campos do conhecimento. Inúmeros artigos em texto completo (full-text), arbitrados (peer-reviewed), além de imagens, tabelas e gráficos, em formato HTML e/ou PDF.Livros Digitais
Amplo catálogo de títulos individuais ou de coleções, publicados por importantes editoras nacionais e internacionais. Estas publicações abrangem todas as áreas e níveis – da graduação ao pós-doutorado –, na forma de livros-texto, clássicos, obras de referência, séries e manuais.Bases de Dados
Diversas bases de dados nacionais e internacionais nos mais variados assuntos, sejam bibliográficas, de texto completo ou multimídia. Possuem plataformas de pesquisa adequadas às necessidades dos diversos tipos de usuários, em muitos casos com opções de tradução e customização.Participe deste Webinar de Apresentação de Produtos e Serviços de Fornecedores de Informação para saber mais sobre os Produtos: DynaMedex e Primal Pictures.
Webinar Dot.Lib – Produtos e Serviços nas Áreas de Medicina e Ciências Básicas
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 15h às 16h
Inscrições: bit.ly/usp_ciencias-basicas – DynaMedex: combina a experiência clínica e o extenso conteúdo de doenças com a visão abrangente das opções de tratamento, profundidade e amplitude de informações sobre medicamentos e recursos de pesquisa avançada da Micromedex.
– Primal Pictures: cria e publica a renderização gráfica em 3D mais precisa e detalhada do ponto de vista médico da anatomia humana, com base em dados de imagem.
.
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Dot.Lib
-
17/05 – 9h | Série de Webinars Solucto – Coleções e Recursos de Informação
A Solucto é uma empresa que comercializa ebooks, periódicos e plataformas multimídia de diversas, incluindo três das maiores editoras da área da saúde existentes no mercado.
A Solucto é uma empresa que apoia as Instituições de Ensino Superior (IES) a partir da disponibilização de uma ampla gama de produtos e serviços que incluem coleções, recursos de informação, ferramentas e ebooks que abrangem as mais diversas áreas de conhecimento.
Milhares de ebooks e conteúdos em modelos de negócio inclusivo – multiusuário e ilimitado.
Todos os recursos e coleções podem ser organizados em um único acesso, com autenticação integrada a todos os sistemas educacionais da sua instituição.
Participe dos Webinars da Solucto inscrevendo-se nos links a seguir e saiba mais sobre os Produtos e Serviços disponíveis para a comunidade científica e acadêmica:
Webinar Solucto – Coleções e Recursos de Informação – Áreas de Medicina e Saúde
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 9h – 10h
Inscrições: https://forms.gle/3Y5yD46pnvve9KB48Webinar Solucto – Thieme MedOne Education – Áreas de Medicina e Saúde
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 10h – 10h30
Inscrições: https://forms.gle/3Y5yD46pnvve9KB48Webinar Solucto – IET Library, Ferramentas e eBooks – Áreas de Engenharia, Tecnologia e eBooks
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 11h – 12h
Inscrições: https://forms.gle/3Y5yD46pnvve9KB48Webinar Solucto – Emerald e De Gruyter – Áreas de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 14h – 15h
Inscrições: https://forms.gle/3Y5yD46pnvve9KB48Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Solucto
-
16/05 – 14h | Webinar Mintel Inteligência de Mercado e Produtos Globais
A Mintel apresenta-se como uma liderança quando se trata de inteligência de Mercado e Produtos Globais.
Descubra a solução de Inteligência de Mercado ou Insight Personalizado certa para você.
A Mintel oferece uma gama de pesquisas e insights disponíveis online quando você quiser, projetados para ajudar a alavancar o seu negócio:
Mintel GNPD: Base de Dados de Novos Produtos Globais
Mintel Trends
Relatórios Mintel: Dados de Mercado e Consumidor
Mintel Market Sizes
Soluções Específicas da Indústria e Soluções personalizadasParticipe do Webinar para saber mais sobre os serviços e produtos da Mintel:
Webinar Mintel Inteligência de Mercado e Produtos Globais
Data: 16 de maio de 2024
Horário: 14h – 15h
Inscrições: https://mintel.zoom.us/j/3257773829Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Mintel.
-
14/05 – 14h | Webinar Dot.Lib – Produtos e Serviços nas Áreas de Engenharia, Ciências Sociais Aplicadas e Pesquisa
A Dot.Lib representa diversos provedores de informação científica e acadêmica. Seu objetivo é disseminar conhecimento científico através do fornecimento de acesso online a livros digitais (eBooks), periódicos eletrônicos (eJournals) e bases de dados (databases) nas mais diversas áreas do conhecimento. Desde 1991 a Dot.Lib atua como distribuidor das principais editoras científicas nacionais e internacionais em toda a América Latina e Caribe, e recentemente também em Portugal e Espanha.
A Dot.Lib oferece o melhor conteúdo científico mundial nos mais variados formatos de publicações eletrônicas.
Periódicos Eletrônicos
Conteúdo de excelência, constantemente atualizado, publicado pelas mais conceituadas editoras e sociedades científicas em todos os campos do conhecimento. Inúmeros artigos em texto completo (full-text), arbitrados (peer-reviewed), além de imagens, tabelas e gráficos, em formato HTML e/ou PDF.Livros Digitais
Amplo catálogo de títulos individuais ou de coleções, publicados por importantes editoras nacionais e internacionais. Estas publicações abrangem todas as áreas e níveis – da graduação ao pós-doutorado –, na forma de livros-texto, clássicos, obras de referência, séries e manuais.Bases de Dados
Diversas bases de dados nacionais e internacionais nos mais variados assuntos, sejam bibliográficas, de texto completo ou multimídia. Possuem plataformas de pesquisa adequadas às necessidades dos diversos tipos de usuários, em muitos casos com opções de tradução e customização.Participe deste Webinar de Apresentação de Produtos e Serviços de Fornecedores de Informação para saber mais sobre os Produtos Dimensions, Altmetric, Wiley e AccessEngineering:
Webinar Dot.Lib – Produtos e Serviços nas Áreas de Engenharia, Ciências Sociais Aplicadas e Pesquisa
Data: 14 de maio de 2024
Horário: 14h – 16h
Inscrições: bit.ly/usp_engenharia – Dimensions: é um sistema interligado de conhecimento de pesquisa que reimagina a descoberta e o acesso à pesquisa, fornecendo um conjunto de produtos e soluções que economizam tempo e conectam os pontos em todo o ecossistema de pesquisa.
– Altmetric: rastreia, agrupa e visualiza métricas de atenção online para pesquisa. Revelando como e onde a pesquisa está influenciando pessoas e comunidades em todo o mundo.
– Wiley: Reconhecida como uma das mais destacadas editoras de conteúdo científico, a Wiley conta com um dos catálogos digitais mais extensos do mundo, oferecendo cobertura ampla em todas as áreas do conhecimento. Cerca de 800 sociedades científicas de nível mundial publicam via Wiley, confirmando a sua posição de destaque na comunidade científica.
– AccessEngineering: plataforma premiada de referência e ensino de engenharia que oferece conteúdo interdisciplinar de engenharia de renome mundial, integrado com ferramentas analíticas de ensino e aprendizagem.
-
14/05 – 13h | Webinar Newsbank – Recursos Online Multidisciplinares
A edição atual do Access Global Newsbank foi projetada para fornecer perspectivas amplas e variadas de fontes em todo o mundo.
Esse recurso apoia pesquisas em uma ampla gama de áreas de assunto, incluindo ciências políticas, jornalismo, história, estudos ambientais, sociologia, economia, educação, negócios, saúde, ciências sociais e muito mais.
É a coleção mais abrangente do gênero, com mais de 8.200 fontes de notícias globais cobrindo mais de 200 países e territórios.
Participe do Webinar de Apresentação de Produtos e Serviços de Fornecedores de Informação: Access Global Newsbank para saber mais:
Webinar NewsBank – Recursos Online Multidisciplinares
Data: 14 de maio de 2024
Horário: 13h – 14h
Inscrições: https://bit.ly/4b5qWqD Access Code: jCHWczA interface de usuário do Newsbank oferece poderosas ferramentas de pesquisa, permitindo que os pesquisadores achem útil informações de maneira rápida e eficiente. Os resultados da pesquisa de texto completo podem ser refinados por data, localização, tipo de fonte ou fonte Nome, facilitando encontrar várias perspectivas, padrões e tendências de discernir e rastrear tópicos ao longo do tempo. Access Global NewsBank: edição 2024 foi projetada para fornecer perspectivas amplas e variadas a partir de fontes em todo o mundo.
Este recurso apoia pesquisas em uma ampla gama de áreas temáticas, incluindo Ciência Política, Jornalismo, História, Estudos Ambientais, Sociologia, Economia, Educação, Negócios, Saúde, Ciências Sociais e mais. É a coleção mais completa de seu tipo, com mais de 8.200 fontes de notícias globais cobrindo mais de 200 países e territórios. Acesse a combinação única de global e local do Global NewsBank fontes de notícias constituem uma poderosa ferramenta de pesquisa. Os usuários podem facilmente realizar pesquisas de base; comparar e analisar diferentes opiniões sobre o mesmo tema; rastrear eventos ao longo do tempo; e preparar-se para discussões em aula, discursos, debates, trabalhos de pesquisa e dissertações.
Confira o Flyer de apresentação: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/05/AccessGlobalNewsBank2024-NB-Intl-flyer.pdf
Ministrante: Carolina Aguilar (Regional Manager, Latin America & The Caribbean)
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Newsbank
-
14/05 – 9h | Webinar Dot.Lib – Produtos e Serviços nas Áreas de Saúde, Medicina e Farmácia
A Dot.Lib representa diversos provedores de informação científica e acadêmica. Seu objetivo é disseminar conhecimento científico através do fornecimento de acesso online a livros digitais (eBooks), periódicos eletrônicos (eJournals) e bases de dados (databases) nas mais diversas áreas do conhecimento. Desde 1991 a Dot.Lib atua como distribuidor das principais editoras científicas nacionais e internacionais em toda a América Latina e Caribe, e recentemente também em Portugal e Espanha.
A Dot.Lib oferece o melhor conteúdo científico mundial nos mais variados formatos de publicações eletrônicas.
Periódicos Eletrônicos
Conteúdo de excelência, constantemente atualizado, publicado pelas mais conceituadas editoras e sociedades científicas em todos os campos do conhecimento. Inúmeros artigos em texto completo (full-text), arbitrados (peer-reviewed), além de imagens, tabelas e gráficos, em formato HTML e/ou PDF.Livros Digitais
Amplo catálogo de títulos individuais ou de coleções, publicados por importantes editoras nacionais e internacionais. Estas publicações abrangem todas as áreas e níveis – da graduação ao pós-doutorado –, na forma de livros-texto, clássicos, obras de referência, séries e manuais.Bases de Dados
Diversas bases de dados nacionais e internacionais nos mais variados assuntos, sejam bibliográficas, de texto completo ou multimídia. Possuem plataformas de pesquisa adequadas às necessidades dos diversos tipos de usuários, em muitos casos com opções de tradução e customização.Participe deste Webinar de Apresentação de Produtos e Serviços de Fornecedores de Informação para saber mais sobre os Produtos: AccessMedicine, AccessPharmacy, Cognys Meds/Micromedex e TRC’s NatMedPro:
Webinar Dot.Lib – Produtos e Serviços nas Áreas de Saúde, Medicina e Farmácia
Data: 14 de maio de 2024
Horário: 9h – 11h
Inscrições: bit.ly/usp_saude– AccessMedicine: ebooks e ferramentas interativas para Medicina e outras áreas da saúde– AccessPharmacy: ebooks e ferramentas interativas com foco em farmácia clínica– Cognys Meds/Micromedex: base de dados de informações baseadas em evidência sobre medicamentos, como interações medicamentosas, compatibilidade IV, doses, reações adversas e toxicologia– TRC’s NatMedPro: base de dados de informações baseadas em evidência sobre medicina alternativa.Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Dot.Lib -
13/05 – 14h | Webinar EBSCO – Plataformas e Serviços de Pesquisa
A EBSCO é líder no fornecimento de bases de dados de pesquisa, desenvolvimento de coleções de livros e gerenciamento de aquisições, além de ser um importante fornecedor de tecnologia de bibliotecas, e-books e soluções de decisão clínica para universidades, faculdades, hospitais, corporações, governo, escolas e bibliotecas públicas em todo o mundo.
A EBSCO atua em diversas frentes.
Participe deste Webinar de Apresentação de Produtos e Serviços de Fornecedores de Informação para saber mais sobre a Sage Research Methods e Lean Library, Taylor & Francis ChemNetBase e eBooks, e IEEE NTDAS:
Webinar EBSCO – Plataformas e Serviços de Pesquisa
Data: 13 de maio de 2024
Horário: 14h – 15h
Inscrições: https://bit.ly/3JPT7hcSAGE: Sage Research Methods e Lean Library
Taylor & Francis: ChemNetBase e eBooks
IEEE: NTDAS – National Transportation Data & Analytics Solution
.
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a EBSCO
-
13/05 – 11h | Webinar Accucoms – Coleções, Recursos e Serviços de Informação
A Accucoms é uma empresa holandesa (https://accucoms.com), de representação de editores internacionais de alto impacto, tendo como objetivo neste momento, apresentar à comunidade científica da USP, o conteúdo e serviços de potencial interesse, complementares e ainda não assinados.
Participe deste webinar para saber mais sobre produtos e serviços de fornecedores de informação: Neurosurgical Atlas, Revistas Mary Ann Liebert, Revistas MIT Press e Serviços Read&Publish
Webinar Accucoms – Coleções, Recursos e Serviços de Informação
Data: 13 de maio de 2024
Horário: 11h – 13h
Inscrições: https://tinyurl.com/25t2uj8r
(ou https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_IOQYQ8MlT_u_HRj0sci2rg)Serão cobertos os seguintes editores:
11:00-11:30 – Editora Neurosurgical Atlas – Saúde / Neurocirurgia
11:30-12:00 – Editora Mary Ann Liebert – Saúde – Biotecnologia e Ciências da Vida
12:00-12:30 – Editora MIT Press Ciência e Tecnologia, Humanidade e Ciências Sociais
12:30-13:00 – Serviços Read&Publish e Editoras – Acordos Transformativos – APC, R&P e S2ONeurosurgical Atlas
Área temática: Saúde / Neurocirurgia
O que é: Recurso para neurocirurgiões, oferecendo vídeos cirúrgicos detalhados, transcrições, procedimentos e recomendações, para aprimorar as habilidades e o atendimento prestado aos pacientes.Revistas Mary Ann Liebert
Área temática: Saúde – Biotecnologia
O que é: Editora de revistas científicas, cobrindo conteúdo inovador das áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida; Medicina Clínica, Cirurgia e Enfermagem; Tecnologia e Engenharia; Direito, Regulamentação e Educação; Saúde Pública e Políticas Públicas; Meio AmbienteRevistas MIT Press
Área temática: Ciência e Tecnologia, Humanidade e Ciências Sociais
O que é: Editora universitária (MIT), reconhecida pela publicação de livros e revistas de alta qualidade, inovação e compromisso com o acesso aberto e diversidade.Serviços Read&Publish
Área temática: Acordos Transformativos – APC, R&P e S2O
O que é: modelo de publicação que visa tornar o conhecimento científico mais acessível, promovendo a Ciência Aberta. Alguns exemplos e opções.Ministrante: Luiz Baginski
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Accucoms
-
Coleção Thieme Medical Publishers está disponível na USP
Periódicos editados pelo Thieme Medical Publishers acabam de ser assinados pela Universidade de São Paulo por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD).
A Coleção inclui títulos de periódicos do Thieme Medical Publishers – Thieme Connect nas áreas de Cirurgia, Farmacologia, Neurologia, Sistemas Respiratórios e Cuidados Críticos, Trombose e Hemostasia e Ortopedia e Traumatologia Veterinária Comparada.
A Thieme Medical Publishers é uma editora médica e científica alemã do Thieme Publishing Group. Produz revistas profissionais, livros didáticos, atlas, monografias e livros de referência em alemão.
Thieme é uma editora médica e científica internacional que serve a profissionais de saúde e estudantes por mais de 125 anos. Thieme promove os mais recentes avanços na prática clínica, publica os últimos resultados da pesquisa, defende a educação médica e é conhecida pela alta qualidade e natureza didática de seus livros, revistas e produtos eletrônicos. No Portal de Periódicos da Capes há outros títulos disponíveis.
Além de publicar 70 novos títulos de livros a cada ano, a Thieme publica mais de 140 revistas médicas e científicas, tanto em formato impresso tradicional quanto em formato eletrônico, algumas das quais são impressas em nome de sociedades profissionais e dezenas de produtos on-line. Thieme oferece uma ampla gama de livros de ciências da saúde centrada em neurocirurgia, otorrinolaringologia, cirurgia ortopédica, oftalmologia, radiologia, medicina complementar e alternativa, audiologia e fonoaudiologia.
O Thieme Connect foi projetado para apoiar pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes, fornecendo-lhes acesso on-line aos periódicos eletrônicos, livros eletrônicos, ferramentas de e-learning e trabalhos de referência do Thieme.
Title URL Clinics in Colon and Rectal Surgery https://www.thieme-connect. com/products/ejournals/ journal/10.1055/s-00000049 Drug Research https://www.thieme-connect. com/products/ejournals/issue/ eFirst/10.1055/s-00023610 Seminars in Neurology https://www.thieme-connect. com/products/ejournals/ journal/10.1055/s-00000071 Seminars in Respiratory and Critical Care Medicine https://www.thieme-connect. com/products/ejournals/ journal/10.1055/s-00000075 Seminars in Thrombosis and Hemostasis https://www.thieme-connect. com/products/ejournals/ journal/10.1055/s-00000077 Thrombosis and Haemostasis https://www.thieme-connect. com/products/ejournals/ journal/10.1055/s-00035024 Veterinary and Comparative Orthopaedics and Traumatology https://www.thieme-connect. com/products/ejournals/ journal/10.1055/s-00035023 O acesso aos textos completos dos periódicos deve ser realizado a partir de computadores com endereços de IPs autorizados USP ou por meio de conexão remota VPN. O período de acesso é de 01.01.2024 a 31.12.2024.
-
Top 100 Melhores Inovadores Globais 2024
Apresentamos os 100 Melhores Inovadores Globais 2024.
Neste relatório, a Clarivate classifica as 100 principais organizações líderes mundiais em pesquisa e inovação tecnológica.
A inovação global é medida combinando uma arquitetura analítica moderna com os 60 anos de experiência para identificar os principais inovadores que estão transformando o mundo tal como o conhecemos. Descubra os inovadores excepcionais que criam seus próprios caminhos para o sucesso.
Confira o Relatório completo Top Innovators 2024: https://clarivate.com/top-100-innovators
Fonte de Dados
- Índice Mundial de Patentes Derwent™ (DWPI™)
Um banco de dados de ideias patenteadas, o DWPI registra onde e quando as invenções são protegidos em 60 estados e autoridades emissores de patentes, com cada ideia destilada em resumos em inglês e categorizada no indústria, a tecnologia e a necessidade. Criado por milhares de editores especialistas em ciência e engenharia da Clarivate há mais de 60 anos, o DWPI atua como a biblioteca da invenção humana global e da solução de problemas patenteada.
Disponível a partir da Interface da Web of Science, a base de dados Derwent Innovations Index (DII) está acessível no Portal de Periódicos da CAPES https://www.periodicos.capes.gov.br por meio de acesso remoto via Rede CAFe ou VPN Acesso Remoto aos computadores da USP. possui referências e resumos de mais de 11 milhões de patentes com links para documentos citados, para as citações às patentes, para a literatura relacionada e para os textos completos dos documentos. Inclui publicações de 40 organismos internacionais e nacionais de registro e concessão de patentes. O período disponível online é de 1966 até o presente.
Os dados disponíveis na base de dados atendem às áreas de Ciências Agrárias (Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola), Ciências Biológicas (Farmacologia e Microbiologia), Ciências da Saúde (Medicina- Clínica Médica, Medicina-Radiologia Médica, Educação Física, Farmácia e Saúde Coletiva), Engenharias (em geral), Ciências Exatas e da Terra (Ciência da Computação, Física e Química) e Multidisciplinar (Biotecnologia, Ciências Ambientais, Materiais).
Índice de Citação de Patentes Derwent™
Um banco de dados irmão do DWPI, o Derwent Patents Citation Index concentra-se em invenções que foram referenciadas por requerentes e examinadores de patentes em pedidos de patente posteriores, a jusante. Emulando a estrutura de nível de invenção DWPI, o Derwent Patents Citation Index remove automaticamente contagem dupla, tripla (ou mais) de eventos de citação entre o mesmo
ideias patenteadas. Acessando a mesma destilação de indústria e tecnologia, fornece um registro das ligações entre as ideias à medida que elas se desenvolvem.Metodologia
A metodologia adotada baseou-se em indicadores da Base Derwent e na seguinte metodologia que determinou a classificação das organizações: fator internacional versus força de invenção composta por influência, sucesso, investimento e raridade.
Há 13 anos, a Clarivate™ reconhece aqueles que estão no topo. À medida que a tecnologia, a investigação e a competição por ideias se tornam mais intensas, é cada vez mais necessária uma visão mais próxima e mais definida.
A diferença que pode ser observada, o limite medido, concentra-se no que é excepcional. Aqueles que pensam no futuro. Estas são as organizações que entraram na lista das 100 melhores.
A análise da Clarivate dos Tops players do ecossistema global de inovação vai além do 1%. Mil organizações foram analisadas como as fontes das ideias que mudaram historicamente. A quota de inovação global do Top 1.000 está diminuindo rapidamente. Em 2016, eles criaram mais de um terço das invenções. Hoje, são 17%.
Mais jogadores e mais diversidade mudam o cenário, com inovação proveniente de organizações menores. Há risco aqui que estas entidades menores escaparão à inteligência da concorrência devido ao fato de sua atividade ser mais difícil de rastrear.
Boa Leitura!
- Índice Mundial de Patentes Derwent™ (DWPI™)
-
16/05 – 10h | Webinar “Fortalecimento de ecossistemas institucionais de pesquisa abertos com repositórios”
Os repositórios institucionais são parte integrante da infraestrutura de gestão da pesquisa nas instituições.
Oferecem às equipes das bibliotecas uma estrutura tangível para apoiar os seus pesquisadores com a crescente procura de que a pesquisa seja mais aberta, detectável, acessível e transparente.
Infraestruturas eficientes e confiáveis são cruciais para garantir a partilha, apresentação e gestão eficazes dos resultados da pesquisa científica institucional.
À medida que estes sistemas evoluem, há valor a ser extraído através do potencial e do poder das integrações e colaborações entre campus.
A integração de diferentes sistemas e a alimentação de informações a outras fontes a partir de repositórios permite ainda que as universidades consolidem os seus dados, descubram insights poderosos e estejam bem preparadas para exercícios de avaliação.
Este webinar, realizado [em inglês] em parceria entre a Times Higher Education (THE) e a Digital Science, reunirá um painel de especialistas da indústria e da academia para discutir como as instituições podem aproveitar o potencial dos repositórios e da sua infra-estrutura mais ampla de gestão de pesquisa para fornecer uma imagem mais completa da pesquisa realizada na instituição, além de saber como produzir e avaliar como os pesquisadores se adaptam aos objetivos e padrões de pesquisa aberta.
16/05 – 10h | Webinar “Fortalecimento de ecossistemas institucionais de pesquisa abertos com repositórios” / “Strengthening institutional open research ecosystems with repositories”
Inscrições gratuitas: https://timeshighereducation.zoom.us/webinar/register/6917107778139/WN_ugDXwVnbTQGMGqnymEuazw#/registration
Os tópicos para discussão incluirão:
• Abordar as complexidades enfrentadas pelas instituições na gestão da pesquisa aberta
• O papel dos repositórios na maximização do valor da infra-estrutura de pesquisa aberta
• Melhorar as capacidades de elaboração de relatórios através da interconectividade e integrações
• Como uma infra-estrutura de pesquisa aberta fiável ajuda a garantir a conformidade com o Princípios FAIR e políticas de acesso aberto de financiadores e editores
Organização e promoção: Times Higher Education e Digital Science
-
Plataforma Sage Research Methods: acesso aberto na USP até 20 de junho de 2024
Toda pesquisa precisa ser estruturada em torno de métodos adequados. Mas como saber se o método escolhido é o melhor para sua pesquisa?É necessário aprofundar seus conhecimentos sobre metodologia e métodos para facilitar a realização de seus trabalhos e estudos.
Quase todos em uma universidade estão envolvidos em pesquisas, desde alunos aprendendo a conduzir pesquisas a professores que conduzem pesquisas para publicação ou bibliotecários que oferecem treinamento em habilidades de pesquisa. SAGE Research Methods tem a resposta para cada um desses grupos de usuários.
A Plataforma SAGE Research Methods – https://methods.sagepub.com/ – pode ajudar a resolver suas dúvidas e orientar a escolha do método mais adequado à sua pesquisa!
A SAGE Research Methods contém informações adequadas a todos os níveis de pesquisadores, desde estudantes de graduação que iniciam seus primeiros projetos até o acadêmico mais experiente.
O conteúdo engloba entradas de dicionários e enciclopédias, capítulos de livros, livros com texto-completo, artigos de publicações periódicas e a série completa Quantitative Applications in the Social Sciences (Little Green Books) e Qualitative Research Methods (Little Blue Books).
Você também pode ter acesso a estudos de caso da coleção SAGE Research Methods Cases, amostras de conjuntos de dados que podem ser baixados da SAGE Research Methods Datasets e stream de vídeo da SAGE Research Methods Video.
Os livros, obras de referência, artigos de revistas, casos, amostras de conjuntos de dados e vídeos da SAGE Research Methods fornecem tudo o que é necessário para você para planejar e executar um projeto de pesquisa.
Desde a confirmação de que sua questão de pesquisa é pertinente e a realização da revisão de literatura, até a escolha e aplicação de uma metodologia, o conteúdo da SAGE Research Methods serve de apoio em cada etapa do seu projeto.
A gama completa de métodos usada nas ciências comportamentais está coberta, assim como muitas usadas com frequência em ciências, tecnologia e medicina.
O acesso à Plataforma SAGE Research Methods está aberto até o dia 20 de junho de 2024 a toda a comunidade da USP no link: https://methods.sagepub.com/
Todos os usuários da SAGE Research Methods podem criar perfis de usuário gratuitamente para armazenar listas de leitura e consultas de busca.
Acesse o link https://methods.sagepub.com/ Clique em “MY PROFILE” e crie sua conta pessoal.
Em Research Tools (Ferramentas de Pesquisa), selecione “Reading Lists” para ver listas públicas criadas por outros usuários.
Para criar suas próprias listas de leitura, basta clicar no link “Add to My Reading Lists” (Adicionar para minhas listas de leitura) em qualquer conteúdo na página de resultados. Acrescente o nome à lista da caixa de diálogo e depois pressione “Create”.
Você pode continuar a acrescentar artigos à lista selecionando-os do menu suspenso das suas listas na caixa “Add to My Reading Lists”.
As listas de leitura são predefinidas como públicas para incentivar o compartilhamento entre usuários, mas você pode tornar a sua lista particular para seja para seu uso exclusivo.
O corpo docente pode usar o recurso “Embed” (Incorporar) para compartilhar uma lista de leitura com seus estudantes na sua ementa online ou sistema de gerenciamento de curso.
Para ver as suas listas de leituras ou buscas salvas, faça login ao seu perfil e clique no seu nome, no canto superior direito da tela.
Consulte também os SAGE Research Methods Cases, que são histórias de como foram conduzidas pesquisas em projetos reais, mostrando as dificuldades e sucessos de pesquisar, escritos pelos próprios pesquisadores.
Eles explicam porque os pesquisadores escolheram os métodos que usam, como venceram problemas e como na sua pesquisa e o que, em retrospectiva, teriam feito de outro modo: as realidades da pesquisa que estão ausentes nos artigos de revistas e nos livros.
Os Cases aparecerão junto aos outros conteúdos da SAGE Research Methods e você poderá examinar os casos por método, disciplina ou nível acadêmico em https://methods.sagepub.com/cases
Cada caso contém:
• Objetivos de aprendizagem
• Exercícios e perguntas para discussão
• Links a artigos publicados sobre o estudo, se disponíveisAproveite para consultar o Guia do Usuário disponível em português: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/05/Sage-Research-Methods-Manual-do-Usuario-2024.pdf
Conteúdo disponível por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) em parceria com a SAGE Research Methods
-
07/05 – 14h30 | Webinar Apresentando a Scopus AI
A nova IA generativa da Elsevier fornece resumos baseados em IA concisos e confiáveis para suas consultas
Scopus AI é a ferramenta da Elsevier que combina inteligência artificial generativa com a confiável base de literatura científica Scopus.
Scopus AI entrega respostas rápidas e embasadas em conhecimento científico revisado por pares.
Não importa se você pretende se atualizar rapidamente em um novo campo ou encontrar colaboradores interdisciplinares para levar sua pesquisa adiante, a Scopus AI pode ajudar.
Atenção: a partir do dia 7 de maio de 2024 será oferecido um período de acesso aberto à Plataforma Scopus AI na USP.
Webinar Apresentando Scopus AI para USP
Data: 07 Maio 2024
Horário: 14:30h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_8pDyk1MsSaWuJ2fto1Vm0wO modelo piloto de pesquisa com base em GenAI ajuda a encontrar artigos de pesquisa por consulta e sintetiza as descobertas de décadas de pesquisa em resumos claros e fáceis de compreender, em segundos.
Saiba mais consultando o Scopus AI – Scopus LibGuide – LibGuides at Elsevier – https://elsevier.libguides.com/Scopus/ScopusAI
Em especial, nossa engenharia avançada limita o risco de “alucinações” (ou seja, informações falsas geradas pela IA) e aproveita o conhecimento confiável e validado do maior banco de dados do mundo de literatura científica com curadoria.
Quando você digita sua consulta no Scopus AI, ele sintetiza os resumos de documentos relevantes em um resumo claro, digerível e referenciado em segundos.
A Scopus AI sempre fornece as referências usadas para construir seu resumo – proporcionando transparência para que você possa confiar na integridade de suas respostas.
Desenvolva novos conhecimentos com recursos exclusivos que oferecem uma maior profundidade. Além dos resumos expandidos, a Scopus AI também sugere perguntas de aprofundamento. Ao selecionar uma delas, novas perguntas serão feitas, ajudando você a aprofundar e ampliar sua compreensão.
Tem interesse em ouvir as pessoas mais influentes do setor? A opção Artigos fundamentais lista os artigos de maior impacto no Scopus sobre qualquer tema, encaminhando você para o conhecimento fundamental de um assunto.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Elsevier