O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
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26/09 – 10h | Webinar “Embase: pesquisa nas áreas Biomédica e de Saúde”
Embase é considerada referência na área de respostas biomédicas e farmacológicas. Ferramenta de pesquisa biomédica, a Embase apresenta informações sobre drogas e tratamento de doenças, por meio de conteúdo confiável e autorizado que permite às áreas biomédica e farmacêutica, o desenvolvimento de novos medicamentos e a descoberta de novas aplicações para drogas existentes.
Embase permite aos usuários recuperar artigos relevantes que muitas vezes não podem ser encontrados em outras ferramentas de busca. Esse conteúdo pode ser encontrado porque o Embase combina um trabalho de indexação com uma poderosa ferramenta de busca.
Saiba mais participando do Webinar:
Embase: pesquisa nas áreas Biomédica e de Saúde
Data: 26 de setembro de 2024
Horário: 10h-12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_BwHDUopQQZG-YKsD0UYUHgNo website da Embase são apresentados os benefícios que a utilização da ferramenta traz nas áreas de:
- Medicina baseada em evidências, onde contribui para a tomada de decisões clínicas baseadas em evidências, melhorando os resultados dos pacientes, aumentando a descoberta de evidências biomédicas e fornecendo informações biomédicas abrangentes e atualizadas;
- Área de farmacovigilância, onde contribui no monitoramento da literatura da área; na área de desenvolvimento de dispositivos médicos e vigilância pós-comercialização, onde contribui nas etapas de desenvolvimento de dispositivos médicos com informações biomédicas de alta qualidade, que vai do conceito e design até a vigilância pós comercialização;
- Desenvolvimento de medicamentos, onde contribui na descoberta de relações entre drogas, doenças e interações medicamentosas, fornecendo informações biomédicas críticas para o desenvolvimento, reposicionamento e segurança de medicamentos.
A Embase proporciona estudos de revisão sistemática e integrativa, diretrizes e protocolos clínicos, avaliação de tecnologias em saúde.
Todo o processo de revisões sistemáticas e integrativas é delineado por diretrizes reconhecidas internacionalmente. Inclui também mais de 2,3 milhões de resumos de artigos de conferências desde 2009, com atualização diária e a inclusão anual de mais de 1,5 milhão de artigos.
Um recurso diferenciado da Embase é a PICO Search, que permite a busca com base nos aspectos da estratégia PICO (Paciente, Intervenção, Comparação e Outcome [desfecho]), metodologia utilizada na prática baseada em evidências (PBE).
O acesso está disponível pelo Portal de Periódicos da Capes.
Ministrante: Maria José Dávilla-Rodriguez
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Elsevier
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25/09 – 11h | Webinar “Dominando Compendex da Elsevier: desde o básico até o avançado”
Compendex (Engineering Village) – é uma base de referências e resumos de resultados de pesquisas mantida pela Elsevier que cobre todas as disciplinas da Engenharia. Oferece mais de 27 milhões de registros referenciais publicados por mais de 2 mil editores científicos internacionais, de mais de 80 países, cobrindo mais de 190 disciplinas de engenharia. Particularidades, diferenciais: utilização de Tesauro de Engenharia (vocabulário controlado de engenharia), e Filtro Numérico (filtragem de resultados por propriedades, unidades e valores verdadeiramente numéricos).
Áreas relacionadas: Física Aplicada, incluindo Óptica; Bioengenharia e Biotecnologia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciência de materiais; Instrumentação, incluindo Dispositivos Médicos; Nanotecnologia.
O Engineering Village é uma plataforma de pesquisa e descoberta que fornece conteúdo, dados e inteligência de alta qualidade necessários para responder a perguntas de engenharia da vida real. No Engineering Village, pesquisas impactantes são facilitadas com filtros adaptados às necessidades de engenheiros de classe mundial.
É o principal banco de dados da Elsevier focado em engenharia que fornece conteúdo abrangente e confiável para melhorar os resultados da pesquisa e maximizar o impacto da sua pesquisa de engenharia.
Abrangendo periódicos, anais de conferências, dissertações, padrões, livros e, recentemente, pré-impressões, o conteúdo do Compendex é proveniente de milhares de editoras do mundo todo, incluindo grandes sociedades de engenharia, como IEEE, ASME, SAE e ACM.
- Mais de 4.000 periódicos acadêmicos
- Mais de 200 revistas comerciais
- Mais de 10,3 milhões de artigos de mais de 150.000 anais de conferências
- Mais de 300.000 dissertações
- Mais de 39.000 livros, mais de 290.000 capítulos de livros, 159 séries de livros
- Mais de 220.000 registros de padrões
- Mais de 1,2 milhões de registros de pré-impressão (todos de acesso aberto)
Cada registro é selecionado e indexado usando o Engineering Index Thesaurus que, fundado em 1884, possui registros de praticamente todas as principais principais técnicas, tecnologias, inovações e tendências em Engenharia ao redor do mundo. O acesso está disponível pelo Portal de Periódicos da Capes
Dominando Compendex da Elsevier: desde o básico até o avançado
Data: 25 de setembro de 2024
Horário: 11h – 12h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_noBIx7zhQmq4D5JQXXcH2A#/registrationMinistrantes: Christian Vier & Lilian Paiva
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Elsevier
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IA da Plataforma Dimensions traz opções que enriquecem a leitura e a descoberta de informações
Dimensions é um sistema de informações de pesquisa vinculado que fornece acesso a informações relevantes, permitindo que os usuários analisem os resultados acadêmicos e mais amplos da pesquisa e reúnam insights para informar estratégias futuras.
Com a Plataforma Dimensions – https://app.dimensions.ai/discover/publication – atualmente assinada pela USP – ABCD, os usuários podem pesquisar e analisar em vários tipos de conteúdo. Com base em um rico núcleo de dados de mais de 144 milhões de publicações, além de conjuntos de dados, patentes, subsídios, ensaios clínicos e documentos de políticas, o Dimensions torna possível descobrir e acessar consultas variadas relacionadas a pesquisas para uma infinidade de casos de uso.
Com informações baseadas nos registros do Digital Object Identifier (DOI), a Plataforma oferece acesso ao imenso conjunto de publicações científicas e acadêmicas identificadas pelo DOI, sem restrição de conteúdo, como acontece em Bases de Dados eletivas como Web of Science e Scopus.
Ou seja, qualquer artigo ou item publicado que tenha DOI aparece na Plataforma Dimensions Analytics e pode ser rastreado e analisado em termos de sua visibilidade e impacto. Os indicadores incluem desde a contabilização da produção de pesquisa até o registro de indicadores de impacto baseados em citações e indicações de atenção nas redes sociais Altmetric. Há também indicadores que medem a atividade de colaboração e a distribuição em acesso aberto.
Para garantir que os dados no Dimensions atendam às necessidades de uma instituição, a Digital Science fornece aplicativos que oferecem um único ponto de pesquisa em todos os tipos de conteúdo. A indexação profunda de dados de texto completo permite a descoberta de pesquisas mais relevantes, enquanto as funcionalidades de pesquisa e filtros significativos permitem que o usuário encontre a informação com maior efetividade.
A vinculação de dados permite que o usuário visualize os itens retornados em contexto, obtenha novos insights de análises complexas e rastreie as relações entre os resultados; por exemplo, analise os financiadores ou subsídios por trás de uma publicação ou identifique onde a pesquisa publicada levou a uma patente ou a uma menção em um documento de política.
== NOVIDADES DIMENSIONS ANALYTICS BASEADAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ==
Duas opções de uso de ferramenta de Inteligência Artificial podem ser imediatamente utilizadas quando estamos buscando informações na interface da Plataforma Dimensions: (a) Chat with PDF e Summarize.
Clique sobre a imagem para melhor visualização.
a) Chat with PDF: permite localizar informações de conteúdo dentro de cada PDF publicado
Na interface de busca, localizado o artigo, é possível clicar no link que habilita o recurso gratuito por meio da integração com a Readcube, após registrar-se.
O Chat with PDF é trazido a você por uma integração entre Dimensions e Papers.
Para visualizar o PDF completo e conversar usando IA, carregue o documento original do editor.
Faça o carregamento do arquivo original e submeta-o ao escrutínio da ferramenta Chat with PDF. Visualize um exemplo a partir do Artigo publicado na revista Manuscrítica.
b) Summarize: obtenha o resumo em inglês gerado automaticamente
Uma das novidades recentes é a incorporação de recursos baseados em Inteligência Artificial aos conteúdos disponíveis na Plataforma Dimensions. Aqui destacamos dois destes recursos baseados em Inteligência Artificial:
Cada item publicado, especialmente livros digitais, ainda que tenham seus resumos publicados em português, contam com a opção de serem lidos em inglês (summary). Ou seja, o registro de uma publicação apresentado na Plataforma Dimensions não só traz as informações (metadados) básicas das publicações indexadas tais como Título, Autor, Palavras-chave, Fonte de Informação e Resumo, como disponibiliza esse mesmo resumo publicado em Inglês. A tradução é automática, feita com recurso de Inteligência Artificial.
Suportando várias opções de autenticação: lista de permissões de IP, EZproxy e Single-Sign-On, incluindo Shibboleth. Isso garante que seus usuários possam visualizar dados do Dimensions a qualquer momento e de qualquer local.
API de Dimensões incluída:
As APIs do Dimensions não só oferecem acesso aos dados subjacentes do banco de dados, mas também à camada de lógica de negócios. Isso permite que você personalize a interface padrão para atender às suas necessidades específicas.
Suporte e consultoria
A equipe do Dimensions oferece um serviço de suporte 24/7. Para ajudar as instituições a aproveitar ao máximo os dados ricos do Dimensions, além de uma variedade de materiais informativos, webinars regulares e convidar os usuários a enviar perguntas. A equipe de consultoria pode trabalhar com as instituições para garantir que você esteja maximizando o potencial da sua assinatura do Dimensions Analytics.
No link a seguir – https://www.dimensions.ai/resource-type/case-studies/ – mais informações podem ser encontradas sobre casos de uso, publicações, recursos e estudos de caso.
A Plataforma Dimensions Analytics está disponível a toda a comunidade da Universidade de São Paulo. Para acessar e utilizar é necessário utilizar uma conexão de IP de computador autorizado USP e registrar-se. Dessa forma, terá acesso a todas as funcionalidades do Dimensions Analytics (https://app.dimensions.ai/discover/publication) que são muito mais específicas e detalhadas que a versão gratuita da plataforma (https://www.dimensions.ai/products/free/).
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Edital 2024 de Apoio à Publicação de Livros Digitais da USP tem prazo prorrogado até 26/09/2024
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da Universidade de São Paulo torna público o Edital de apoio à publicação de livros digitais inéditos resultantes de estudos e pesquisas científico acadêmicas a serem publicados por parte de Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais no Portal de Livros Abertos da USP.
O propósito deste Edital de 2024 é promover o acesso aberto ao conhecimento, alinhando-se aos objetivos estratégicos da Universidade e aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 definidos pela ONU.
ATENÇÃO: Devido à indisponibilidade dos sistemas ABCD-USP de 20 a 24 de setembro de 2024, o prazo final para a submissão de propostas ao Edital 2024 de Apoio à Publicação de Livros Digitais da USP foi prorrogado até às 23h59 horas do dia 26 de setembro de 2024.
Objetivo do Edital
Apoiar financeiramente a elaboração, diagramação, editoração e publicação de obras originais em formato de livro digital, com ênfase na difusão do conhecimento científico, acadêmico e didático vinculado à área de atuação dos/as autores/as, com foco na Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)
As obras publicadas serão disponibilizadas em acesso aberto no Portal de Livros Abertos da USP.
Público-alvo Poderão apresentar solicitações de apoio financeiro autores(as), coautores(as) e organizadores(as) de obras originais individuais, em coautoria ou coletivas (coletâneas), desde que ao menos um dos autores esteja vinculado oficialmente à Universidade de São Paulo por meio de suas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP. Um mesmo proponente poderá submeter mais de uma proposta.
Também poderão ser submetidos ebooks que constituem Séries Monográficas.
Da submissão de propostas A submissão da proposta de publicação do ebook será realizada em duas Etapas:
ETAPA 1 – Preenchimento de Formulário Online de Submissão de proposta de publicação, que contém informações da obra e dos autores(as), coautores(as) e organizadores(as), bem como a (s) unidade de vínculo.
ETAPA 2: Envio da obra em arquivo editável e sem identificação de autoria, exclusivamente para o e-mail atendimento@abcd.usp.br
, informando o assunto do e-mail como “Submissão da obra “Nome da obra” – Edital 2024 de Apoio à Publicação de ebooks Portal de Livros Abertos USP”. Período de Submissão de Propostas
As propostas deverão ser encaminhadas por meio do Formulário Online (ETAPA 1) e do envio do arquivo da obra (ETAPA 2) por e-mail a partir das 8 horas da manhã do dia 20 de agosto de 2024 até às 23h59 horas do dia 20 de setembro de 2024.
O texto completo do Edital está disponível no link: https://www.livrosabertos.
abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/ edital2024 Sobre o Portal de Livros Abertos da USP
O Portal de Livros Abertos da USP – https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/ – criado em 2016, promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas Unidades, Institutos, Centros e Museus da Universidade de São Paulo. O Portal tem como objetivos:
¤ Reunir os livros editados pelas unidades, institutos, centros e demais órgãos da USP de todas as áreas do conhecimento;
¤ Divulgar e proporcionar mais visibilidade e acesso aos livros dispersos nos websites das unidades, departamentos, páginas pessoais, etc;
¤ Preservar a memória da produção científica e acadêmica da USP.
Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD é o órgão da Universidade de São Paulo responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.
Uma das atribuições da ABCD é estimular o desenvolvimento de atividades alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque ao movimento do acesso aberto, colaborando e apoiando a construção de coleções e repositórios dirigidos tanto à comunidade acadêmica quanto à sociedade em geral.
A Agência dá continuidade às atividades anteriormente desenvolvidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP), ao mesmo tempo que incorpora novas frentes e amplia seu escopo de atuação.
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25/09 – 15h | Webinar InCites: sua plataforma de análise da produção científica
A Plataforma InCites: Base de dados analítica multidisciplinar que permite análises bibliométricas e cientométricas a partir de registros de artigos, trabalhos e outras publicações indexadas na Base Web of Science.
Saiba mais participando do Webinar:
InCites: sua plataforma de análise da produção científica
Data: 25 de setembro de 2024
Horário: 15h – 17h
Inscrições: https://doity.com.br/incites-25set2024O InCites (Clarivate) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa.
O acesso à Plataforma InCites é feito pelo link https://incites.clarivate.com/, mediante cadastro de usuário, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP. Após o login, poderá acessar a Plataforma e utilizá-la plenamente.
O InCites permite:
- Avaliar o desempenho ao longo do tempo de um pesquisador, instituição, área de conhecimento ou revista;
- Comparar o desempenho de sua universidade com outras 5.000 instituições, inclusive em determinadas áreas do conhecimento;
- Identificar áreas de de pesquisa com potencial de crescimento e impacto;
- Identificar áreas de conhecimento fortes e fracas, para alocar recursos de forma precisa e inteligente;
- Monitorar as atividades de colaboração, para identificar parceiros atuais e potenciais;
- Analisar o impacto de um artigo, revista, autor, instituição, país; Analisar o impacto das pesquisas financiadas por agências nacionais e internacionais.
O impacto de pesquisa é a medida em que a publicação, o trabalho de um pesquisador ou o trabalho de um grupo de pesquisa atinge, influencia e ajuda a construir novas pesquisas e resultados científicos. Identificar pesquisa de impacto pode ajudar pesquisadores e instituições a realizar investimentos mais qualificados e relevantes para a sociedade e para a própria ciência. Como resultado, torna-se possível analisar o impacto de um artigo, de um autor, de uma revista, de uma instituição ou organização, até mesmo o impacto científico de um país. Ainda que o impacto de uma pesquisa possa ser medido de várias maneiras, incluindo métodos qualitativos e quantitativos, todos os métodos têm limitações e os resultados gerados por esses métodos devem ser interpretados com ressalvas. O InCites provê esse tipo de análise: relatórios personalizados de autores, organizações, regiões, áreas de pesquisa, artigos, trabalhos de eventos e agências de fomento podem ser obtidos a partir de ajustes simples de parâmetros.
Período de cobertura: 1980-atual; Tipos de publicação: artigos de revistas, conferências, livros; Tabelas e gráficos personalizados que podem ser exportados na forma de imagens ou tabelas; Relatórios padrão e Relatórios personalizados: gera, armazena e exporta.
Saiba mais sobre o InCites: https://www.abcd.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/incites/
Instrutora: Deborah Dias – Especialista em Treinamento a clientes – Clarivate
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate
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Revistas: Manual de indización en OJS: Buenas prácticas para la región latinoamericana. 2a edición
Anunciamos a publicação do “Manual de Indexação OJS: Boas Práticas para a Região Latino-Americana, 2ª Edição” (em Espanhol), um guia essencial elaborado para profissionais, editores, pesquisadores, acadêmicos e estudantes da área de documentação, biblioteconomia e arquivamento, uma referência indispensável na área.
Este manual oferece as diretrizes que orientaram a indexação em nível de artigo do periódico em toda a América Latina e Caribe. Após dois anos de diagnósticos sobre a situação das revistas publicadas na região, nasceu o Grupo de Interoperabilidade e Visibilidade de Revistas Científicas Latino-Americanas, formado por oito universidades pertencentes à Rede de Macrouniversidades da América Latina e do Caribe.
Com a publicação deste Manual de indización en OJS: Buenas prácticas para la región latinoamericana, o Grupo ratifica seu compromisso com a expansão e visibilidade da ciência produzida em nossa região, cujo conteúdo inclui as especificações mínimas que toda equipe editorial deve ter levando em consideração no registro dos dados bibliográficos de cada artigo que será publicado nas plataformas Open Journal System (OJS).
Para a sua preparação, foram levadas em consideração as Diretrizes OpenAIRE para Repositórios de Literatura v. 3, a versão consolidada da International Standard Bibliographic Description – ISBD: Descrição Bibliográfica Internacional Padronizada e o Manual de Indexação para as bases de dados CLASE e PERIÓDICA.
Saiba mais: https://www.revistas.usp.br/wp/noticias/manual-ojs-buenas-practicas-2-ed/
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ATENÇÃO: Sistemas ABCD-USP estarão indisponíveis de 20 a 24/09 devido à mudança do Data Center USP
Em função do encerramento do contrato da USP com o Data Center atual e, por determinação da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP (STI-USP), todos os equipamentos que suportam os sistemas e portais da ABCD-USP serão realocados para um novo Data Center, espaço cedido pela STI-USP.
Tendo em vista tratar-se de operação complexa, que exigirá o completo desligamento, desmontagem, remontagem e reativação de todos os equipamentos, todos os sistemas estarão indisponíveis entre 20 de setembro de 2024 (sexta-feira) a 24 de setembro de 2024 (terça-feira), considerando o cronograma de mudança física agendado pela STI-USP.
Sabemos da importância desses sistemas – que incluem o Dedalus, o Portal de Revistas da USP, o Portal de Busca Integrada, o Aplicativo Bibliotecas USP, o Repositório da Produção USP, o Vocabulário Controlado, a Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos e o Portal da Agência, dentre dezenas de outros – a equipe técnica da ABCD-USP envidará todos os esforços para que, salvo ocorrências fortuitas ou de força maior, todos os sistemas voltem a operar dentro do período mencionado, com prioridade máxima para a restauração dos sistemas Dedalus e Portal de Revistas da USP.
É importante mencionar que diversos procedimentos de cópia de segurança (backups) estão em processo nesse período que antecede a mudança, razão pela qual alguns sistemas podem apresentar algum tipo de lentidão.
Caso haja alguma ocorrência que implique em mudanças no cronograma anteriormente descrito, comunicaremos em momento oportuno.
Contamos com a compreensão.
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12/09 – 10h | Webinar sobre a Plataforma de Análise Cientométrica Dimensions
A Plataforma Dimensions da Digital Science é um sistema interligado de conhecimento de pesquisa que agrega informações de publicações científicas e permite realizar análises cientométricas atualizadas.
O acesso à Plataforma Dimensions Analytics está disponível a toda a comunidade da Universidade de São Paulo.
Saiba mais sobre a plataforma Dimensions Analytics participando do
Webinar sobre a Plataforma de Análise Cientométrica Dimensions
Data: 12 de setembro de 2024
Horário: 10h-12h
Inscrições: https://tinyurl.com/dimensions-uspPara acessar e utilizar a Plataforma Dimensions na USP é necessário utilizar uma conexão de IP de computador autorizado da Universidade de São Paulo e registrar-se.
Dessa forma, terá acesso a todas as funcionalidades do Dimensions Analytics (https://app.dimensions.ai/discover/publication) que são muito mais específicas e detalhadas que a versão gratuita da plataforma (https://www.dimensions.ai/products/free/).
Uma vez que se baseia em Digital Object Identifiers (DOIs) atribuídos a conteúdos digitais em geral, o Dimensions Analytics contempla itens de publicação de modo bem mais abrangente, além de conteúdos distintos e adicionais que as outras plataformas analíticas de publicações científicas.
Assista o vídeo sobre a Plataforma Dimensions: https://www.youtube.com/watch?v=gPkGjI_4s3Y
Priscila Oliveira
Customer Success Content & Training @Dot.Lib
Responsável por treinamentos das bases de dados científicas. Formação em área biológica, tecnológica e humanas. Atualmente atua em Customer Success, treinamento e relacionamento; análise e inteligência em marketing direcionado ao setor acadêmico. -
USP lança novo vídeo institucional em três idiomas: português, espanhol e inglês
Superintendência de Comunicação Social lança novo vídeo institucional da USP
Novo vídeo institucional da Universidade tem versões em português, espanhol e inglês e está disponível no Canal USP (02/09/2024)
A Superintendência de Comunicação Social (SCS) está lançando o novo vídeo institucional da Universidade nas versões em português, espanhol e inglês. O vídeo, disponível no Canal USP, foi elaborado pela equipe da SCS, com o apoio das áreas de Comunicação das Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos, Museus e Prefeituras dos Campi, em comemoração aos 90 anos da Universidade.
Clique sobre as imagens ou assista as três versões do vídeo no link: https://jornal.usp.br/institucional/superintendencia-de-comunicacao-social-lanca-novo-video-institucional-da-usp/
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17 e 18/09 | Oficina de reparos em material bibliográfico
O desafio de manter as coleções atualizadas e conservadas é complexo, devido às dificuldades existentes para atender à demanda de leitura dos usuários de bibliotecas mantidas com recursos públicos.
Por esse motivo, os profissionais que atuam em bibliotecas manifestam sua vontade e necessidade de obter informações relativas à conservação dos materiais. A proposta é que, com pequenas intervenções, seja possível prolongar a vida útil dos livros, permitindo sua circulação por um tempo mais longo.
Saiba mais sobre como reparar livros participando da:
Oficina de reparos em material bibliográfico (presencial)
Data: 17 e 18 de setembro de 2024
Horário: 9h às 12h – 13h30 às 17h
Inscrições: o link das inscrições será enviado em breve
Vagas: limitadas a 16 participantes (em caso de demanda maior, a prioridade será, neste primeiro momento, um participante por biblioteca), um participante por bibliotecaPúblico-alvo: equipes que atuam nas Bibliotecas da USP
Carga horária: 15h
Certificado: serão fornecidos Certificados aos participantes.
Conteúdo da Oficina
Será dada orientação para realizar o reparo dos danos mais comuns em livros de grande circulação em bibliotecas de maneira que o livro possa voltar a circular. Exemplos: páginas e capas rasgadas ou soltas; páginas faltantes; cadernos desfeitos; retirada de consertos com fita adesiva e realização de conserto mais adequado. Toda a oficina será feita a partir do material trazido pelos participantes. Haverá também uma breve orientação sobre conservação preventiva.
Pede-se a cada participante que traga dois ou três livros que necessitem de reparos.
Ministrante: Margaret Alves Antunes
Formada em biblioteconomia, realizou seu curso de encadernação com Fred Lane (1932-2013), reconhecida autoridade quando o assunto se tratava de encadernação e restauração de livros. Também realizou estágio no setor de restauro da Biblioteca Mário de Andrade. É sócia proprietária da Contracapa Oficina de Encadernação. Trabalhou na Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Unesp, onde observou o grande desgaste que ocorre nas coleções e a grande dificuldade na reposição rápida dessas obras que atendem aos alunos. Ofereceu diversas oficinas para as bibliotecas da Rede Unesp, capacitando funcionários das bibliotecas a fazerem o reparo das obras, de forma que as mesmas voltassem a circular. A partir dessas oficinas foi convidada pela Secretaria de Cultura do Estado a publicar um manual intitulado “Pequenos reparos em material bibliográfico”, na Série Notas de Bibliotecas que contém as informações dessas oficinas. Após essa publicação continua a ministrar oficinas nas bibliotecas públicas do Estado de São Paulo.
Leitura recomendada
ANTUNES, Margaret Alves. Pequenos reparos em material bibliográfico” (Notas de Biblioteca 2). São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2010. Disponível em: https://spleituras.org.br/arquivos/sisebpublicacoesarquivos-1001-notas-de-biblioteca-02.pdf . Acesso em: 25 agosto 2024.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD
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USP financia produção e publicação de livros digitais alinhados à Agenda 2030
Em Edital da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP é possível receber o apoio desde que um dos autores esteja vinculado oficialmente à Universidade.
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A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP lançou o Edital 2024 de apoio à publicação de livros digitais inéditos resultantes de estudos e pesquisas científico acadêmicas que serão publicados no Portal de Livros Abertos da USP.Com foco na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Edital de 2024 irá apoiar financeiramente a elaboração, diagramação, editoração e publicação de obras originais em formato de livro digital.
As submissões devem acontecer até o dia 20 de setembro, em duas etapas: primeiro com o preenchimento de formulário on-line e, em seguida, com o envio da obra em arquivo editável e sem identificação de autoria para o e-mail atendimento@abcd.usp.br.
ATENÇÃO: Devido à indisponibilidade dos sistemas ABCD-USP de 20 a 24 de setembro de 2024, o prazo final para a submissão de propostas ao Edital 2024 de Apoio à Publicação de Livros Digitais da USP foi prorrogado até às 23h59 horas do dia 26 de setembro de 2024.
Poderão apresentar solicitações de apoio financeiro autores, coautores e organizadores de obras originais individuais, em coautoria ou coletivas (coletâneas), desde que ao menos um dos autores esteja vinculado oficialmente à Universidade de São Paulo. Um mesmo proponente poderá submeter mais de uma proposta. Também poderão ser submetidos e-books que constituem séries monográficas. Livros escolhidos estarão disponíveis no Portal de Livros Abertos da USP.
Todas as propostas de publicação deverão ser baseadas em estudos, pesquisas e conteúdos originais. Os resultados serão divulgados a partir do dia 30 de setembro. Para conferir os demais critérios de aceitação das propostas de publicação, acesse o edital neste link.
O Portal de Livros Abertos da USP, que está disponível no endereço https://www.livrosabertos.abcd.usp.br , foi criado em 2016 e promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas Unidades, Institutos, Centros e Museus da Universidade. É mantido pela ABCD, órgão responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.
REFERÊNCIA
Reprodução da matéria: USP financia produção e publicação de livros digitais alinhados à Agenda 2030. Jornal da USP, 28/08/2024 . Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=797092 Acesso em 31 agosto 2024.
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Variabilidade, metadados irregulares do editor e a evolução contínua dos bancos de dados complicam a reprodutibilidade na pesquisa bibliométrica
Os vários bancos de dados bibliométricos disponíveis para pesquisadores e analistas são ferramentas inestimáveis para entender o que está acontecendo na comunicação acadêmica e para planejar estratégias para um programa de publicação de periódicos.
Entretanto, cada uma dessas ferramentas é única, com diferentes pontos fortes, então é importante usar a ferramenta certa para o trabalho.
Ao usá-las para pesquisa, é importante perceber que, como fontes de dados, elas variam consideravelmente na forma como tratam os metadados frequentemente falhos fornecidos pelos editores.
Além disso, elas são impermanentes, ou seja, as principais ferramentas que usamos para informações bibliométricas estão em constante evolução, o que torna difícil, se não impossível, reproduzir exatamente qualquer parte da pesquisa.
Esta é uma tradução livre da matéria apresentada por David Crotty no The Scholarly Kitchen de 15 de agosto de 2024 [1].
Escrevi recentemente sobre algumas das diferenças entre alguns dos principais bancos de dados bibliométricos , em grande parte querendo destacar que os bancos de dados que dependem de identificadores persistentes (PIDs) como o DOI (digital object identifier) se destacam quando se examina o estado atual do mercado, mas criam desafios quando se realiza análises históricas e se procura tendências ao longo do tempo.
Em suma, bancos de dados como Dimensions ou OpenAlex identificam artigos com base em seus DOIs.
Se um periódico muda de autopublicação para, digamos, uma parceria com a Elsevier, todos os seus DOIs são redirecionados para a versão da Elsevier, então no banco de dados parece que a Elsevier sempre foi a editora do periódico. Assim, o instantâneo que um banco de dados baseado em DOI fornece é o estado atual do mercado.
É por isso que neste post de outubro passado , usei o Web of Science (WoS) para analisar a consolidação do mercado ao longo do tempo. O WoS é um banco de dados seletivo e com curadoria, então uma desvantagem de usá-lo para dimensionamento de mercado é que ele cobre apenas uma fatia do mercado total.
A vantagem do WoS, no entanto, é que ele mostra uma captura de tela estática para cada ano, oferecendo uma visão de onde um artigo estava quando foi publicado , em vez de fornecer dados em constante mudança com base em onde os DOIs de um periódico apontam atualmente .
Todos esses bancos de dados dependem de metadados fornecidos pelo editor como base para suas listagens e, como a qualidade do que cada editora publica pode variar, a qualidade dos resultados dos dados pode sofrer.
Diferentes bancos de dados têm diferentes processos de limpeza e refinamento na entrada de dados do editor e, portanto, podem mostrar resultados muito diferentes ao analisar o mesmo conjunto de publicações. Artigos de anais de conferências, por exemplo, podem aparecer de forma diferente no mesmo banco de dados, dependendo de como são marcados por diferentes editores.
No Dimensions, a SPIE mostra 25.000 “artigos de conferência” em 2023, enquanto a IOP Publishing não mostra nenhum, apesar de três de suas três maiores publicações serem periódicos de séries de conferências. Comparar com precisão dois editores, portanto, requer um exame cuidadoso das especificidades de cada programa, em vez de apenas uma coleção de números brutos.
Irregularidades na marcação podem levar a dados significativamente distorcidos para o mercado como um todo. Em 2022, o CABI Compendium (um recurso que “reúne dados e pesquisas sobre pragas e doenças”) deve ter feito algo diferente com os metadados de seus artigos, e tanto a Dimensions quanto a OpenAlex mostram que ele publicou quase 80.000 artigos naquele ano.
A OpenAlex lista com precisão esses artigos como tipos de “conjunto de dados”, enquanto a Dimensions os vê como artigos de pesquisa de periódicos.
Na minha experiência, os editores têm pouco incentivo e motivação comercial para corrigir erros de metadados do passado — fazer isso leva tempo e esforço e frequentemente incorre em taxas de reabastecimento.
Assim, a vigilância constante de anomalias é necessária por aqueles que dependem de dados bibliométricos para garantir que sejam filtrados.
Mas a variação nos bancos de dados bibliométricos vai além de questões de metadados e como os diferentes bancos de dados analisam essas informações. Todos os principais bancos de dados bibliométricos evoluem ao longo do tempo.
Cada uma dessas organizações tem equipes dedicadas fazendo constantes melhorias tecnológicas, bem como decisões editoriais sobre o que é indexado e como.
Em algum momento do ano passado, a Plataforma Dimensions adicionou a capacidade (muito útil) de filtrar por “Tipo de documento”, o que pode ajudar a separar alguns (mas não todos) resumos de conferências de artigos de pesquisa reais em um periódico.
Isso permite segregar 277.000 resumos de conferências publicados em 2023 de artigos de periódicos reais, e mais de 3,4 milhões nos últimos vinte anos. Usando esse filtro para obter uma imagem mais precisa da literatura de pesquisa, o número total de artigos de periódicos a cada ano cai em significativos 5%.
A Clarivate fez grandes mudanças em seu Journals Citation Report (JCR) nos últimos anos, reduzindo as pontuações do Journal Impact Factor para décimos em vez de milésimos , mesclando periódicos do Emerging Sources Citation Index (ESCI) com seus outros índices e mesclando listagens de periódicos que apareceram em diferentes índices . Tudo isso significa que os dados coletados para 2023 precisam ser ajustados se você quiser que eles correspondam aos dados de 2022 ou 2021.
Não são apenas essas grandes mudanças nos bancos de dados. Periódicos novos e existentes são adicionados indexados regularmente, muitas vezes retrospectivamente. A Scopus adicionou quase 1.200 periódicos somente em 2021.
Além disso, a indexação de artigos costuma ser um processo lento, e pode levar meses para que artigos publicados entrem nos índices. Caso extraia dados no início do ano com base no ano anterior, você corre o risco de perder artigos publicados nos últimos meses desse ano anterior.
Você também verá números diferentes conforme os erros são corrigidos e artigos perdidos são encontrados.
Dependendo do índice bibliométrico que você está usando, o status de acesso ao artigo pode mudar ao longo da vida do artigo: artigos de assinatura atingem seu ponto de embargo de 12 meses e são contados como artigos de acesso aberto (OA) verde. Artigos OA Bronze completam seu período de disponibilidade gratuita e voltam para trás de paywalls.
Tudo isso significa que quando você tenta verificar o trabalho em uma análise bibliométrica, ou mesmo seu próprio trabalho de algumas semanas atrás, os dados coletados em um determinado momento não podem mais ser reproduzidos.
Talvez haja um paralelo aqui com pesquisas ecológicas ou estudos que observam um evento único como um furacão ou uma supernova.
Uma pesquisa ecológica de uma região específica em um momento específico não pode ser reproduzida dez anos depois, nem se pode simplesmente criar um novo furacão para ver se os resultados relatados anteriormente se mantêm.
Então, como esses tipos de estudos, talvez devêssemos considerar a análise bibliométrica como visões transitórias do nosso conhecimento da literatura em um momento específico, em vez da última palavra sobre qualquer assunto.
Tornar públicos os dados por trás de qualquer análise desse tipo pode resolver alguns dos problemas, pelo menos permitindo que se verifique o trabalho feito em um estudo (mas não reproduzi-lo do zero, pois esses mesmos dados não estão mais disponíveis nas mesmas fontes).
Mas as coisas não são tão simples, porque estamos lidando principalmente com produtos comerciais com direitos limitados concedidos para redistribuição de conteúdo, embora o OpenAlex e sua licença CC0 forneçam um contraste gritante.
No mínimo, toda análise bibliométrica deve incluir uma explicação detalhada da coleta de dados. Há claramente anomalias nos dados disponíveis de todos os principais bancos de dados bibliométricos, e um analista experiente irá compensá-las.
Mas você pode estar ciente de anomalias diferentes das minhas, e nossas compensações podem não corresponder, levando a conclusões potencialmente diferentes. No mínimo, saber quais bancos de dados foram usados, quais filtros foram empregados, quais termos foram incluídos e excluídos e quais ajustes foram feitos para contabilizar anomalias conhecidas é essencial.
Como sempre, métodos abertos descritos detalhadamente oferecem resultados muito mais confiáveis do que análises que ignoram os detalhes.
Mas, mesmo assim, talvez tenhamos que aceitar que há um nível de imprecisão e idiossincrasia que não pode ser evitado, e toda análise requer um certo nível de asteriscos e ressalvas.
REFERÊNCIA
[1] CROTTY, David. Variability, Irregular Publisher Metadata, and the Ongoing Evolution of Databases Complicates Reproducibility in Bibliometrics Research. The Scholarly Kitchen, Aug. 15, 2024. Disponível em: https://scholarlykitchen.sspnet.org/2024/08/15/variability-bad-publisher-metadata-and-the-ongoing-evolution-of-databases-makes-bibliometrics-research-reproducibility-difficult/ Acesso em: 01 set. 2024.
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15ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA)
Este ano a 15ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA) acontece na cidade do Porto, Portugal, de 01 a 04 de outubro de 2024.
Subordinada ao tema “Ciência Aberta: Equidade, Inovação e Sustentabilidade”, a 15ª ConfOA visa ser o fórum onde a Ciência Aberta é pensada e discutida em português.
A ConfOA pretende reunir as comunidades lusófonas que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento e a ciência aberta, com o objetivo de promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre estas temáticas, em todas as suas dimensões e perspectivas.
Confira a Programação: https://confoa.rcaap.pt/2024/programa2024