O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
- Março 2025
- Fevereiro 2025
- Janeiro 2025
- Dezembro 2024
- Novembro 2024
- Outubro 2024
- Setembro 2024
- Agosto 2024
- Julho 2024
- Junho 2024
- Maio 2024
- Abril 2024
- Março 2024
- Fevereiro 2024
- Janeiro 2024
- Dezembro 2023
- Novembro 2023
- Outubro 2023
- Setembro 2023
- Agosto 2023
- Julho 2023
- Junho 2023
- Maio 2023
- Abril 2023
- Março 2023
- Fevereiro 2023
- Janeiro 2023
-
Quer falar conosco? Utilize o Sistema de Chamados ABCD-USP
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) é o órgão da Universidade de São Paulo responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.
Para esclarecer dúvidas, fazer sugestões e saber mais sobre nós, utilize o Sistema de Chamados ABCD-USP enviando sua mensagem para: atendimento@abcd.usp.br
As Bibliotecas que integram a Agência oferecem serviços e produtos essenciais à formação e atualização constantes de discentes, servidores docentes e não-docentes, além do público externo à USP. Dispondo de ambientes propícios ao estudo, aprendizado e pesquisa, as Bibliotecas mantêm acervos impressos de alta qualidade, facilitam o acesso e uso de conteúdos digitais, orientam alunos de graduação e pós-graduação, pós-doutorandos, docentes, funcionários e público em geral.
Em atividades diárias, o acervo pode ser consultado diretamente nas Bibliotecas ou pela Internet, por meio do Portal de Busca Integrada e no Banco de Dados Bibliográficos da USP – Dedalus, fornecendo acesso público aos registros bibliográficos de livros, periódicos, todas as teses e dissertações apresentadas à Universidade, além de trabalhos de eventos, catálogos, filmes, iconografias, jornais, folhetos, entre outros materiais, conduzindo ao texto completo, sempre que possível.
A ABCD-USP coordena a gestão da produção intelectual (científica, acadêmica, técnica e artística) da Universidade por meio de suas Bibliotecas, que mantêm equipes formadas por bibliotecários, técnicos e auxiliares, que realizam a coleta, registro e depósito dessa produção, sempre em contato direto com os autores. Os registros e publicações estão disponíveis no Repositório da Produção USP.
Dentro desse escopo, a Coordenadoria da Agência se responsabiliza pela: formação, preservação e conservação dos acervos impressos e eletrônicos; capacitação das equipes bibliotecárias e usuários; apoio à editoração de revistas científicas da USP; manutenção de serviços de localização e acesso à informação em qualquer suporte; manutenção das bibliotecas digitais e outros programas automatizados, além de projetos especiais demandados pela comunidade.
Saiba mais sobre as Bibliotecas da USP: https://www.abcd.usp.br/bibliotecas/
Você também pode baixar gratuitamente o Aplicativo das Bibliotecas: https://www.abcd.usp.br/portfolio/produtos/app-bibliotecas-usp/
Conheça seu Portfólio de produtos e serviços de informação:
- Portal de Busca Integrada
- Catálogo Dedalus
- Repositório da Produção USP
- Escritório de Comunicação Acadêmica (Acesso Aberto USP)
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações USP
- Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos USP
- Portal de Revistas USP
- Portal de Livros Abertos da USP
- Biblioteca de Obras Raras, Especiais e Documentos Históricos
—–
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP é vinculada à Reitoria da Universidade de São Paulo
-
Acesso à Sage Research Methods tem prazo estendido até 31 de agosto de 2024
Toda pesquisa precisa ser estruturada em torno de métodos adequados. Mas como saber se o método escolhido é o melhor para sua pesquisa?
É necessário aprofundar seus conhecimentos sobre metodologia e métodos para facilitar a realização de seus trabalhos e estudos.
Quase todos em uma universidade estão envolvidos em pesquisas, desde alunos aprendendo a conduzir pesquisas a professores que conduzem pesquisas para publicação ou bibliotecários que oferecem treinamento em habilidades de pesquisa. SAGE Research Methods tem a resposta para cada um desses grupos de usuários.
A Plataforma SAGE Research Methods – https://methods.sagepub.com/ – pode ajudar a resolver suas dúvidas e orientar a escolha do método mais adequado à sua pesquisa!
A SAGE Research Methods contém informações adequadas a todos os níveis de pesquisadores, desde estudantes de graduação que iniciam seus primeiros projetos até o acadêmico mais experiente.
O conteúdo engloba entradas de dicionários e enciclopédias, capítulos de livros, livros com texto-completo, artigos de publicações periódicas e a série completa Quantitative Applications in the Social Sciences (Little Green Books) e Qualitative Research Methods (Little Blue Books).
Você também pode ter acesso a estudos de caso da coleção SAGE Research Methods Cases, amostras de conjuntos de dados que podem ser baixados da SAGE Research Methods Datasets e stream de vídeo da SAGE Research Methods Video.
Os livros, obras de referência, artigos de revistas, casos, amostras de conjuntos de dados e vídeos da SAGE Research Methods fornecem tudo o que é necessário para você para planejar e executar um projeto de pesquisa.
Desde a confirmação de que sua questão de pesquisa é pertinente e a realização da revisão de literatura, até a escolha e aplicação de uma metodologia, o conteúdo da SAGE Research Methods serve de apoio em cada etapa do seu projeto.
A gama completa de métodos usada nas ciências comportamentais está coberta, assim como muitas usadas com frequência em ciências, tecnologia e medicina.
O acesso à Plataforma SAGE Research Methods está aberto até o dia 31 de agosto de 2024 a toda a comunidade da USP no link: https://methods.sagepub.com/
Todos os usuários da SAGE Research Methods podem criar perfis de usuário gratuitamente para armazenar listas de leitura e consultas de busca.
Acesse o link https://methods.sagepub.com/ Clique em “MY PROFILE” e crie sua conta pessoal.
Em Research Tools (Ferramentas de Pesquisa), selecione “Reading Lists” para ver listas públicas criadas por outros usuários.
Para criar suas próprias listas de leitura, basta clicar no link “Add to My Reading Lists” (Adicionar para minhas listas de leitura) em qualquer conteúdo na página de resultados. Acrescente o nome à lista da caixa de diálogo e depois pressione “Create”.
Você pode continuar a acrescentar artigos à lista selecionando-os do menu suspenso das suas listas na caixa “Add to My Reading Lists”.
As listas de leitura são predefinidas como públicas para incentivar o compartilhamento entre usuários, mas você pode tornar a sua lista particular para seja para seu uso exclusivo.
O corpo docente pode usar o recurso “Embed” (Incorporar) para compartilhar uma lista de leitura com seus estudantes na sua ementa online ou sistema de gerenciamento de curso.
Para ver as suas listas de leituras ou buscas salvas, faça login ao seu perfil e clique no seu nome, no canto superior direito da tela.
Consulte também os SAGE Research Methods Cases, que são histórias de como foram conduzidas pesquisas em projetos reais, mostrando as dificuldades e sucessos de pesquisar, escritos pelos próprios pesquisadores.
Eles explicam porque os pesquisadores escolheram os métodos que usam, como venceram problemas e como na sua pesquisa e o que, em retrospectiva, teriam feito de outro modo: as realidades da pesquisa que estão ausentes nos artigos de revistas e nos livros.
Os Cases aparecerão junto aos outros conteúdos da SAGE Research Methods e você poderá examinar os casos por método, disciplina ou nível acadêmico em https://methods.sagepub.com/cases
Cada caso contém:
• Objetivos de aprendizagem
• Exercícios e perguntas para discussão
• Links a artigos publicados sobre o estudo, se disponíveisAproveite para consultar o Guia do Usuário disponível em português: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/05/Sage-Research-Methods-Manual-do-Usuario-2024.pdf
Conteúdo disponível por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) em parceria com a SAGE Research Methods
-
BibliON: Biblioteca Digital do estado de São Paulo
Mais de 20 mil livros digitais, audiolivros, jornais e revistas gratuitos para ler onde e como quiser, além de atividades culturais e de formação, incluindo a coleção Press Reader.
Esta é a BibliON: https://bsp.org.br/biblion/ !
A biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, que conecta você com o mundo da leitura.
Tenha acesso a um diverso acervo em constante atualização, com romance, ficção infantil, poesia, biografia, fantasia, filosofia, suspense e muitos outros gêneros. Ciências sociais, humanas, exatas e tantas outras áreas do conhecimento também fazem parte do acervo.
Tudo isso em livros digitais e audiolivros.
- 100% gratuito e digital
- Livros escolhidos a dedo com curadoria especializada
- Leitura Offline
- Busca inteligente com diversos filtros para encontrar o livro perfeito para você: por tema, por autor, por título, e muito mais
- Clubes de leitura, podcasts, seminários, capacitações, oficinas de leitura e muitas outras atividades culturais e de formação
- Livros em diversas línguas
- Recurso de acessibilidade
- Novos títulos inseridos na plataforma constantemente
- Audiolivros
- Jornais e revistas
- Acompanhamento de histórico e estatísticas do seu tempo dedicado à leitura
- Espaço dedicado para você participar de desafios
——
Faça o login ou baixe o app e divirta-se!
Publicado em: 20 de junho de 2024
-
26/06 – 10h (BRT) | Acessibilidade em Software e Publicações OJS
Participe desta sessão para ouvir sobre melhorias de acessibilidade existentes e planejadas no software OJS!
Descrição do Evento
Publicação acessível significa criar conteúdo livre de barreiras para o maior público possível, independentemente de sua capacidade ou deficiência. Neste workshop, destacaremos as melhorias de acessibilidade existentes e planejadas no software OJS. A equipe da PKP demonstrará o processo de auditoria de acessibilidade do PKP e capacitará os usuários a relatar barreiras de acessibilidade por meio do nosso projeto Github aberto.
Em seguida, mudaremos de assunto e falaremos sobre ferramentas e técnicas disponíveis para autores e editores para criar, avaliar e publicar conteúdo de forma acessível. Por fim, abordaremos as considerações para editores que buscam incorporar disposições de acessibilidade nas políticas de periódicos e fluxos de trabalho editoriais.
Saiba mais: https://www.revistas.usp.br/wp/noticias/acessibilidade-em-software-e-publicacoes-ojs/
Promoção: Public Knowledge Project PKP
-
26 e 27/06 – Icict/Fiocruz realiza encontro sobre ciência aberta, sustentabilidade e OJS
O Icict/Fiocruz realiza um ciclo de encontros sobre as tecnologias da informação e da comunicação para a ciência aberta. A primeira edição será nos dias 26 e 27 de junho, com o tema “Desafios da comunicação científica: ciência aberta, sustentabilidade e OJS”. Washington Segundo, coordenador-geral de Informação Científica e Técnica do Ibict, abordará algumas das infraestruturas brasileiras para ciência aberta.
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) realiza um ciclo de encontros sobre as tecnologias da informação e da comunicação para a ciência aberta. A primeira edição será nos dias 26 e 27 de junho, com o tema “Desafios da comunicação científica: ciência aberta, sustentabilidade e OJS”.
O OJS, sigla para Open Journal Systems, é um software de código aberto que abrange todas as fases do processo editorial de publicação científica, desde a submissão dos trabalhos até sua publicação e disseminação.
Com o objetivo de envolver profissionais de diversas áreas na adoção, utilização e desenvolvimento do OJS, além de oferecer uma visão ampla sobre o movimento pela ciência aberta e a importância de infraestruturas abertas para sua implementação, serão apresentadas palestras que vão desde o movimento global pela ciência aberta, passando por temas emergentes e infraestruturas brasileiras.
Contando com uma parte prática, será oferecida oficina para o desenvolvimento e troca de experiências, apoiando e fortalecendo a gestão eletrônica dos periódicos científicos junto às unidades da Fiocruz.
Saiba mais: https://www.acessoaberto.usp.br/icict-fiocruz-realiza-encontro
O público-alvo é formado por pesquisadores e coordenadores de programas de pós-graduação, alunos, membros de equipes editoriais de periódicos científicos, editores, bibliotecários, arquivistas, profissionais da área de TI, designers, jornalistas e demais interessados, tanto da Fiocruz como de outras instituições de pesquisa ou universidades. Atividade presencial
Fonte:
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. IBICT. Inscrições abertas: Icict realiza encontro sobre ciência aberta, sustentabilidade e OJS. Brasília, jun. 2024.
-
CiteScore 2023: relatório de impacto de periódicos científicos acaba de ser lançado
O lançamento do CiteScore 2023 acaba de ser anunciado pela Elsevier – Scopus. Esta é uma tradução livre da matéria publicada no Blog da Base Scopus.
CiteScore 2023 é uma métrica poderosa que fornece insights transparentes sobre o impacto das citações de periódicos.
Desenvolvido pela equipe do International Center for the Study of Research (ICSR), o CiteScore oferece uma avaliação mais justa e abrangente das contribuições baseadas em pesquisa de um periódico. O CiteScore capacita pesquisadores, bibliotecários, editores, publicadores e escritórios de pesquisa a tomar decisões bem informadas sobre onde publicar e estratégias de publicação.
O que é CiteScore? CiteScore é uma métrica calculada para títulos ativos com publicações rigorosamente avaliadas e selecionadas por Conselhos Consultivos de Seleção de Conteúdo (CSAB) independentes. Ele aproveita o abrangente conjunto de dados do Scopus para fornecer valores anuais e acompanhamento mensal, permitindo aos usuários identificar os periódicos mais relevantes e definir suas estratégias de publicação.
Principais destaques do lançamento do CiteScore 2023:
- Cobertura expandida: CiteScore 2023 inclui 29.777 títulos ativos, com 2.212 títulos recebendo seu primeiro CiteScore. Esta cobertura mais ampla garante um conjunto de dados mais completo para avaliar o impacto do periódico.
- Mais títulos de acesso aberto: O lançamento inclui 6.943 títulos de acesso aberto, com 52 deles classificados em primeiro lugar em suas respectivas categorias. Isto destaca a crescente importância da pesquisa de acesso aberto.
- Diversas categorias de assuntos: O CiteScore cobre 334 categorias de assuntos, sendo História a maior área temática, compreendendo 1.760 títulos. Essa diversidade permite que os usuários explorem o impacto em vários campos.
- Títulos de alto impacto : o CiteScore 2023 identifica 11.144 títulos com o CiteScore, mas nenhum Fator de Impacto em 2022. Entre eles, 416 títulos são altamente classificados em suas respectivas áreas, colocando-os entre os 10% melhores.
- Representação Global: 22% dos periódicos CiteScore são publicações em idiomas diferentes do inglês, em mais de 50 idiomas, proporcionando uma perspectiva global sobre o impacto da pesquisa.
- Impacto crescente: 668 títulos tiveram um aumento no CiteScore de 100% ou mais entre 2022 e 2023, demonstrando a natureza dinâmica do impacto da pesquisa.
Por que escolher o CiteScore? O CiteScore oferece diversas vantagens sobre as métricas tradicionais, como o Journal Impact Factor (JIF):- Comparação mais justa: o CiteScore inclui apenas tipos de publicações revisadas por pares, evitando jogos e garantindo condições de concorrência equitativas para todos os periódicos.
- Avaliação Robusta : As citações são contadas cumulativamente ao longo de uma janela de citação mais longa, de até quatro anos. Esta abordagem abrangente proporciona uma avaliação mais estável e confiável.
Indicação de impacto antecipado: O CiteScore calcula o impacto para periódicos com apenas um ano de publicação, dando aos novos periódicos, incluindo periódicos de acesso aberto e com foco na China, uma indicação antecipada de seu impacto de citação.
- Uso Responsável de Métricas: A Elsevier está comprometida com o uso responsável de métricas e assinou o Manifesto de Leiden e os Princípios da Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (DORA).
O CiteScore faz parte deste esforço para promover uma série de métricas para pesquisas acadêmicas e governamentais.
Metodologia CiteScore 2023
A metodologia CiteScore reflete melhor o impacto das citações das contribuições baseadas em pesquisas de um periódico, com maior estabilidade, consistência nos períodos de tempo utilizados e permanece abrangente, atual, clara e gratuita.
Foi desenvolvido pela equipe do ICSR (Centro Internacional para o Estudo de Pesquisa), com base em extensa pesquisa de mercado e aproveita as fraquezas inerentes do JIF como métrica de citação em nível de periódico.
- Abrangente: O CiteScore está disponível para todos os títulos seriados, não apenas periódicos. Mais de 29.777 títulos estão incluídos (11.144 a mais que recebem um Fator de Impacto de Periódico)
- Atual: O CiteScore Tracker é atualizado mensalmente. Novos títulos no Scopus normalmente recebem métricas CiteScore um ano após serem incluídos no Scopus.
- Claro: (transparente, simples e fácil de entender): CiteScore oferece total transparência dos dados subjacentes. Com o CiteScore, qualquer pessoa pode validar um valor CiteScore clicando no numerador (citações) e no denominador (documentos).
- Gratuito: O acesso irrestrito (para assinantes e não assinantes do Scopus) ao CiteScore não impõe barreiras à adoção.
- Abaixo apresentamos o CiteScore da Revista Caracol editada pela Universidade de Sao Paulo para demonstração da métrica.
https://www.scopus.com/sourceid/21100936533 Como o CiteScore pode beneficiá-lo? CiteScore atende a uma ampla variedade de pessoas e casos de uso:
Pesquisadores: determine quais títulos de série ler, onde publicar a pesquisa e apresente os resultados da pesquisa usando uma gama mais ampla de títulos e métricas relevantes.
Bibliotecários: apoiam o gerenciamento de portfólio, tomam decisões informadas sobre assinaturas de periódicos e treinam os alunos para trabalhar com métricas disponíveis gratuitamente, abrangentes, atuais e claras.
Escritórios de Pesquisa: Analisam estratégias de publicação, incentivam pesquisadores a publicar em periódicos alinhados à estratégia institucional e comparam periódicos relevantes, especialmente periódicos focados na China e de acesso aberto.
Órgãos Financiadores: Apoiam recompensar e estimular boas pesquisas usando o CiteScore como parte da pontuação de destaque. Obtenha insights sobre quais campos investir no futuro.
Publicadores e Editores: Estabeleça e monitore estratégias de publicação, compare o desempenho com os concorrentes e acompanhe o progresso usando o CiteScore Tracker.
Clique aqui para saber mais sobre Scopus
Clique aqui para saber mais sobre o CiteScore
Referência
ELSEVIER. SCOPUS. CiteScore 2023: A comprehensive, clear and current metric for journal impact. Blog SCOPUS, 06/05/2024. Disponível em: https://blog.scopus.com/posts/citescore-2023-a-comprehensive-clear-and-current-metric-for-journal-impact#:~:text=CiteScore%202023%20Methodology,current%2C%20clear%2C%20and%20free Acesso em: 13 junho 2024.
-
Novo e-book “Cidades MIL : além da Inteligência Artificial e Inovação Social com ESG e Agenda 2030”
Novo e-book acaba de ser publicado no Portal de Livros Abertos da USP
“Cidades MIL : além da Inteligência Artificial e Inovação Social com ESG e Agenda 2030” (2024)
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1334
DOI: https://doi.org/10.11606/9788575064832
Esta obra reúne produções voltadas à proposta das Cidades MIL da UNESCO, trazendo uma atualização da temática central de Alfabetização Mediática e Informacional (AMI).
A AMI apresenta a proposição de, tendo o cidadão como foco, educar as cidades na compreensão da nova realidade híbrida, associando físico e digital, que caracteriza a sociedade do conhecimento.
Tal educação pressupõe a formação de pessoas cidadãs que tenham pensamento crítico e criativo, que compreendam como se fabricam as narrativas e notícias e que possam discernir o intertexto nas comunicações.
Este é o contexto que está presente na obra, a qual nos brinda com produções de autores de diversos continentes, profissionais que atuam na América Latina e no Caribe, na África, na Europa e na Ásia.
Com o enfoque transdisciplinar, integrador, multidisciplinar, multisetorial e multiprofissional que abarca educação, comunicação, governança eletrônica participativa, saúde, ecologia, segurança, urbanismo e arquitetura, inovação, participação das empresas digitais e grupos vulneráveis, o conjunto de textos abarca a luta contra as fake news, o racismo e o reforço de ações em prol da democracia, entre outras iniciativas.
Referência
ORTIZ, Felipe Chibás; SUZUKI, Júlio César; CASTRO, Rita de Cássia Marques Lima de . Cidades MIL : além da Inteligência Artificial e Inovação Social com ESG e Agenda 2030. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/9788575064832 Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1334 . Acesso em 10 junho. 2024.
-
Gravação do Webinar Onde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas
Escolher a melhor revista para publicar seu artigo não é tarefa fácil. É necessário primeiramente realizar uma pesquisa de qualidade baseada na originalidade e que tenha potencial de ser reconhecida pelos pares como pesquisa relevante.
É preciso também estruturar seu texto de acordo com os preceitos da comunicação científica.
Além disso, é importante pesquisar bastante e ler muito para conseguir estabelecer quais revistas publicam artigos sobre o tema de sua pesquisa.
Este webinar tem como objetivo auxiliar os/as autores/as a encontrar as melhores revistas para publicar seus artigos.
Webinar Onde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas
Data: 23 de abril de 2024
Horário: 10h
Para acessar a gravação, use o seguinte link: https://elsevier.zoom.us/rec/share/EUmwaQBIyjHIJrS- utS6aPIdZFXdC- qHSv0OVYMEkUkCuPRdxpzXLTGlixsE WzsF.qpdGAmnGi399M2Oc
Em seguida, informe a senha: revistas@usp1Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Elsevier
-
Nova data: 12/06 – 15h | Webinar e Trial BMJ Best Practice
BMJ Best Practice foi especialmente criado para fornecer informações de apoio à decisão clínica baseadas em evidências para a equipe multidisciplinar
O BMJ Best Practice https://bestpractice.bmj.com/info/ leva você com rapidez e precisão às informações mais recentes baseadas em evidências, quando e onde você precisar.
A ferramenta proporciona orientação passo a passo sobre diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção é atualizada diariamente usando metodologia robusta baseada em evidências e opinião de especialistas.
O BMJ Best Practice é a única ferramenta Point of Care que apoia o manejo de condições únicas e pacientes com comorbidades mais complexas.
A equipe interna de evidências colabora com mais de 1.600 autores especialistas internacionais e mais de 2.500 revisores para garantir que os usuários sempre tenham as informações mais recentes baseadas em evidências que sejam práticas para o ambiente clínico.
Comunicamos a nova data de realização do Webinar:
- Nova data: 12/06 às 15:00
- Link para inscrição: https://bmj.zoom.us/webinar/register/WN_5_WjlwCuT3m3d3xrCi9UdQ
Envie sua avaliação sobre os produtos BMJ por meio do Formulário Online: https://forms.gle/
eWd4VD7qtJ6Y8VdM7 O período de acesso aberto para a USP vai até o dia 22 de julho de 2024.———————————BMJ Best Practice é uma ferramenta de apoio à decisão clínica que ajuda os profissionais de saúde a ensinar, aprender e praticar medicina baseada em evidências.
A ferramenta também inclui um Comorbidities Manager exclusivo que oferece um plano de tratamento personalizado para gerenciar pacientes que apresentam multimorbidades — mais de 50% na América Latina. O Comorbidities Manager ajudará você a se preparar para ir além das diretrizes que tendem a se concentrar na gestão de uma única doença.
Prepare-se para a prática futura e certifique-se de que você está pronto(a) para tratar o paciente como um todo.
BMJ Best Practice: Veja os recursos de divulgação aqui, como descrição do produto, posts para redes sociais, logos e banners digitais.
.O BMJ Best Practice também oferece:
Um Gerenciador de Comorbidades exclusivo para apoiar os profissionais de saúde no tratamento de todo o paciente no manejo de condições agudas. O BMJ Best Practice é o único sistema de apoio à decisão clínica que possui um gerente de comorbidades dedicado.
Um aplicativo premiado para fornecer acesso online e offline.
Diagnósticos diferenciais, algoritmos de tratamento exclusivos e orientação passo a passo sobre o tratamento para dar suporte às demandas clínicas da vida real.
Conteúdo multimídia incluindo mais de 5.000 imagens e vídeos que fornecem demonstrações animadas de procedimentos comuns, como inserção de cateter venoso central.
Acesso a quase 500 folhetos para pacientes baseados em evidências . Os folhetos fornecem resumos concisos e fáceis de utilizar para tranquilizar os pacientes e prestadores de cuidados e ajudá-los a tomar decisões informadas e partilhadas com os profissionais de saúde.
Mais de 250 calculadoras clínicas , disponíveis online e offline para fornecer critérios rápidos e suporte de cálculo aos profissionais de saúde.
Histórias típicas de casos de pacientes em cada tópico de condição.
Alertas visuais para evidências que alteram a prática – um resumo das atualizações mais recentes é fornecido na página inicial e nos tópicos relevantes.
Um kit de ferramentas MBE, que fornece os fundamentos para aprender, praticar e discutir a medicina baseada em evidências.
Cobertura internacional de diretrizes de diagnóstico e tratamento agrupadas por área geográfica.
Uma ferramenta de orientação local que permite às organizações de saúde adicionar facilmente links para informações clínicas locais aos tópicos do BMJ Best Practice.
Tabelas de evidências para facilitar a localização, digestão e ação das evidências. Isto fornece aos profissionais de saúde respostas rápidas a questões críticas sobre evidências, com base no GRADE – o padrão internacional no desenvolvimento de diretrizes.
Uma parceria única com a Cochrane Clinical Answers que ajuda a diferenciar claramente a opinião da evidência – permitindo aos pacientes uma tomada de decisão confiável e baseada em evidências.
65.000 referências incorporadas no texto como pop-ups.
Acompanhamento automático de atividades de CME/CPD no site e aplicativo, que permite aos usuários demonstrar melhoria contínua e imprimir certificados personalizados para demonstrar seu aprendizado.
Downloads de PDF de tópicos completos para apoiar estudantes e profissionais de saúde que desejam fazer anotações em um tópico.
BMJ Case Reports: https://casereports.
bmj.com/ BMJ Case Reports a maior seleção online disponível de relatórios de casos clínicos.Este periódico revisado por pares fornece mais de 25 mil casos de mais de 70 países, cobrindo condições comuns e raras em todas as disciplinas e especialidades.O suporte ao autor e os envios ilimitados também oferecem uma oportunidade inestimável de publicação.—————–BMJ Case Reports: Veja os recursos de divulgação aqui , como descrição do produto, posts para redes sociais, logos e banners digitais. -
Scopus AI – Trial na USP vai até 06 de junho de 2024
Scopus AI é uma ferramenta de pesquisa intuitiva e inteligente alimentada por IA generativa (GenAI) que aprimora sua compreensão e enriquece seus insights com velocidade e clareza sem precedentes.
Aproveite o Trial que vai até 06 de junho de 2024.
Construída em estreita colaboração com a comunidade acadêmica, esta ferramenta serve como seu guia confiável através da vasta extensão de conhecimento humano encontrado no Scopus, o maior banco de dados multidisciplinar e confiável de resumos e citações do mundo.
Confira a Gravação do Webinar Scopus AI realizado no dia 07 de maio de 2024:
Senha: q7PD$u!n
Acesse os slides: Scopus AI_Webinar USP
O acesso deve ser realizado pelo link da Base Scopus: https://www.scopus.com/search/form.uri?display=basic#basic
Obtenha respostas relevantes com base em conhecimento recente e confiável
Saiba mais consultando o Scopus AI – Scopus LibGuide – LibGuides at Elsevier – https://elsevier.libguides.com/Scopus/ScopusAI
A Scopus AI baseia-se em metadados e resumos de documentos Scopus publicados desde 2013. A engenharia avançada e imediata e os dados recentes selecionados minimizam os riscos de informações falsas geradas pela IA e garantem que as respostas sejam baseadas em conhecimento recente e confiável.
Economize tempo com um resumo de pesquisa confiável e digerível
Quando você digita sua consulta no Scopus AI, ele sintetiza os resumos de documentos relevantes em um resumo claro, digerível e referenciado em segundos.
A Scopus AI sempre fornece as referências usadas para construir seu resumo — proporcionando transparência para que você possa confiar na integridade de suas respostas.
Construa e aprofunde novos conhecimentos com recursos exclusivos
Além dos resumos expandidos, a Scopus AI sugere perguntas mais profundas , ajudando você a se aprofundar e ampliar seu entendimento.
Para identificar vozes influentes em um campo, a opção Artigos fundamentais lista os artigos Scopus de maior impacto sobre qualquer tópico, orientando você para o conhecimento que está na base de um assunto.
Abra novos caminhos de exploração com mapas conceituais
Scopus AI usa palavras-chave de resumos de pesquisas para gerar um mapa conceitual para cada consulta. Isso ajuda você a ter uma visão panorâmica do espaço temático e uma imagem mais completa do seu tema e sua relação com outras áreas de pesquisa – mesmo aquelas fora da sua zona de conforto.