O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
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Base de Dados SpringerMaterials está com trial aberto na USP até 12/06
SpringerMaterials é uma base de dados desenvolvida para apoiar pesquisas em ciência dos materiais, física, química, engenharia e áreas relacionadas.
É a solução de pesquisa para identificar propriedades de materiais.
O Trial Gratuito está disponível até o dia 12/06 para todos os pesquisadores interessados no tema na USP.
Este período permite que os utilizadores explorem a base de dados e verifiquem sua relevância para as suas necessidades de pesquisa.
Acesse o trial clicando aqui: https://materials.springer.com/
Principais recursos:
- Cobertura Abrangente: Dados que abrangem diversas classes de materiais, tipos de propriedades e aplicações.
- Visualização Avançada: Estruturas cristalinas interativas, tabelas de dados e diagramas de fases, com opções de exportação para análises mais aprofundadas.
- Ferramentas de Busca Especializadas: Otimizadas para a ciência dos materiais, permitindo buscas por composição elementar, estrutura química e outros critérios.
- Curadoria Especializada: Mantida por milhares de especialistas em ciência dos materiais, garantindo dados confiáveis e de alta qualidade.
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Com um extenso acervo de mais de 290.000 materiais e mais de 3.000 propriedades físicas e químicas, esta plataforma abrangente surge como um recurso indispensável para pesquisadores em ciência dos materiais, física, química, engenharia e muito mais.
Abrangendo uma variedade de áreas de pesquisa, a SpringerMaterials se aprofunda nos domínios da fabricação de produtos químicos finos e a granel, petróleo e petroquímicos, materiais de perovskita orgânico-inorgânicos, semicondutores, materiais eletrônicos e ópticos, cerâmicas, síntese e processamento de polímeros e materiais para combustíveis e aplicações energéticas. Essa ampla cobertura permite que os usuários explorem e analisem dados críticos de fontes confiáveis, promovendo tomadas de decisão bem informadas e descobertas inovadoras.
Seja você um acadêmico, um profissional, um estudante de graduação ou um pesquisador de todos os níveis, a SpringerMaterials oferece uma riqueza de dados selecionados e funcionalidades avançadas para impulsionar sua pesquisa a novos patamares.
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Base Global de Teses e Dissertações PQDT está aberta a todos da USP
A Base de dados ProQuest Dissertations & Theses Global (PQDT) ™ é a coleção com curadoria mais abrangente de dissertações e teses multidisciplinares de todo o mundo, oferecendo mais de 5 milhões de citações e mais de 3 milhões de trabalhos de texto completo de milhares de universidades.
Dentro de dissertações e teses há uma riqueza de estudos que muitas vezes é negligenciada porque a maioria não é publicada.
Descubra novas ideias e inovações com mais confiança e eficiência.
Link: https://www.proquest.com/pqdtglobal
A ProQuest Dissertations & Theses Global oferece um caminho focado para pesquisadores, aproveitando uma rede global de pesquisa conectada.
É um repositório de estudos globais únicos, uma fonte confiável e de qualidade para revelar insights e inteligência de pesquisa ainda não descobertos da maneira mais fácil e eficaz. A capacidade de descoberta equitativa de mais de 6,2 milhões de dissertações e teses, com abrangência desde o ano de 1637, permite que pesquisadores amplifiquem vozes diversas e situem suas pesquisas em um contexto global. O banco de dados oferece mais de 3,9 milhões de textos completos para a maioria das dissertações adicionadas desde 1997.
O ProQuest Dissertations & Theses Global já está disponível com o ProQuest Research Assistant, tecnologia de IA responsável e recursos para solucionar problemas comuns de estudantes e pesquisadores. Para mais informações, acesse a página de recursos. Para mais informações sobre o ProQuest Dissertations & Theses Global , navegue até a página de conteúdo .
Para obter informações adicionais sobre funcionalidades básicas e avançadas ou recursos administrativos, visite o ProQuest Platform LibGuide.
Os módulos de eLearning do Dissertations Bootcamp são um recurso gratuito que ajuda a dar suporte ao planejamento, à escrita e à pesquisa de alunos de pós-graduação. Consulte: https://proquest.libguides.com/pqdt
A PQTD agora também está integrada com a renomada plataforma Web of Science™.
Com essa integração, a Web of Science é enriquecido para permitir a descoberta de milhões citações de dissertações e teses junto com artigos de periódicos, dados de pesquisa, patentes e pré-impressões.
Essa integração capacita pesquisadores e alunos a realizar revisões de literatura mais amplas, incorporando estudos inéditos e diversas perspectivas.
O acesso aos textos completos está condicionado à assinatura dos títulos das revistas e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.
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04/06 – 8h30 – 12h00 | Clarivate Connect: Avançando a Ciência
A Clarivate, líder global de inteligência, divulga anualmente sua lista de Pesquisadores Altamente Citados – Highly Cited Researchers™ – pesquisadores influentes em universidades, institutos de pesquisa e organizações comerciais ao redor do mundo que demonstraram influência significativa e ampla em seus campos de pesquisa.
É uma honra para nós estender o convite para participar do evento presencial “Clarivate Connect: Avançando na Ciência”, que ocorrerá no dia 4 de junho, das 8h30 às 12h30, na Universidade de São Paulo.
O encontro será realizado pela Clarivate em parceria com a Universidade de São Paulo / Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais na Sala Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Nesta sessão, exclusiva para líderes da comunidade acadêmica e científica, incluindo gestores da alta gestão da universidade, diretores de unidades, coordenadores de programas e chefias de bibliotecas, analisaremos o panorama da pesquisa no Brasil, os principais desafios, tendências emergentes, bem como estratégias para alcançar pesquisas de alto impacto.
O evento tem como objetivo compartilhar experiências de valor que contribuem para a visibilidade e impacto da ciência, discutindo a importância da análise bibliométrica para o avanço da pesquisa no Brasil, e também destacar os Pesquisadores Altamente Citados de 2024 do Brasil.
Agradecemos antecipadamente sua atenção a este convite e esperamos contar com sua presença.
A participação no evento requer inscrição prévia, pois será presencial na Sala Alfredo Bosi do IEA/USP, com capacidade máxima para 60 pessoas.
Para garantir sua participação, inscreva-se aqui
== Programação ==
9h00 – Bem-vindos! – Professor Paulo Martins, Presidente da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, ABCD/USP
Adriana Ferrari, Coordenadora Executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, ABCD/USP
Deborah Dias, Customer Success, CLARIVATE9h10 – Importância da análise bibliométrica – Panorama de Mudanças da Pesquisa no Brasil Monica Silveira, Account Manager, CLARIVATE
9h25 – O uso do InCites para conexões internacionais na UFABC (apresentação online) – Natália Araujo, Assessoria de Relações Internacionais, UFABC
9h50 – FAPESP e os Indicadores de CT&I de São Paulo – Sinésio Pires Ferreira, Assessor, Gerente de Planejamento, Estudos e Indicadores, FAPESP
10h15 – A construção de uma cultura de dados e o uso de evidências para qualificar decisões estratégicas na UNESP – Prof. Elmer Mateus Gennaro, Coordenador do Escritório de Gestão de Dados, UNESP
10h40 – Interesse mundial e a produção científica do Brasil e da USP – Dra. Elisabeth Adriana Dudziak, Chefe Técnica – Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação da ABCD/USP
11h05 – Otimizando o levantamento de dados para a pesquisa científica utilizando IA na Web of Science – Jonathan Contes, Account Manager, CLARIVATE
11h30 – Reconhecimento dos Pesquisadores Altamente Citados do Brasil – HCR 2024 – Deborah Dias, Customer Success, CLARIVATE
Palavras finais – Brunch e Networking, Deborah Dias, Customer Success, CLARIVATE
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== 04 de JUNHO DE 2025 ==
Clarivate Connect: Avançando a Ciência
Data: 04 de junho de 2025
Horário: 08h30 – 12h
Local: Sala Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados IEA/USP
Prédio da Administração Central – Rua da Praça do Relógio, 109, térreo
05508-050 – São Paulo, SP
[INSCREVA-SE]___________________________________________
Realização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP e Clarivate
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03/06 – 9h | Ibict promove o IV Seminário de Ciência de Dados para a Ciência, com foco no uso de dados para CT&I
Evento terá transmissão ao vivo e traz uma programação diversificada, com painéis e apresentações que exploram temas como plataformas digitais científicas, interoperabilidade entre sistemas de informação, indicadores de ciência e tecnologia e redes de identificadores persistentes.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoverá, no dia 3 de junho de 2025, das 9h às 17h30, o IV Seminário de Ciência de Dados para a Ciência. O evento será realizado em formato híbrido: a programação presencial acontecerá na biblioteca do Ibict, em Brasília, enquanto a transmissão online será feita pelo canal da instituição no YouTube.
O evento reunirá especialistas, pesquisadores e gestores públicos para discutir os avanços, desafios e oportunidades no uso de dados para a ciência, tecnologia e inovação no Brasil, na América Latina e em nível global.
O seminário traz uma programação diversificada, incluindo painéis e apresentações que exploram temas como plataformas digitais científicas, interoperabilidade entre sistemas de informação, indicadores de ciência e tecnologia e redes de identificadores persistentes. Além disso, o evento busca fomentar o diálogo entre instituições governamentais, acadêmicas e de pesquisa.
Para realizar a sua inscrição, acesse o link: https://forms.gle/MX6AjDr8b96rtNWo8
Confira a programação completa:
9h00 – 9h25: Abertura
Participantes: Washington Segundo (Ibict), Verena Hitner (MCTI), Débora Menezes (CNPq), Carlos Pacheco (FAPESP), Lautaro Matas (LA Referencia), Tiago Braga (Ibict), Izalci Lucas (Senador PL/DF)
9h25 – 10h10: Repositório Aleia/ Rede dARK/ Plataforma Contextus / Plataforma de análise de revistas / BrCris (nova carga e novas funcionalidades)
Palestrantes: Marcel Souza (Ibict), Lautaro Matas (LA Referencia), Renan Carneiro (Ibict), Fábio Lorensi (UFSC e UDESC), Thiago Magela (CEFET-MG)
Mediador: Washington Segundo (Ibict)
10h10 – 10h20: Coffee-break
10h20 – 11h50: Estratégia de governança de dados do SNCTI e seus indicadores / Painel de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação / Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação
Palestrantes: Verena Hitner (MCTI), Débora Menezes (CNPq), Sandra Hollanda (FAPESP)
Mediador: Thiago Magela (CEFET-MG)
11h50 – 12h40: Análises sobre o ecossistema das revistas científicas brasileiras / Interoperabilidade entre a Nova Plataforma Sucupira, o Portal Oasisbr e os repositórios digitais brasileiros
Palestrantes: Andrea Vieira (CAPES), Talita Oliveira (CAPES)
Mediador: Marcel Souza (Ibict)
12h40 – 14h00: Almoço
14h00 – 15h30: Avaliação de impacto da pesquisa sobre políticas públicas / Nova plataforma de serviços do INPI / Interoperabilidade entre a Florida Expert Network e a base OpenAlex
Palestrantes: Bernardo Cabral (UFBA e Fiocruz), Jamile Santos (INPI), Blair Monroe (Florida Expert Network)
Mediadora: Vívian Santos (UFRJ)
15h30 – 15h40: Coffee-break
15h40 – 17h10: Indicadores de C&T no Observatório Nacional de Blockchain / Observatório de C,T&I em Saúde/ Observatório de Ciência Aberta do Brasil (OCABr)
Palestrantes: Larriza Thurler (RNP), Vanessa Jorge (Fiocruz), Abel Packer (SciELO)
Mediador: Fábio Lorensi (UFSC e UDESC)
17h10 – 17h30 : Encerramento
SERVIÇO
IV Seminário de Ciência de Dados para a Ciência
Data: 3 de junho de 2025 Horário: das 9h às 17h30
Inscrições: : https://forms.gle/MX6AjDr8b96rtNWo8
Transmissão online: Canal do YouTube do Ibict
Categoria: Ciência e Tecnologia
Tags: IV Seminário de Ciência de Dados para a Ciência
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05 e 06/06 – 14h-17h | Apresentações Técnicas de Plataformas de Bibliotecas: ALMA e FOLIO
As bibliotecas enfrentam o desafio de gerenciar coleções cada vez mais diversificadas, que englobam materiais impressos, eletrônicos e digitais.
Nesse contexto, as Plataformas de Serviços de Bibliotecas (Library Services Platforms – LSP) surgem como soluções inovadoras para o gerenciamento unificado desses recursos, promovendo integração, eficiência e modernização dos fluxos de trabalho.
A adoção dessas plataformas, fornecidas geralmente no modelo Software-as-a-Service (SaaS) em nuvem, representa uma transformação disruptiva que otimiza processos internos e libera as equipes para atividades de maior valor, fortalecendo o papel das bibliotecas no ensino, aprendizagem e pesquisa.
Alinhados com o “Programa de Capacitação de Equipes da ABCD” teremos dois encontros com a apresentação das plataformas ALMA e FOLIO, com o objetivo de conhecer produtos que possam atender nossas demandas.
Desta forma, convidamos as equipes das bibliotecas da USP para duas apresentações técnicas presenciais:
== DIA 05 DE JUNHO DE 2025 ==
Apresentação Técnica da Plataforma Alma (Ex-libris/Clarivate)
Data: 05 de junho de 2025
Horário: 14h – 17h
Local: Auditório do Instituto de Estudos Avançados IEA/USP
Prédio da Administração Central – Rua da Praça do Relógio, 109, térreo
05508-050 – São Paulo, SP
Inscrições: https://doity.com.br/05junho2025-plataforma-alma-clarivate== DIA 06 DE JUNHO DE 2025 ==
Apresentação Técnica da Plataforma FOLIO (EBSCO)
Data: 06 de junho de 2025
Horário: 14h – 17h
Local: Auditório do Instituto de Estudos Avançados IEA/USP
Prédio da Administração Central – Rua da Praça do Relógio, 109, térreo
05508-050 – São Paulo, SP
Inscrições: https://doity.com.br/06junho2025-plataforma-folio-ebscoA participação no evento requer inscrição prévia, pois será presencial no Auditório do IEA/USP, com capacidade máxima para 90 pessoas. Não haverá transmissão. Garanta sua vaga.
Público alvo: Equipes das Bibliotecas da Universidade de São Paulo
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Organização e Promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP
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28/05 – 11h | Como analisar estrategicamente a produção científica de sua instituição e criar relatórios com SciVal
Não perca a próxima sessão virtual sobre pensamento estratégico da produção científica utilizando a solução SciVal – ferramenta robusta e amplamente utilizada por universidades e centros de pesquisa para informar decisões estratégicas, otimizar recursos de pesquisa e promover a colaboração entre cientistas e instituições.
De estudantes de pós-graduação a pesquisadores experientes e bibliotecários, as sessões estarão abertas a todos
os níveis de experiência.Como analisar estrategicamente a produção científica de sua instituição e criar relatórios com SciVal
Data: 28 de Maio de 2025
Horário: 11h
Inscreva-sePúblico-alvo: bibliotecários, docentes, pesquisadores, coordenadores de programas de pós-graduação.
A sessão será gravada e a gravação será disponibilizada aos inscritos.
Consulte também os Vídeos tutoriais sobre a Solução SciVal em Português (10 a 20 min)
Guia de Métricas de Pesquisa SciVal
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Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP
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Trial da Plataforma Sage Research Methods vai até 29 de junho de 2025. Aproveite!
Aproveite desde já o trial da Plataforma SAGE Research Methods – https://methods.sagepub.com/ disponível à toda a comunidade da USP até 29 de junho de 2025.
O acesso aos textos completos está condicionado à assinatura dos títulos das revistas e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.
A Sage Research Methods foi especialmente desenhada para auxiliar discentes, docentes e demais interessados em escolher o melhor método para sua pesquisa. A plataforma é intuitiva e pode ajudar a resolver suas dúvidas e orientar a escolha do método mais adequado à sua pesquisa!
A SAGE Research Methods contém informações adequadas a todos os níveis de pesquisadores, desde estudantes de graduação que iniciam seus primeiros projetos até o acadêmico mais experiente.
O conteúdo engloba entradas de dicionários e enciclopédias, capítulos de livros, livros com texto completo, artigos de publicações periódicas e a série completa Quantitative Applications in the Social Sciences (Little Green Books) e Qualitative Research Methods (Little Blue Books).
Você também pode ter acesso a estudos de caso da coleção SAGE Research Methods Cases, amostras de conjuntos de dados que podem ser baixados da SAGE Research Methods Datasets e stream de vídeo da SAGE Research Methods Video.
Os livros, obras de referência, artigos de revistas, casos, amostras de conjuntos de dados e vídeos da SAGE Research Methods fornecem tudo o que é necessário para você planejar e executar um projeto de pesquisa.
Desde a confirmação de que sua questão de pesquisa é pertinente e a realização da revisão de literatura, até a escolha e aplicação de uma metodologia, o conteúdo da SAGE Research Methods serve de apoio em cada etapa do seu projeto.
A gama completa de métodos usada nas ciências comportamentais está coberta, assim como muitas usadas com frequência em ciências, tecnologia e medicina.
O acesso à Plataforma SAGE Research Methods está aberto até o dia 29 de junho de 2025 a toda a comunidade da USP no link: https://methods.sagepub.com/
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Lançado Edital 2025 de Apoio às Revistas USP
Edital 2025
Universidade de São Paulo
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USPPreâmbulo
O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo abre inscrições para o Edital 2025 de publicação dos periódicos da USP, em caráter excepcional, uma vez que ainda se encontra em andamento o Edital 2024, a ser finalizado em 20 de julho de 2025.
O propósito deste Edital de 2025 dá continuidade ao alinhamento entre os objetivos estratégicos da Universidade e o atendimento às demandas dos editores de revistas credenciadas no referido Programa.
Objetivo do Edital
O objetivo é apoiar financeiramente propostas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP e credenciados no referido Programa.
Período de Submissão de Propostas
As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário online que estará disponível aos proponentes a partir das 8h00 do dia 15 de maio de 2025 até às 23h59 do dia 10 de junho de 2025.
Saiba mais consultando o Portal de Revistas USP: https://revistas.usp.br/wp/edital-2025
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OCDE publica Relatório sobre a Implementação de Políticas Públicas em Ciência Cidadã
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) lançou o OECD Policy Paper No. 175: Embedding Citizen Science into Research Policy em abril de 2025.
Este relatório aborda a implementação de Políticas Públicas em Ciência Cidadã, destacando os benefícios do envolvimento ativo dos cidadãos na cocriação de conhecimento científico e oferecendo recomendações para decisores políticos de investigação.
A Ciência Cidadã, uma componente da Ciência Aberta, envolve a participação ativa dos cidadãos na cocriação de conhecimento científico em todas as áreas e fases do processo científico.
Este método de pesquisa destaca-se por aumentar a cobertura e análise de dados, acelerar descobertas científicas, abordar de forma mais eficaz as necessidades e desafios da sociedade e promover a democratização, legitimidade e adoção de políticas informadas pelo conhecimento científico.
A ciência cidadã, ou seja, o engajamento ativo dos cidadãos na produção de conhecimento científico, é uma modalidade de pesquisa que pode ser aplicada em uma ampla variedade de campos científicos e é valiosa para abordar uma ampla gama de prioridades políticas.
Impulsionadores tecnológicos e sociais, como a transição digital e a maior conscientização e interesse do público pela ciência, estão sustentando o crescimento da ciência cidadã.
Existem três principais justificativas políticas para promover a ciência cidadã:
i) aumentar a cobertura e a análise de dados e acelerar a descoberta científica,
ii) abordar as necessidades e os desafios da sociedade de forma mais eficaz e
iii) promover a democratização, legitimidade e adoção de políticas informadas pelo conhecimento científico.
A ciência cidadã deve ser considerada como parte integrante da ciência aberta. A ciência cidadã tem valor potencial para provedores e usuários de conhecimento científico, não apenas em áreas onde seu valor já é reconhecido, como meio ambiente, biodiversidade, saúde e astronomia, mas também em muitos setores, desde energia e transição digital até transporte e design urbano.
Os cidadãos possuem importantes insights e conhecimentos (por exemplo, conhecimento local, histórico ou especializado) em todas essas áreas. Eles podem ajudar a coletar e analisar dados críticos e, mais importante, podem formular novas questões de pesquisa que lhes sejam pertinentes.
O engajamento dos cidadãos na pesquisa é fundamental para abordar muitos dos desafios complexos inerentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O arcabouço político consiste em três pilares para ajudar a garantir uma integração coerente e eficaz da ciência cidadã nas políticas de pesquisa:
1. Defender a ciência cidadã,
2. Orientar o passo a passo e
3. Considerar a implementação
A defesa da ciência cidadã depende da(s) justificativa(s) da política. A ciência cidadã pode ser alavancada para promover a pesquisa e atingir múltiplos objetivos políticos simultaneamente.
As orientações passo a passo e as considerações de implementação podem auxiliar os formuladores de políticas no planejamento, implementação e avaliação da ciência cidadã.
A diversidade de políticas e iniciativas existentes em ciência cidadã enfatiza as diferenças entre os países. Cada país possui seu próprio sistema de governança de pesquisa e se encontra em um estágio diferente de desenvolvimento da ciência cidadã.
Os países também têm diferentes objetivos políticos para a ciência cidadã. Portanto, a relevância e a viabilidade das recomendações de políticas e opções de políticas relacionadas, bem como os atores responsáveis pela implementação, variam de país para país.
Em última análise, como a ciência cidadã está associada a múltiplos atores e interações entre eles, o pleno potencial da ciência cidadã só pode ser alcançado por meio dos esforços combinados de governos e agências de financiamento (iniciativas de cima para baixo), trabalhando em estreita cooperação com uma variedade de atores de base, incluindo cidadãos, cientistas profissionais, instituições de pesquisa e comunidades locais (iniciativas de baixo para cima).
Grupos e entidades dedicados à ciência cidadã, incluindo agentes intermediários públicos e privados, redes e associações, podem desempenhar um papel fundamental nessas interfaces.
O Relatório destina-se principalmente a formuladores de políticas de pesquisa em ministérios e agências de financiamento, para ajudá-los a reconhecer o potencial do uso da Ciência Cidadã e a planejar, implementar e avaliar políticas eficazes de ciência cidadã. Inclui um conjunto de recomendações gerais, vinculadas a um quadro político e opções políticas, e combinadas com a análise de iniciativas nacionais e internacionais ilustrativas.
Este trabalho resulta da colaboração no Grupo de Peritos OCDE do projeto “Citizen science: policies to promote citizen engagement in the production of scientific knowledge”, iniciado em 2023, com a participação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
== Referência ==
OECD (2025), “Embedding citizen science into research policy”, OECD Science, Technology and Industry Policy Papers, No. 175, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/a1cfb1a8-en.
== Materiais de apoio – Incorporando a ciência cidadã na política de pesquisa ==
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20/05 – 14h | Treinamento Online Plataforma Turnitin para Bibliotecas da USP
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibiliza os serviços Turnitin de identificação de similaridade de textos.
Professores, alunos e outros colaboradores podem ter acesso à plataforma Turnitin.
Os serviços são oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP em parceria com as Bibliotecas, a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Nesta sessão online será apresentado o significado do conceito de originalidade nos trabalhos acadêmicos e como as Bibliotecas podem apoiar os alunos e docentes por meio da Plataforma Turnitin e das Estações de Autochecagem Turnitin.
A Plataforma Turnitin permite criar uma Aula, adicionar um Trabalho e depois matricular Alunos que podem realizar o carregamento de documentos para depois gerar relatórios que apresentam similaridade com outros textos já publicados, incluindo a detecção de textos gerados por Inteligência Artificial. Isso ajuda a prevenir a ocorrência de plágio.
Treinamento Online sobre a Plataforma Turnitin para Bibliotecas da USP
Data: 20 de maio de 2025
Horário: 14h – 15h
Inscrições: https://doity.com.br/webinar-turnitin-20maio2025Público-alvo: exclusivo para equipes das Bibliotecas da USP.
OBS: o link do treinamento será enviado por e-mail aos inscritos.
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Learnbase – Turnitin.
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Periódicos da Brill Academic Publishers estão disponíveis na USP
Coleção selecionada de periódicos da Brill Academic Publishers está disponível para a Universidade de São Paulo.
A Brill Academic Publishers foi fundada em 2024 como resultado da fusão das editoras De Gruyter e Brill, cuja herança remonta a 1683 e 1749, respectivamente.
Desde então, a Brill Academic Publishers tem se comprometido a publicar pesquisas excelentes como uma parceira confiável para acadêmicos em todas as disciplinas.
Os textos completos dos títulos das revistas podem ser acessados pelo Portal de Busca Integrada PBi ou ainda por meio do link Revistas Eletrônicas (eJournals).
O acesso aos textos completos está condicionado à assinatura dos títulos das revistas e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.
Títulos assinados pela USP
Amphibia-reptilia Animal biology Diplomatica: A Journal of Diplomacy and Society Early science and medicine : a journal for the study of science, technology and medicine Global Governance Insect systematics & evolution International review of pragmatics Journal of early modern history : contacts, comparisons, contrasts Journal of Language Contact Journal of the economic and social history of the orient = : Journal de l’historie economique et soc Mnemosyne, Bibliotheca philologica batava Phronesis : a journal for ancient philosophy Sprache und literatur World mycotoxin journal _________________________________________________
Link: https://brill.com/browse?et=journal
Assinatura: USP (01.01.2025 a 31.12.2025)
Editor: Brill Academic Publishers
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Turnitin na USP em 2025: novas funcionalidades a serviço da integridade
Em 2025, a Universidade de São Paulo realizou um importante upgrade na sua solução Turnitin por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP), reafirmando seu compromisso com a integridade acadêmica e o aprimoramento da experiência de ensino e aprendizagem.
Desde 2017, como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibiliza aos docentes e discentes, além dos servidores técnico-administrativos, o serviço de identificação de similaridade de textos da Plataforma Turnitin em parceria com as Bibliotecas, Unidades, Institutos, Centros e Museus, bem como a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Graduação.
A solução Turnitin baseia-se nas correspondências mais relevantes para a escrita acadêmica, comparando-as com a maior base de dados de conteúdo científico e acadêmico de ponta, trabalhos de alunos e páginas da Web atuais e arquivadas, uma expertise construída ao longo de seus mais de 20 anos de história.
Por 25 anos, a Turnitin tem sido um parceiro confiável de professores, fornecendo informações sobre a redação de textos e ajudando a manter os padrões de Integridade Acadêmica para mais de 16.000 instituições, em 140 países em todo o mundo.
A evolução das plataformas e softwares baseados em Inteligência Artificial trouxeram novos desafios em relação à verificação de textos e documentos publicados.
Nesse contexto, surge a questão: Como garantir a Integridade Acadêmica na era da escrita por IA?
Para ajudar a comunidade educacional a navegar e gerenciar essa nova tecnologia na verificação de similaridade de textos que inclui agora a detecção de textos gerados por Inteligência Artificial, a partir deste ano, a USP passa a contar com a solução Turnitin com a funcionalidade de detecção de escrita por Inteligência Artificial (IA) ativada e visível no Relatório de Similaridade de Textos.
Atenção:⚠️ A funcionalidade está visível apenas para trabalhos em inglês e espanhol, por enquanto.
A tecnologia identifica o uso de ferramentas de escrita por IA, com 98% de assertividade a partir da análise de padrões de escrita, permitindo que os professores e estudantes analisem e revisem a autenticidade do trabalho acadêmico. Isso porque, a todo momento, a Integridade Acadêmica é igualmente apoiada e testada pela tecnologia.
A detecção de escrita por IA identifica
- Trechos que possivelmente foram gerados por ferramentas de IA como ChatGPT, Gemini, Claude, etc.;
- Trechos que possivelmente foram parafraseados com o uso de ferramentas que reescrevem o texto automaticamente para driblar sistemas de detecção;
- Uso de IA apenas em trabalhos em inglês e espanhol, por enquanto;
- Essas informações aparecem diretamente no Relatório de Similaridade, com destaques visuais e percentuais separados para facilitar a análise por professores e coordenadores.
Benefícios da Turnitin com IA para a USP
- Feedback direto no documento do aluno (comentários, rubricas, notas);
- Promoção da escrita autoral por meio de múltiplas versões e reenvios;
- Identificação rápida de trechos gerados por IA (somente para textos em inglês e espanhol), com suporte à tomada de decisão pedagógica;
- Apoio a práticas avaliativas formativas, centradas no desenvolvimento da escrita.
== Sobre o Acesso à Plataforma Turnitin ==
O acesso à ferramenta Turnitin deve ser realizado mediante o registro prévio do usuário para seu uso.
Docentes orientadores de Programas de Pós-Graduação já possuem, em sua grande maioria, sua conta registrada na Ferramenta.
Além disso, as Bibliotecas da USP oferecem a opção de uso da ferramenta Turnitin aos alunos por meio das Estações de Autochecagem Turnitin.
Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP) ou procure a Biblioteca da sua Unidade de vínculo.
Em breve serão oferecidos novos treinamentos para uso da Plataforma Turnitin.
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Site: https://www.turnitin.com (mediante registro prévio)
Editor: Turnitin
Assinatura: USP (01.05.2025 a 30.04.2026)
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Turnitin agora detecta escrita e paráfrase com Inteligência Artificial
A Universidade de São Paulo, por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP), acaba de assinar a Plataforma Turnitin por mais um ano.
Agora a Turnitin oferece recursos avançados que ajudam educadores, pesquisadores, editoras e demais usuários a identificar o uso de ferramentas de escrita por IA — como o ChatGPT — em partes de textos submetidos.
Os Relatórios de Similaridade de Textos continuam iguais, bem como as funcionalidades já conhecidas da Plataforma Turnitin.
O que foi acrescentado foi a funcionalidade de detecção de textos gerados por IA. Além disso, a ferramenta detecta se houve uso de parafraseadores automáticos, que tentam reescrever textos gerados por IA para escapar de detectores.
Mas atenção: a funcionalidade está visível apenas para trabalhos em inglês e espanhol, por enquanto.
Totalmente integrada ao Relatório de Similaridade, a detecção de escrita e parafraseamento com IA é automaticamente ativada no Relatório de Similaridade, proporcionando uma experiência fluida para os usuários.
Assim que a função é habilitada, todas as submissões passam por uma verificação automática que:
- Indica a porcentagem do texto possivelmente gerada por IA;
- Destaca se parte desse conteúdo foi posteriormente parafraseado por ferramentas automáticas;
- Disponibiliza essa análise também dentro do seu ambiente virtual de aprendizagem (LMS).
Requisitos técnicos para o envio de arquivos: para que a verificação funcione corretamente, os arquivos devem:
Ter no máximo 100 MB;
Conter pelo menos 300 palavras em formato de texto contínuo;
Ter até 30.000 palavras;
Estar escritos em inglês ou espanhol;
Estar nos formatos: .docx, .pdf, .txt, .rtf.
A Turnitin adota medidas de segurança rigorosas e atualizadas regularmente.
Os dados enviados para análise estão protegidos de acordo com a política de privacidade da empresa. O relatório de similaridade de textos escritos com IA oferece destaque em cores diferentes para:
Textos provavelmente gerados por IA;
Textos parafraseados por IA.
Uma barra lateral mostra a distribuição percentual entre conteúdo original, gerado por IA e parafraseado. Essas informações permitem que professores e demais usuários avaliem com mais clareza o conteúdo e tomem decisões apropriadas. A funcionalidade está visível apenas para trabalhos em inglês e espanhol, por enquanto.
Folder informativo: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2025/05/AI-Writing-2025.pdf