O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
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28/05 – 11h | Como analisar estrategicamente a produção científica de sua instituição e criar relatórios com SciVal
Não perca a próxima sessão virtual sobre pensamento estratégico da produção científica utilizando a solução SciVal – ferramenta robusta e amplamente utilizada por universidades e centros de pesquisa para informar decisões estratégicas, otimizar recursos de pesquisa e promover a colaboração entre cientistas e instituições.
De estudantes de pós-graduação a pesquisadores experientes e bibliotecários, as sessões estarão abertas a todos
os níveis de experiência.Como analisar estrategicamente a produção científica de sua instituição e criar relatórios com SciVal
Data: 28 de Maio de 2025
Horário: 11h
Inscreva-sePúblico-alvo: bibliotecários, docentes, pesquisadores, coordenadores de programas de pós-graduação.
A sessão será gravada e a gravação será disponibilizada aos inscritos.
Consulte também os Vídeos tutoriais sobre a Solução SciVal em Português (10 a 20 min)
Guia de Métricas de Pesquisa SciVal
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Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP
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Trial da Plataforma Sage Research Methods vai até 29 de junho de 2025. Aproveite!
Aproveite desde já o trial da Plataforma SAGE Research Methods – https://methods.sagepub.com/ disponível à toda a comunidade da USP até 29 de junho de 2025.
A Sage Research Methods foi especialmente desenhada para auxiliar discentes, docentes e demais interessados em escolher o melhor método para sua pesquisa. A plataforma é intuitiva e pode ajudar a resolver suas dúvidas e orientar a escolha do método mais adequado à sua pesquisa!
A SAGE Research Methods contém informações adequadas a todos os níveis de pesquisadores, desde estudantes de graduação que iniciam seus primeiros projetos até o acadêmico mais experiente.
O conteúdo engloba entradas de dicionários e enciclopédias, capítulos de livros, livros com texto completo, artigos de publicações periódicas e a série completa Quantitative Applications in the Social Sciences (Little Green Books) e Qualitative Research Methods (Little Blue Books).
Você também pode ter acesso a estudos de caso da coleção SAGE Research Methods Cases, amostras de conjuntos de dados que podem ser baixados da SAGE Research Methods Datasets e stream de vídeo da SAGE Research Methods Video.
Os livros, obras de referência, artigos de revistas, casos, amostras de conjuntos de dados e vídeos da SAGE Research Methods fornecem tudo o que é necessário para você planejar e executar um projeto de pesquisa.
Desde a confirmação de que sua questão de pesquisa é pertinente e a realização da revisão de literatura, até a escolha e aplicação de uma metodologia, o conteúdo da SAGE Research Methods serve de apoio em cada etapa do seu projeto.
A gama completa de métodos usada nas ciências comportamentais está coberta, assim como muitas usadas com frequência em ciências, tecnologia e medicina.
O acesso à Plataforma SAGE Research Methods está aberto até o dia 29 de junho de 2025 a toda a comunidade da USP no link: https://methods.sagepub.com/
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Lançado Edital 2025 de Apoio às Revistas USP
Edital 2025
Universidade de São Paulo
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USPPreâmbulo
O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo abre inscrições para o Edital 2025 de publicação dos periódicos da USP, em caráter excepcional, uma vez que ainda se encontra em andamento o Edital 2024, a ser finalizado em 20 de julho de 2025.
O propósito deste Edital de 2025 dá continuidade ao alinhamento entre os objetivos estratégicos da Universidade e o atendimento às demandas dos editores de revistas credenciadas no referido Programa.
Objetivo do Edital
O objetivo é apoiar financeiramente propostas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP e credenciados no referido Programa.
Período de Submissão de Propostas
As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário online que estará disponível aos proponentes a partir das 8h00 do dia 15 de maio de 2025 até às 23h59 do dia 10 de junho de 2025.
Saiba mais consultando o Portal de Revistas USP: https://revistas.usp.br/wp/edital-2025
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OCDE publica Relatório sobre a Implementação de Políticas Públicas em Ciência Cidadã
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) lançou o OECD Policy Paper No. 175: Embedding Citizen Science into Research Policy em abril de 2025.
Este relatório aborda a implementação de Políticas Públicas em Ciência Cidadã, destacando os benefícios do envolvimento ativo dos cidadãos na cocriação de conhecimento científico e oferecendo recomendações para decisores políticos de investigação.
A Ciência Cidadã, uma componente da Ciência Aberta, envolve a participação ativa dos cidadãos na cocriação de conhecimento científico em todas as áreas e fases do processo científico.
Este método de pesquisa destaca-se por aumentar a cobertura e análise de dados, acelerar descobertas científicas, abordar de forma mais eficaz as necessidades e desafios da sociedade e promover a democratização, legitimidade e adoção de políticas informadas pelo conhecimento científico.
A ciência cidadã, ou seja, o engajamento ativo dos cidadãos na produção de conhecimento científico, é uma modalidade de pesquisa que pode ser aplicada em uma ampla variedade de campos científicos e é valiosa para abordar uma ampla gama de prioridades políticas.
Impulsionadores tecnológicos e sociais, como a transição digital e a maior conscientização e interesse do público pela ciência, estão sustentando o crescimento da ciência cidadã.
Existem três principais justificativas políticas para promover a ciência cidadã:
i) aumentar a cobertura e a análise de dados e acelerar a descoberta científica,
ii) abordar as necessidades e os desafios da sociedade de forma mais eficaz e
iii) promover a democratização, legitimidade e adoção de políticas informadas pelo conhecimento científico.
A ciência cidadã deve ser considerada como parte integrante da ciência aberta. A ciência cidadã tem valor potencial para provedores e usuários de conhecimento científico, não apenas em áreas onde seu valor já é reconhecido, como meio ambiente, biodiversidade, saúde e astronomia, mas também em muitos setores, desde energia e transição digital até transporte e design urbano.
Os cidadãos possuem importantes insights e conhecimentos (por exemplo, conhecimento local, histórico ou especializado) em todas essas áreas. Eles podem ajudar a coletar e analisar dados críticos e, mais importante, podem formular novas questões de pesquisa que lhes sejam pertinentes.
O engajamento dos cidadãos na pesquisa é fundamental para abordar muitos dos desafios complexos inerentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O arcabouço político consiste em três pilares para ajudar a garantir uma integração coerente e eficaz da ciência cidadã nas políticas de pesquisa:
1. Defender a ciência cidadã,
2. Orientar o passo a passo e
3. Considerar a implementação
A defesa da ciência cidadã depende da(s) justificativa(s) da política. A ciência cidadã pode ser alavancada para promover a pesquisa e atingir múltiplos objetivos políticos simultaneamente.
As orientações passo a passo e as considerações de implementação podem auxiliar os formuladores de políticas no planejamento, implementação e avaliação da ciência cidadã.
A diversidade de políticas e iniciativas existentes em ciência cidadã enfatiza as diferenças entre os países. Cada país possui seu próprio sistema de governança de pesquisa e se encontra em um estágio diferente de desenvolvimento da ciência cidadã.
Os países também têm diferentes objetivos políticos para a ciência cidadã. Portanto, a relevância e a viabilidade das recomendações de políticas e opções de políticas relacionadas, bem como os atores responsáveis pela implementação, variam de país para país.
Em última análise, como a ciência cidadã está associada a múltiplos atores e interações entre eles, o pleno potencial da ciência cidadã só pode ser alcançado por meio dos esforços combinados de governos e agências de financiamento (iniciativas de cima para baixo), trabalhando em estreita cooperação com uma variedade de atores de base, incluindo cidadãos, cientistas profissionais, instituições de pesquisa e comunidades locais (iniciativas de baixo para cima).
Grupos e entidades dedicados à ciência cidadã, incluindo agentes intermediários públicos e privados, redes e associações, podem desempenhar um papel fundamental nessas interfaces.
O Relatório destina-se principalmente a formuladores de políticas de pesquisa em ministérios e agências de financiamento, para ajudá-los a reconhecer o potencial do uso da Ciência Cidadã e a planejar, implementar e avaliar políticas eficazes de ciência cidadã. Inclui um conjunto de recomendações gerais, vinculadas a um quadro político e opções políticas, e combinadas com a análise de iniciativas nacionais e internacionais ilustrativas.
Este trabalho resulta da colaboração no Grupo de Peritos OCDE do projeto “Citizen science: policies to promote citizen engagement in the production of scientific knowledge”, iniciado em 2023, com a participação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
== Referência ==
OECD (2025), “Embedding citizen science into research policy”, OECD Science, Technology and Industry Policy Papers, No. 175, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/a1cfb1a8-en.
== Materiais de apoio – Incorporando a ciência cidadã na política de pesquisa ==
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20/05 – 14h | Treinamento Online Plataforma Turnitin para Bibliotecas da USP
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibiliza os serviços Turnitin de identificação de similaridade de textos.
Professores, alunos e outros colaboradores podem ter acesso à plataforma Turnitin.
Os serviços são oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP em parceria com as Bibliotecas, a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Nesta sessão online será apresentado o significado do conceito de originalidade nos trabalhos acadêmicos e como as Bibliotecas podem apoiar os alunos e docentes por meio da Plataforma Turnitin e das Estações de Autochecagem Turnitin.
A Plataforma Turnitin permite criar uma Aula, adicionar um Trabalho e depois matricular Alunos que podem realizar o carregamento de documentos para depois gerar relatórios que apresentam similaridade com outros textos já publicados, incluindo a detecção de textos gerados por Inteligência Artificial. Isso ajuda a prevenir a ocorrência de plágio.
Treinamento Online sobre a Plataforma Turnitin para Bibliotecas da USP
Data: 20 de maio de 2025
Horário: 14h – 15h
Inscrições: https://doity.com.br/webinar-turnitin-20maio2025Público-alvo: exclusivo para equipes das Bibliotecas da USP.
OBS: o link do treinamento será enviado por e-mail aos inscritos.
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Learnbase – Turnitin.
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Periódicos da Brill Academic Publishers estão disponíveis na USP
Coleção selecionada de periódicos da Brill Academic Publishers está disponível para a Universidade de São Paulo.
A Brill Academic Publishers foi fundada em 2024 como resultado da fusão das editoras De Gruyter e Brill, cuja herança remonta a 1683 e 1749, respectivamente.
Desde então, a Brill Academic Publishers tem se comprometido a publicar pesquisas excelentes como uma parceira confiável para acadêmicos em todas as disciplinas.
Os textos completos dos títulos das revistas podem ser acessados pelo Portal de Busca Integrada PBi ou ainda por meio do link Revistas Eletrônicas (eJournals).
O acesso aos textos completos está condicionado à assinatura dos títulos das revistas e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.
Títulos assinados pela USP
Amphibia-reptilia Animal biology Diplomatica: A Journal of Diplomacy and Society Early science and medicine : a journal for the study of science, technology and medicine Global Governance Insect systematics & evolution International review of pragmatics Journal of early modern history : contacts, comparisons, contrasts Journal of Language Contact Journal of the economic and social history of the orient = : Journal de l’historie economique et soc Mnemosyne, Bibliotheca philologica batava Phronesis : a journal for ancient philosophy Sprache und literatur World mycotoxin journal _________________________________________________
Link: https://brill.com/browse?et=journal
Assinatura: USP (01.01.2025 a 31.12.2025)
Editor: Brill Academic Publishers
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Turnitin na USP em 2025: novas funcionalidades a serviço da integridade
Em 2025, a Universidade de São Paulo realizou um importante upgrade na sua solução Turnitin por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP), reafirmando seu compromisso com a integridade acadêmica e o aprimoramento da experiência de ensino e aprendizagem.
Desde 2017, como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibiliza aos docentes e discentes, além dos servidores técnico-administrativos, o serviço de identificação de similaridade de textos da Plataforma Turnitin em parceria com as Bibliotecas, Unidades, Institutos, Centros e Museus, bem como a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Graduação.
A solução Turnitin baseia-se nas correspondências mais relevantes para a escrita acadêmica, comparando-as com a maior base de dados de conteúdo científico e acadêmico de ponta, trabalhos de alunos e páginas da Web atuais e arquivadas, uma expertise construída ao longo de seus mais de 20 anos de história.
Por 25 anos, a Turnitin tem sido um parceiro confiável de professores, fornecendo informações sobre a redação de textos e ajudando a manter os padrões de Integridade Acadêmica para mais de 16.000 instituições, em 140 países em todo o mundo.
A evolução das plataformas e softwares baseados em Inteligência Artificial trouxeram novos desafios em relação à verificação de textos e documentos publicados.
Nesse contexto, surge a questão: Como garantir a Integridade Acadêmica na era da escrita por IA?
Para ajudar a comunidade educacional a navegar e gerenciar essa nova tecnologia na verificação de similaridade de textos que inclui agora a detecção de textos gerados por Inteligência Artificial, a partir deste ano, a USP passa a contar com a solução Turnitin com a funcionalidade de detecção de escrita por Inteligência Artificial (IA) ativada e visível no Relatório de Similaridade de Textos.
Atenção:⚠️ A funcionalidade está visível apenas para trabalhos em inglês e espanhol, por enquanto.
A tecnologia identifica o uso de ferramentas de escrita por IA, com 98% de assertividade a partir da análise de padrões de escrita, permitindo que os professores e estudantes analisem e revisem a autenticidade do trabalho acadêmico. Isso porque, a todo momento, a Integridade Acadêmica é igualmente apoiada e testada pela tecnologia.
A detecção de escrita por IA identifica
- Trechos que possivelmente foram gerados por ferramentas de IA como ChatGPT, Gemini, Claude, etc.;
- Trechos que possivelmente foram parafraseados com o uso de ferramentas que reescrevem o texto automaticamente para driblar sistemas de detecção;
- Uso de IA apenas em trabalhos em inglês e espanhol, por enquanto;
- Essas informações aparecem diretamente no Relatório de Similaridade, com destaques visuais e percentuais separados para facilitar a análise por professores e coordenadores.
Benefícios da Turnitin com IA para a USP
- Feedback direto no documento do aluno (comentários, rubricas, notas);
- Promoção da escrita autoral por meio de múltiplas versões e reenvios;
- Identificação rápida de trechos gerados por IA (somente para textos em inglês e espanhol), com suporte à tomada de decisão pedagógica;
- Apoio a práticas avaliativas formativas, centradas no desenvolvimento da escrita.
== Sobre o Acesso à Plataforma Turnitin ==
O acesso à ferramenta Turnitin deve ser realizado mediante o registro prévio do usuário para seu uso.
Docentes orientadores de Programas de Pós-Graduação já possuem, em sua grande maioria, sua conta registrada na Ferramenta.
Além disso, as Bibliotecas da USP oferecem a opção de uso da ferramenta Turnitin aos alunos por meio das Estações de Autochecagem Turnitin.
Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP) ou procure a Biblioteca da sua Unidade de vínculo.
Em breve serão oferecidos novos treinamentos para uso da Plataforma Turnitin.
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Site: https://www.turnitin.com (mediante registro prévio)
Editor: Turnitin
Assinatura: USP (01.05.2025 a 30.04.2026)
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Turnitin agora detecta escrita e paráfrase com Inteligência Artificial
A Universidade de São Paulo, por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP), acaba de assinar a Plataforma Turnitin por mais um ano.
Agora a Turnitin oferece recursos avançados que ajudam educadores, pesquisadores, editoras e demais usuários a identificar o uso de ferramentas de escrita por IA — como o ChatGPT — em partes de textos submetidos.
Os Relatórios de Similaridade de Textos continuam iguais, bem como as funcionalidades já conhecidas da Plataforma Turnitin.
O que foi acrescentado foi a funcionalidade de detecção de textos gerados por IA. Além disso, a ferramenta detecta se houve uso de parafraseadores automáticos, que tentam reescrever textos gerados por IA para escapar de detectores.
Mas atenção: a funcionalidade está visível apenas para trabalhos em inglês e espanhol, por enquanto.
Totalmente integrada ao Relatório de Similaridade, a detecção de escrita e parafraseamento com IA é automaticamente ativada no Relatório de Similaridade, proporcionando uma experiência fluida para os usuários.
Assim que a função é habilitada, todas as submissões passam por uma verificação automática que:
- Indica a porcentagem do texto possivelmente gerada por IA;
- Destaca se parte desse conteúdo foi posteriormente parafraseado por ferramentas automáticas;
- Disponibiliza essa análise também dentro do seu ambiente virtual de aprendizagem (LMS).
Requisitos técnicos para o envio de arquivos: para que a verificação funcione corretamente, os arquivos devem:
Ter no máximo 100 MB;
Conter pelo menos 300 palavras em formato de texto contínuo;
Ter até 30.000 palavras;
Estar escritos em inglês ou espanhol;
Estar nos formatos: .docx, .pdf, .txt, .rtf.
A Turnitin adota medidas de segurança rigorosas e atualizadas regularmente.
Os dados enviados para análise estão protegidos de acordo com a política de privacidade da empresa. O relatório de similaridade de textos escritos com IA oferece destaque em cores diferentes para:
Textos provavelmente gerados por IA;
Textos parafraseados por IA.
Uma barra lateral mostra a distribuição percentual entre conteúdo original, gerado por IA e parafraseado. Essas informações permitem que professores e demais usuários avaliem com mais clareza o conteúdo e tomem decisões apropriadas. A funcionalidade está visível apenas para trabalhos em inglês e espanhol, por enquanto.
Folder informativo: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2025/05/AI-Writing-2025.pdf