O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
- Agosto 2025
- Julho 2025
- Junho 2025
- Maio 2025
- Abril 2025
- Março 2025
- Fevereiro 2025
- Janeiro 2025
- Dezembro 2024
- Novembro 2024
- Outubro 2024
- Setembro 2024
- Agosto 2024
- Julho 2024
- Junho 2024
- Maio 2024
- Abril 2024
- Março 2024
- Fevereiro 2024
- Janeiro 2024
- Dezembro 2023
- Novembro 2023
- Outubro 2023
- Setembro 2023
- Agosto 2023
- Julho 2023
- Junho 2023
- Maio 2023
- Abril 2023
- Março 2023
- Fevereiro 2023
- Janeiro 2023
-
Trial do Reaxys disponível na USP até 24 de setembro de 2025
Período de acesso aberto na USP à Base Reaxys® começa hoje.
Reaxys é um banco de dados químico inovador que otimiza a descoberta de pequenas moléculas. O Reaxys combina um bilhão de pontos de dados químicos de patentes e literatura química com ferramentas analíticas e preditivas.
Data de início do trial: 25/08/2025
Data de término do trial: 24/09/2025
Link: https://www.reaxys.com
O acesso à Base Reaxys deve ser realizado por meio de endereço de IP de computador autorizado da USP ou por acesso remoto a um computador da universidade.
Ao acessar a Base, crie seu registro para usufruir dos benefícios e facilidades que a base Reaxys fornece aos seus usuários.
A Base Reaxys contempla:
- 113 milhões de documentos, dos quais 43 milhões são patentes. Fornece cobertura abrangente e atualizada de periódicos e patentes de 18.000 periódicos e 105 escritórios de patentes.
- 283 milhões de substâncias, 500 milhões de pontos de dados físico-químicos. Reúne informações e dados relacionados a substâncias químicas relativas. Patentes e catálogos comerciais, incluindo dados experimentais (RMN, massa, espectros de infravermelho, propriedades cristalinas, solubilidade, etc.)
- 46 milhões de bioatividades: a base apresenta pontos de dados de bioatividade normalizados com referências (toxicidade in vivo e in vitro, ADME). Análise de SAR com mapa de calor.
- 338 milhões de produtos comerciais. Disponibiliza informações comerciais atualizadas de 110 milhões de substâncias (com preço, pureza e tamanho da embalagem) de 520 fornecedores. Opção de definir fornecedores preferenciais.
- Dados químicos abrangentes, confiáveis e legíveis por máquina. É possível obter dados químicos selecionados via API e download seguro de dados para aplicativos de pesquisa, descoberta e modelagem preditiva.
Uma variedade incomparável de dados de química, literatura e tecnologia flexível ajudam você a:
- Explorar a literatura de química usando linguagem natural com o Reaxys AI Search, que elimina a necessidade de criar pesquisas complexas de palavras-chave.
- Reduzir o risco de propriedade intelectual com a maior coleção de patentes em um banco de dados químico
- Ficar por dentro dos desenvolvimentos em pesquisas farmacêuticas e químicas e identifique oportunidades de inovação
- Eliminar os silos de informação integrando dados internos e externos
- Potencializar aplicações químicas personalizadas, incluindo modelos de IA
Visite o Help do Reaxys para começar a aprender tudo sobre o Reaxys. Inclui guias, vídeos e webinars.
-
Taylor & Francis da pesquisa à publicação: Workshop sobre ética, IA, e Ciência Aberta
Participe do Workshop sobre ética, IA, e Ciência Aberta, que se realizará em parceria com a Universidade de São Paulo, e terá duas edições, sendo:
Dia 09/09/25 às 14h no Auditório da Biblioteca do Conjunto das Químicas – Av. Prof. Lineu Prestes, 950, com duração aproximada de 4 horas, incluindo intervalo de coffee break – Palestra em inglês com tradução simultânea.
Vagas limitadas, confirme já sua participação preenchendo o Formulário até 3/9/2025.
Dia 11/09/25 às 14 h no Anfiteatro Mario Camargo – Instituto de Medicina Tropical FMUSP – Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 470 – Térreo do Prédio I, com duração aproximada de 4 horas – inclui intervalo de coffee break. Palestra em inglês.
Vagas limitadas, confirme já sua participação preenchendo o Formulário até 3/9/2025
Esta colaboração estratégica da Universidade de São Paulo, juntamente com os especialistas da Taylor & Francis vindos da Suíça, Inglaterra, Estados Unidos e Mexico, visa contribuir com a capacitação da comunidade acadêmica com ferramentas metodológicas avançadas para publicação em periódicos de alto impacto, abordando temas cruciais como:
• Ética na comunicação científica;
• Aplicações responsáveis da inteligência artificial na redação acadêmica;
• Princípios da ciência aberta e modalidades de acesso aberto;
• Otimização do uso das coleções disponíveis através do acordo CAPES; e
• Estratégias eficazes para elaboração e submissão de artigos científicos
Palestrantes:
Chris Dappen – VP Strategic Accounts – West & LATAM
Victoria Babbit – Director Research Development & Outreach
Jamie Hutchins – Director of Open Research, Americas
Rebecca Lawrence – Managing Director – F1000 & DORA Vice-Chair
Jorge Perez – Head Sales LATAM
_________________________________________
-
ABCD prestigia inauguração da expansão da Biblioteca Central da FZEA/USP
No dia 8 de agosto de 2025, a bibliotecária Sarah Lorenzon Ferreira, Chefe da Divisão de Gestão de Tratamento da Informação da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP, representou a coordenadora executiva da Agência, Adriana Ferrari, na solenidade de inauguração da expansão da Biblioteca Central da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (FZEA) em Pirassununga, SP.
A presença da ABCD reforça o compromisso institucional com o desenvolvimento científico, educacional e social promovido pelas bibliotecas universitárias e sua atuação sistêmica.
A Biblioteca da FZEA/USP, criada em 1992, rapidamente se tornou referência regional graças a seu vasto acervo nas áreas de zootecnia, engenharia de alimentos, engenharia de biossistemas e medicina veterinária.
Em 1998, conquistou prédio próprio e, em 2011, uma nova ala foi inaugurada, marcando uma fase de modernização apoiada por diversas agências de fomento.
Desde então, vem se destacando pela adoção de tecnologias inovadoras nos processos de empréstimo, atendimento ao usuário, divulgação científica e suporte ao ensino e à pesquisa.
Com a crescente demanda acadêmica e expansão dos cursos ofertados, a Biblioteca passou por diagnóstico e planejamento que resultaram na ampliação física de mais 1.500m², elevando sua área total para aproximadamente 3.000m², o que representa uma das maiores bibliotecas universitárias especializadas do Brasil.
O novo espaço moderniza e amplia o atendimento, contemplando ambientes inclusivos, sustentáveis e funcionais para a comunidade e para toda a região.
Na inauguração foram apresentadas outras conquistas no campus, como a instalação de duas plantas solares fotovoltaicas, iniciativas de inclusão e modernização, e novos serviços acadêmicos ligados à pesquisa e à assistência veterinária e colaborativa, ampliando o impacto e a abrangência do campus Fernando Costa.
A ABCD celebrou junto à FZEA-USP este importante passo, que reafirma o papel das bibliotecas universitárias como centros estratégicos de inovação, acesso à informação e garantia da qualidade na formação e pesquisa universitária, fortalecendo ainda mais os vínculos entre as entidades da área.
== Galeria de Imagens ==
-
20/08 – 13h30 | Webinar Como publicar seu artigo em Acesso Aberto, sem custo, via Acordo CAPES/WILEY
Acordo Transformativo de Acesso Aberto da Wiley para autores de instituições afiliadas à CAPES, incluindo autores da USP.
Participe deste evento de apresentação do Acordo Transformativo Wiley Capes e saiba mais!
Wiley e CAPES firmaram um acordo que permite que autores elegíveis da USP publiquem em acesso aberto, sem taxa de publicação de artigo (APC). O custo da publicação é coberto pelos termos do acordo.
Data: 20 de agosto de 2025
Horário: 13h30 – 15h30
Link para inscrição: https://register.gotowebinar.com/register/2463941135656775261Autores correspondentes vinculados às instituições afiliadas à CAPES, incluindo autores da Universidade de São Paulo, podem publicar em acesso aberto em qualquer periódico híbrido da Wiley, sem nenhum custo. Ao escolher o acesso aberto no início do processo de publicação, o artigo estará automaticamente disponível gratuitamente para todos lerem, baixarem e compartilharem.
A CAPES recomenda que os pesquisadores informem seu ID ORCID (código de identificação do autor) ao submeter um manuscrito. A falta de inclusão do ID ORCID pode levar a atrasos ou à negação da solicitação de cobertura do APC de acesso aberto, para que o artigo seja publicado nos termos do acordo.
O acordo da CAPES cobre financiamento para publicação em acesso aberto apenas em periódicos híbridos e não inclui financiamento para publicação em periódicos GOLD.
Sua instituição quer que você publique seu artigo em acesso aberto.
Assista ao Webinar sobre:
Como publicar seu artigo científico em acesso aberto, sem custo, via acordo CAPES/WILEY.
Venha saber mais detalhes sobre como maximizar as suas chances de ter seu artigo publicado em acesso aberto, em periódicos com alto fator de impacto.WILEY é uma das maiores editoras do mundo, com mais de 2.000 periódicos ativos.
Líder na publicação de periódicos de sociedades científicas, nas mais diversas áreas do conhecimento.
Palestrante:
Sandro Goncalves, líder da Wiley Brasil.
Responsável direto pelo acordo de publicações em acesso aberto com a Capes.Agenda:
– Quais as vantagens de publicar seu artigo em acesso aberto?
– Apresentação da editora WILEY e dos 1297 periódicos cobertos pelo acordo de acesso aberto.
– Dicas de como publicar seu artigo em acesso Aberto via acordo CAPES/WILEY.
– Como maximizar as chances de ter seu artigo aceito para publicação.Publicar em acesso aberto:
- Atende aos requisitos de mandatos de financiadores ou instituições
- Permite que você retenha os direitos autorais por meio de uma licença CC BY
- Facilita o depósito automático no PubMed Central (quando aplicável)
- Roteiro Wiley: https://authorservices.wiley.com/asset/Brazil-Make-your-article-open-access-with-OnlineOpen.pdf
.
Verifique sua elegibilidade:
- Você deve ser o autor correspondente responsável afiliado a uma instituição elegível no momento da aceitação (se você não estiver mais afiliado a uma instituição elegível no momento da aceitação do seu artigo, você não se qualifica)
- Você deve publicar em acesso aberto em um periódico híbridos da Wiley
- Veja a lista completa de Periódicos Híbridos da Wiley
- Você deve submeter seu artigo com a licença CC BY (Creative Commons License)
- Seu manuscrito deve ter sido aceito para publicação a partir de 28 de Janeiro de 2025
- Veja a lista completa das instituições participantes da CAPES aqui
- Seu artigo deve conter pesquisa primária ou ser um artigo de revisão. Outros tipos de artigos (e.g., cartas, editoriais, etc.) estão excluídos
- Este acordo não pode ser usado para cobrir custos adicionais (por exemplo, capa, charges de cores ou número de páginas), que são administrados separadamente por cada periódico
- Se você estiver submetendo seu artigo para um periódico híbrido e não solicitar acesso aberto inicialmente, seu manuscrito será publicado no modelo tradicional de acesso fechado. Você pode solicitar o acesso aberto retroativamente, mas, uma vez que seu artigo seja publicado em Early View ou na edição final online, você não estará mais qualificado para publicar sem custo
- Algumas políticas específicas de financiamento institucional podem divergir para custos de APC em acesso aberto. Consulte sua biblioteca para verificar quaisquer exceções.
____________________________________________________
O esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos para obtenção de isenção no pagamento de Taxas de Publicação de Artigos pelos Autores e o atendimento a dúvidas sobre os termos e condições dos Acordos Transformativos assinados estão sendo realizados pela equipe do Portal de Periódicos da Capes por meio de dois Canais:
– Saiba mais: Perguntas frequentes
– Contato para esclarecimentos por e-mail: periodicos@capes.gov.br
Atualização: 11 agosto 2025.
_____________________________________________
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
-
ABCD realiza segundo encontro de acolhida e integração de novas pessoas bibliotecárias e técnicas da USP
Na última terça-feira, 6 de agosto de 2025, a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP) promoveu o segundo encontro de acolhida e integração para novas pessoas bibliotecárias e técnicas que passam a atuar nas bibliotecas da Universidade de São Paulo.
A iniciativa dá continuidade ao trabalho iniciado em fevereiro deste ano, quando ocorreu o primeiro encontro da série, conforme divulgado nesta notícia: https://www.abcd.usp.br/informa/abcd-encontro-de-integracao-das-novas-pessoas-bibliotecarias-da-usp/.
O objetivo é apresentar diferentes aspectos da atuação bibliotecária e proporcionar contato direto com recursos, serviços e tecnologias disponíveis nas unidades da USP.
Participaram desta edição:
Júlia Sconzo Guimarães Santos – bibliotecária do Instituto de Física (IF)
Vilma Del Grossi Coutinho – técnica do Instituto de Física (IF)
Amanda Pedrosa de Matos – bibliotecária da Escola de Comunicações e Artes (ECA)
Edson Pedro da Silva – bibliotecário da Escola de Comunicações e Artes (ECA)
Felipe Sanches – bibliotecário da Faculdade de Medicina (FM)
Odete Ernestina Pereira – bibliotecária do Instituto de Matemática e Estatística (IME)A Chefe Técnica da Biblioteca do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Stela do Nascimento Madruga, também prestigiou o evento.
A programação começou na ABCD, onde as Chefias apresentaram suas áreas de atuação. Na sequência, ocorreu na Oficina de Digitalização, a demonstração de práticas de digitalização.
Durante a tarde, o grupo visitou a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, conhecendo sua estrutura, setores e procedimentos de conservação de acervos. Em seguida, esteve na Biblioteca Florestan Fernandes (FFLCH), onde foi apresentado o espaço de tecnologia assistiva voltado a pessoas com deficiência visual.
O roteiro foi concluído na Biblioteca Dante Moreira Leite (Instituto de Psicologia), onde os participantes puderam conhecer o sistema de identificação por radiofrequência (RFID) em funcionamento, que agiliza a gestão do acervo e aprimora a experiência do usuário.
Com esses encontros, a ABCD reforça seu compromisso em fortalecer o senso de pertencimento, estimular a troca de experiências e contribuir para a excelência dos serviços prestados à comunidade universitária.
== Galeria de Imagens ==
________________________________________________
-
FAPESP lança chamadas para coleções biológicas e acervos museológicos, bibliográficos e arquivísticos
Cada edital do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa destinará até R$ 75 milhões para subsidiar ações de recuperação de coleções, informatização dos acervos e disponibilização on-line do acesso ao acervo
A FAPESP anuncia o lançamento de duas chamadas de propostas no âmbito do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa do Estado de São Paulo (PAIP): uma para Coleções Biológicas e outra para Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos.
Em cada uma das chamadas, a FAPESP reservou até R$ 75 milhões para apoio à aquisição de equipamentos multiusuários (EMU) e custos de suprimentos e serviços necessários à instalação e operacionalização do equipamento multiusuário (EMU), além de Bolsas de Treinamento Técnico e de Participação em Curso. As propostas selecionadas poderão ter vigência de até 48 meses.
As chamadas priorizarão propostas baseadas em concepções inovadoras de armazenamento, organização e disponibilização das coleções, demonstrando a relevância da coleção para o desenvolvimento de pesquisas e prevendo o desenvolvimento de projetos de caráter cultural e educativo a partir das coleções.
Proponentes devem incluir ao menos uma das várias linhas de pesquisa estabelecidas pelas chamadas, que incluem:
Recuperação de coleções e documentos sob risco de deterioração ou desaparecimento; Digitalização e/ou informatização de acervos; Disponibilização on-line do acesso ao acervo, de uso gratuito; Previsão de atualização de softwares que garantam a preservação e a continuidade da acessibilidade do acervo; Disponibilização on-line de imagens em alta resolução do material, sempre que possível, associadas a informações taxonômicas e séries históricas.
A cada proposta, será exigida uma demonstração de contrapartida institucional, que consiste na capacidade da instituição solicitante de desempenhar uma gestão institucional administrativa, técnica e financeira adequadas, contando com pessoal de apoio técnico dedicado à operação dos equipamentos, à gestão dos acervos e ao apoio aos usuários da instituição e externos.
Na chamada que contempla a infraestrutura de Coleções Biológicas, o objetivo é modernizar e expandir a infraestrutura dessas coleções, promovendo avanços na informatização e gestão de dados biológicos, com foco em atender às necessidades de uma ciência cada vez mais integrada e orientada por dados. Incluem-se na chamada as coleções de herbários, zoológicas e de células e tecidos – neste edital, coleções de cultura de células ou de tecidos e bancos de DNA podem ser objetos de propostas.
Por sua vez, a chamada referente a Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos abrange espaços – físicos ou virtuais – destinados ao armazenamento, pesquisa e divulgação do conhecimento científico, tecnológico, artístico, histórico e cultural, com destaque para a história social, cultural e científica no Brasil. O apoio da FAPESP tem como objeto a infraestrutura relacionada a pesquisa, preservação, digitalização, promoção do acesso universal e de divulgação de acervos e coleções institucionais.
As propostas deverão ser vinculadas a universidades, centros de pesquisa e de documentação, arquivos, bibliotecas e museus públicos e privados sem fins lucrativos, bibliotecas e entidades sem fins lucrativos. Acervos e coleções pessoais não registradas oficialmente em instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos não são consideradas elegíveis.
O pesquisador responsável, enquanto deve ter vínculo empregatício com instituição de pesquisa no estado de São Paulo, excepcionalmente nesta chamada poderá ou não ter vínculo empregatício na mesma Instituição onde será instalado o equipamento.
Propostas devem ser submetidas exclusivamente via SAGe (fapesp.br/sage) até 31 de outubro.
• Chamada de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa em Coleções Biológicas: fapesp.br/17669.
• Chamada de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos: fapesp.br/17670
___________________________________________________________________
Fonte: FAPESP. FAPESP lança chamadas para coleções biológicas e acervos museológicos. 06 agosto 2025. Disponível em: https://fapesp.br/17681/fapesp-lanca-chamadas-para-colecoes-biologicas-e-acervos-museologicos Acesso em 07 julho 2025.
Foto: coleção entomológica do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo – MZUSP (crédito: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP).
-
Conexão remota aos computadores da USP VPN
O serviço de VPN fornece conectividade à rede USP a partir de qualquer computador conectado à Internet e está disponível a docentes, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da USP, desde que o vínculo com a Universidade esteja ativo, mediante o uso da senha única USP .
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP oferece a opção de acesso remoto aos acervos digitais da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais https://www.abcd.usp.br incluindo os conteúdos (e-books, revistas, bases de dados) adquiridos pela própria USP e aqueles disponibilizados a partir do Portal Capes .
O Portal de Busca Integrada da USP é uma importante fonte de informações pois integra em sua interface de busca conteúdos impressos e digitais. Descubra revistas, livros, teses, dissertações e demais recursos informacionais.
Saiba como configurar seu computador.
Para acesso remoto aos acervos basta baixar o aplicativo da Virtual Private Network (VPN) da USP no link: https://servicos.sti.usp.br/vpn/
Em caso de dúvidas sobre o serviço de conexão remota, entre em com a equipe de Atendimento da STI/USP preferencialmente por e-mail no site: https://servicos.sti.usp.br/
___________________________________________________
-
Turnitin na USP: prevenção do plágio e apoio à integridade
O Turnitin é uma ferramenta utilizada na USP para detecção de similaridade de textos e promoção da integridade acadêmica.
A plataforma compara trabalhos submetidos com um vasto banco de dados para identificar similaridades com outros documentos, ajudando a garantir a originalidade dos trabalhos.
A USP oferece o Turnitin tanto para alunos e professores da graduação quanto da pós-graduação.
Detecção de Similaridades: O Turnitin compara textos submetidos com uma vasta base de dados que inclui artigos acadêmicos, páginas da web e trabalhos de alunos.
Relatório de Similaridade: A ferramenta gera um relatório que indica o percentual de similaridade entre o trabalho submetido e outras fontes que contêm textos publicados como revistas, teses, livros, etc.Ferramenta pedagógica: O Turnitin também pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica, auxiliando alunos e professores a aprimorar a escrita acadêmica e evitar o plágio.Acesso:O Turnitin está disponível para docentes e alunos da USP. Os docentes podem acessar a plataforma como instrutores, enquanto os alunos podem ter acesso através de seus orientadores ou por meio de estações de autochecagem das Bibliotecas ou através de matrícula em aulas criadas por seus professores orientadores.Integração com LMS:O Turnitin é integrado a sistemas de gestão de aprendizagem (LMS), como Moodle, facilitando o acompanhamento dos trabalhos e a comunicação entre alunos e professores.Docentes: O acesso à plataforma por docentes da pós-graduação e graduação da USP é feito mediante cadastro e login realizados previamente pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP. Em caso de dúvida ou dificuldade de acesso, envie mensagem ao e-mail: integridade.academica@abcd.usp.br.Alunos: Os alunos podem acessar o Turnitin através de seus orientadores ou por meio das estações de autochecagem disponíveis nas bibliotecas da USP.Estações de Autochecagem: Algumas bibliotecas da USP oferecem estações de autochecagem, onde alunos podem submeter seus trabalhos para análise no Turnitin.Contato: Em caso de dúvidas ou problemas de acesso, é possível entrar em contato com a equipe da biblioteca de sua unidade. ou com a equipe da ABCD: integridade.academica@abcd.usp.brÉ importante utilizar o Turnitin como uma ferramenta de apoio para garantir a originalidade e a integridade acadêmica, não como uma forma de validar o texto final.
A ferramenta pode auxiliar na identificação de similaridades, mas a avaliação final do texto e a decisão sobre a integridade acadêmica são de responsabilidade do aluno e do docente.
Tutorial de uso: A USP oferece um tutorial para o uso do Turnitin para Professores da USP (2025)
————————————————————
Saiba mais sobre o Turnitin e tire suas dúvidas: https://guides.turnitin.com/hc/pt-br
____________________________________