O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
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Trabalhos de Autores da USP no XXIII SNBU 2025
A 23ª edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2025) foi realizada em São Paulo, entre os dias 17 e 20 de novembro de 2025.O evento foi uma iniciativa da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) realizado em parceria com a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da Universidade de São Paulo, tendo como tema Ciência Aberta: realidade (im)possível?
O objetivo do Seminário foi promover a educação continuada das equipes que atuam em bibliotecas acadêmicas e especializadas, além de pessoas interessadas nas temáticas abordadas.
Aqui destacamos os Trabalhos dos Autores da USP no SNBU 2025:
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD
Sarah Lorenzon Ferreira, Adriana Cybele Ferrari – Eixo 5 – Ciência Aberta
Bibliotecas da USP: quatro décadas de curadoria e preservação da produção intelectual https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3953
Sadrac Leite Silva, Waleska Miguel Batista – Eixo 3 – Gestão de Bibliotecas
Contratos de licenciamento com editores internacionais conflitos com a legislação brasileira e a Lei de Licitações https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3934
Escola de Comunicações e Artes ECA
Marina Marchini Macambyra – Eixo 3 – Gestão de Bibliotecas
A catalogação de gravações musicais na Biblioteca da ECA: relato de experiência https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3613
Escola de Educação Física e Esportes EEFE
Solange Alves Santana, Regiane Pereira dos Santos, Ana Lúcia Viveiros de Santana, Ana Carolina dos Anjos Fernandes, Thais Lima Netto – Eixo 4 – Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação
Preservação e acesso: digitalização retrospectiva das teses e dissertações da Biblioteca da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/4017
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ
Thais Cristiane Campos de Moraes, Saad Marcia Regina Migliorato, Silvio – Eixo 4 – Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação
Biblioteca além dos livros: estratégias de comunicação integrada https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/4046
Thais Cristiane Campos de Moraes – Eixo 3 – Gestão de Bibliotecas
Entre demandas e desafios: a multitarefa como realidade na gestão de bibliotecas universitárias https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3714
Faculdade de Educação FE
Daniela Pires, Maria José Paiva Fagundes, Lorena Gnaccarini Falavigna – Eixo 3 – Gestão de Bibliotecas
Memória da educação brasileira a partir dos livros escolares descrição bibliográfica e critérios de raridade na Biblioteca da Faculdade de Educação da USP https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3874
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH
Maria Imaculada da Conceição, Adriana Cybele Ferrari – Eixo 4 – Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação
Exposições culturais em bibliotecas universitárias: práticas de mediação do conhecimento, curadoria colaborativa e inovação tecnológica https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3948
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ
Eliana Mara Martins Ramalho, Eudes Santos Silva, Maria Daniele da Costa, Patricia Tomisawa, Ricardo Augusto Martins – Eixo 3 – Gestão de Bibliotecas
A gamificação nas atividades da biblioteca: o uso do jogo de Escape na apresentação aos calouros https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3933
Faculdade de Saúde Publicada FSP
Lilian Viana, Marianne Farah Arnone – Eixo 4 – Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação
Biblioteca universitária e departamento de ensino: uma parceria para comunicar a memória do campo das Artes na Wikipédia https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3621
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC
Irene Lucinda, Juliana de Souza Moraes, Regina Célia Vidal Medeiros – Eixo 5 – Ciência Aberta
A produção científica em acesso aberto do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP): diagnóstico preliminar https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3954
Regina Célia Vidal Medeiros, Juliana de Souza Moraes, Irene Lucinda – Eixo 1 – Biblioteca e Sociedade
Além dos livros: a Biblioteca Achille Bassi como um espaço de convivência e seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3941
Instituto de Matemática e Estatística IME
Stela Madruga – Eixo 4 – Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação
Letramento informacional e digital na comunidade IME-USP: a Wikipédia como recurso educacional aberto https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3846
Instituto de Relações Internacionais IRI
Giseli Adornato de Aguiar, Maria Marta Nascimento, Aldo Aube de Oliveira – Eixo 1 – Biblioteca e Sociedade
Livros que aproximam mundos: a experiência do Clube do Livro Internacionalista na Biblioteca Universitária do IRI-USP https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3793
Prefeitura do Campus de São Carlos PUSP-SC
Ana Paula Aparecida Calabrez Araujo, Brianda de Oliveira Ordonho Sígolo – Eixo 3 – Gestão de Bibliotecas
Levantamento de um referencial teórico na área de Gestão de Projetos aplicado à Biblioteca Universitária https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3746
Ana Paula Aparecida Calabrez, Emanuela Pap da Silva, Daniela Cristina Mucinhato Ambrósio – Eixo 3 – Gestão de Bibliotecas
Saúde mental e assistência estudantil: a experiência da Biblioteca da PUSP-SC com espaços multifuncionais – https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3744
Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto PUSP-RP
Robson de Paula Araujo, Rogério Ferreira Marques, Lilian Aguilar Teixeira, Amanda Tavares Silva Lima Nascimento – Eixo 2 – Inclusão e Pertencimento
Acessibilidade digital em repositórios institucionais perspectivas regionais e análise à luz da ferramenta AccessMonitor https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3864
Daniel Cerqueira Silva, Robson de Paula Araujo, Rogério Ferreira Marques, Ednilson Medeiros de Brito Filho, Uillis de Assis Santos – Eixo 4 – Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação
Elaboração de e-book com inteligência artificial sobre processos seletivos para mestrado e doutorado https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3666
Robson de Paula Araujo, Fonte-Boa Lázaro Torres; Marcia dos Santos – Eixo 4 – Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação
Aprimoramento estrutural e tecnológico do site da Biblioteca Central do Campus USP de Ribeirão Preto https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3901
Rachel Lione – Eixo 1 – Biblioteca e Sociedade
Entre livros, leitores e encontros uma proposta de clube de leitura na biblioteca universitária https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3720
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Todos os trabalhos do SNBU 2025 estão disponíveis no link: https://portal.febab.org.br/snbu2025
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Bibliotecários como guias na era da Inteligência Artificial IA
Bibliotecários compartilham suas ideias sobre uma nova era de pesquisa e descoberta impulsionada por IA no Library Futures Forum durante a Association of College and Research Libraries (ACRL) Conference em abril de 2025.O Fórum foi um evento exclusivo concebido para fomentar a colaboração, partilhar ideias estratégicas e debater as últimas tendências que impactam a investigação académica e o panorama das bibliotecas. O principal objetivo deste fórum promovido pela Elsevier foi reunir líderes de opinião e especialistas para explorar e abordar questões-chave que moldam o futuro das bibliotecas e da pesquisa acadêmica.
Esta é uma tradução do artigo publicado originalmente na Library Connect de outubro de 2025 pela Elsevier [1].
À medida que a pesquisa e o ensino superior adotam cada vez mais tecnologias baseadas em IA, o papel dos bibliotecários está evoluindo – tanto na orientação dos usuários no cenário em constante mudança da IA quanto na incorporação de novas ferramentas em seus próprios fluxos de trabalho.
Para garantir um futuro sustentável da IA, as bibliotecas precisam de uma visão clara para uma integração eficaz. Este tema foi o foco da discussão entre bibliotecários no Fórum sobre o Futuro das Bibliotecas, durante a conferência da Associação de Bibliotecas Universitárias e de Pesquisa (ACRL), em abril de 2025. Os participantes exploraram os impactos futuros da IA no ensino e na aprendizagem, bem como o papel em constante evolução dos bibliotecários.
Reescrevendo as regras do ensino e da aprendizagem
Um relatório recente mostra que 28% dos estudantes entrevistados já utilizam IA diariamente ou a cada dois dias, e outros 28% a utilizam semanalmente (Librarian Futures Part 4, 2025). Essa tendência só tende a continuar, à medida que o acesso e o uso de ferramentas de IA no meio acadêmico aumentam. No Fórum Library Futures, os participantes da área bibliotecária demonstraram grande interesse em explorar as diferentes maneiras pelas quais a IA está transformando o ensino e a aprendizagem para docentes e alunos em suas instituições.
Um ponto de virada para o pensamento crítico
Bibliotecários presentes no Fórum Futuros das Bibliotecas debateram a gama de impactos que a adoção generalizada de ferramentas de IA entre os estudantes poderia ter, incluindo discussões sobre como o uso regular de IA poderia afetar as capacidades de pensamento crítico dos alunos.
Alguns temiam que os alunos pudessem estar, na prática, terceirizando seu pensamento crítico para a IA. Por outro lado, o uso crescente de ferramentas de IA para o aprendizado destaca a importância cada vez maior de ensinar os alunos a avaliar criticamente os resultados gerados pela IA.
Os participantes do fórum observaram que o uso eficaz da IA requer um tipo específico de pensamento crítico: saber como solicitar, interpretar e avaliar os resultados. A maneira como um usuário instrui a IA a produzir o resultado desejado exige um certo nível de conhecimento em IA e avaliação de informações – de certa forma, é como saber encontrar os recursos certos em um banco de dados.
Uma das principais conclusões do Fórum foi que o próprio pensamento crítico se adaptará para atender às necessidades de um cenário de pesquisa impulsionado pela Inteligência Artificial Geral (IAG). A adoção da IA no ensino, na aprendizagem e na pesquisa está levando os bibliotecários a reconsiderarem o papel do pensamento crítico no processo de aquisição, avaliação e criação de conhecimento.
Avaliando a avaliação
Conforme a conversa no Fórum sobre o Futuro das Bibliotecas prosseguia, os bibliotecários concordaram que a ascensão da IA no ensino superior exige uma reavaliação dos modelos de avaliação, para garantir que permaneçam eficazes e relevantes.
Com o aumento do uso de IA pelos alunos, as avaliações podem evoluir para incorporar seu uso ou se tornarem mais personalizadas para cada aluno individualmente. Em contrapartida, as avaliações também podem se concentrar mais em testar o pensamento crítico, a criatividade e as habilidades de resolução de problemas dos alunos, migrando para formatos offline, como provas orais, trabalhos em grupo, apresentações e outros que limitem a participação da IA.
A evolução dos métodos de avaliação em resposta a um cenário tecnológico em constante mudança não é novidade: como observou uma bibliotecária no Fórum, a chegada da calculadora mudou a forma como a competência matemática era avaliada.
Ferramentas para a transformação
Ao serem questionados sobre as funcionalidades necessárias em ferramentas de IA, os bibliotecários indicaram a transparência, a governança das ferramentas e a supervisão humana como os aspectos mais importantes (Atitudes dos bibliotecários em relação à IA em 2024). Em debates no Fórum, os bibliotecários compartilharam opiniões semelhantes sobre os requisitos que a IA precisa atender para apoiar a pesquisa, a descoberta e o ensino superior da forma mais eficaz.
Em primeiro lugar, os bibliotecários afirmaram que as ferramentas de IA para pesquisadores precisam ser construídas sobre uma base sólida de conteúdo confiável e de alta qualidade proveniente de todas as áreas das ciências e humanidades. Sem essa base sólida de dados de qualidade, os bibliotecários e seus usuários não podem verificar os resultados das ferramentas de IA.
Além disso, as ferramentas de IA precisam ser intuitivas, interoperáveis e bem integradas às plataformas, sistemas e fluxos de trabalho existentes, para que os usuários possam alternar facilmente entre ferramentas e tarefas.
Os bibliotecários presentes no Fórum também enfatizaram a importância da supervisão humana e de um alto nível de transparência no desenvolvimento e uso de ferramentas de IA, para garantir a adesão às práticas éticas adequadas.
A ferramenta certa para o trabalho
Existe uma ampla variedade de ferramentas de IA que os acadêmicos podem utilizar para diversas tarefas em sala de aula e em laboratório.
Um participante observou que, na pesquisa, as ferramentas de IA poderiam melhorar a descoberta de conteúdo relevante. Atualmente, os pesquisadores têm dificuldades para navegar em bancos de dados complexos que exigem conhecimento especializado ou estruturas de consulta e lógica de busca específicas. Com as ferramentas de IA adequadas, a descoberta de conteúdo pode se tornar mais rápida e fácil, permitindo que os pesquisadores dediquem mais tempo à análise de resultados e ao planejamento de experimentos.
De maneira semelhante, diferentes ferramentas de IA poderiam ser usadas para aprimorar o processo de realização de uma revisão de escopo, visualizar resultados e dados de laboratório ou ampliar o conhecimento especializado de um pesquisador sobre um tópico específico.
Os bibliotecários presentes no Fórum concordaram que era imprescindível que quaisquer alterações no fluxo de trabalho de pesquisa fossem desenvolvidas com um alto nível de envolvimento humano. Como refletiu um participante, as ferramentas de IA podem ajudar a aprimorar uma revisão de escopo, mas não podem substituir o processo de tomada de decisão humana.
Com tantas aplicações potenciais para tecnologias de IA especializadas, a própria seleção de ferramentas se tornará uma habilidade crucial, e é uma área em que os bibliotecários podem desempenhar um papel fundamental no apoio a alunos e professores.
Em uma pesquisa recente, 58% dos estudantes relataram que se sentiriam confiantes de que uma ferramenta aprovada pela biblioteca estaria alinhada à política de IA de sua instituição, tornando-os, portanto, mais propensos a usá-la (Librarian Futures Part 4 2025). No entanto, de acordo com a pesquisa de Lo de 2024, 70% dos bibliotecários acreditam não estar preparados para adotar ferramentas de IA de última geração nos próximos 12 meses. Essa lacuna indica a necessidade de maior desenvolvimento profissional para bibliotecários em relação à avaliação de ferramentas de IA – um tema que os participantes do Fórum Library Futures consideraram de grande importância.
Biblioteconomia preparada para o futuro
A conversa no Fórum sobre o Futuro das Bibliotecas então se voltou para o papel em transformação do bibliotecário nesta nova era. Os participantes concordaram que, à medida que a IA se desenvolve e se infiltra mais profundamente no ecossistema de pesquisa, as funções dos bibliotecários evoluirão em paralelo.
Alguns elementos da função tradicional do bibliotecário serão cada vez mais apoiados pela IA – por exemplo, a gestão de metadados e o desenvolvimento de acervos. Nos serviços de referência, é provável que os bibliotecários interajam com seus usuários de novas maneiras, como ministrando workshops ou fornecendo recursos focados em técnicas eficazes de busca ativa ou recuperação de informações.
Também poderemos observar o surgimento de novas funções especializadas para bibliotecários em torno da avaliação e integração de ferramentas de IA, ou uma maior ênfase em funções focadas no engajamento com os usuários fora da biblioteca. Como sugeriu um bibliotecário, talvez essa mudança de papéis permita uma interação mais humana, o que poderia tornar o impacto do bibliotecário em sua instituição mais visível.
Os bibliotecários presentes no Fórum concordaram que, embora bibliotecários em início de carreira possam receber treinamento em IA como parte de sua formação acadêmica, bibliotecários já consolidados em suas funções provavelmente precisarão buscar proativamente oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional se quiserem acompanhar o cenário em constante mudança.
Proativo, preparado, capacitado
Há anos, bibliotecários vêm se empenhando no desenvolvimento de programas de alfabetização em IA, na construção de estruturas de avaliação, na consideração de implicações éticas, no teste de ferramentas de IA e assim por diante. No entanto, é preciso fazer mais — e em ritmo mais acelerado — à medida que a própria tecnologia continua a evoluir e a comunidade de pesquisa se adapta a ela. Como disse um bibliotecário presente no Fórum: “Precisamos ser proativos em vez de reativos”.
Em última análise, por meio de conversas e explorações no Fórum, os participantes identificaram diversas maneiras de serem proativos e se prepararem (e prepararem seus financiadores) para um futuro da pesquisa impulsionado pela IA:
Desenvolvimento profissional: Os bibliotecários não podem orientar suas instituições sem o devido treinamento. Com o apoio adequado e oportunidades de desenvolvimento profissional, estarão bem preparados para guiar seus usuários nesta nova era de pesquisa e ensino superior.
Ferramentas de IA projetadas para pesquisa: A comunidade científica precisa de IA personalizada para atender às suas necessidades – baseada em conteúdo confiável, com resultados verificáveis, transparência integrada e uma base de princípios de IA responsáveis e éticos.
Diretrizes, governança e orientação: os bibliotecários podem desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de políticas de IA para suas instituições, aproveitando suas habilidades em alfabetização informacional, ética e privacidade, por exemplo.
Com esses elementos implementados, os bibliotecários podem ser proativos no estabelecimento de altos níveis de alfabetização em IA em suas instituições.
Ao desenvolver a alfabetização em IA em todo o ecossistema de pesquisa, os bibliotecários podem ajudar a salvaguardar sua integridade e sustentabilidade.
Referências
Technology from Sage. (2025). (rep.). Librarian Futures Part 4. Retrieved June 2025, from https://www.technologyfromsage.com/whitepapers/
Elsevier. (2024). (rep.). Librarian attitudes towards AI. Retrieved June 2025, from https://www.elsevier.com/insights/attitudes-toward-ai/librarians.
Lo, L. (2024). Evaluating AI literacy in Academic Libraries: A survey study with a focus on U.S. employees. College & Research Libraries, 85(5). https://doi.org/10.5860/crl.85.5.635
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[1] Fonte: ELSEVIER. Librarians as guides in the age of AI. Library Connect, Oct. 2025. Disponível em: https://www.elsevier.com/connect/librarians-as-guides-in-the-age-of-ai Acesso em: 13 out. 2025.
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Plataforma Dimensions Analytics na USP: pesquisas, impacto e análises cientométricas ao seu alcance
Com a multiplicação de documentos disponíveis e a grande complexidade dos recursos digitais essenciais ao avanço estratégico da pesquisa científica, opções cada vez mais inteligentes e abrangentes são necessárias para que as universidades e seus pesquisadores se destaquem.
Assim, para uma Universidade do porte e da importância da Universidade de São Paulo, detentora do maior número de publicações científicas na América Latina e reconhecida importância nos mais relevantes rankings internacionais, a Plataforma Dimensions Analytics é um recurso de grande valor, tanto para as pesquisas quanto para realizar análises bibliométricas e cientométricas.
Mas antes, vamos saber um pouco mais sobre a Plataforma Dimensions
Mantida pela Digital Science, a Plataforma Dimensions Analytics é um sistema analítico e um metabuscador que disponibiliza informações sobre publicações científicas multidisciplinares tais como artigos de revistas, livros e capítulos de livros, assim como patentes, conjuntos de dados científicos, ensaios clínicos, documentos de políticas públicas vinculados a publicações e citações, além de diversos recursos de busca e análise pelas mais variadas áreas de conhecimento.
Com informações baseadas nos registros do Digital Object Identifier (DOI), a Plataforma oferece acesso a um imenso conjunto de publicações científicas e acadêmicas identificadas pela Crossref, sem restrição ou seleção de conteúdo, ao contrário do que acontece em Bases de Dados eletivas como a Web of Science e a Scopus.
== A Plataforma Dimensions Analytics oferece ==
- Possibilidade de pesquisar informações a partir de conteúdos e documentos que abrangem publicações, subsídios, patentes, ensaios clínicos, conjuntos de dados e citações em documentos de políticas públicas.
- Capacidade de pesquisar o texto completo da maioria das publicações – não apenas obter resumos e índices
- Um amplo conjunto de filtros, incluindo sistemas de categorias especializadas, acesso aberto, países, instituições, editoras e financiadores.
- Opções mais avançadas para construir pesquisas estruturadas e definir os grupos de entidades dos próprios usuários
- Capacidades aprimoradas de análise e exploração de dados visuais
- Limites de exportação aumentados por download por meio de API
- Possibilidade de criar alertas por e-mail
== Como acessar a Plataforma Dimensions na USP ==
Para acessar e utilizar a Plataforma Dimensions na USP é necessário utilizar uma conexão de IP de computador autorizado da Universidade de São Paulo e registrar-se, ou utilizar acesso remoto via VPN.
O acesso à Plataforma Dimensions Analytics está disponível a toda à comunidade da Universidade de São Paulo.
Registre-se para utilizar. Dessa forma, terá acesso a todas as funcionalidades do Dimensions Analytics (https://app.dimensions.ai/
discover/publication). == Conteúdos e possibilidades de pesquisa utilizando Dimensions ==
Para garantir que os dados no Dimensions atendam às necessidades de uma instituição, a Digital Science fornece aplicativos que oferecem um único ponto de pesquisa em todos os tipos de conteúdo.
A vinculação de dados permite que o usuário visualize os itens retornados em contexto, obtenha novos insights de análises complexas e rastreie as relações entre os resultados; por exemplo, é possível analisar os financiadores ou subsídios por trás de uma publicação ou identificar quando uma pesquisa publicada foi citada em uma patente ou ainda se houve a uma menção dessa publicação em um documento de políticas públicas.
Qualquer artigo ou item publicado que tenha registro DOI aparece na Plataforma Dimensions Analytics, podendo ser rastreado e analisado, bem como seus autores e instituições de vínculo, além das fontes de informação.
Os indicadores incluem desde a contabilização da produção de pesquisa até o registro de indicadores de impacto baseados em citações, bem como indicações de atenção nas redes sociais por meio da ferramenta Altmetric. Há também indicadores que medem a atividade de colaboração e a distribuição de publicações disponíveis em acesso aberto.
As atualizações das informações contidas na Plataforma Dimensions Analytics são diárias para Publicações, Dados de Pesquisa, Estudos Clínicos e Documentos de Políticas; semanais para Patentes e mensais para informações sobre Subsídios e Financiamento de Pesquisa.
== Aproveite para saber mais ==
Quick Start Video: https://www.youtube.
com/watch?v=xMyXrdUz1R4 Materiais descritivos e tutoriais: https://www.abcd.
usp.br/apoio-pesquisador/ indicadores-pesquisa/ dimensions-analytics/ ______________________________
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O futuro dos bibliotecários: relatórios técnicos sobre a relação entre bibliotecários e estudantes na era digital
Em 2025, a Technology from Sage lançou uma série de relatórios técnicos intitulados Librarian Futures que exploram a relação entre bibliotecários e usuários na era digital.Os relatórios buscam expandir pesquisas anteriores sobre o “futuro da biblioteca”, particularmente ideias de a biblioteca se inserir “na vida do usuário” para manter a relevância e o impacto de sua missão na era digital em rede.
Seu foco está em bibliotecas acadêmicas e seus usuários, mas esperamos que as descobertas também sejam de interesse mais amplo.
Analisa as tendências atuais nas interações e na compreensão entre bibliotecários e usuários, ao mesmo tempo que apresenta algumas “provocações de inovação” para ajudar a vislumbrar o futuro.
O projeto Librarian Futures [1] também buscou explorar como essa “identidade digital” poderia ser, posicionando o bibliotecário no centro de nossa análise. É o resultado da pesquisa mais abrangente já realizada com bibliotecários e usuários sobre fluxos de trabalho de usuários – com mais de 4.000 entrevistados.
Também foram entrevistados diversos bibliotecários e partes interessadas da área de bibliotecas para aprimorar os resultados da pesquisa, além de incorporar uma série de contribuições valiosas de vários parceiros (como OpenAthens, Springshare e scite). Dados da Lean Library sobre fluxos de trabalho de usuários também são fornecidos.
À medida que a era digital continua a revolucionar a forma como aprendemos, é essencial que as bibliotecas acadêmicas acompanhem essas mudanças.
No entanto, como mostram as conclusões do nosso relatório “Librarian Futures” e do subsequente projeto de pesquisa, ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que as bibliotecas acadêmicas atendam às necessidades em constante evolução dos estudantes do século XXI.
Os relatórios do projeto de pesquisa são particularmente relevantes pois contaram com contribuições significativas dos próprios estudantes. Quem melhor para fornecer informações sobre as necessidades e expectativas em constante mudança dos estudantes do que aqueles que estão atualmente navegando pelo cenário acadêmico?
As conclusões deste projeto revelam uma série de tendências e desafios importantes que as bibliotecas acadêmicas enfrentam hoje, incluindo a necessidade de maior alfabetização digital e suporte mais personalizado para os estudantes.
Confira as principais conclusões de cada Relatório do Projeto Librarian Futures.
= Liderança bibliotecária na fronteira da Inteligência Artificial =O que as perspectivas de estudantes e bibliotecários podem nos dizer sobre o papel da IA no ensino superior e sobre a liderança dos bibliotecários nessa nova fronteira? Com base em pesquisas globais com mais de 1.000 estudantes e 300 bibliotecários, as descobertas revelam uma relação complexa entre confiança, capacidade e credibilidade no uso acadêmico da IA.
Principais conclusões
Mais da metade dos estudantes relata usar ferramentas de IA como o ChatGPT em suas pesquisas, mas apenas 8% disseram que seus bibliotecários os apoiaram no uso da IA.
Apesar disso, a confiança dos alunos nos bibliotecários permanece alta, com mais da metade afirmando que se sentiriam mais confiantes em usar ferramentas de IA se fossem recomendadas por seu bibliotecário.
Os estudantes citam a incerteza em torno da integridade acadêmica como um motivo para hesitar em usar a IA de maneiras mais profundas.
27% dos estudantes não procurariam ninguém em sua instituição para obter orientação sobre IA — mais do que aqueles que recorreriam a um bibliotecário (17%).
= Panorama das habilidades do Bibliotecário =O segundo relatório Librarian Futures levantou a seguinte questão: como as bibliotecas acadêmicas podem se envolver mais profundamente na jornada de aprendizado dos alunos de graduação?
Este novo relatório, em parceria com a Skilltype, explora as habilidades emergentes necessárias para cumprir a missão de uma biblioteca – em uma década marcada por mudanças sociais, políticas e tecnológicas – e atender às necessidades dos usuários de bibliotecas da atualidade. Reunimos perspectivas globais de mais de 2.000 profissionais de bibliotecas acadêmicas, desde bibliotecários da linha de frente até diretores de bibliotecas, para garantir um conjunto representativo de insights para o relatório.
Principais conclusões
Os bibliotecários têm muita confiança em sua capacidade de atender os usuários, mas menos da metade concorda que se sente confiante em progredir na carreira.
Muitos bibliotecários (37%) sentem-se despreparados para responder às perguntas dos usuários sobre o uso de IA generativa em seus estudos.
Menos de 20% dos bibliotecários sentem que seu esforço para aprender novas habilidades é valorizado pelos alunos.
= A lacuna de conhecimento entre Bibliotecários e Estudantes =Em 2021, o primeiro Relatório sobre os Futuros do Bibliotecário revelou áreas de desalinhamento entre o suporte e os recursos priorizados pela biblioteca e as áreas mais apreciadas pelos usuários, com base em uma pesquisa em larga escala com bibliotecários e seus usuários. Para construir um panorama mais detalhado, encomendamos um projeto de pesquisa liderado por estudantes em 2022, buscando compreender melhor as perspectivas dos alunos sobre a experiência universitária e, mais especificamente, sobre listas de recursos e leituras para a sala de aula.
Principais conclusões
Existe uma lacuna de conhecimento entre o que os alunos precisam da sua experiência de aprendizagem em sala de aula e o que lhes é oferecido pela biblioteca.
Apenas 12% dos alunos afirmaram ter participado de treinamento em alfabetização informacional, embora nunca tenha existido uma habilidade tão crucial para os alunos desenvolverem.
75% dos alunos não viam os bibliotecários como pessoas que os ajudavam a ter acesso a recursos, e a maioria dos alunos ainda vê a biblioteca como um prédio e um acervo, o que os coloca em desacordo com a percepção que os bibliotecários têm de si mesmos.
= Mapeando comportamentos e relacionamentos entre bibliotecários e usuários na era digital em rede =O que o futuro reserva para a relação entre bibliotecário e usuário? Baseado em uma pesquisa de grande escala com 4.000 bibliotecários e usuários, o relatório “Futuros da Biblioteca” examina os fluxos de trabalho e os relacionamentos entre bibliotecários e usuários.
Ele se baseia em pesquisas anteriores sobre o futuro da biblioteca, colocando o bibliotecário no centro da análise. Examinando as tendências atuais nas interações e na compreensão entre bibliotecários e usuários, o relatório propõe “provocações à inovação” para ajudar a vislumbrar o futuro.
Principais conclusões
Existe uma lacuna de conhecimento entre os usuários e a extensão total do apoio bibliotecário disponível, e entre os bibliotecários e as necessidades emergentes de seus usuários. Este relatório examina como essa lacuna de conhecimento pode estar contribuindo para a percepção da diminuição da importância do bibliotecário na experiência do usuário.
79% dos docentes e 74% dos alunos agora iniciam seu processo de descoberta fora da biblioteca, em sites como o Google Acadêmico, mas o reconhecimento e a utilização dos serviços da biblioteca permanecem altos.
Os bibliotecários são muito apreciados pelos seus usuários, significativamente mais do que os próprios bibliotecários previam. 84% dos professores que utilizam os serviços da biblioteca apreciam muito ou bastante o trabalho dos bibliotecários.
== REFERÊNCIA ==
[1] TECHNOLOGY FROM SAGE. Librarian Futures. SAGE, 2025. Relatórios disponíveis para download em: https://www.technologyfromsage.com/whitepapers/
