O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
- Novembro 2025
- Outubro 2025
- Setembro 2025
- Agosto 2025
- Julho 2025
- Junho 2025
- Maio 2025
- Abril 2025
- Março 2025
- Fevereiro 2025
- Janeiro 2025
- Dezembro 2024
- Novembro 2024
- Outubro 2024
- Setembro 2024
- Agosto 2024
- Julho 2024
- Junho 2024
- Maio 2024
- Abril 2024
- Março 2024
- Fevereiro 2024
- Janeiro 2024
- Dezembro 2023
- Novembro 2023
- Outubro 2023
- Setembro 2023
- Agosto 2023
- Julho 2023
- Junho 2023
- Maio 2023
- Abril 2023
- Março 2023
- Fevereiro 2023
- Janeiro 2023
-
Conheça a Programação do 23º SNBU 2025
A 23ª edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2025) tem como tema Ciência Aberta: realidade (im)possível?, tendo como anfitriã a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da Universidade de São Paulo.O evento será realizado na cidade de São Paulo, SP, entre os dias 17 e 20 de novembro de 2025.
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569, Consolação, CEP: 01307-001 – São Paulo, SP.
O SNBU é uma iniciativa da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), para promover a educação continuada das equipes que atuam em bibliotecas acadêmicas e especializadas, além de pessoas interessadas nas temáticas abordadas.
Confira a Programação Geral do SNBU: https://doity.com.br/snbu2025#schedule
A programação das mesas colaborativas de apresentações de trabalhos do SNBU 2025 já está disponível no link: https://bit.ly/TrabalhosSNBU2025
-
CAPES lança Guia de Interoperabilidade da Pós-Graduação
A CAPES/MEC lançou no dia 16 de outubro de 2025, o Guia de Interoperabilidade da Pós-Graduação. O documento apoiará bibliotecários, profissionais de tecnologia da informação e coordenadores de programas na organização, padronização e integração de dados entre os sistemas institucionais e a Plataforma Sucupira.
A cerimônia ocorreu no Auditório Anísio Teixeira, na sede da Coordenação, em Brasília.
“A gestão da informação é basilar para planejar, executar e avaliar uma agenda de políticas públicas. Ao longo do tempo, a CAPES/MEC tem utilizado as informações do sistema na Plataforma Sucupira para subsidiar as políticas de fomento e aprimorar os processos de avaliação da pós-graduação”, disse o diretor de Avaliação da Coordenação, Antonio Gomes de Souza Filho, na abertura do evento.
“Chegou o momento de avançar na gestão da informação desde a confiabilidade da fonte nas instituições, passando pela transferência dos dados para as bases da CAPES/MEC, até a segurança da informação”.
Também compuseram a mesa de abertura o diretor de Programa da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Econômicas do Ministério da Educação (MEC), Daniel Castro, e o analista de Negócios Sênior da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) Robson Almeida.
O guia traz orientações práticas sobre padrões e protocolos de interoperabilidade, materiais de apoio e exemplos de aplicação real, além de notícias e atualizações sobre iniciativas de integração de dados na pós-graduação.
O objetivo é facilitar o compartilhamento de informações e promover a qualidade dos dados e, com isso, estimular a inovação na gestão da pós-graduação.
No contexto da pós-graduação brasileira, interoperabilidade de dados significa permitir que diferentes sistemas, de uma instituição ou entre instituições, troquem informações de maneira compreensível e segura. Isso envolve, por exemplo, registros de pós-graduandos e professores, disciplinas, projetos de pesquisa e produção intelectual.
A iniciativa foi pensada para atender pró-reitores de Pós-Graduação (ou cargos equivalentes), coordenadores de programa de pós-graduação, bibliotecários, gestores de repositórios institucionais e gestores de tecnologia da informação e de dados das instituições de ensino superior.
O Guia de Interoperabilidade da Pós-Graduação resulta do trabalho conjunto da Rede de Integração da Comunidade Acadêmica da Pós-Graduação (RICA|PG), coordenada pela CAPES/MEC. Mais do que um documento técnico, essa atuação visa à cooperação entre instituições, promovendo uma cultura de integração e confiança mútua.
Assista à íntegra da cerimônia de lançamento do Guia de Interoperabilidade da Pós-Graduação.
Saiba mais: https://sucupira.capes.gov.br/guia-de-interoperabilidade/introducao/guia-pratico
________________________________________________________
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
-
28ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP 2025: Atividades nas Bibliotecas
De 20 a 26 de outubro de 2025, a XXVIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP será comemorada juntamente com a Semana Internacional do Acesso Aberto, com o tema “Quatro décadas preservando e compartilhando o conhecimento da USP: o legado das Bibliotecas”.No dia 21 de outubro de 2025 será realizado o evento sistêmico alusivo ao tema da Semana na USP no Auditório FEA 5, em São Paulo.
Reservem esta data para estarem conosco e celebrarem essa história, ao mesmo tempo em que refletimos sobre os desafios contemporâneos, que incluem: a ciência aberta e seus desdobramentos, a gestão de repositórios institucionais de publicações, como dar mais visibilidade às produções artísticas e à cultura produzida nas universidades, como preservar a memória, como promover os ODS são alguns dos temas que serão abordados.
Saiba mais e inscreva-se para participar: https://doity.com.br/semana-livro-biblioteca-21-outubro-2025
Além do evento sistêmico que é gratuito e aberto ao público, diversas atividades gratuitas serão realizadas em vários locais do campus da USP em São Paulo e também nos campi do interior.
Confira a Programação de atividades nas Bibliotecas da USP nesta Semana especial:
Biblioteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH
- 21/10 – Vídeo comemorativo dos 40 anos da coleta e divulgação da produção intelectual da USP pelas Bibliotecas.
Nas redes sociais da Biblioteca da EACH. - 24/10 – 13h – O que contam os nossos números: a história da produção acadêmica da EACH”. Lançamento do Dashboard da produção acadêmica da EACH, desenvolvido pelo analista de sistemas da Unidade, Antônio Carlos de Oliveira Macedo. Local: Auditório Verde da EACH.
Biblioteca da Escola de Enfermagem – EE
- Pós-Graduandos Angolanos em Foco: Oficina sobre Estratégias de Busca em Informação Científica
Data: 20 de outubro de 2025 – 9:30h – 11:30h – Local: 2º andar da Biblioteca
Público-alvo: pós-graduandos angolanos da Escola de Enfermagem da USP
Biblioteca da Escola de Educação Física e Esporte – EEFE
- Exposição “do acervo à ação: a biblioteca da EEFE-USP em movimento”
Data: de 20 a 31 de outubro de 2025. Horário: das 8h às 18h.
Local: Biblioteca Cyro de Andrade – EEFE - 29/10 – 17h às 18h – Encontro do Clube de Leitura “Corpo que conta”. Local: Biblioteca Cyro de Andrade – EEFE-USP
Conto selecionado: A força humana, de Rubem Fonseca.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/clubedeleituraeefeusp
Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC
- Exposição das publicações de 2025 dos docentes da EESC que atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS (com dados foram extraídos do SciVal em 02/10/2025).
- 23/10 – Oficina “Identificadores de autor nas bases de dados”, ministrada pela Bibliotecária Flávia Helena Cassin, em dois horários: 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h (inscrições e mais informações: https://doity.
com.br/oficina-identificadores ).
- Palestra “Capacitista? Eu?”, ministrada pela Dra. Alessandra Daniele Messali Picharillo no dia 31/10 das 9h às 11h (inscrições e mais informações: https://doity.
com.br/palestra-capacitismo).
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design – FAU
- 20/10 a 10/11 – Exposição: coleções e transparências – Curadoria: Clara Troia Homem de Melo e Eduardo Pizarro. Local: Biblioteca da FAU-USP. A exposição propõe uma reflexão acerca do papel dos acervos na construção e revisão do imaginário da arquitetura brasileira. A partir de um recorte das 45 coleções de arquitetos e arquitetas preservadas pela FAU-USP — com desenhos, croquis, maquetes, fotografias e correspondências —, a mostra evidencia como esses documentos moldam a memória coletiva e revelam diferentes modos de pensar e representar o espaço. Inspirada nas ideias de transparência literal e fenomenal de Colin Rowe e Robert Slutzky, a exposição propõe o acervo como uma instância permeável e ativa que, por meio do desenho, permite ver e atravessar as camadas históricas, críticas e sensíveis que formam o pensamento e o fazer arquitetônico no Brasil.
- 29/10 – 14:30 – Roda de conversa coleções e transparências com com Artur Rozestraten (Professor FAU-USP), Bárbara Francelin (Mestranda FAU-USP), Gisele de Brito (Bibliotecária Chefe FAU-USP), Helena Ayoub (Professora FAU-USP), Maira Rios (Professora Escola da Cidade), Sátiro Nunes (Arquivista do Arquivo Histórico Municipal da Prefeitura de São Paulo). Local: Biblioteca da FAU-USP (patamar)
Biblioteca da Faculdade de Medicina – FM
- 23/10 | 10:00 – 12:00 – Como publicar seu artigo sem custo e em acesso aberto: acordos transformativos. Com Valéria Vilhena
Inscreva-se: https://doity.com.br/acordos-aovivo
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=YtsrzSpKNnc - 24/10 | 10:00 – 11:00 – OPI – Repositório Institucional: 15 anos coletando, organizando e fornecendo métricas da produção do sistema FMUSP-HC. Com Rosa Fischi
Inscreva-se https://doity.com.br/opi-aovivo
Acesse: https://www.youtube.com/live/kVBDw3uluFc
Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB
- Campanha de Preservação do Acervo: por meio de exposição e informações disponíveis em diferentes áreas da Biblioteca, serão divulgados dez cuidados simples e importantes que todos podem praticar.
Biblioteca da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – FZEA
- 20/10 – Desvendando as Bases Acadêmicas: Web of Science, Scopus e Portal CAPES. Palestrantes: Bibliotecárias Érica Beatriz Pinto Moreschi de Oliveira e Vanessa Rodrigues Pellegrini.
10h: Inscreva-se aqui
13h: Inscreva-se aqui - 22/10 – Revisões Sistemáticas na Prática: do Planejamento à Execução. Palestrante: Bibliotecário e Doutor em Ciências da Saúde Martins Fideles dos Santos Neto.
Inscreva-se aqui - 23/10 – Zotero: Gerenciador de Referências Bibliográficas. Palestrantes: Bibliotecárias Érica Beatriz Pinto Moreschi de Oliveira e Vanessa Rodrigues Pellegrini.
10h: Inscreva-se aqui
13h: Inscreva-se aqui - 24/10 – Entre Dados e Descobertas: IA na Prática para Acelerar sua Pesquisa. Palestrante: Analista de Sistemas e Bibliotecária Thais Cristiane Campos de Moraes (ESALQ/USP).
Inscreva-se aqui
Biblioteca do Conjunto das Químicas – CQ
- Exposição “60 que lá vem história: seis décadas entre o ontem e o hoje na Biblioteca do Conjunto das Químicas”
A partir de 20 de outubro de 2025. Horário: das 8h às 22h. Local: Biblioteca do Conjunto das Químicas
Biblioteca do Instituto de Ciências Biomédicas – ICB
- 20 a 24/10 – Hashtag: Produção literária do Instituto de Ciências Biomédicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS da Agenda 2030 – Exposição Interativa
- 20 a 24/10 – Visitas Guiadas às Obras Raras. Inscrições: https://forms.gle/QdCrmobdTmLKJ9C56
Biblioteca do Instituto de Física – IF
- 20/10 – A partir das 13h30 – Tarde de Jogos em parceria com o Ludusp (IAG)
- De 20 a 24/10 – Doação de livros (Book Crossing) + Exposição dos resultados do formulário de consulta à comunidade
- 24/10 – 15h – Roda aberta de conversa sobre a reforma – em parceria com o Cefisma + Coordenação da Biblioteca + Diretoria do IF.
Biblioteca do Instituto de Matemática e Estatística – IME
- 23/10 – 16h – O povo vs. a desinformação: caminhos de enfrentamento para bibliotecas
Palestrante: Enrique Muriel-Torrado, Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSC; editor da Revista Encontros Bibli.
Transmissão: Canal do YouTube da Biblioteca do IME: https://www.youtube.com/@bibliotecaimeusp/streams
Biblioteca do Instituto de Psicologia – IP
- De 20 a 31/10/2025: Exposição “EnvelheSER: perspectivas interdisciplinares sobre envelhecimento e longevidade”. Local: Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da USP.
Biblioteca do Museu de Zoologia – MZ
- 23/10 – 14h – Apresentação “Boas Práticas no Uso de Inteligência Artificial IA em Pesquisa Científica” – Viviane Neves dos Santos – Bibliotecária – Chefe da Seção de Acesso à Informação. Inscreva-se
- 23/10 – 15h – Oficina de Origami: Mandala/Marca Página* – Johnny Ferreira – Pós-graduando Museu de Zoologia USP. * A Biblioteca fornecerá o material a ser utilizado, traga apenas sua tesoura. Inscreva-se.
_________________________________________
- 21/10 – Vídeo comemorativo dos 40 anos da coleta e divulgação da produção intelectual da USP pelas Bibliotecas.
-
USP é a latino-americana mais bem classificada no THE World Ranking 2025
A USP é a melhor universidade latino-americana, de acordo com o THE World University Rankings, um dos principais rankings universitários internacionais. Elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), o ranking foi divulgado no dia 9 de outubro de 2025.Esta é uma reprodução da matéria publicada no Jornal da USP [1].
Classificada no grupo de 201-250, a USP se iguala a instituições como a Universidade de Illinois (Estados Unidos), Universidade de Surrey (Reino Unido), Universidade de Wollongong (Austrália), Universidade Tianjin (China) e Universidade de Tel Aviv (Israel).
No topo da lista está a Universidade de Oxford, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês); Universidade Princeton e Universidade de Cambridge estão empatadas na terceira colocação. Das dez primeiras posições, sete são de instituições norte-americanas.
A USP melhorou em 9 dos 18 indicadores adotados pelo ranking: reputação acadêmica, número de doutores titulados, orçamento, relação doutorados/bacharelados, reputação em pesquisa, investimentos em pesquisa, número de estudantes estrangeiros, colaboração internacional e captação de recursos da indústria.
“Neste ano, o destaque positivo desse ranking fica para o eixo Ensino, em que melhoramos em 4 dos 5 indicadores e subimos da 78ª para a 68ª colocação global nessa dimensão. No eixo Ambiente de Pesquisa, estamos na 107ª posição global e no eixo Indústria, na 128ª colocação”, destaca a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Fátima Nunes.
Ao todo, o Brasil tem 59 instituições classificadas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira mais bem posicionada, no grupo entre 351-400.
Em seguida, aparecem a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no grupo de 601-800.
Na edição deste ano, o ranking avaliou cerca de 2.100 instituições de ensino superior de 115 países.
A avaliação levou em conta 18 indicadores, agrupados em cinco eixos: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade da Pesquisa, Indústria e Internacionalização.
== Referência ==
[1] YAMAMOTO, Érica. USP é a latino-americana mais bem classificada no THE World Ranking. Jornal da USP, 09 out. 2025. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/usp-e-a-latino-americana-mais-bem-classificada-no-the-world-ranking/
-
Coleções Alexander Street estão disponíveis no Portal de Periódicos da Capes
A Alexander Street é uma plataforma acadêmica líder que oferece coleções multimídia cuidadosamente selecionadas para apoiar a pesquisa, o ensino e a aprendizagem em diversas disciplinas, com ferramentas interativas que promovem o engajamento.É uma plataforma acadêmica de streaming que oferece coleções selecionadas de vídeos e áudios em áreas como história, música e ciências sociais — ideal para pesquisa, ensino e aprendizagem.
O acesso às coleções da Alexander Street (part of Clarivate) está disponível à comunidade científica por meio do Portal de Periódicos da Capes, mediante identificação via rede CAFe ou a partir do uso de um IP de computador autorizado da universidade, incluindo acesso remoto via VPN.
Os links estão disponíveis na Lista de Base de Dados da ABCD: https://www.abcd.usp.br/bases-dados/
Coleções disponíveis:
Music Online: Listening CollectionUma vasta biblioteca de áudio em streaming com mais de 14 milhões de faixas, abrangendo gêneros como música clássica, jazz, world music, música popular, música americana, popular e histórica. Ideal para pesquisa e educação musical, inclui gravações raras e ferramentas avançadas para análise e aprendizado.
Contém conteúdo musical e global para pesquisa, educação e análise. A Music Online: Listening Collection oferece um vasto acervo abrangendo períodos históricos, garantindo acesso abrangente a gravações conhecidas e raras.
Fornece acesso a gravações raras de artistas renomados e arquivos prestigiados, como EMI, Smithsonian e Universal.
Possui recursos de análise avançados: funcionalidades como visualizador de forma de onda, criação de clipes e notas explicativas para download permitem pesquisas detalhadas e aprendizado aprofundado.
Music Online: Classical Scores Library CollectionUm arquivo digital abrangente de partituras clássicas e contemporâneas, desde o período medieval até os dias atuais. Apoia o estudo acadêmico e a prática de performance, com obras de quase 5.000 compositores em todos os principais gêneros musicais.
Coleção digital extensa de partituras clássicas e contemporâneas protegidas por direitos autorais. Oferece acesso a partituras de todos os principais gêneros e períodos musicais, desde a Idade Média até o século XXI. Inclui partituras completas, de estudo, para piano e vocais, com obras de quase 5.000 compositores — de ícones como Bach e Mozart a vozes contemporâneas como Kaija Saariaho.
O catálogo apoia o estudo acadêmico, a prática de performance e a pesquisa interdisciplinar, permitindo a exploração dos contextos históricos, culturais e emocionais que moldaram os estilos e práticas musicais. Catálogo expansivo de partituras: Acesso a mais de 71.000 partituras de quase 5.000 compositores de todos os gêneros e períodos.
Fornecedores renomados: Inclui editoras como Boosey & Hawkes, Schott Music e Barry S. Brook Center. Ferramentas educacionais e de indexação: Ferramentas para anotações, criação de playlists, integração com LMS e navegação eficiente por meio de indexação detalhada.
Digital Library of the Catholic ReformationRecurso essencial para o estudo das transformações teológicas e sociais dos séculos XVI e XVII. Inclui escritos de mais de 270 autores, como Erasmo e Sir Thomas More, com sermões, tratados e textos confessionais.
Textos fundamentais sobre teologia e mudanças sociais da era da Reforma É um recurso valioso para historiadores, teólogos, cientistas políticos e sociólogos que estudam os tumultos religiosos e sociais dos séculos XVI e XVII. Oferece acesso a uma ampla gama de obras fundamentais da era da Reforma e pós-Reforma. Com textos de mais de 270 autores, a coleção inclui escritos teológicos, comentários bíblicos, documentos confessionais, obras sociais e políticas, sermões, cartas, tratados polêmicos e outros documentos essenciais desse período crítico da história europeia.
Autores em Destaque:
• Erasmo — Filósofo e estudioso cristão holandês, autor do Enchiridion militis Christiani, que critica o formalismo religioso.
• Sir Thomas More — Jurista e filósofo inglês, opositor da Reforma Protestante e da separação da Igreja Anglicana, o que levou à sua execução.
• Thomas Stapleton — Teólogo católico inglês e polemista
Digital Library of Classic Protestant TextsUma rica coleção de textos fundamentais da Reforma Protestante, abrangendo 350 anos. Com obras de Martin Luther, Ulrich Zwingli e outros, oferece sermões, palestras e debates teológicos cruciais para a pesquisa histórica e religiosa.
The Digital Library of Classic Protestant Texts é um recurso abrangente para estudiosos da Reforma Protestante, oferecendo acesso a uma vasta gama de obras fundamentais dos séculos XVI e XVII. Inclui sermões e palestras de líderes proeminentes da Reforma, como John Edmund Cox, Thomas Cranmer e Samuel Annesley.
Teólogos em Destaque:
• Martinho Lutero (1483–1546) — Teólogo alemão e reformador religioso, figura central da Reforma Protestante. A coleção inclui diversas obras em latim com suas ideias controversas sobre a Igreja Católica.
• Ulrich Zwingli (1484–1531) — Líder da Reforma na Suíça, conhecido por desafiar práticas cristãs que considerava não bíblicas.Você pode baixar informações sobre esses recursos a partir do FOLDER explicativo.
_______________________________________________
-
21/10 – 09h30 | “Quatro décadas preservando e compartilhando o conhecimento da USP: o legado das Bibliotecas”
Como nos anos anteriores, a XXVIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP será comemorada juntamente com a Semana Internacional do Acesso Aberto, de 20 a 26 de outubro de 2025, com o tema “Quatro décadas preservando e compartilhando o conhecimento da USP: o legado das Bibliotecas”No dia 21 de outubro de 2025 será realizado o evento sistêmico alusivo ao tema.
Local: Auditório FEA 5 – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária – Butantã, São Paulo, SP, 05508-010
Inscrições: https://doity.com.br/semana-livro-biblioteca-21-outubro-2025Há 40 anos, no dia 1º de fevereiro de 1985, foi publicada a Resolução Nº 2858 que estabeleceu as diretrizes e procedimentos para promover e assegurar a coleta da produção intelectual gerada nas Unidades da USP e a posterior transferência da informação à Coordenação do SIBi (atual ABCD), em conjunto com as Bibliotecas da USP. A publicação desta Resolução formalizou uma atividade que já havia sido iniciada anos antes em algumas bibliotecas da USP.
Em uma época em que pouco se sabia sobre as publicações científicas e acadêmicas produzidas por autores no Brasil (e mesmo no exterior), a publicação desta Resolução marcou a história não só das bibliotecas como da Universidade de São Paulo e das universidades brasileiras, pois significou que, a partir de então, as publicações científicas, acadêmicas, técnicas e artísticas produzidas pelos docentes e pesquisadores da USP seriam registradas, preservadas e conhecidas.
Tal qual uma semente que germina, essa iniciativa pioneira floresceu e hoje inspira práticas semelhantes em bibliotecas de instituições ao redor do mundo. Atualmente, essas práticas estão pautadas pelos princípios do acesso aberto e da ciência aberta, pelo trabalho colaborativo e pela busca de impacto social, científico e cultural, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Nesse sentido, é importante destacar que a Semana na USP é realizada juntamente com a Semana Internacional do Acesso Aberto.
Durante esta semana de 20 a 26 de outubro de 2025 as Bibliotecas da USP promovem eventos e atividades culturais em suas unidades, institutos, centros e museus da USP.
XXVIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP 2025
Quatro décadas preservando e compartilhando o conhecimento da USP: o legado das Bibliotecas
21 de outubro de 2025 – Evento Sistêmico
9h30 – 17h00
Como nos anos anteriores, a XXVIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP será comemorada juntamente com a Semana Internacional do Acesso Aberto, de 20 a 26 de outubro de 2025, com o tema “Quatro décadas preservando e compartilhando o conhecimento da USP: o legado das Bibliotecas”.
Há 40 anos, no dia 1º de fevereiro de 1985, foi publicada a Resolução Nº 2858 que estabeleceu as diretrizes e procedimentos para promover e assegurar a coleta da produção intelectual gerada nas Unidades da USP e a posterior transferência da informação à Coordenação do SIBi (atual ABCD), em conjunto com as Bibliotecas da USP. A publicação desta Resolução formalizou uma atividade que já havia sido iniciada anos antes em algumas bibliotecas da USP.
Em uma época em que pouco se sabia sobre as publicações científicas e acadêmicas produzidas por autores no Brasil (e mesmo no exterior), a publicação desta Resolução marcou a história não só das bibliotecas como da Universidade de São Paulo e das universidades brasileiras, pois significou que, a partir de então, as publicações científicas, acadêmicas, técnicas e artísticas produzidas pelos docentes e pesquisadores da USP seriam registradas, preservadas e conhecidas.
Tal qual uma semente que germina, essa iniciativa pioneira floresceu e hoje inspira práticas semelhantes em bibliotecas de instituições ao redor do mundo. Atualmente, essas práticas estão pautadas pelos princípios do acesso aberto e da ciência aberta, pelo trabalho colaborativo e pela busca de impacto social, científico e cultural, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
== PROGRAMAÇÃO ==
09h30 – 09h45 | Recepção dos participantes e boas vindas – Paulo Martins e Adriana Cybele Ferrari (ABCD/FFLCH/USP)
10h45 – 10h00 | Saudações da Clarivate
10h00 – 10h30 | Conhecimento produzido na USP: quatro décadas de preservação e compartilhamento – Adriana Cybele Ferrari (ABCD / FFLCH/USP)
10h30 – 11h20 | Repositórios digitais abertos: Engajamento, tecnologias e impacto – Washington Segundo (IBICT) – online
11h20 – 11h30 | Debates
11h30 – 12h20 | Entre estantes e histórias: a Biblioteca como guardiã das memórias – Marcos Garcia Neira (Pró-Reitor Adjunto da Graduação da USP)
12h20 – 12h30 | Debates
12h30 – 13h30 | Intervalo para o almoço
13h30 – 14h00 | Apresentação do Duo Vento Rítmico (voz e violão/violino)
14h00 – 14h40 | Indicadores de desempenho, rankings universitários e o apoio à gestão universitária: o papel do EGIDA e os desafios na USP – Fátima Nunes (EGIDA / EACH/USP)
14h40 – 15h00 | Debates
15h00 – 16h15 | Painel: Produção Artística e Memória: experiências das Bibliotecas da USP
Mônica de Arruda Nascimento (Biblioteca FAU/USP) – Alessandra Maldonado (Biblioteca ECA/USP) – Lauci Bortoluci (MAC/USP) – Sarah Lorenzon – mediação (ABCD/USP)
16h15 – 16h30 | Debates
16h30 – 17h00 | Lançamento da Coleção ABCD da Agenda 2030
17h00 | Encerramento
____________________________________
Local do Evento
Auditório FEA 5 – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
Universidade de São Paulo – USP
Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 – FEA 5
05508-010 – Cidade Universitária – São Paulo, SPOrganização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP
Apoio: Clarivate
-
Semana Internacional do Acesso Aberto 2025: Quem é o dono do conhecimento?
O tema da Semana de Acesso Aberto 2025 pergunta: “Quem possui nosso conhecimento?”Este é o tema da Semana Internacional do Acesso Aberto (International Open Access Week) deste ano (de 20 a 26 de outubro). O tema de 2025 apresenta uma pergunta crucial sobre o momento atual e como, em tempos de ruptura, as comunidades acadêmicas podem exercer controle sobre o conhecimento que produzem.
Este tema é baseado nas conversas, eventos e ações dos últimos anos, focados em priorizar a comunidade sobre a comercialização. Durante este tempo, avançamos significativamente neste sentido. As estratégias alinhadas com a comunidade, como o Acesso Aberto Diamante e Subscribe to Open (S2O), se expandiram consideravelmente.
Em números cada vez maiores, conselhos editoriais recuperam a propriedade de suas próprias revistas ao renunciar a mídias de publicação comercial. Cada vez mais instituições estão abandonando as estatísticas proprietárias de avaliação acadêmica, e algumas, ao redor do mundo, estão reformando suas políticas de revisão, promoção e contratação para recompensar a forma mais direta ao compartilhar.
Apesar deste progresso, riscos emergentes ameaçam priorizar a comercialização sobre os interesses da comunidade acadêmica.
A proposta de integrar a inteligência artificial nos sistemas acadêmicos — sem a obrigação de consultar ou obter o consentimento dos autores — ameaça minar nossos sistemas de conhecimento. Uma vigilância que seria impossível em uma biblioteca física agora se realizaria de forma rotineira através de algumas plataformas editoriais.
No entanto, as abordagens comunitárias, lideradas pela comunidade e não comerciais para o intercâmbio de conhecimentos, propostas pela Recomendações da UNESCO sobre a Ciência Aberta e pela Declaração de Toluca-Cidade do Cabo, oferecem vias para evitar esses riscos e alcançar um futuro onde as pessoas e as comunidades posam e se beneficiem de seus próprio conhecimento.
A Semana do Acesso Aberto 2025 será celebrada de 20 a 26 de outubro; No entanto, convide todos a organizar discussões e aprender ações quando os resultados forem mais convenientes durante o ano. As comunidades podem adaptar o tema ao seu contexto local e centralizar-se nas conversas específicas que resultam mais significativas.
Sobre a Semana Internacional do Acesso Aberto
A Semana do Acesso Aberto (https://www.openaccessweek.org/) é uma oportunidade inestimável para conectar o impulso global ao intercâmbio aberto de conhecimento com o avanço das mudanças políticas e a importância dos problemas sociais que afetam pessoas de todo o mundo. O evento é realizado por pessoas, instituições e organizações de todo o mundo, e sua organização é liderada por um comitê assessor global, que seleciona o tema de cada ano. A hashtag oficial da Semana do Acesso Aberto é #OAweek.
O tema deste ano levanta uma questão contundente sobre o momento presente e como, em tempos de ruptura, as comunidades podem reafirmar o controle sobre o conhecimento que produzem.
Também nos desafia a refletir não apenas sobre quem tem acesso à educação e à pesquisa, mas também sobre como o conhecimento é criado e compartilhado, de onde ele vem e quais vozes são reconhecidas e valorizadas.
Evento relacionado: XXVIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP 2025: será comemorada juntamente com a Semana Internacional do Acesso Aberto, de 20 a 26 de outubro de 2025, com o tema “Quatro décadas preservando e compartilhando o conhecimento da USP: o legado das Bibliotecas”
_________________________________________
-
22/10 – 14h | Webinar sobre a Proquest Dissertations and Theses Global – PQDT e Inteligência Artificial
Procurando teses e dissertações multidisciplinares em âmbito mundial?A Base de dados ProQuest Dissertations & Theses Global (PQDT) ™ é a coleção certa com curadoria mais abrangente de dissertações e teses multidisciplinares de todo o mundo, oferecendo mais de 5 milhões de citações e mais de 3 milhões de trabalhos em texto completo de milhares de universidades.
A ProQuest Dissertations & Theses Global apresenta um caminho focado para pesquisadores, aproveitando uma rede global de pesquisa conectada.
A PQDT é uma fonte confiável e de qualidade para revelar insights e inteligência de pesquisa ainda não descobertos da maneira mais fácil e eficaz. São mais de 6,2 milhões de dissertações e teses desde o ano de 1637.
Esta Base está disponível para toda a comunidade da Universidade de São Paulo. O acesso deve ser feito por meio de IP de computador autorizado da USP ou por acesso remoto VPN.
Participe do Webinar para saber mais sobre esta Base de Dados e seus recursos:
Webinar ProQuest Dissertations & Theses Global (PQDT) e Inteligência Artificial: Novas Formas de Apoiar a Pesquisa Acadêmica
Data e hora: quarta-feira, 22 de outubro de 2025 – 14h (horário de Brasília)
Registro: Clique aqui para se inscrever
https://clarivatesupport.webex.com/weblink/register/re6a46e6ef227be2c7a32913ec8d58048Resumo da sessão
Descubra como a ProQuest Dissertations & Theses Global (PQDT), em conjunto com a nova IA ProQuest Research Assistant, está transformando a forma de apoiar docentes, pesquisadores e alunos em suas jornadas acadêmicas.Nesta sessão, vamos explorar como a integração da inteligência artificial amplia as possibilidades de busca, análise e uso de teses e dissertações, tornando o processo de pesquisa mais eficiente, intuitivo e inovador.
___________________________________________
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP em parceria com a Clarivate.
-
IEEE cria ações e disponibiliza publicações sobre Tecnologia para um Clima Sustentável
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13
O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) está comprometido em usar sua expertise e recursos para promover a tecnologia para um clima sustentável ( IEEE Technology for a Sustainable Climate )Diversos esforços do grupo IEEE concentram-se em setores como energia sustentável, infraestrutura resiliente ao clima, mitigação de incêndios florestais, recuperação da camada de ozônio e muito mais, para impulsionar ações impactantes. Saiba mais sobre os esforços do IEEE e como você pode fazer a diferença: https://sustainable-climate.ieee.org/about/
Como a maior organização mundial de profissionais técnicos, o IEEE tem a responsabilidade de ajudar a organizar a resposta de engenheiros, cientistas e profissionais técnicos em todo o mundo para abordar as causas, mitigar o impacto e se adaptar.
As publicações acadêmicas, eventos, anais de conferências, padrões técnicos e outros materiais do IEEE ajudam a promover a troca de conhecimento técnico e informações para aprimorar a tecnologia para um clima sustentável.
São mais de 36 mil itens publicados reunidos e acessíveis a respeito do tema, abrangendo o período de 2015 a 2025, incluindo temas como impacto, fontes alternativas de energia, prevenção e mitigação de problemas climáticos utilizando tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina, realidade virtual, modelos matemáticos e análise de dados.
Saiba mais: https://ieeexplore.ieee.org/search/searchresult.jsp?topic=sustainableClimate
O acesso aos textos completos está disponível à comunidade científica por meio do Portal de Periódicos da Capes, mediante identificação via rede CAFe ou a partir do uso de um IP de computador autorizado da universidade, incluindo acesso remoto via VPN.
Esta comunidade, abrangendo todo o IEEE, destina-se àqueles que buscam utilizar caminhos de engenharia para estabilizar os recursos do nosso planeta, mitigar circunstâncias impactadas pelas mudanças climáticas e fomentar o debate entre aqueles que contribuem significativamente para alcançar a descarbonização abrangente.
As pesquisas de cientistas do IEEE neste setor abrangem áreas como sistemas de energia sustentáveis, infraestrutura resiliente ao clima, mitigação de incêndios florestais, sistemas de padrões climáticos, recuperação de ozônio, etc.
_________________________________________
-
9ª edição do Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030 acaba de ser lançado
A 9ª edição do Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável acaba de ser lançado e revela que o Brasil está em uma encruzilhada a cinco anos do prazo final da Agenda 2030.De acordo com o Relatório, “no ano em que completam uma década, a Agenda 2030, o Acordo de Paris e a Agenda de Ação de Adis Abeba enfrentam imensa instabilidade global, com evidente dissonância entre um futuro sustentável e o atual contexto geopolítico internacional.”
Em 2025, ao invés de celebrar avanços, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, uma coalizão de 46 organizações, movimentos e fundações, com apoio da União Europeia, Fiocruz e Plan International Brasil, afirma que “testemunhamos a obscena intensificação de conflitos e desigualdades por todo o mundo a dilacerar os pactos civilizatórios, com o contínuo genocídio em Gaza evidenciando as fragilidades das relações internacionais. O multilateralismo sofre ataques destrutivos, culminando no desfinanciamento da Organização das Nações Unidas (ONU) e o paradoxo é grotesco: cerca de US$ 2,5 trilhões anuais para a indústria bélica, enquanto recursos vitais para paz e direitos humanos são cinicamente minguados, ilustrando a perversão das prioridades atuais.” [1]
Ainda de acordo com o Relatório, “é neste percurso de policrise e desigualdades que emerge o IX Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Implementação da Agenda 2030 no Brasil (RL) que, desde 2017, tem sido voz independente, farol a iluminar o progresso rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.” [1]
Longe de mero compêndio estatístico, mais uma vez o Relatório traz uma síntese contundente sobre a implementação das principais políticas nacionais e mostra que a distância do país em cumprir a maioria das suas metas aumenta, ainda que a sociedade civil, guardiã intransigente da Agenda, siga apresentando recomendações concretas para corrigir essa rota. [1]
O Relatório Luz é o principal documento de monitoramento dos ODS no Brasil e o único construído pela sociedade civil a analisar todas as metas da Agenda 2030 que se aplicam ao país. Esta nona edição, elaborada por 70 especialistas, traz 149 recomendações para a implementação de políticas públicas que dialoguem com o desenvolvimento sustentável do país. [2]
Esta edição do Relatório Luz evidencia, com base em fontes públicas oficiais do Estado brasileiro, que a implementação de políticas públicas verdadeiramente transformadoras do ponto de vista social, econômico e ambiental está paralisada.[2]
O documento aponta que, das 169 metas que compõem os 17 ODS a serem atingidos até 2030, apenas 12 tiveram um avanço satisfatório entre 2023 e 2024, isto é, 7,14%. Outras 73 (43,45%) apresentaram algum progresso, porém insuficiente. Por outro lado, 75 metas (44,62%) não apresentaram qualquer progresso: 34 (20,23%) ficaram estagnadas; 26 (15,47%) tiveram retrocesso; e 15 (8,92%) estão com avanço ameaçado.[2].
== Referências ==
[1] IX Relatório Luz da sociedade civil sobre a agenda 2030 de desenvolvimento sustentável Brasil. Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030. Disponível em: https://gtagenda2030.org.br/wp-content/uploads/2025/09/relatorio-luz-2025.pdf Acesso em: 01 out. 2025.
[2] EBRAHIM, Raíssa. GT Agenda 2030 lança 9ª edição do Relatório Luz na Secretaria-Geral da Presidência da República. 30 set. 2025. Disponível em: https://gtagenda2030.org.br/2025/09/30/gt-agenda-2030-lanca-9a-edicao-do-relatorio-luz/ Acesso em: 01 out. 2025.
-
Impacto da inteligência artificial na produção científica é tema de seminários na USP
A intersecção entre inteligência artificial e a produção de conhecimento diante das condições tecnológicas atuais é o tema do Ciclo de Seminários IA e geração de conhecimento: questões epistemológicas, ontológicas e científicas.O evento é promovido pelo Understanding Artificial Intelligence (UAI), grupo ligado ao Instituto de Estudos Avançados da (IEA) da USP, dedicado à pesquisa e à divulgação científica dos desenvolvimentos da inteligência artificial no Brasil e no mundo.
As palestras são gratuitas e acontecem presencialmente na Sala Alfredo Bosi do IEA, no campus da USP da capital; e o último seminário será on-line. Haverá transmissão pelo canal do YouTube do IEA. A programação completa está disponível neste link. Esta é uma reprodução da matéria original publicada no Jornal da USP [1].
O tema do próximo seminário é Valores e imaginários sociotécnicos no contexto do desenvolvimento da IA no Brasil, que será realizado no dia 3 de outubro, das 14h às 17h, ministrado pelo professor Kenzo Seito, com mediação de Enio Blay e Gabriela Schmidt.
Serão debatidos os elementos sociais – práticas, identidades, discursos, crenças, representações etc. – que estruturam a produção de conhecimento em inteligência artificial.
O seminário propõe discutir a construção dos entendimentos compartilhados (pela via do exercício do poder, da formação de coalizões, entre outros processos) enquanto um elemento chave para a compreensão dos futuros possíveis da IA, trazendo para o debate pesquisadores que têm contribuído com o tema por meio da análise de epistemologias e da interlocução com os desenvolvedores de IA no contexto brasileiro. As inscrições podem ser feitas neste link.
No dia 17 de outubro, das 9h às 12h, O computador como máquina epistemológica: o caso do xadrez computacional é assunto do professor Cláudio Alves de Amorim. O evento conta com debates conduzidos por Osvaldo Pessoa Jr. e Edélcio Gonçalves de Souza, mediados por Hugo Neri (Centro de Inteligência Artificial da USP-C4AI).
Desde a publicação do artigo seminal de Claude Shannon, Programming a computer for playing chess (1950), o xadrez computacional tem sido um campo fértil para exploração dos limites e possibilidades da computação eletrônica digital.
Ao longo das décadas, os avanços do hardware e do software tornaram as máquinas invencíveis frente a jogadores humanos. Concomitantemente, os computadores passaram a desempenhar, cada vez mais, o papel de máquinas epistemológicas – isto é, auxiliares na construção coletiva do conhecimento –, alterando radicalmente a condução do jogo entre enxadristas profissionais (e também amadores).
Para além de uma pragmática competitiva, a computação tem permitido construir conhecimento enxadrístico que a cognição humana, desassistida, presumivelmente não poderia construir. Contudo, sempre há mais a saber: nesse sentido, a computação desloca as fronteiras e horizontes epistemológicos do xadrez, mas não elimina o fascínio e os mistérios desse jogo milenar.
O último seminário, O impacto da IA na pesquisa em ciências naturais, ocorrerá no dia 27 de novembro, quinta-feira, das 15h às 16h30, em formato on-line. Ministrado pelo professor Guilherme Arantes (Instituto de Química da USP), com moderação de João Cortese, será analisado o panorama de aplicações de inteligência artificial (IA) em pesquisa e inovação (PD&I) nas ciências da vida no Brasil.
Áreas estratégicas abordadas incluem a descoberta de novos medicamentos para doenças endêmicas e de alta incidência e o aprimoramento de defensivos agrícolas para segurança alimentar. Tecnologias emergentes em IA serão avaliadas quanto à sua inserção em laboratórios e startups nacionais, em comparação com o ecossistema de IA nos Estados Unidos.
Também serão propostas medidas estruturantes e métricas quantitativas para avaliação de projetos, considerando impacto social e sustentabilidade no contexto brasileiro.
Ciclo de Seminários IA e geração de conhecimento: questões epistemológicas, ontológicas e científicas
Datas: 3 de outubro, das 14h às 17h; 17 de outubro, das 9h às 12h; e 27 de novembro, das 15h às 16h30
Local: Sala Alfredo Bosi do IEA/USP
Endereço: Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
Transmissão pelo canal do YouTube do IEA
Evento gratuito e aberto ao público
Mais informações neste linkCom informações do IEA-USP, editado por Claudia Costa
==Referência ==
[1] USP. Impacto da inteligência artificial na produção científica é tema de seminários na USP. Jornal da USP, 23 de setembro de 2025. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=931748